Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video

Ir para baixo 
+2
luis lopes
ViciAudio
6 participantes
AutorMensagem
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptyQui Ago 21 2014, 20:11

Já é antigo mas vale sempre a pena recordar como é barato e simples ter os discos bem lavados hoje em dia sem recorrer a métodos inferiores completamente manuais, reutilização de líquidos sujos, ou métodos esotéricos tipo colas e outras aventuras...

http://www.viciaudio.pt/2010/01/lavar-musica-o-meu-metodo-para-lavar_30.hml


Smile
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptyQui Ago 21 2014, 20:19

isso é que é esfregar ....
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptyQui Ago 21 2014, 20:26

Mas com jeitinho, é só para movimentar as águas Smile Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 11:37

ViciAudio escreveu:
... vale sempre a pena recordar como é barato e simples ter os discos bem lavados hoje em dia

Barato?  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 447836 
Bem depende da carteira de cada um...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 14:27

Não há duvida que é o melhor método de lavagem, pelo menos para mim. Rápido, eficaz, e não muito caro.
No meu caso, ainda mais em conta porque é uma máquina DIY com a mesma eficiência das de compra.
Tem rotação esquerda e direita, regulação de rotação, coloca liquido automaticamente por intermédio de uma bomba, e aspira eficazmente.
Para quem não quer/pode/consegue fazer uma, a Okki Nokki é a mais em conta que existe no mercado, e a um preço bem razoável.

A malta troca muitas vezes de componentes do sistema, gasta muitas vezes bastante dinheiro em coisas esotéricas que pouco ajudam, quando ao invés disso poderia juntar para uma máquina destas....digo eu.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 16:08

João Henrique escreveu:
ViciAudio escreveu:
... vale sempre a pena recordar como é barato e simples ter os discos bem lavados hoje em dia

Barato?  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 447836 
Bem depende da carteira de cada um...

Pois naturalmente cada um tem o que pode ter e não será barato para todos, mas eu refiro-me específicamente ao mundo dos coleccionadores de discos de vinil, que tipicamente gastam vários milhares de euros em discos ao longo da vida, e para esses gastar 300 ou 400 euros numa máquina destas (os preços oscilam de tempos a tempos) é barato quando comparado com o que gastam em discos (e sem falar de equipamentos).

Depois este tipo de máquinas permite poupar muito $$$ noutras coisas, por exemplo uma agulha que só toca discos bem lavados pode durar uma vida em excelentes condições, e dependendo do preço da agulha isso pode representar poupança de centenas de euros (ou milhares).

Eu diria que para quem compra discos com alguma regularidade e leva o vinil a sério, não ter uma máquina destas acaba por sair muito caro... A relação custo / benefício é incrível, seguramente o melhor investimento que fiz em toda a minha experiência analógica, nem imagino passar sem ela Wink
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 17:57

não tenho uma oki noki, mas sim uma nitty gritty, numa das versões mais básicas e serve perfeitamente, aliás nem dou a metade do trabalho para limpar um disco (comparando com o vídeo do inicio do post) e tenho discos que foram lavados há mais de 30 anos e continuam impecáveis
mas reconheço que lavar discos com uma knosti é igualmente eficaz e faz o trabalho muito bem e o preço nem tem comparação ( eu sei o que digo pois também tenho uma knosti)
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 18:34

Eu levo isto um bocado ao extremo e sou capaz de demorar uns bons 25 minutos por lado de cada LP, mas eu não sou uma pessoa normal hehehehe... obviamente é possível fazê-lo de forma muito mais rápida, suponho que para a maior parte dos utilizadores da Okki Nokki (ou outras semelhantes) quaisquer 2 minutos por lado chegam para fazer uma limpeza que mesmo assim será sempre mais eficaz do que 1 hora na Knosti ou qualquer método que reutilize líquidos já usados (e portanto sujos) e não tenha aspiração para remover o que está no fundo das espiras.

Também só lavo os discos 1 vez, depois basta tratar os discos com cuidado para se manterem impecáveis durante o resto da sua vida útil (mas lá está, eu trato tudo com muito cuidado), décadas se for caso disso...

Eu nem considero a Knosti uma ferramenta de lavar discos... olho mais para isso como uma coisa que empurra sujidade de um lado para o outro enquanto dá brilho à superfície. Admito que possa ajudar em alguns casos, mas como coleccionador nunca me passaria pela cabeça lavar um disco meu numa coisa dessas hehehehe não me levem a mal, mas a metodologia e processo da Knosti não fazem qualquer sentido, a não ser para aqueles discos comprados nas feiras que até estrume trazem, ok, aí sim, qualquer limpeza por errada que seja é boa Wink

Eu até tenho duas Okki Nokki, uma antiga (a do video) e outra nova (um branquinha dos modelos mais recentes) que comprei recentemente, e agora uso uma delas apenas para discos novos, e a outra apenas para discos usados, com escovas separadas para não haver contaminações. Perfeito Smile

E pensar que há bem pouco tempo este tipo de métodos custavam mais de 1000 euros... nas versões mais baratinhas, porque em média eram bem mais caros.

Smile


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 18:40

ViciAudio escreveu:
qualquer método que reutilize líquidos já usados (e portanto sujos) e não tenha aspiração para remover o que está no fundo das espiras.





Concordo que nada chegue ao método de lavagem com aspiração (talvez o ultrassónico seja melhor...não sei), mas felizmente já existe muita malta a usar o Dr. Wack com a Knosti e que não reutiliza o liquido.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 18:46

ViciAudio escreveu:
Eu levo isto um bocado ao extremo e sou capaz de demorar uns bons 25 minutos por lado de cada LP, mas eu não sou uma pessoa normal hehehehe... obviamente é possível fazê-lo de forma muito mais rápida, suponho que para a maior parte dos utilizadores da Okki Nokki (ou outras semelhantes) quaisquer 2 minutos por lado chegam para fazer uma limpeza que mesmo assim será sempre mais eficaz do que 1 hora na Knosti ou qualquer método que reutilize líquidos já usados (e portanto sujos) e não tenha aspiração para remover o que está no fundo das espiras.

Também só lavo os discos 1 vez, depois basta tratar os discos com cuidado para se manterem impecáveis durante o resto da sua vida útil (mas lá está, eu trato tudo com muito cuidado), décadas se for caso disso...

Eu nem considero a Knosti uma ferramenta de lavar discos... olho mais para isso como uma coisa que empurra sujidade de um lado para o outro enquanto dá brilho à superfície. Admito que possa ajudar em alguns casos, mas como coleccionador nunca me passaria pela cabeça lavar um disco meu numa coisa dessas hehehehe não me levem a mal, mas a metodologia e processo da Knosti não fazem qualquer sentido, a não ser para aqueles discos comprados nas feiras que até estrume trazem, ok, aí sim, qualquer limpeza por errada que seja é boa Wink

Eu até tenho duas Okki Nokki, uma antiga (a do video) e outra nova (um branquinha dos modelos mais recentes) que comprei recentemente, e agora uso uma delas apenas para discos novos, e a outra apenas para discos usados, com escovas separadas para não haver contaminações. Perfeito Smile

E pensar que há bem pouco tempo este tipo de métodos custavam mais de 1000 euros... nas versões mais baratinhas, porque em média eram bem mais caros.

Smile



Lamento não concordar no que diz respeito á Knosti - é um excelente método de limpeza, barato e muito acessível a sua única desvantagem IMHO é ter de esperar e juntar vários discos para a utilizar, mas por outro lado quem tem 100 ou mais discos para limpar de uma assentada é sem duvida eficaz e rápida e sobretudo não noto diferença quer no aspeto visual quer na audição, entre a knosti e a máquina de aspiração
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 18:50

Ora essa, concordamos em discordar e ficamos satisfeitos Smile

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 18:56

ViciAudio escreveu:
Ora essa, concordamos em discordar e ficamos satisfeitos Smile

ainda acrescento qualquer método de limpeza só retira a sujidade superficial, a limpeza profunda mesmo, só ocorre quando se passa a agulha nas espiras
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 19:06

Eu falo por experiência própria, visto que há muitos anos atrás, comecei com uma Knosti e fiquei a saber o seguinte.

-Entre a opção mais usual (não lavar), é um passo quântico na direção certa que é a de lavar o precioso ouro negro.

-Faz um trabalho fantástico pelo valor.

-A reutilização do liquido depois de filtrado, nas primeiras lavagens não me parece demasiado critica, mas passado algumas lavagens é deveras preocupante.

-Se o liquido for sempre "novo", a coisa muda um pouco de figura.

-Existe quem depois de lavar, enxague com água destilada, o que ainda é melhor.

-Não é muito prático e requer um longo tempo de secagem, especialmente no inverno.

-Não é o método ideal, mas para quem não possa/queira despender dos euros, é uma solução bastante decente.


O que me preocupa são as pessoas que vão avaliar as diferenças entre vinil e ficheiros e que não dispõe de qualquer método de limpeza (minimamente digna) do precioso vinil. Aí é que o caldo está entornado e os pratos da balança estão a favor do merceeiro.

Adoro a praticabilidade da minha máquina de lavar e aspirar, mas não desdenho (mesmo que menos ideal) a solução da Knosti para quem não possa chegar a uma máquina com aspiração.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 19:31

António José da Silva escreveu:
Eu falo por experiência própria, visto que há muitos anos atrás, comecei com uma Knosti e fiquei a saber o seguinte.

-Entre a opção mais usual (não lavar), é um passo quântico na direção certa que é a de lavar o precioso ouro negro.

-Faz um trabalho fantástico pelo valor.

-A reutilização do liquido depois de filtrado, nas primeiras lavagens não me parece demasiado critica, mas passado algumas lavagens é deveras preocupante.

-Se o liquido for sempre "novo", a coisa muda um pouco de figura.

-Existe quem depois de lavar, enxague com água destilada, o que ainda é melhor.

-Não é muito prático e requer um longo tempo de secagem, especialmente no inverno.

-Não é o método ideal, mas para quem não possa/queira despender dos euros, é uma solução bastante decente.


O que me preocupa são as pessoas que vão avaliar as diferenças entre vinil e ficheiros e que não dispõe de qualquer método de limpeza (minimamente digna) do precioso vinil. Aí é que o caldo está entornado e os pratos da balança estão a favor do merceeiro.

Adoro a praticabilidade da minha máquina de lavar e aspirar, mas não desdenho (mesmo que menos ideal) a solução da Knosti para quem não possa chegar a uma máquina com aspiração.

Concordo em absoluto Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 754215 
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 56
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 20:06

Só para ser diferente... Concordo e Discordo... em Absoluto!  lol! 

CONCORDO:
Não há dúvida que a grande maioria dos processos de lavagem são bastante eficientes. As Knosti, mesmo sem possuir aspiração, deixam os discos bastante limpos já que a sujidade escorre juntamente com o liquido. Não vejo qualquer inconveniente na utilização da Knosti para além de algumas marcas que o detergente possa deixar no vinil quando utilizado em excesso.

DISCORDO:
Conheço alguns coleccionadores de discos (que fazem a minha colecção parecer uma gota num oceano) que não utilizam qualquer método de lavagem... Possivelmente nem sabem o que isso é... e posso garantir-vos que têm os discos bem estimados e em condições muito razoáveis para serem consumidos.

Pessoalmente, não optei por uma máquina com aspiração, não pelo investimento mas sobretudo porque estou satisfeito com o desempenho da Knosti.

Creio que os utensílios/máquinas de lavagem de discos são como os telemóveis. Ninguém passa sem elas... depois de comprar a primeira.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 20:23

Há uns anos atrás fiz uma experiência a dois amigos q não acreditavam e brincavam comigo por causa da máquina de limpeza
Toquei um disco sem ser limpo (só a limpeza da escova já no prato) e o resultado foi muita fritura
Em seguida lavei o mesmo disco e coloquei no prato, a diferença foi abismal
Um deles levou o disco e converteu-se ao vinil e o outro parou com as brincadeiras
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 20:25

anibalpmm escreveu:
Há uns anos atrás fiz uma experiência a dois amigos q não acreditavam e brincavam comigo por causa da máquina de limpeza
Toquei um disco sem ser limpo (só a limpeza da escova já no prato) e o resultado foi muita fritura
Em seguida lavei o mesmo disco e coloquei no prato, a diferença foi abismal
Um deles levou o disco e converteu-se ao vinil e o outro parou com as brincadeiras


É esse o ponto fulcral a que quero chegar. Não lavar é que deveria de estar fora de questão.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptySex Ago 22 2014, 20:32

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
Há uns anos atrás fiz uma experiência a dois amigos q não acreditavam e brincavam comigo por causa da máquina de limpeza
Toquei um disco sem ser limpo (só a limpeza da escova já no prato) e o resultado foi muita fritura
Em seguida lavei o mesmo disco e coloquei no prato, a diferença foi abismal
Um deles levou o disco e converteu-se ao vinil e o outro parou com as brincadeiras


É esse o ponto fulcral a que quero chegar. Não lavar é que deveria de estar fora de questão.
Sem dúvida
A minha nitty gritty é prévia à knosti
Se tivesse descoberto a knosti primeiro possivelmente teria ficado por ela
É um bom método desde q tenhamos alguns cuidados
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video EmptyDom Ago 24 2014, 22:35

ViciAudio escreveu:
Eu levo isto um bocado ao extremo e sou capaz de demorar uns bons 25 minutos por lado de cada LP

Xi !!!

De vez em quando lá levo as novas aquisições à banheira, eu só lavo cerca de 30 discos de cada vez na minha knosti

Agora 30 discos x25min x2 (por serem dois lados) isso dá... 1500min ou seja 25 horas a lavar discos.

Eh eh estou a ver a minha mulher a olhar-me de lado.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty
MensagemAssunto: Re: Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video   Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lavagem de discos com Máquina RCM Okki Nokki - Instruções e video
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: