Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
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| | Lenco l78 | |
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+2António José da Silva aliens 6 participantes | Autor | Mensagem |
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aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Lenco l78 Dom maio 25 2014, 16:30 | |
| Mais um para a colecção, Lenco l78 trocado com um amigo, aos proprietários e conhecedores deste gira peço, opiniões e conselhos.
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Lenco l78 Dom maio 25 2014, 17:15 | |
| Tens aqui uma data de malta muito satisfeita com os Lenco deles. Decerto que te podem aconselhar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| | | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 19:24 | |
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 19:41 | |
| - aliens escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Tens aqui uma data de malta muito satisfeita com os Lenco deles. Decerto que te podem aconselhar.
Pelos vistos o espírito de entreajuda, partilha de opiniões e conselhos, foi-se. Adoraria poder ajudar, mas só aqueles com a "bagagem" para tal é que o podem fazer. Pode ser que ainda aqui apareçam. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 19:51 | |
| O meu gira discos é um Lenco L78, do que sei por experiência prória é que tratando-se de uma maquina antiga precisa de algum "carinho" , no meu comecei por substituir os apoios do braço, e a esfera do bearing limpando e lubrificando o mesmo, substitui a cablagem quer de sinal quer de corrente, afinei a velocidade e todo o mecanismo do prato. Numa primeira fase anulei a suspensão colocando um material semi rigido, mas rápido percebi que não tinha sido grande ideia e voltei a colocar a suspensão afinada. Alterei o plinth, coloquei fichas neutrik e AC, assim como spikes mas tudo isto mais por estética. De referir que no meu caso o motor estava como um relógio o que não foi necessário mexer.
Já ponderei alterar o braço mas falando com o mestre Rui Borges tirei dai a ideia, segundo ele este braço está muito bem idealizado e quando bem afinado cumpre muito bem a sua função. Um pormenor que ando a magicar é a alteração/construção de uma headshell uma vez que não gosto mesmo nada desta.
resumindo:
- Bearings - lubrificar - afinar mecanismo - afinar velocidades - alterar cabos caso seja necessário - afinar suspensão
o resto são pormenores | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 20:15 | |
| - aliens escreveu:
- Mais um para a colecção, Lenco l78 trocado com um amigo, aos proprietários e conhecedores deste gira peço, opiniões e conselhos.
Quem sabe por onde começar!? ... É desmontá-lo, limpar e escovar todo o cotão que tiver, beneficiar o braço, arranjar-lhe uns bearing knives, modernos e dos novos que aparecem no ebay, dum especialista inglês, teria que procurar o nome mas é fácil tenho ali a documentação, desmontar e desarmar o motor, para por leve a coluna de ataque do idler, Se possível escolher, encontrar e comprar um idler de 5 buracos grandes, melhores do que os mais vulgares de 2 buracos pequenos, verificar se o revestimento de borracha do idler está intacto, as irregularidades do vulcanisado transmitem-se em vibrações ao prato, retirar o bearing de suporte do prato, verificar se está desmpenado, limpar, lubrificar e encher (na quantidade certa) o reservatório de óleo, providenciar uma esfera nova para o rolamento do bearing, se possível uma de Silicone Nitride ceramic em vez das de stainless steel, retirar o prato, verificar se está desempenado, se estiver é tratar de arranjar um devidamente plano, não é a despesa mais importante(!? ...) , arranjar um mat em condições, os melhores para este tipo de suspensão e prato pesado, em alumínio, serão (porque não são nada caros quando comparados com o que já vi aqui recomendado...) os que a Technics tinha para o defunto mas não enterrado SL1200, aparecem todos os dias de mais do que de uma origem novos (N I B) aí por uns 30/35€ e ... E, um plinto em madeira maciça, pesado, prescindindo da suspensão própria mas ancorado rìgidamente ao plinto e por-lhe pés ( 4 ), quanto melhores e aqui fica também mais caros , melhor!? ... E eu não sei mais!? ... O resto foi voodoo do mestre Rui Borges | |
| | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 21:00 | |
| - rednef escreveu:
- O meu gira discos é um Lenco L78, do que sei por experiência prória é que tratando-se de uma maquina antiga precisa de algum "carinho" , no meu comecei por substituir os apoios do braço, e a esfera do bearing limpando e lubrificando o mesmo, substitui a cablagem quer de sinal quer de corrente, afinei a velocidade e todo o mecanismo do prato. Numa primeira fase anulei a suspensão colocando um material semi rigido, mas rápido percebi que não tinha sido grande ideia e voltei a colocar a suspensão afinada.
Alterei o plinth, coloquei fichas neutrik e AC, assim como spikes mas tudo isto mais por estética. De referir que no meu caso o motor estava como um relógio o que não foi necessário mexer.
Já ponderei alterar o braço mas falando com o mestre Rui Borges tirei dai a ideia, segundo ele este braço está muito bem idealizado e quando bem afinado cumpre muito bem a sua função. Um pormenor que ando a magicar é a alteração/construção de uma headshell uma vez que não gosto mesmo nada desta.
resumindo:
- Bearings - lubrificar - afinar mecanismo - afinar velocidades - alterar cabos caso seja necessário - afinar suspensão
o resto são pormenores - reirato escreveu:
- aliens escreveu:
- Mais um para a colecção, Lenco l78 trocado com um amigo, aos proprietários e conhecedores deste gira peço, opiniões e conselhos.
Quem sabe por onde começar!? ...
É desmontá-lo, limpar e escovar todo o cotão que tiver, beneficiar o braço, arranjar-lhe uns bearing knives, modernos e dos novos que aparecem no ebay, dum especialista inglês, teria que procurar o nome mas é fácil tenho ali a documentação, desmontar e desarmar o motor, para por leve a coluna de ataque do idler, Se possível escolher, encontrar e comprar um idler de 5 buracos grandes, melhores do que os mais vulgares de 2 buracos pequenos, verificar se o revestimento de borracha do idler está intacto, as irregularidades do vulcanisado transmitem-se em vibrações ao prato, retirar o bearing de suporte do prato, verificar se está desmpenado, limpar, lubrificar e encher (na quantidade certa) o reservatório de óleo, providenciar uma esfera nova para o rolamento do bearing, se possível uma de Silicone Nitride ceramic em vez das de stainless steel, retirar o prato, verificar se está desempenado, se estiver é tratar de arranjar um devidamente plano, não é a despesa mais importante(!? ...) , arranjar um mat em condições, os melhores para este tipo de suspensão e prato pesado, em alumínio, serão (porque não são nada caros quando comparados com o que já vi aqui recomendado...) os que a Technics tinha para o defunto mas não enterrado SL1200, aparecem todos os dias de mais do que de uma origem novos (N I B) aí por uns 30/35€ e ... E, um plinto em madeira maciça, pesado, prescindindo da suspensão própria mas ancorado rìgidamente ao plinto e por-lhe pés ( 4 ), quanto melhores e aqui fica também mais caros , melhor!? ...
E eu não sei mais!? ... O resto foi voodoo do mestre Rui Borges
Boas obrigado pelas respostas, por a caso já o abri e vem limpinho, em relação aos vossos conselhos, ok vamos por pontos: 1° como se substitui os apoios do braço, o que são, onde se compram 2° como se consegue retirar o bearing, como sei que a quantidade de óleo chega, onde posso encontrar a esfera 3° o motor tem lubrificação se sim onde, o que mais devo lubrificar | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui maio 29 2014, 21:52 | |
| Consultar os seguintes fóruns dedicados aos Lenco:
http://www.lencoheaven.net http://lenco.reference.clicforum.fr/
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| | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Lenco l78 Sáb maio 31 2014, 10:41 | |
| Para já, substitui o tampo que era em platex, por um em MDF de 160mm, mandei vir um kit de óleo e esfera em cerâmica, para a bearing, ainda não mandei vir os apoios do braço porque, ainda não percebi lá muito bem como se substituem e tenho medo de estragar alguma coisa. | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Ter Jun 03 2014, 00:42 | |
| - reirato escreveu:
- aliens escreveu:
- Mais um para a colecção, Lenco l78 trocado com um amigo, aos proprietários e conhecedores deste gira peço, opiniões e conselhos.
... ... ... providenciar uma esfera nova para o rolamento do bearing, se possível uma de Silicone Nitride ceramic em vez das de stainless steel, ... ... ... Pois, acerca das esferas cerâmicas em Nitreto de sílicio, alguma informação da Wiki: Therefore, ball bearings made of silicon nitride ceramic are used in performance bearings. A representative example is use of silicon nitride bearings in the main engines of the NASA's Space Shuttle. Since silicon nitride ball bearings are harder than metal, this reduces contact with the bearing track. This results in 80% less friction, 3 to 10 times longer lifetime, 80% higher speed, 60% less weight, the ability to operate with lubrication starvation, higher corrosion resistance and higher operation temperature, as compared to traditional metal bearings.[16] Silicon nitride balls weigh 79% less than tungsten carbide balls. Silicon nitride ball bearings can be found in high end automotive bearings, industrial bearings, wind turbines, motorsports, bicycles, rollerblades and skateboards. Silicon nitride bearings are especially useful in applications where corrosion, electric or magnetic fields prohibit the use of metals. | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Ter Jun 03 2014, 23:01 | |
| - aliens escreveu:
- ... ... ok vamos por pontos:
1° como se substitui os apoios do braço, o que são, onde se compram
Aqui!!... Estes são os melhores, são os que uso nos meus dois Lenco's!? ... http://www.ebay.de/itm/151304390724Com os V-blocks vêm umas instruções pormenorizadas ( 4 fls.). | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:28 | |
| V-blocks de Alexey
http://lenco.reference.clicforum.fr/t2088-V-blocks-de-Alexey.htm?q=alexey
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| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:33 | |
| Tens aqui um pdf com as peças do L78
http://www.mediafire.com/download/68iws8pieqxtf7i/L78+Parts+%26+exploded+view.pdf
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| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:38 | |
| 10. V Blocks | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:41 | |
| E aqui tens o link que te ensina a mudar os v-blocks
http://lenco.reference.clicforum.fr/t1015-Comment-changer-les-V-Blocks.htm | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:49 | |
| - aliens escreveu:
- 3° o motor tem lubrificação se sim onde, o que mais devo lubrificar
http://lenco.reference.clicforum.fr/t1016-Lubrification-et-nettoyage-du-moteur.htm | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 08:54 | |
| Só um pequeno pormenor:
Que braço tem o teu Lenco?
É que nem todos os L78 têm braços iguais. Pode colocar aqui uma foto dele? | |
| | | pistollero Membro AAP
Mensagens : 235 Data de inscrição : 24/11/2011
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 12:37 | |
| - aliens escreveu:
- Para já, substitui o tampo que era em platex, por um em MDF de 160mm, mandei vir um kit de óleo e esfera em cerâmica, para a bearing, ainda não mandei vir os apoios do braço porque, ainda não percebi lá muito bem como se substituem e tenho medo de estragar alguma coisa.
boas, os v-blocks são do mais simples que há, na parte traseira do braço, tens uma chapinha com um parafuso.. retiras o parafuso e a chapinha e já consegues levantar o braço com a mão, tiras para fora e apoias de lado no plinth. depois é so tirares os v-blocks velhos e pores os novos no mesmo sitio. Tem atenção é quando voltares a encaixar o braço, convém meteres a mão por baixo do plinth e puxares os fios que correm no braço para não ficarem trincados. Depois podes ajustar a altura do braço, tens 2 parafusos no anel a volta do braço na parte de baixo, desaparafusas e metes o braço a altura que queres e depois voltas a aparafusar. | |
| | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 19:57 | |
| - João Henrique escreveu:
- Só um pequeno pormenor:
Que braço tem o teu Lenco?
É que nem todos os L78 têm braços iguais. Pode colocar aqui uma foto dele? É igual a este Já procurei na net e não consegui foi encontrar nada sobre a substituição e como pôr o óleo na bearing. | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qua Jun 04 2014, 21:17 | |
| - aliens escreveu:
OK é em relação a ele que tenho falado - aliens escreveu:
- Já procurei na net e não consegui foi encontrar nada sobre a substituição e como pôr o óleo na bearing.
Já te tinha indicado o site Lenco Reference, tens lá muito que te pode ajudar. À cerca deste assunto em particular, vê esta página: http://lenco.reference.clicforum.fr/t1017-Installation-du-kit-de-Joel.htm | |
| | | aliens Membro AAP
Mensagens : 572 Data de inscrição : 12/07/2010 Idade : 59 Localização : Algures no Eter do Universo Musical
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui Jun 05 2014, 21:08 | |
| - pistollero escreveu:
Depois podes ajustar a altura do braço, tens 2 parafusos no anel a volta do braço na parte de baixo, desaparafusas e metes o braço a altura que queres e depois voltas a aparafusar.
Já substitui os v blocks e que grande diferença notei, principalmente no ajuste do braço, antes de os substituir o braço não estava justo e descaia para o lado do peso, o que penso que não seria normal certo, outra diferença que também notei e não sei se terá a haver com o ajuste em altura do braço é que ficou um pouco mais baixo, será normal? Será possível ajustá lo mesmo já com o braço montado é que não me apetece desmontar tudo outra vez. | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco l78 Qui Jun 05 2014, 23:15 | |
| - aliens escreveu:
Será possível ajustá lo mesmo já com o braço montado é que não me apetece desmontar tudo outra vez. Então tens a resposta no início desta mensagem... - pistollero escreveu:
Depois podes ajustar a altura do braço, tens 2 parafusos no anel a volta do braço na parte de baixo, desaparafusas e metes o braço a altura que queres e depois voltas a aparafusar.
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| Assunto: Re: Lenco l78 | |
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| | | | Lenco l78 | |
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