Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Analog and Digital explained...the easiest way

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySex Nov 29 2013, 19:24

Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySex Nov 29 2013, 21:35


É fantástico o vídeo.

Mas na minha humilde prática, remexendo, agitando, baralhando e dando, ouvir os Beatles só me faz sentido em analógico! E vá se lá saber porquê?!...

Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySáb Nov 30 2013, 09:01

Eu também acho graça escutar Beatles em vinil, com os cracs e os pops e a estática e o choro e a flutuação e o grave colorido…todo os natais o faço na velha midi low-cost do meu sogro.
Lembra-me a minha infância.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySáb Nov 30 2013, 09:22

ricardo onga-ku escreveu:
Eu também acho graça escutar Beatles em vinil, com os cracs e os pops e a estática e o choro e a flutuação e o grave colorido…todo os natais o faço na velha midi low-cost do meu sogro.
Lembra-me a minha infância.

R
Não Ricardo, não quero ser induzido em erro pelo saudosismo do vinil ou dos giras, apenas certos cd,s dos Beatles entre outros, têm o "Virus" dos estúdios e da indústria que já tanto falámos.
Prefiro muito mais os cracs, pops do que uma "gritaria" por parte de certas edições em digital.

Como já tinhas salientado outrora, existiu nos estúdios do antigamente uma acentuação das médias altas frequências para corrigir alguns maus desempenhos de reprodutores. Daí fazer sentido os formatos únicos da altura para gravações da altura (não digitais). Hoje ouvidos em digital é mau, regra geral.

Actualmente já não é assim, já não existe essa acentuação das altas mas no entanto ainda aplicam a ridícula compressão. É enevitável. Que se lixe.

No entanto se houver vídeos, filmes ou programas digitais dos Beatles ou de qualquer outras Artes, serão bem vindos. As taxas de compressão não se aplicam aos olhos, pelo menos nos meus, míopes.Analog and Digital explained...the easiest way 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySáb Nov 30 2013, 12:45

O digital vs analógico no som é um tema que acho interessante.

Um dos factores que acho interessante é poder constatar ao longo de discussões do tema CABOS, não haver grande intervenção dos utilizadores de vinil. Sabemos que muitos dos giras têm os rca,s acopolados impedindo assim de trocas mas mesmo os que não têm não referem a trocas e experiências como grande parte dos consumidores e utilizadores do digital (CD). Nem cabos de interligação nem de coluna.

Parece haver no fenómeno compressão para os cd,s actuais, a procura dos utilizadores da extensão no agudo em certos cabos. Já nos cd,s antigos, (Beatles...), parece haver procura de cabos na atenuação dos agudos ou médias altas. Uma "faca de duas pontas".

Como o fenómeno compressão exagerada não existe no formato vinil a "liberdade sonora" não tende à procura de solução, cabos. Está tudo lá e tudo soa diferente.

Melhor remédio para exageros digitais; botãozinho para quem tem do TREBLE. Para acentuar e atenuar o crime explicito vindo dos estúdios.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way EmptySáb Nov 30 2013, 17:51

Pedro, eu estava a meter-me contigo.
Estou perfeitamente consciente dos problemas das más masterizações em CDs de pop e de rock como a compressão dinâmica, o volume exagerado e o clipping, ou o (des)equilíbrio tonal absurdo…

Mas atenção que esses fenómenos também existem em vinil.

Um abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Analog and Digital explained...the easiest way Empty
MensagemAssunto: Re: Analog and Digital explained...the easiest way   Analog and Digital explained...the easiest way Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Analog and Digital explained...the easiest way
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Spectrum Explained
» Vinyl Stylus Shapes Explained
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Dac Digital
» Entender o digital...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: