Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Making Rumors, Ken Caillat.

Ir em baixo 
AutorMensagem
fjbl
Membro AAP


Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 58
Localização : Massamá

Making Rumors, Ken Caillat. Empty
MensagemAssunto: Making Rumors, Ken Caillat.   Making Rumors, Ken Caillat. EmptyQua Ago 28 2013, 22:52

Acabei recentemente de ler o livro “Making Rumors”, escrito por Ken Caillat, co-produtor e engenheiro responsável pela gravação e mixagem final do albúm “ Rumors”  dos Fleetwood Mac. É uma narrativa agradável e minuciosa de todo o processo de criação e produção deste trabalho icónico e globalmente conhecido. Além da abordagem relativa às peripécias de relacionamento entre todos os envolvidos, o autor descreve por vezes de forma bastante minuciosa, quer o processo criativo, quer o processo técnico de produção praticamente canção a canção, o que permite por exemplo, ler um capítulo e procurar através da audição da canção “ver” o processo técnico envolvido. Além disso a leitura permite conhecer como era na época o ambiente existente nos estúdios de gravação, muito diferente dos dias de hoje, pois na altura vivia-se práticamente dentro do estúdio; comiam, bebiam, descansavam, e consumiam a fim de alcançar a “ transcendência”.
A gravação do álbum durou práticamente um longo ano, o que na altura não era comum, mas o resultado final foi excelente, o sucesso de vendas e da crítica  projectou definitivamente o então práticamente desconhecido Ken Caillat para uma carreira auspiciosa. O trabalho também é conhecido pela sua excelência sónica , mérito de Caillat, que ainda teve o cuidado de deixar master tapes e cópias de 1ª geração em condições fabulosas.

Enfim,  acho que é uma leitura muito agradável e recomendável, recheada de  muitos aspectos curiosos acerca da banda e da produção do albúm.

Algumas curiosidades; sendo certo que o processo criativo foi mais ou menos colectivo (banda), o homem de estúdio da banda, criativo, meticuloso e obcecado pelos pormenores e perfeição foi   Lindsey Buckingham. A masterização do albúm foi feita no estúdio da Capitol Records, por Ken Perry , que inicialmente fez o “cut” de qualquer coisa como 146 laquers!!!!!!! (lado a+b). Chiça,  são muitos laquers para a prensagem inicial.   Aliás, Caillat, preocupado com o facto de ver acumulados pelo chão do estúdio as caixas dos laquers e ao saber por Perry que o ideal era que a metalização fosse realizada no mais curto período possível, a fim de evitar o fenómeno dos laquers  terem a tendência,  com o passar do tempo voltarem ao estado original, logo tratou de arranjar autorização para que a metalização fosse realizada num operador independente, perto do estúdio, em vez da fabrica normalmente utilizada pela Warner. Na verdade o ultimo toque pessoal de Caillat no álbum Rumors foi no mínimo peculiar, durante duas semanas transportou pessoalmente todos os dias os laquers, do local de masterização para a metalização.  Delicioso pormenor que os audiófilos agradecem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 54
Localização : Quinta do Anjo

Making Rumors, Ken Caillat. Empty
MensagemAssunto: Re: Making Rumors, Ken Caillat.   Making Rumors, Ken Caillat. EmptyQua Ago 28 2013, 22:59

Um álbum com bastantes peripécias a imagem de alguns outros. Contrariamente a outros álbuns deles, o som ainda não me convenceu, a não ser que a minha prensagem nipónica não seja grande espingarda, mas tive alguns UK. Parece-me que o Tango in the night está sónicamente mais bem conseguido. Tenho que os ouvir novamente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Making Rumors, Ken Caillat. 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Voltar ao Topo Ir em baixo
fjbl
Membro AAP


Mensagens : 420
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 58
Localização : Massamá

Making Rumors, Ken Caillat. Empty
MensagemAssunto: Re: Making Rumors, Ken Caillat.   Making Rumors, Ken Caillat. EmptyQua Ago 28 2013, 23:44

Pois, também concordo que o Tango in the Night tem um belissimo som. Produzido já em processo totalmente digital, mas é bom.
O Rumors, ao que sei, já foi objecto de cerca de 500 "cuts" o que naturalmente provoca alguma flutuação de qualidade, nem todas as prensagens farão a devida justiça à gravação original até porque se quisermos falar de edição maciça e industrial de vinil este é um dos casos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Making Rumors, Ken Caillat. Empty
MensagemAssunto: Re: Making Rumors, Ken Caillat.   Making Rumors, Ken Caillat. Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Making Rumors, Ken Caillat.
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: