Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Solução realmente low cost para aspirar após a knosti

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 20:10

Olá a todos

Andei a matutar algum tempo sobre a melhor solução para aspirar os discos após lavá-los na Knosti.
Consegui uma solução que considero eficaz, prática e quase de graça, pelo que entendi partilhar aqui para todos aqueles que não querem evoluir para voos mais altos.

Material necessário:
---- Knosti (já tinha)
5€ - Prato giratório do IKEA (já tinha) (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90074483/?query=900.744.83)
---- 4 proteções de feltro (que se usam para os moveis não magoarem o chão)
---- 1 prego e uma bucha que entre bem no buraco dos discos
5€-- uma peça de aspirador igual à da fotografia (comprei na iluminant no centro da Amadora)(teve de levar um adaptador para o meu aspirador)
1€-- velcro fêmea largo (comprei na retrosaria Zora no Colombo) (2,20€ o metro)
..... aspirador. (no meu caso é aspiração central e eu não queria usar outra solução que não passasse por ele, já que iria lavar os discos na cozinha)(tenho garagem mas não gosto de estar lá) Smile 

Pronto a pôr o disco lavado:
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zps0c5d2306

O prato giratório por baixo:
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zpsb325d5b5

Pormenor do centro do prato. Os círculos são grandes, altos e encostam ao rótulo:
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zpse7b53b01

Pronto a lavar com o disco:
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zps92dce61d

Os Marretas que serviu de disco de teste. O pormenor do dedo é importante.
O disco está em suspensão à conta dos círculos de feltro e a tração faz-se pressionando o bordo do disco contra o prato giratório.
Pode parecer que pode fazer mal ao disco, mas é perfeitamente seguro. O braço com o dedo a prender o disco é que fará a rotação pretendida, que não faz mal ser lenta, pois ajuda a secar melhor...
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zps795878c0

A peça para pôr no cabo do aspirador. A parte branca é o velcro que cola na parte de cima:
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zpsb6cdc171

A peça vista de baixo. Limitei-me a fazer um corte. A sucção encarrega-se de abrir mais o buraco.
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zps1681dd34

No meu caso tenho de pôr este adaptador para que a peça funcione corretamente:

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Temporary_zpsafbb366d

Esta solução custou-me 11 euros...

Tentei aquecer PVC.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 865586 
Usei sem os círculos de feltro e com um mate  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 865586 
(sujava-se tudo porque o lado de baixo ainda estava todo molhado...)

Este método não suja nada, mesmo deixando escorrer o disco após a knosti só uns 5 ou 6 segundos.


Tentei automatizar a Knosti com a minha aparafusadora  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 865586 
Isso seria aquilo que tornaria o processo mais fácil, pois este método tem a vantagem de só se lavar uma vez, enquanto se tem de aspirar duas vezes (uma para cada lado)

Além disso, porque lavo muito perto do aspirador central, vou instalar um interruptor de pé nos fios de comando. (no meu caso é verdadeiramente simples e não estraga nada.)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 21:44

Apesar de não ter entendido tudo, e decerto que perguntas irão surgir,  lol! acho que é louvável o teu trabalho em partilhares este teu DIY.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 754215 

Penso ter uma ideia porreira para poderes usar um mat normal em vez de essas rodelas.

-Colocas um mat à tua escolha e com uma cor do teu agrado.  lol! 

- Arranjas um plástico grosso ou outro material para fazer um segundo mat um pouco maior.

Depois é muito simples. Colocas o tal mat maior em cima do mat "residente". Colocas o disco em cima, e aspiras. Retiras o disco seco juntamente com a segunda mat, viras o disco seco do avesso, e colocas na mat residente e aspiras o segundo lado. Assim descrito, pode parecer complicado/trabalhoso/moroso, mas é a coisa mais simples e rápida que há.
Há malta que usa este método nas máquinas de aspiração, para que o lado aspirado e limpo nunca entre em contacto com o lado que estava em baixo e que ainda estava por lavar e aspirar. Fazes isso em segundos e podes usar a maquineta normalmente.

Vais ver que não custa nada. Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:12

Não vou fazer isso porque não faz falta. Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 2912087259 

Enquanto eu aspiro o primeiro lado, o segundo continua molhado por baixo, mas sem tocar em nada porque os feltros dão a altura necessária para o disco não tocar em nada. A única coisa que toca é a extremidade inferior do disco no momento em que se põe o polegar para rodar.

Depois de aspirar o primeiro lado, volta-se e aí, o lado que esteve por baixo, vem para cima ainda todo molhado sem ter sujado nada.

Quando vieres cá a casa eu mostro-te.

Como dizem para as tuas bandas, limpinho, limpinho, limpinho.

Só que no meu caso é mesmo  lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:17

O que te propus é igual, com a vantagem de que podes fazer a força necessária para a aspiração, e o disco está todo plano. E nada do seco toca em nada do molhado. A não ser que não me tenha feito entender.
Mas podes crer que é bem mais simples e melhor que esse sistema que tens neste momento.
Mas foi ó uma ideia.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:30

António José da Silva escreveu:
O que te propus é igual, com a vantagem de que podes fazer a força necessária para a aspiração, e o disco está todo plano. E nada do seco toca em nada do molhado. A não ser que não me tenha feito entender.
Mas podes crer que é bem mais simples e melhor que esse sistema que tens neste momento.
Mas foi ó uma ideia.  

Mas ao fim de alguns discos não está tudo sujo?

O disco fica muito pouco dobrado e o vinil é flexível a esse ponto.
Como o disco está na horizontal, o líquido da knosti não escorre para nenhum lado.

Um dia que venhas cá logo vês e logo dizes de tua justiça.

Este método de aspiração é muito prático e rápido. A parte que merece melhora é mesmo a parte da knosti...
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:35

Durante a aspiração não faço força nenhuma, antes pelo contrário, já que a peça fica sugada ao disco.
Para tirar a peça no fim o melhor é torcer para a direita, o que faz com que a parte mais perto do centro seja a primeira a ficar sem aspiração.

Como a peça é um pouco maior que o disco, o ponto charneira já é no prato do ikea...

Se calhar isto só vai lá é com um videozinho...

Tenho ver se compro uns disquitos para justificar a lavagem  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:38

Rui Mendes escreveu:


Mas ao fim de alguns discos não está tudo sujo?


sujo não, molhado. E volta não volta, podes passar um pano de quiser.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptySáb Mar 08 2014, 22:48

A minha experiência com este método resume-se a esta tarde.

Aquilo que dizes neste momento não é preciso, nem desejável, já que desta forma a primeira vez que o molhado do disco contacta com algo é a peça de aspiração. Como o meu aspirador tem um grande poder de sucção, ele fica seco num instante.
O esforço manual de rodar o prato durante a aspiração é negligente porque o prato giratório é bem largo, o que alivia a força necessária para rodar. (exatamente o inverso da knosti)
Eu até diria que manualmente é melhor do que se fosse com um motor porque o ajuste da velocidade é ... analógico  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 491368 

Se calhar mudo de opinião para a frente, mas neste momento não me parece.

Tens mais uma razão para vires afinar a minha DL-103  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyDom Mar 09 2014, 10:48

Rui Mendes escreveu:


Tens mais uma razão para vires afinar a minha DL-103  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 491368 


A ver se levo ai o Dr. Feickert para colocarmos isso pipi.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 08:50

Estive a revisitar este tópico que coloquei em março.

Em relação ao que está escrito, a única coisa que agora faço de maneira diferente é a maneira como acabo a aspiração.

Como o aspirador que uso é o da aspiração central (é muito potente), na prática só faço uma volta e é mais do que suficiente para limpar e secar tudo se for feito devagar. Quando acabo rodo a peça para o label. Quando a peça já está toda sobre o label levanto-a.
Metade das vezes tenho de limpar uma ou outra gota com um pedaço de papel de cozinha. Como essas gotas ficam no label, limpam-se bem e pode-se ensacar na inner logo.

O processo demora um pouco porque, além do tempo normal da Knosti, também se tem de aspirar.

Mas o resultado final não me parece fácil de melhorar.
Desde que faço isto assim, não me lembro de ficar com algum resto de porcaria na agulha após tocar algum disco recém lavado.

 Orquestra 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 08:53

Melhor e mais prático, só mesmo uma máquina dedicada.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 09:02

António José da Silva escreveu:
Melhor e mais prático, só mesmo uma máquina dedicada.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 754215 

Prático...  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 58893 

Melhor ?!?! Duvido que uma máquina de aspirar discos aspire melhor. Só se for pelo líquido XPTGT de uma Clearaudio ou parecido.
Quando vieres a casa trazes um bem sujinho e logo dizes se fica alguma coisa na agulha...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 10:05

Rui Mendes escreveu:
António José da Silva escreveu:
Melhor e mais prático, só mesmo uma máquina dedicada.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 754215 

Prático...  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 58893 

Melhor ?!?!   Duvido que uma máquina de aspirar discos aspire melhor. Só se for pelo líquido XPTGT de uma Clearaudio ou parecido.
Quando vieres a casa trazes um bem sujinho e logo dizes se fica alguma coisa na agulha...


Há anos que lavo com a minha DIY, e nunca tive qualquer tipo de sujidade "pós-lavagem".

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 10:15

António José da Silva escreveu:
Rui Mendes escreveu:
António José da Silva escreveu:
Melhor e mais prático, só mesmo uma máquina dedicada.  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 754215 

Prático...  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 58893 

Melhor ?!?!   Duvido que uma máquina de aspirar discos aspire melhor. Só se for pelo líquido XPTGT de uma Clearaudio ou parecido.
Quando vieres a casa trazes um bem sujinho e logo dizes se fica alguma coisa na agulha...


Há anos que lavo com a minha DIY, e nunca tive qualquer tipo de sujidade "pós-lavagem".

Então se calhar, se calhar, a tua é tão boa como a minha...  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 1290056511 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 10:18

Rui Mendes escreveu:


Então se calhar, se calhar, a tua é tão boa como a minha...  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 1290056511 


 Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 265963 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Solução realmente low cost para aspirar após a knosti 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Samuel Resendes
Membro AAP
Samuel Resendes


Mensagens : 1031
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 53
Localização : Ponta Delgada

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 12:31

E folhas de papel de cozinha? não fazem o mesmo efeito???
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 14:05

Samuel Resendes escreveu:
E folhas de papel de cozinha? não fazem o mesmo efeito???

Olá Samuel.

Se o comentário foi para mim, não percebo a que efeito te referes. scratch 
Ir para o topo Ir para baixo
Samuel Resendes
Membro AAP
Samuel Resendes


Mensagens : 1031
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 53
Localização : Ponta Delgada

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 14:56

Rui Mendes escreveu:
Samuel Resendes escreveu:
E folhas de papel de cozinha? não fazem o mesmo efeito???

Olá Samuel.

Se o comentário foi para mim, não percebo a que efeito te referes. scratch 

O de retirar a água depois do disco ser escorrido no suporte da knosty Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 19:20

A água com o dr. Wack sai naturalmente pela aspiração. O disco sai limpinho e seco.

Só uma ou outra gota é que por vezes aparece no momento em que se retira a peça.
E essa gota é que eu limpo com o papel de cozinha no label. Se o fizesse no vinil ficaria manchado.

Ir para o topo Ir para baixo
Samuel Resendes
Membro AAP
Samuel Resendes


Mensagens : 1031
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 53
Localização : Ponta Delgada

Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti EmptyQui Ago 14 2014, 20:40

Rui Mendes escreveu:
A água com o dr. Wack sai naturalmente pela aspiração. O disco sai limpinho e seco.

Só uma ou outra gota é que por vezes aparece no momento em que se retira a peça.
E essa gota é que eu limpo com o papel de cozinha no label. Se o fizesse no vinil ficaria manchado.


Eu estava a dizer o seguinte, como eu não tenho aparelho de fazer Aspiração, eu deixo os discos escorrer no escorredor da Knosty e quando os vou guardar nas capas se ainda tiverem algum pingo ou resto de água eu limpo com papel de cozinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty
MensagemAssunto: Re: Solução realmente low cost para aspirar após a knosti   Solução realmente low cost para aspirar após a knosti Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Solução realmente low cost para aspirar após a knosti
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aspiração caseira após lavar na Knosti
» Após lavar os discos na knosti a batata frita continua
» Dr. Wack CW / a lavagem a bom preço...e outras mistelas.
» Aqui está a solução para os vossos problemas
» Pro-Ject apresenta solução de limpeza para vinil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: