Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner

Ir para baixo 
+3
António José da Silva
Mário Franco
llopes
7 participantes
AutorMensagem
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQui Mar 13 2014, 23:42

Olá a todos!

Comprei recentemente um móvel Blaupunkt com gira-discos Perpetuum Ebner Rex. O motivo da compra foi porque o móvel é muito bonito e o senhor que mo vendeu não percebeu que eu queria um gira-discos que funcionasse e a verdade é que não funciona.



Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Jtmjw9
Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Rk907s
Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 34rdthf

Mesmo com a possibilidade de fazer a devolução, decidi ficar com o móvel e eventualmente reparar ou substituir o gira-discos aproveitando o espaço que o perpetuum me deixa e eventualmente as colunas, que tb não consigo saber se funcionam.

O que eu gostava de saber era a vossa opinião. Arranjo o perpetuum (que actualmente só gira a 78) ou substituo e ponho um belo gira-discos no mesmo sítio (condicionado por uma profundidade de 323 mm). Consigo aproveitar as colunas e/ou substituir as existentes (parecem-me umas colunas iguais às dos carros, mas isso sou eu a dizer). Posso por fotos da parte de trás se precisarem.


Obrigada!!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 00:08

O móvel é de facto muito bonito !
Podes substituir o gira-discos, mas isso tem sempre alguns problemas.
É quase certo que isso é tudo mono. A célula é de cristal/cerâmica e o amplificador não terá um preamplificador para uma célula/agulha mais recente.

Quando puderes faz a tua apresentação no local certo...
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 11:39

Milton escreveu:


Quando puderes faz a tua apresentação no local certo...


já fiz Smile

Milton escreveu:

Podes substituir o gira-discos, mas isso tem sempre alguns problemas.
É quase certo que isso é tudo mono. A célula é de cristal/cerâmica e o amplificador não terá um preamplificador para uma célula/agulha mais recente.

supostamente é stereo. Mas será que não dá para retirar as colunas existentes e pôr umas actuais no mesmo sítio? Sem ser aquelas quadradonas fora do móvel.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 12:46

Aproveito o pedido de opinião para fazer um pouco de apologia e ao mesmo tempo agitar as águas.

A questão das alterações
1º O aparelho tem qualidades intrínsecas dignas de ser apreciadas tal e qual como são!
2º Qualquer alteração será destruição (o conceito de upgrade não é aplicável, isto não é hardware informático)

A questão das cabeças de cristal
As cabeças de cristal não são inferiores ás modernas cabeças magnéticas, são diferentes.

A questão das consolas
As consolas não são uns mamarrachos, são uma unidades harmoniosamente concebidas dotadas de harmonia entre os seus diversos elementos

Ligar colunas a uma consola
Já liguei diversas colunas modernas a consolas e o resultado foi sempre inferior ao dos altifalantes originais.
Os altifalantes originais são altifalantes que variam entre o bom e o muito bom, sendo a maioria de alnico.
Algumas marcas como a Grundig lançaram colunas externas próprias para consola, as quais são boas.

A questão da evolução
É ideia correntemente aceite que a evolução tecnológica vem sempre associada a um aperfeiçoamento. Isso é um disparate, e mais disparatado ainda quando se trata de equipamentos musicais, com efeito existem sonoridades interessantes em todas as épocas e em todas as soluções tecnológicas.

Reproduzir o som real
Balelas. A reprodução é sempre um simile. Reproduções interessantes tanto podem estar próximas como longínquas do som real.

As cabeças de cristal e os braços plásticos destroem os discos.
É verdade mas também é verdade que reproduzem de uma forma agradável discos que já não são audíveis em equipamentos modernos.

E para terminar posso adiantar que neste momento tenho alguns gira discos,todos a funcionar, que passo a indicar pela ordem em que os adquiri (Pioneer PL12, Technics SL-Q3, Luxman 264, Dual 7000, Linn Axis/Akito, JVC B44, Micro Seiki 112, Era 444, JVC Nivico 471)

Também tenho uma consola Grundig em estado pristino na qual ouço música com grande prazer, nunca me faz azia. Antes pelo contrário tenho discos que comprei em mau estado e que nela brilham como não brilham nos gira discos mais recentes.

Quem tiver paciência e espaço adopte uma peça destas porque são baratas e dão grande satisfação (neste momento tenho mais duas em restauro).

Boas audições e melhores incursões
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 13:04

Mário Franco escreveu:
Aproveito o pedido de opinião para fazer um pouco de apologia e ao mesmo tempo agitar as águas.

A questão das alterações
1º O aparelho tem qualidades intrínsecas dignas de ser apreciadas tal e qual como são!
2º Qualquer alteração será destruição (o conceito de upgrade não é aplicável, isto não é hardware informático)

Verdade. Mas não funciona e eu gostava que funcionasse. Mesmo sabendo que não é hardware informático até porque, se fosse assim tão fácil, não pedia a vossa sábia opinião.

Mário Franco escreveu:
A questão das cabeças de cristal
As cabeças de cristal não são inferiores ás modernas cabeças magnéticas, são diferentes.
 Question 

Mário Franco escreveu:

A questão das consolas
As consolas não são uns mamarrachos, são uma unidades harmoniosamente concebidas dotadas de harmonia entre os seus diversos elementos

Ligar colunas a uma consola
Já liguei diversas colunas modernas a consolas e o resultado foi sempre inferior ao dos altifalantes originais.
Os altifalantes originais são altifalantes que variam entre o bom e o muito bom, sendo a maioria de alnico.
Algumas marcas como a Grundig lançaram colunas externas próprias para consola, as quais são boas.

Era mesmo isso que eu queria. Porque não sei se as existentes funcionam.


Mário Franco escreveu:

E para terminar posso adiantar que neste momento tenho alguns gira discos,todos a funcionar, que passo a indicar pela ordem em que os adquiri (Pioneer PL12, Technics SL-Q3, Luxman 264, Dual 7000, Linn Axis/Akito, JVC B44, Micro Seiki 112, Era 444, JVC Nivico 471)

Também tenho uma consola Grundig em estado pristino na qual ouço música com grande prazer, nunca me faz azia. Antes pelo contrário tenho discos que comprei em mau estado e que nela brilham como não brilham nos gira discos mais recentes.

Quem tiver paciência e espaço adopte uma peça destas porque são baratas e dão grande satisfação (neste momento tenho mais duas em restauro).

Boas audições e melhores incursões

Pronto, e sugestões para isto? Very Happy

Eu não quero uma aparelhagem toda moderna num invólucro antigo. Eu só quero aproveitar um móvel, que é muito bonito e do qual gosto muito, para ouvir discos. Eu não preciso de um gira-discos de última geração, eu só acho que, e dado que o perpetuum ebner tem zonas que estão, literalmente, derretidas, é quase impossível fazer o restauro do mesmo. A ideia não é desvirtuar a peça.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 13:17

Hipóteses

a) pegar no conjunto e levar a alguém que saiba.

b) procurar peças no ebay e reparar o gd original em casa (pelo que dizes não deve ser difícil porque se trabalha a 78rpm, deve ser um problema de molas ou na pior das hipóteses a rodinha de borracha)

c) comprar um GD igual no ebay (pode não aparecer logo mas aparece)

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 13:30

Já agora e desenvolvendo a hipótese b)

Limpeza e etc.

Cuidado para não forçar ou desmontar o mecanismo porque esses modelos costumam ser complexos.

1º retirar sujidade com um spray para limpeza philips

2º aplicar uma massa com grafite, que não seque, (pode ser feita em casa com óleo de máquina de costura e pó de grafite que se compra nas casa de material para Belas Artes) nos pontos de contacto dos tirantes.

3º Substituir as molas que estejam pasmadas (há uma loja na Amadora próximo do Bingo) mas só se for indispensável.

4º Verificar o estado das rodas de borracha que fazem o acoplamento do motor com o prato e só substituir se for indespensável.

Ter cuidado para não deixar cair qualquer gordura nas peças de borracha.

Mais qualquer coisa, pergunta.

Boa sorte


Última edição por Mário Franco em Sex Mar 14 2014, 14:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 14:13

Esqueci-me das colunas

Para testar os altifalantes liga as extremidades de uma pilha a um dos bornes do altifalante, depois faz contacto entre o outro borne e a outra extremidade da pilha, se fizer ruído o speaker está bom.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 14:53

O rádio funciona ??
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:00

Só AM, que isto é de 1950 e troca o passo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:09

llopes escreveu:
Só AM, que isto é de 1950 e troca o passo Smile
Então dá som....a coluna(deve ser apenas um altifalante) toca...

O que eu penso é o seguinte :
Ou fazes um restauro nisso a serio e ficas com um aparelho mono muito limitado ....
Ou aproveitas apenas o móvel que é muito bonito e pedes ajuda a um técnico (posso indicar-te um tecnico daqui do fórum) para te substituir o gira-discos e o radio/amplificador e colunas embutidas..

Eu seguia esta ultima via.
Mas espera gastar pelo menos uns 200€ na "brincadeira".

Mas que ficava muito giro, lá isso sem duvida que ficava !
E funcional também !


Última edição por Milton em Sex Mar 14 2014, 15:57, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:29

Milton escreveu:
llopes escreveu:
Só AM, que isto é de 1950 e troca o passo Smile
Então dá som....a coluna(deve ser apenas um altifalante) toca...

O que eu penso é o seguinte :
Ou fazes um restauro nisso a serio e ficas com um aparelho mono muito limitado ....
Ou aproveitas apenas o móvel que é muito bonito e pedes ajuda a um técnico (posso indicar-te um tecnico daqui do fórum) para te substituir o gira-discos e o radio/amplificador e colunas embutidas..

Eu seguia esta ultima via.
Mas espera gastar pelo menos uns 200€ na "brincadeira".

Mas que ficava muito giro, lá isso sem duvida que ficava !
E funcional também !

Era mesmo isso Very Happy

Vou falar com o tecnico então.

Isto tem uma mão cheia de colunas:

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 1z66xol

Tirando o cão.

Dão som, mas como não há nada para tocar...

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner E6wuxi
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:44

Tens PM...
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:48

Milton escreveu:
Tens PM...

recebido Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 15:55

Agora, pela foto, percebi que o radio/amplificador é stereo e isso facilita as coisas.
Pedes ao tecnico para te meter um gira-discos mais recente ou até mesmo reparar esse.
Podes pedir-lhe para ele meter uma ficha, acessível no painel frontal, onde possas ligar outro aparelho tipo ipod ou um radio FM
Ir para o topo Ir para baixo
llopes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/03/2014

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 16:02

Milton escreveu:
Agora, pela foto, percebi que o radio/amplificador é stereo e isso facilita as coisas.
Pedes ao tecnico para te meter um gira-discos mais recente ou até mesmo reparar esse.
Podes pedir-lhe para ele meter uma ficha, acessível no painel frontal, onde possas ligar outro aparelho tipo ipod ou um radio FM

Vou pedir para avaliar o estado das colunas. Pelo sim, pelo não...

Acho que isto vai ficar porreiro.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 16:24

O interior é fantástico.  Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 754215  O cão parece ser um verdadeiro entendido na matéria.  lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 18:24

Milton escreveu:
Podes pedir-lhe para ele meter uma ficha, acessível no painel frontal, onde possas ligar outro aparelho tipo ipod ou um radio FM

Boa ideia  Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 754215 

E assim ficas com o melhor dos dois mundos, manténs a sonoridade original do GD, manténs a estética e dás um travo de analógico ao som digital do ipod, é um projecto fantástico.

 Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 843159
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySex Mar 14 2014, 20:39

parabèns pela compra  Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 22692 
também estou de acordo,
e leva-lo ao tecnico.
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Mar 19 2014, 10:56

Belo projecto. Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 754215  Acho que tem tudo para ser um sucesso. Vai dando novidades à malta para se ir matando o vicio. Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner 491368 

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Macedo de Sousa

Joaquim Macedo de Sousa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 45
Localização : Coimbra

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: como ficou o restauro   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySeg Abr 18 2016, 14:45

Boa tarde,

Pretendo comprar uma consola e trilhar um caminho idêntico, fazendo a ligação para um leitor de mp3.

Como ficou o restauro?

Estive a ver no ebay e há ligações entre "jacks" e aquelas entradas com pinos. Como é feita a ligação ao rádio/amplificador, nesse modelo?

Já agora, peço desculpa pela ignorância, mas o facto de ser da década de 50 não permite ouvir rádio, porquê?

Há aqui no Forum uma lista de pessoas em Portugal, capazes de reparar este tipo de equipamentos? Estou em Coimbra, mas posso enviar o aparelho com alguma facilidade para Aveiro ou Braga.

Obrigado e um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySeg Abr 18 2016, 16:15

Joaquim Macedo de Sousa escreveu:
Boa tarde,

Pretendo comprar uma consola e trilhar um caminho idêntico, fazendo a ligação para um leitor de mp3.

Como ficou o restauro?

Estive a ver no ebay e há ligações entre "jacks" e aquelas entradas com pinos. Como é feita a ligação ao rádio/amplificador, nesse modelo?

Já agora, peço desculpa pela ignorância, mas o facto de ser da década de 50 não permite ouvir rádio, porquê?

Há aqui no Forum uma lista de pessoas em Portugal, capazes de reparar este tipo de equipamentos? Estou em Coimbra, mas posso enviar o aparelho com alguma facilidade para Aveiro ou Braga.

Obrigado e um abraço!

Cuidado.

Não comprar sem experimentar.

Tenho uma consola Grundig a funcionar e gosto muito do som (tanto no rádio como no GD. O GD é muito bom para ouvir discos maltratados) mas já lhe liguei um leitor de CD e não gostei.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptySeg Abr 18 2016, 16:52

Joaquim Macedo de Sousa escreveu:
Boa tarde,

Pretendo comprar uma consola e trilhar um caminho idêntico, fazendo a ligação para um leitor de mp3.

Como ficou o restauro?

Estive a ver no ebay e há ligações entre "jacks" e aquelas entradas com pinos. Como é feita a ligação ao rádio/amplificador, nesse modelo?

Já agora, peço desculpa pela ignorância, mas o facto de ser da década de 50 não permite ouvir rádio, porquê?

Há aqui no Forum uma lista de pessoas em Portugal, capazes de reparar este tipo de equipamentos? Estou em Coimbra, mas posso enviar o aparelho com alguma facilidade para Aveiro ou Braga.

Obrigado e um abraço!
Se queres ir por esse caminho aconselho uma consola estereo mais moderna e a transistores, nada de valvulas...
Os radios dos anos nao tinham FM, só AM , e há 2 ou 3 emissoras em AM em Portugal e a qualidade é pobre.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyTer Abr 19 2016, 10:15

Joaquim Macedo de Sousa escreveu:
Boa tarde,

Pretendo comprar uma consola e trilhar um caminho idêntico, fazendo a ligação para um leitor de mp3.

Como ficou o restauro?

Estive a ver no ebay e há ligações entre "jacks" e aquelas entradas com pinos. Como é feita a ligação ao rádio/amplificador, nesse modelo?

Já agora, peço desculpa pela ignorância, mas o facto de ser da década de 50 não permite ouvir rádio, porquê?

Há aqui no Forum uma lista de pessoas em Portugal, capazes de reparar este tipo de equipamentos? Estou em Coimbra, mas posso enviar o aparelho com alguma facilidade para Aveiro ou Braga.

Obrigado e um abraço!

Bom dia

Para dar um pouco mais de conteúdo à minha resposta anterior fiz um pequeno filme do  meu Grundig.

Aqui fica



Este aparelho é a válvulas.  

Foi construído numa época de transição que antecedeu os aparelhos a transístor. Vinha equipado com válvulas ECLL800, dentro da cápsula das válvulas (são duas) do andar final de amplificação, está alojado um tríodo (pré) e um duplo pentodo (power).

Há bons aparelhos a transístores e bons aparelhos a válvulas (e como em todos os casos não se pode avaliar sem conhecer presencialmente os aparelhos).

Espero que consigas descobrir algo de interesse nestas consolas. O áudio tem muito para explorar se não nos ficarmos pelo óbvio.

Para qualquer dúvida cá estou.

Boas audições e não menos profícuas incursões de risco no áudio clássico.

Post scriptum: cuidado com alguns "vendedores de vintage" tudo tem de ser bem observado conversado e testado.
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Macedo de Sousa

Joaquim Macedo de Sousa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 45
Localização : Coimbra

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Abr 20 2016, 10:28

Mário Franco escreveu:


Cuidado.

Não comprar sem experimentar.

Tenho uma consola Grundig a funcionar e gosto muito do som (tanto no rádio como no GD. O GD é muito bom para ouvir discos maltratados)   mas já lhe liguei um leitor de CD e não gostei.

Sim, tenciono experimentar! Por exemplo, este modelo da Blaupunkt lê LP normais, ou há formatos específicos, visto ser num GD mais antigo? Pergunto isto, pois pode dar-se o caso de o vendedor não ter discos para eu experimentar.

E a partir de um leitor de MP3 ou um iPod, experimentaste?
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Macedo de Sousa

Joaquim Macedo de Sousa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 45
Localização : Coimbra

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Abr 20 2016, 10:33

Milton escreveu:

Se queres ir por esse caminho aconselho uma consola estereo mais moderna e a transistores, nada de valvulas...
Os radios dos anos nao tinham FM, só AM , e há 2 ou 3 emissoras em AM em Portugal e a qualidade é pobre.

Sim, pretendo comprar estéreo. Se, por um lado, é difícil arranjar aparelhagens a válvulas, por outro, ainda não consegui encontrar uma consola a transístores cujo modelo me agradasse. O aspecto estético, não é de somenos, especialmente porque as consolas mais recentes que estão disponíveis em Portugal não são bonitas e são demasiado grandes (não tenho espaço para uma consola com mais de 1m de largura).
Pois, já compreendi a questão do FM. Não sabia que os modelos antigos não tinham.

Muito obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Macedo de Sousa

Joaquim Macedo de Sousa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 45
Localização : Coimbra

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Abr 20 2016, 10:43

Mário Franco escreveu:

Bom dia

Para dar um pouco mais de conteúdo à minha resposta anterior fiz um pequeno filme do  meu Grundig.

Aqui fica


Este aparelho é a válvulas.  

O som é fabuloso e o aparelho é lindíssimo.

Mário Franco escreveu:
Foi construído numa época de transição que antecedeu os aparelhos a transístor. Vinha equipado com válvulas ECLL800, dentro da cápsula das válvulas (são duas) do andar final de amplificação, está alojado um tríodo (pré) e um duplo pentodo (power).

Há bons aparelhos a transístores e bons aparelhos a válvulas (e como em todos os casos não se pode avaliar sem conhecer presencialmente os aparelhos).

De que ano é? Não percebo muito de válvulas e afins, tenho de procurar informação pois imagino que tenha de DiM se quiser poupar uns trocos.


Mário Franco escreveu:
Espero que consigas descobrir algo de interesse nestas consolas. O áudio tem muito para explorar se não nos ficarmos pelo óbvio.

Para qualquer dúvida cá estou.

Muito obrigado! Tenho a esperança de aqui a uns tempos estar a partilhar no forum fotografias e videos da minha consola!

Mário Franco escreveu:
Boas audições e não menos profícuas incursões de risco no áudio clássico.

Post scriptum: cuidado com alguns "vendedores de vintage" tudo tem de ser bem observado conversado e testado.

A minha ideia seria comprar a um particular que se quisesse desfazer de um aparelho de família. Das minhas pesquisas, parece que posso encontrar coisas interessantes entre Lisboa e Braga na ordem dos 150€.

Gosto das coisas antigas. Há cerca de um ano decidi passar a fazer a barba à navalha e via ebay consegui comprar o material necessário a preços muito interessantes. Recuperei o que pude mas, depois, a navalha teve de ser afiada por um profissional que conheci num Forum dedicado ao assunto. Ou seja, há possibilidades para quem - como eu - não possa gastar muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Abr 20 2016, 15:18

https://olx.pt/anuncio/vintage-radio-blaupunkt-chicago-1957-IDz5Wn5.html#2a50531d46

https://olx.pt/anuncio/grundig-rdio-e-giradisco-IDyV7nn.html#324adbcc4c
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Macedo de Sousa

Joaquim Macedo de Sousa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 45
Localização : Coimbra

Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner EmptyQua Abr 20 2016, 15:24

Milton escreveu:
OLX

Sim, obrigado, Milton!
Já estou a seguir essas aparelhagens. Fazem parte duma lista de cerca de 20 que estou a avaliar.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty
MensagemAssunto: Re: Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner   Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Blaupunkt Rio Deluxe + Perpetuum Ebner (não funciona 33 e 16 rotações
» Perpetuum Ebner
» Perpetuum-Ebner PE 2020
» Gira-discos Blaupunkt - Ajuda
» Vendo Kef Duette deLuxe mid 60s

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: