Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro colunas/receiver/gira-discos

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyQua Jun 18 2014, 20:42

Boas,

Como disse no meu tópico de apresentação quero restaurar este sistema velhinho que tinha na cave:

Colunas - Sony SS610 - os cabos estavam em péssimo estado e foram cortados numa a uns 15 cm da coluna e na outra a uns 2 metros (mas possivelmente vou cortar à mesma dimensão para ficarem iguais) e penso que tenha de por um plug rca (não sei o nome técnico) e depois uma extensão de uns 4 metros. Não sei que material comprar nem onde e se devo ser eu a fazer. Isto porque não queria simplesmente estar a cortar uns cabos e dar nós.

Receiver - Sony STR230S - em principio acho que está tudo bem com ele a não ser faltar o botão/roldana, nada de grave mas incomoda um pouco à vista Razz se me puderem dizer onde consigo arranjar um igual ou o mais parecido possível agradecia. Outra coisa é a antena, usava uns cabos desfiados presos lá atrás mas calculo que haja qualquer coisa mais eficiente.

Gira-discos - Lenco B52 MK3 - Tanto os cabos da tomada como o que liga ao receiver também estavam danificados e foram cortados, o da tomada só me deixa um pouco confuso é por ter três fios lá dentro em que um deles não ia dar a nada; precisa de alguma conexão especial?
A agulha julgo que nem seja a original e que já andei por ali a mexer sem saber há uns anos, acho que funcionou por uns tempos mas entretanto só me lembro que todo o gira-discos parou de funcionar.

Gostaria de fazer o máximo possível por me parecerem coisas relativamente simples e ser mais económico mas estava a pensar se não seria melhor ir à Vintage Corner (li sobre ela aqui no fórum e não me fica longe) pedir um orçamento. De qualquer forma acho que para o gira-discos vou ter de ir.

Outra questão é que estou com ideias de comprar um amplificador e tentar usar a colunas com o pc por agora (mas acho que isso fica para outro tópico).

Obrigado desde já.


Última edição por pedrodmnmartins em Qua Jun 18 2014, 20:54, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Tinha aqui uma fotos do imgur para postar mas diz que não tenho permissão. :/)
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyQua Jun 18 2014, 20:49

se pretendes mudar os cabos, eu estou
disponivel em fazer isso (gratis)
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyQui Jun 19 2014, 15:00

Muito obrigado Luis mas julgo que isso seria pedir demais.
De qualquer forma também ainda não percebi qual será a melhor forma de conectar o meu pc e o meu receiver ás colunas e julgo que isso vá definir que tipo de ligação quero nas colunas. Ainda não sei qual o amplificador que quero, estou na duvida se quero um cabo grande, pequeno e com um spliter ou pequeno que vá dar a um amplificador que ligue aos dois aparelhos ou uma tomada spliter na coluna na qual ligue dois aparelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyQui Jun 19 2014, 15:04

não é trabalho nenhum!
até é um prazer, e deixo-te pagar o café (pronto)
para ouvires musica do pc eu uso uma placa behringer UCA.
encontram-se usadas com bons preços.
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyQui Jun 19 2014, 20:45


Boas,
Ora aí PF mais explicações... também quero saber como é??!!

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySex Jun 20 2014, 19:08

luis lopes escreveu:
não é trabalho nenhum!
até é um prazer, e deixo-te pagar o café (pronto)
para ouvires musica do pc eu uso uma placa behringer UCA.
encontram-se usadas com bons preços.
Fico muito agradecido mas acho que vou dar uso à solda (nas colunas vou por uma ficha rca fêmea), não sou nenhum expert mas mais vale aprender com estas do que com outras melhores.
Pois, andei a ler por ai e parece que à bastantes pessoas com essa placa. Eu já tenho é uma placa de som da qual gosto bastante, a sounblaster z que faz de dac, mas só aceita colunas amplificadas. Logo "só" me fica a faltar o amp.

antpaubarcar escreveu:

Boas,
Ora aí PF mais explicações... também quero saber como é??!!

Obrigado
Peço desculpa mas não percebi a questão.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySex Jun 20 2014, 19:30

eu (penso que) tenho 2 fichas que tirei de umas colunas
Restauro colunas/receiver/gira-discos I4ersk

é só abrir um boraco com uma broca-craniana

interessa-te?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySex Jun 20 2014, 20:13

pedrodmnmartins escreveu:
luis lopes escreveu:
não é trabalho nenhum!
até é um prazer, e deixo-te pagar o café (pronto)
para ouvires musica do pc eu uso uma placa behringer UCA.
encontram-se usadas com bons preços.
Fico muito agradecido mas acho que vou dar uso à solda (nas colunas vou por uma ficha rca fêmea), não sou nenhum expert mas mais vale aprender com estas do que com outras melhores.
Pois, andei a ler por ai e parece que à bastantes pessoas com essa placa. Eu já tenho é uma placa de som da qual gosto bastante, a sounblaster z que faz de dac, mas só aceita colunas amplificadas. Logo "só" me fica a faltar o amp.

Para ligar colunas a um amplificador não se utilizam fichas RCA, apenas bananas, forquilhas ou cabo descarnado:

Restauro colunas/receiver/gira-discos Fuovm9

R
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 00:33



Continuo à espera de saber como é que....????
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:01

O amp que tenho em vista para ligar o pc ás colunas era o audioengine n22 que dá para conectar dois aparelhos (1 via rca e outro via 3.5).
Logo por agora ligava o receiver ás colunas normalmente e quando comprasse o amp ligava os dois aparelhos ao mesmo, o receiver ao amp com o cabo grande (dai querer já um rca audio stereo e a ficha rca femea nas colunas) e um cabo mais pequeno das colunas ao amp.

Ainda ia perguntar se esse amp era uma boa solução, ele é suposto ser usado para colunas passivas de desktop mas estas não me parecem ser muito potentes. Também não sei se faz muito sentido estar a ligar lá o receiver sendo que a potência que sai do mesmo não há-de ser muito diferente da do amp.

Desculpem a confusão mas também ainda ando a tentar perceber a melhor maneira de fazer isto.


Última edição por pedrodmnmartins em Sáb Jun 21 2014, 12:06, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:04

luis lopes escreveu:
eu (penso que) tenho 2 fichas que tirei de umas colunas
Restauro colunas/receiver/gira-discos I4ersk

é só abrir um boraco com uma broca-craniana

interessa-te?

Talvez, é possível ligar dois aparelhos nesta conexão? Perderia alguma coisa com isso?

É que assim talvez ligasse o amp e o receiver directamente às colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:20

De facto as saídas das colunas no amplificador são do tipo RCA fêmea:

http://www.radiomuseum.org/r/sony_str_230astr230.html

Muito estranho, especialmente se tivermos em conta que uma ficha RCA permite ligar dois condutores mas aparentemente existe uma saída RCA para a coluna esquerda e outra para a direita:

Sinceramente, a não existirem razões afectivas esse amplificador é para despachar…


As colunas, de 3-vias em caixa selada, parecem mais interessantes.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:23

pedrodmnmartins escreveu:
Talvez, é possível ligar dois aparelhos nesta conexão? Perderia alguma coisa com isso?

É que assim talvez ligasse o amp e o receiver directamente às colunas.

O que quer dizer com ligar dois aparelhos?

Nunca se devem ligar dois amplificadores às mesmas colunas…se ligar ambos em simultâneo é provável que "queimem" e mesmo que um esteja desligado existirá sempre interacção entre ambos e isso provocará "desgaste" e possivelmente alguns danos.

R


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Jun 21 2014, 12:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:24

luis lopes escreveu:
eu (penso que) tenho 2 fichas que tirei de umas colunas
Restauro colunas/receiver/gira-discos I4ersk

é só abrir um boraco com uma broca-craniana

interessa-te?

Atenção!!!
Não convém abrir o buraco sem saber onde está localizado o filtro e para isso é necessário remover a unidade de graves.

R
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:29

Sinceramente julgo também não serem nada de especial e ser um conjunto fraquinho mas que serve as minhas necessidades pelo menos para já. Devo confessar que há razões afetivas sendo que é a aparelhagem na qual oiço musica desde que nasci.

Também só ia comprar um amp para o pc "tão bom" porque mais tarde comprava outras colunas melhores.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:34

ricardo onga-ku escreveu:
pedrodmnmartins escreveu:
Talvez, é possível ligar dois aparelhos nesta conexão? Perderia alguma coisa com isso?

É que assim talvez ligasse o amp e o receiver directamente às colunas.

O que quer dizer com ligar dois aparelhos?

Nunca se devem ligar dois amplificadores às mesmas colunas…se ligar ambos em simultâneo é provável que "queimem" e mesmo que um esteja desligado existirá sempre interacção entre ambos e isso provocará "desgaste" e possivelmente alguns danos.

R

Pois, foi o que pensei. Será que podia olhar para o tal amp audioengine N22 e dizer-me se dava para o propósito que queria (ligar o receiver e o pc ao mesmo e ter amplificação suficiente para as colunas)?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:39

pedrodmnmartins escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
pedrodmnmartins escreveu:
Talvez, é possível ligar dois aparelhos nesta conexão? Perderia alguma coisa com isso?

É que assim talvez ligasse o amp e o receiver directamente às colunas.

O que quer dizer com ligar dois aparelhos?

Nunca se devem ligar dois amplificadores às mesmas colunas…se ligar ambos em simultâneo é provável que "queimem" e mesmo que um esteja desligado existirá sempre interacção entre ambos e isso provocará "desgaste" e possivelmente alguns danos.

R

Pois, foi o que pensei. Será que podia olhar para o tal amp audioengine N22 e dizer-me se dava para o propósito que queria (ligar o receiver e o pc ao mesmo e ter amplificação suficiente para as colunas)?

As SS-610 são bastante sensíveis mas tratando-se de caixas seladas não devem ser muito fáceis de alimentar.

Qual foi a razão que o levou a escolher esse N22?
Se for ao OLX encontrará amplificadores competentes ao mesmo preço ou até por menos...

R
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:44

Ter visto várias reviews positivas sobre o mesmo quando andava à procura de colunas amplificadas ou passivas e amp para o meu pc e sendo que dá para ligar dois aparelhos a comodidade de poder partilhar as colunas. Realmente parece-me um pouco caro para o que é mas como eu não percebo muito disto...
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:48

Aliás, isto tudo começou comigo a ter a ideia de simplesmente ligar o pc ao receiver e usá-lo como amplificador para as colunas o que não deu resultado porque o receiver não tem nenhum aux e ligado ao tape ou phono deu-me sempre um som bastante deficiente (à falta de melhor palavra).
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySáb Jun 21 2014, 12:59

Se bem percebo quer utilizar o receiver como sintonizador (para captar emissões FM) e o computador para escutar ficheiros.
Nesse caso terá de verificar se o receiver tem saída de linha (TAPE OUT) pois só assim poderá ligá-lo à entrade de linha (p.ex. AUX ou TUNER) de um amplificador.

Quanto ao N22, trata-se de uma topologia limitada ao nível do desempenho e da compatibilidade (com colunas) que só tem como vantagem o tamanho.

Para terminar, deixo-lhe a 1ª regra da boa práica do audio: ignorar as reviews.

R
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyDom Jun 22 2014, 03:23

luis lopes escreveu:
eu (penso que) tenho 2 fichas que tirei de umas colunas
Restauro colunas/receiver/gira-discos I4ersk

é só abrir um boraco com uma broca-craniana

interessa-te?

Mais uma vez não lhe quero estar a pedir tanto. De qualquer forma vou ter de comprar mais uma ou duas coisas e aproveito e mando vir umas fichas semelhantes a essa. Já percebi que não preciso de rca fêmea na coluna e já tenho uma boa ideia do que vá precisar. Muito obrigado por tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyDom Jun 22 2014, 03:26

ricardo onga-ku escreveu:
Se bem percebo quer utilizar o receiver como sintonizador (para captar emissões FM) e o computador para escutar ficheiros.
Nesse caso terá de verificar se o receiver tem saída de linha (TAPE OUT) pois só assim poderá ligá-lo à entrade de linha (p.ex. AUX ou TUNER) de um amplificador.

Quanto ao N22, trata-se de uma topologia limitada ao nível do desempenho e da compatibilidade (com colunas) que só tem como vantagem o tamanho.

Para terminar, deixo-lhe a 1ª regra da boa práica do audio: ignorar as reviews.

R

Sim, entretanto arranjei umas colunas pre-amplificadas que vão dar para o gasto no pc, vou concentrar-me só em por este sistema a funcionar (até porque normalmente uso os phones quando estou ao pc) e logo vejo essas historias de amplificadores etc... Muito obrigado pelo concelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptyDom Jun 22 2014, 12:58

a mim não me dá trabalho nenhum,...
as peças estão paradas sem uso,
até porque já disse que aceitava o "envelope azul" café,...   Restauro colunas/receiver/gira-discos 933723
Ir para o topo Ir para baixo
pedrodmnmartins

pedrodmnmartins


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/06/2014
Localização : Carcavelos

Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos EmptySex Jul 04 2014, 01:50

Boas, já fui por o gira-discos à Vintage Corner, já tratei das colunas e já comprei antena mas agora tenho aqui um problema com o receiver. O output direito mal eu ligo o receiver começa a fazer um "huummm" até chegar a um ponto insuportável em que o tenho de desligar. Já experimentei com as duas colunas que funcionam bem no output esquerdo. Alguma ideia do que isto será?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro colunas/receiver/gira-discos   Restauro colunas/receiver/gira-discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro colunas/receiver/gira-discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro Gira Discos Pioneer PL-Z93
» Afinação e restauro de gira-discos
» Restauro de colunas Marantz LS-15A
» Restauro de Colunas JBL Control One
» Restauro de colunas vintage

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: