Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

  Gravador de Bobines Akai X 201D

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 17:07

Não sei o que se passa com o meu gravador de bobines mas o sinal de entrada de um dos canais está muito baixo em relação ao outro e as gravações ficam com pouco brilho, agudos pouco nitidos e as frequências mais baixas algo prolongadas, já limpei as cabeças mas parece-me que não houve melhoras nenhumas  se calhar chegou a altura de fazer uma revisão (ou algo mais), e como sou um zero nesse tipo de manutenções, não sei se será possível que me indiquem alguém que o possa fazer.

Desde já obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:17

Quando diz que o sinal de entrada de um canal está mais baixo refere-se à leitura visual nos VU's, ou apenas no resultado final da gravação?
Visualmente, as cabeças estão limpas, sem partículas coladas? Já experimentou com outra fita? Os cabos estão em condições? O problema surgiu de repente? Como é que o gravador lê as fitas anteriormente gravadas? Como num sistema áudio as variáveis abundam, as resposta a estas perguntas ajudam a limitar as possibilidades. Por vezes o problema é bem simples de resolver, nas outras nem por isso.
Desmagnetizar a cabeça de leitura/gravação parece ser o caminho imediato mais óbvio.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:49

Isso pode estar magnetizado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:51

Milton escreveu:
Isso pode estar magnetizado.

E isso poderá afetar só um canal?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:52

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Isso pode estar magnetizado.
E isso poderá afetar só um canal?
Não sei...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:54

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Isso pode estar magnetizado.
E isso poderá afetar só um canal?
Não sei...

Também não sei, mas tenho duvidas que seja a razão. Mas tentar não custa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyDom Nov 03 2013, 23:56

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Isso pode estar magnetizado.
E isso poderá afetar só um canal?
Não sei...
Também não sei, mas tenho duvidas que seja a razão. Mas tentar não custa.
Pode ser uma porrada de coisas...e o melhor é ele entregar aquilo a quem sabe.

Frias tens uma PM...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 00:00

Milton escreveu:
...e o melhor é ele entregar aquilo a quem sabe.



Depois de fazer o despiste aconselhado pelo agorgal, é sem duvida o melhor que tem a fazer.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 09:27

Obrigado por todas opiniões e sugestões, creio que depois de alguns testes aconselhados pelo "argogal" já cheguei a algumas conclusões continuo a achar que o meu gravador precisa realmente de uma revisão mas o problema não será dele, o problema está com a nova aquisição Thorens 318, agulha ou sector phono do amplificador, pois nos restantes periféricos depois de alguns ajustes limpezas etc... a coisa ficou aceitável, agora vou montar o meu outro gira o Technics SL3 com a ortofon 510 MK II e ver de quem é a culpa se do sector phono do amplificador Onkyo A 8870 ou da agulha Rata RP20 pois não me lembro de com o Tecnhics ter tido este problema embora tenha gravado muito pouco através dele pois quase todas as gravações foram feitas com o leitor de CD, é bastante mais fácil (com muita pena minha), arranjar amigos que nos emprestem CDs do que vinil.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 09:30

frias escreveu:
é bastante mais fácil (com muita pena minha), arranjar amigos que nos emprestem CDs do que vinil.


É o que faz as más companhias...lol! 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 13:55

Sobre os efeitos de uma cabeça magnetizada e a sua desmagnetização deixo aqui um documento interessante:

http://home.comcast.net/~mrltapes/mcknight_demag.pdf

Origem do documento: www.mrltapes.com

(Fica a administração do AAP com a liberdade de mover esta ligação para um tópico mais apropriado se assim o entender)


Última edição por agorgal em Seg Nov 04 2013, 14:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 13:57

agorgal escreveu:
Sobre os efeitos de uma cabeça magnetizada e a sua desmagnetização deixo aqui um documento interessante:

http://home.comcast.net/~mrltapes/mcknight_demag.pdf

(Fica a administração do AAP com a liberdade de mover esta ligação para um tópico mais apropriado se assim o entender)

Vou ja ler, obrigado.  Gravador de Bobines Akai X 201D 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 14:15

Acrescentei a origem do documento (www.mrltapes.com), contém mais informação pertinente sobre a gravação analógica em fita.
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 17:37

Olá

Agora já mais a sério para não restarem dúvidas fiz testes com mais rigor escolhi um disco com uma boa gravação e grandes diferenças de volume sonoro, a faixa para teste foi “The School of Instant Pain Including” do álbum Spartacus dos Triunvirat banda alemã dos anos 70.
Comecei por gravar a faixa num fita Maxell nova com o GD Tecnhnics SL-3 agulha Ortofon 510 Mk II e fiquei mais bem impressionado com o resultado final da gravação embora nota-se uma diferença de volume de som entre 10 a 20% entre a entrada de som e a reprodução, notei ainda alguma oscilação na velocidade da fita, tomei em atenção as medições dos VUs e utilizei os auscultadores para conseguir uma audição mais em pormenor, os agudos continuam algo tímidos e os graves um pouco prolongados não se notando a diferença entre canais que me tinha preocupado anteriormente levando-me a crer ser devido à má qualidade de gravação do disco que fiz o teste anterior em que realmente um canal foi gravado um pouco abaixo do outro não sei se por exigência da musica em si se por defeito técnico.
Depois troquei de GD passando para o Thorens TD318 com a Rata RP20 embora a captação fosse algo mais fraca (volume), em relação ao Tecnhnics a diferença era proporcional na reprodução.

Conclusões a que cheguei o meu gravador precisa mesmo de uma revisão vou providenciar isso.

Vou ter que arranjar forma de “substituir” o phono do meu amplificador por algo com mais ganho que equilibre o sinal com os outros periféricos (penso que seja possível com um pre de phono).

Estou também a pensar em fazer algumas alterações no Thorens (pois ainda é nova cá na casa), para conseguir equilibrar com o Tecnhnics em volume sonoro e em qualidade presentemente é ligeiramente inferior talvez devido à diferença das agulhas ou não (cabos etc..) isso será outro teste a fazer futuramente trocar as agulhas e cabos entre eles.

Fico a aguardar as vossas sugestões.

Sempre em busca de mais qualidade porque é esse o objectivo final.
Obrigado pelo vosso interesse.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptySeg Nov 04 2013, 17:46

A tua descisao de mandares fazer uma revisao, é sem duvida a melhor. Nada como um bom Dr. para o por fino.

Em relacao ao resto, esse gira vai-te agradar de certeza, assim tenhas um pré á altura das circunstancias.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince   Gravador de Bobines Akai X 201D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D EmptyTer Nov 05 2013, 11:51

António José da Silva escreveu:
A tua descisao de mandares fazer uma revisao, é sem duvida a melhor. Nada como um bom Dr. para o por fino.

Em relacao ao resto, esse gira vai-te agradar de certeza, assim tenhas um pré á altura das circunstancias.
E qual seria já agora o mais adaptado ao meu GD tendo como factor mais importante a relação preço qualidade.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
Conteúdo patrocinado





 Gravador de Bobines Akai X 201D Empty
MensagemAssunto: Re: Gravador de Bobines Akai X 201D    Gravador de Bobines Akai X 201D Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gravador de Bobines Akai X 201D
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre gravador de bobines
» AKAI X-201D Rejuvenescido
» Guia de compra: Gravador/Leitor Bobines
» Reparar Gravador de Bobines
» Procuro gravador de bobines

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: