Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage

Ir para baixo 
+16
Djlitss
Duarte Rosa
luis lopes
zaratustra
enxuto
nbunuel
EMCS
António José da Silva
jcl
Pierre
Rui Mendes
João da Bernarda
MicroGruas
fredy
Milton
Jorge.amorim
20 participantes
AutorMensagem
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 11:37

Bom dia a todos,

Desde há uns meses que tenho andado pelo forum mas só agora tive alguma disponibilidade para participar.

O meu percurso hifi até começou no analógico (com cassettes!) mas depois passou a ser puramente digital com a disseminação dos CDs. E nesse campo sempre tentei aproveitar o máximo que a tecnologia digital permitia e logo que se tornou possível deixei os CDs e passei para um setup baseado num computador ligado a um DAC Musical Fidelity. Isto há uns valentes anos, quando os DACs nao tinham ligações USB e poucos DACs havia no mercado.

Ao longo do tempo fui descobrindo que, mesmo com a ajuda de todas as novas funcionalidades user-friendly como os comandos remotos via iPad etc etc, toda a experiencia de audição baseada em sistemas digitais é extremamente impessoal. Passo a vida a consumir música e a catalogá-la e consigo descobrir uma quantidade absurda de artistas e estilos em pouco tempo.... mas a ligação com que fico a cada um é muito ténue. É muito diferente de quando comprava 1 CD por mês e gostasse mais ou menos, passava horas a ouvi-lo. Tinha mais tempo que música, hoje é o contrário!

Assim, e porque mesmo a nível sónico deixei de me importar com os detalhes e pureza asseptica do som (que hoje temos por garantida), passei a adoptar outra atitude:
uso os formatos digitais para decobrir musica, artistas, estilos e quando gosto mesmo de alguma coisa, compro em vinil, se houver. E assim cheguei ao AAP depois de comprar um Rega P5!

Em paralelo também há outra razão que me trouxe até ao AAP: o audio vintage. Hoje em dia, as colunas soam-me todas a hifi. Estou quase numa posição em que me revejo mais num sistema PA do que num sistema dito hifi.

E aproveito para partilhar o que o dono de uma loja de material profissional me disse alguém há uns meses atrás: hoje em dia já não há hifi. Há num extremo a audiofilia e no outro extremo boom-boxes para ipod e auscultadores/auriculares.

Ou seja, quem quer bom som tem de ser audiofilo. Aqui entra o equipamento vintage que me soa invariavelmente mais honesto que o hifi que hoje se faz. Creio que é a palavra certa. Tudo o que associamos hoje com hifi, mesmo umas bookshelf da monitor audio por exemplo, parece-me sempre uma tentativa esforçada de expor mais e mais detalhe e frequencias extremas. Mas o cerne da musica não esta aí... E se quiser precisão absoluta mais depressa recorro a umas monitoras profissionais, que custam uma fracção de um sistema audiofilo.

Muitas vezes me interrogo se a maioria dos audiofilos que procuram detalhe absoluto alguma vez ouviram umas monitoras profissionais.

Há uns meses ouvi umas bookshelf Pioneer com 20 anos. Um som enorme, honesto, generoso. Não soava a hifi mas sim a um concerto ao vivo. Eureka!

Dito isto... aproveito para partilhar que tenho uma enormissima curiosidade pela linha Heritage da Klipsch... Há algumas por aqui?

Um abraço a todos.

Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 12:01

Bem vindo ao AAP Jorge !! cheers

Tambem tenho curosidade em ouvir essas Klipsch.
Devias ouvir tambem as Tannoy SRM, se procuras honestidade é o que vais encontrar nestas colunas.
Tenho as srm 10b e acho-as fantasticas.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 12:36

Olá
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 468604
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 13:00

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146

Tenho por casa umas Sonus Faber Concerto..... mas....... o que oiço são umas JBL 4425 adquiridas em 93/4 e que me satisfazem plenamente!!!

tanto com transistor como com valvulas (push pull e /ou SET).

tenho umas bookshell pioneer que em audição a baixo volume e de companhia chegam perfeitamente.

em recuperação as Akai SW-130.

Mas adoro a minhas JBL monitor Studio 4425!!

(as sonus faber são bonitas mas falta vida!!)

mais uma vez bem vindo
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 13:18

Muito bem vindo... Partilho das mesmas experiências e opiniões . Pelos vistos somos uma grande minoria que se vai revelando com um descontentamento recorrente aos preconceitos e estereótipos impostos. Smile quase que cheira a política . Eu considero-me um guerrilheiro do som lutando contra os rancores desta industria chupista e viciada que acrescenta muito pouco nos dias que correm ! Smile lol Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 13:56

Acredito que muita gente se revê no primeiro post.

Eu sei que sou um deles.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 14:20

Jorge.amorim escreveu:

uso os formatos digitais para decobrir musica, artistas, estilos e quando gosto mesmo de alguma coisa, compro em vinil, se houver.


Olá bem vindo.

Atenção às novas edições em vinil, no que diz respeito ao pop/rock editado e reeditado. A maior parte são autênticos barretes sónicos.
Bandas contemporâneas não gravam masters para edição em vinil.
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 14:35

Exacto! Tem o pior dos dois mundos . Para quem se lembra das siglas são DDA .
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 14:48

Boa tarde a todos,

Já vi que vim ter ao sítio certo!

Por curiosidade cá vai uma foto das Pioneer a que me referia, umas CS-363.

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 681459980790103000303604-2561650-700_700

Pierre escreveu:


Olá bem vindo.

Atenção às novas edições em vinil, no que diz respeito ao pop/rock editado e reeditado. A maior parte são autênticos barretes sónicos.
Bandas contemporâneas não gravam masters para edição em vinil.

Obrigado pelo aviso, disso tenho noção. A maioria das gravações hoje em dia são feitas logo à partida no domínio digital portanto ter em vinil essas edições so tem mais valias do ponto de vista do sentimento de 'posse' de um suporte fisico. Mas mesmo assim é muito melhor que ter meia duzia de ficheiros perdidos num disco rigido no meio de milhares.

Mas dito isto até podem haver vantagens em relação a uma edição em CD se o vinil for prensado a partir de ficheiros de alta resolução. Aí teremos um som um pouco menos digital que o do CD Smile

E isto faz-me pensar que o vinil sempre foi um formato de alta resolução, ao contrário do CD. Mas bom, esta história já todos sabemos Smile

E sobre reedições é preciso ter cuidado claro, muitas vezes mais vale um disco usado com 20 anos e garantia de ser de masters analogicos.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 15:07

Jorge.amorim escreveu:
E sobre reedições é preciso ter cuidado claro, muitas vezes mais vale um disco usado com 20 anos e garantia de ser de masters analogicos.


Sim, era aí que queria chegar.

Já agora sobre colunas vintage, ando bastante curioso em colocar no meu pequeno espaço (12 m2) umas colunas de caixa selada. Resta saber se de três vias ou duas.
Há sugestões?
Ir para o topo Ir para baixo
jcl
Membro AAP



Mensagens : 954
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 15:48

Bem-vindo ao AAP, Jorge.

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:00

Bem vindo ao AAP. Que bela introdução. Cada vez existe mais malta à procura de um som mais vintage pela honestidade e menos "in your face" de alguns sistemas mais modernos. Felizmente que existem construtores hoje a adotar por esse equilibro, especialmente nas colunas. Um som real e um pouco mais definido que algum do material vintage.

Gostei da entrada caro Jorge e augura uma permanência longa e proveitosa. O AAP (que somos todos) só tem a ganha

Quanto ao vinil novo, muito dele, mesmo sendo no domínio digital, é bem mais competente do que o equivalente CD como me foi explicado pelo próprio Tim Turan aqui em Oxford. São masterizações diferentes e resoluções diferentes. Um mantém-se nos 16 e para vinil aproveita os 24.


Bem vindo. Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:11

Obrigado a todos pelas boas vindas.

Também creio que ficarei por terras analógicas Smile Aliás, comprei o meu rega à experiência e esperei até ter a certeza para comprar a respectiva PSU... e que diferença... Digamos que esse foi o meu ponto de compromisso para com o analógico.

O António José da Silva referiu algumas marcas que começam a ter uma filosofia diferente e lembrei-me imediatamente da Audio Note. Tive o primeiro contacto no último Audioshow e fiquei com muita vontade de confirmar as primeiras impressões.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:31

Sem querer exercer demasiada pressão, mas antes que a malta comece a pedinchar (são uns chatos), Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 933723 , que tal um tópico no "meu sistema" com as respetivas fotos? Isso é que era.... Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:40

António José da Silva escreveu:
São masterizações diferentes e resoluções diferentes. Um mantém-se nos 16 e para vinil aproveita os 24.


O João Ganho (Ganho do Som) refere que a masterização para vinil exerce uns cuidados totalmente destintos de uma masterização para CD, seja esta que resolução for.

Dei 20€ por uma nova reedição dos Beatles Sgt Pepper,s que é um desgosto em comparação a 16€ que dei por uma edição inglesa do mesmo lp, só que épocas diferentes. Tá-se logo a ver!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:47

Pierre escreveu:
António José da Silva escreveu:
São masterizações diferentes e resoluções diferentes. Um mantém-se nos 16 e para vinil aproveita os 24.


O João Ganho (Ganho do Som) refere que a masterização para vinil exerce uns cuidados totalmente destintos de uma masterização para CD, seja esta que resolução for.


Exatamente, foi o que escrevi. Masterização própria, só que em muitos casos a partir do master de 24 (ou mais).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:55

António José da Silva escreveu:


Exatamente, foi o que escrevi. Masterização própria, só que em muitos casos a partir do master de 24 (ou mais).

Não quero ser chato com este assunto mas é um sintoma geral...repara neste comentário entre outros sobre o LP de XX "Coexist" fonte Amazon:

As a vinyl fan however, I bought the Vinyl+CD Deluxe Edition and the extra cash spent for vinyl was a complete waste! The tracks are quite bass heavy, so this really should have been a double album - instead the dynamic range has been compressed and as a result sounds bland compared to the CD.





Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 16:57

Pierre escreveu:
António José da Silva escreveu:


Exatamente, foi o que escrevi. Masterização própria, só que em muitos casos a partir do master de 24 (ou mais).

Não quero ser chato com este assunto mas é um sintoma geral...repara neste comentário entre outros sobre o LP de XX "Coexist" fonte Amazon:

As a vinyl fan however, I bought the Vinyl+CD Deluxe Edition and the extra cash spent for vinyl was a complete waste! The tracks are quite bass heavy, so this really should have been a double album - instead the dynamic range has been compressed and as a result sounds bland compared to the CD.



Existe do excelente ao maus. Não se pode generalizar que é tudo mau. Como disse, se bem feito e aproveitando resoluções elevadas, pode ser bom.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
EMCS
Membro AAP
EMCS


Mensagens : 506
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 54
Localização : Perto do mar... Móóóó!!!

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:03

Pierre escreveu:
António José da Silva escreveu:


Exatamente, foi o que escrevi. Masterização própria, só que em muitos casos a partir do master de 24 (ou mais).

Não quero ser chato com este assunto mas é um sintoma geral...repara neste comentário entre outros sobre o LP de XX "Coexist" fonte Amazon:

As a vinyl fan however, I bought the Vinyl+CD Deluxe Edition and the extra cash spent for vinyl was a complete waste! The tracks are quite bass heavy, so this really should have been a double album - instead the dynamic range has been compressed and as a result sounds bland compared to the CD.






Na realidade parece que as produtoras querem é mandar o vinyl abaixo para valorizar a produção dos CD´s... A comercialização do mais fácil e o mais simples dentro do mais complicado... Uma estupenda estupefárdia para quem desconhece a verdade!!!
As rematerizações vêm as vezes dar cabo do Bom comt anta perfeição imperfeita!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:24

Sim, sem dúvida que muitas novas edições de vinil são feitas sem atenção às especificidades do formato e concentram-se apenas em explorar o lado fashion que o vinil por estes dias tem. É o preço que temos a pagar pela onda de revivalismo quanto ao vinil.

Ah, alguem falou sobre os XX... coincidencia...

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Fotografiac

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:26

Linda foto. Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:29

António José da Silva escreveu:
Sem querer exercer demasiada pressão, mas antes que a malta comece a pedinchar (são uns chatos), Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 933723 , que tal um tópico no "meu sistema" com as respetivas fotos? Isso é que era.... Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 491368

Para já a foto que tenho é esta. Fica a faltar o andar de phono (um simples cambridge) e a PSU Rega. Enquanto o sistema principal se constrói (está em projecto) uso umas monitora Yamaha ligadas a um pré de auscultadores.

O som mais 'ameno' do vinil conjugado com estas monitoras (um pouco agressivas) acaba por resultar bem.

Sei que o P5 merece mais que uma Elys2, talvez uma 1012gx para breve.

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Fotografia1v

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:31

Mais uma bonita foto. E esse prato é muito bom, especialmente o braço.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:53

António José da Silva escreveu:
Mais uma bonita foto. E esse prato é muito bom, especialmente o braço.

Foi o braço RB700 a razão que me levou a optar por um P5 e não por um RP3 da nova fornada.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 17:55

Jorge.amorim escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mais uma bonita foto. E esse prato é muito bom, especialmente o braço.

Foi o braço RB700 a razão que me levou a optar por um P5 e não por um RP3 da nova fornada.


E é uma excelente opção. Quanto a célula, não sou grande fã, mas há que ter em conta que convêm (quanto a mim) dar os passos certos e um de cada vez.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 21:06

António José da Silva escreveu:
Jorge.amorim escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mais uma bonita foto. E esse prato é muito bom, especialmente o braço.

Foi o braço RB700 a razão que me levou a optar por um P5 e não por um RP3 da nova fornada.


E é uma excelente opção. Quanto a célula, não sou grande fã, mas há que ter em conta que convêm (quanto a mim) dar os passos certos e um de cada vez.
E não é com a Goldring que vai lá chegar...Uma das piores células do mercado! uma simples AT95E dá uma banhada do tamanho da ponte 25 de Abril! (IMO)
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 21:26

Pierre escreveu:
Jorge.amorim escreveu:
E sobre reedições é preciso ter cuidado claro, muitas vezes mais vale um disco usado com 20 anos e garantia de ser de masters analogicos.


Sim, era aí que queria chegar.

Já agora sobre colunas vintage, ando bastante curioso em colocar no meu pequeno espaço (12 m2) umas colunas de caixa selada. Resta saber se de três vias ou duas.
Há sugestões?

Se for para usadas, nesse espaço, tive três de que gosto:

Rogers LS3/5a (as preferidas da minha esposa e são fenomenais);
Rega Kyte;
Focal 705V e 706V. aliás, agora tenho dois pares das 706V.


De chão, Royd Minstrel. Tanto as Royd como as Rogers aparecem pouco. Rega Kyte também, mas há as sucessoras R1 e RS1 que devem ser boas também e não são muito caras.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 21:47

enxuto escreveu:
Rogers LS3/5a (as preferidas da minha esposa e são fenomenais);
Rega Kyte;
Focal 705V e 706V. aliás, agora tenho dois pares das 706V.


De chão, Royd Minstrel. Tanto as Royd como as Rogers aparecem pouco. Rega Kyte também, mas há as sucessoras R1 e RS1 que devem ser boas também e não são muito caras.


Tenho as Rega Rs1 mas gostaria de experimentar colunas de maior porte - seladas. As Rogers (duas vias) já me foram aconselhadas várias vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 21:55

Seladas tive aqui umas Pioneer dos anos 80, fabricadas por cá.
Gostei, mas são dos meus pais.


Tens as RS1 paradas ou a funcionar?

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 21:57

Bem-vindo Jorge.

Saudações.

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 22:21

bem vindo Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Duarte Rosa
Membro AAP
Duarte Rosa


Mensagens : 2033
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 48
Localização : Abrantes

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 22:36

Bem vindo ao AAP Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146
Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQui Jun 06 2013, 23:26

Boas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySex Jun 07 2013, 09:39

enxuto escreveu:
Seladas tive aqui umas Pioneer dos anos 80, fabricadas por cá.
Gostei, mas são dos meus pais.

Aquelas CS 363 que coloquei uma foto também dizem 'made in portugal' Smile
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 00:34

enxuto escreveu:
Seladas tive aqui umas Pioneer dos anos 80, fabricadas por cá.
Gostei... ...

Estas também...
Do catálogo de 1986/7.
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8142
Pioneer, CS-970
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8143
A tocar, aqui atrás de mim...
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8145

Quem as quiser levar (sem stands), só tem que deixar 100,0 €€€...
1º dono, com papéis da compra!

clown

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 08:37

reirato escreveu:
enxuto escreveu:
Seladas tive aqui umas Pioneer dos anos 80, fabricadas por cá.
Gostei... ...

Estas também...
Do catálogo de 1986/7.
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8142
Pioneer, CS-970
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8143
A tocar, aqui atrás de mim...
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage IMG_8145

Quem as quiser levar (sem stands), só tem que deixar 100,0 €€€...
1º dono, com papéis da compra!

clown

king

Essas têm portico frontal. Não são seladas (caixa fechada)m
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 10:36

[quote="Pierre"][quote="reirato"]
enxuto escreveu:
Seladas tive aqui umas Pioneer dos anos 80, fabricadas por cá.

Essas têm portico frontal. Não são seladas (caixa fechada)m

Eu referia-me ao fabricadas por cá, não ao seladas.

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 10:44

Jorge.amorim escreveu:
Bom dia a todos,

Desde há uns meses que tenho andado pelo forum mas só agora tive alguma disponibilidade para participar.

O meu percurso hifi até começou no analógico (com cassettes!) mas depois passou a ser puramente digital com a disseminação dos CDs. E nesse campo sempre tentei aproveitar o máximo que a tecnologia digital permitia e logo que se tornou possível deixei os CDs e passei para um setup baseado num computador ligado a um DAC Musical Fidelity. Isto há uns valentes anos, quando os DACs nao tinham ligações USB e poucos DACs havia no mercado.

Ao longo do tempo fui descobrindo que, mesmo com a ajuda de todas as novas funcionalidades user-friendly como os comandos remotos via iPad etc etc, toda a experiencia de audição baseada em sistemas digitais é extremamente impessoal. Passo a vida a consumir música e a catalogá-la e consigo descobrir uma quantidade absurda de artistas e estilos em pouco tempo.... mas a ligação com que fico a cada um é muito ténue. É muito diferente de quando comprava 1 CD por mês e gostasse mais ou menos, passava horas a ouvi-lo. Tinha mais tempo que música, hoje é o contrário!

Assim, e porque mesmo a nível sónico deixei de me importar com os detalhes e pureza asseptica do som (que hoje temos por garantida), passei a adoptar outra atitude:
uso os formatos digitais para decobrir musica, artistas, estilos e quando gosto mesmo de alguma coisa, compro em vinil, se houver. E assim cheguei ao AAP depois de comprar um Rega P5!

Em paralelo também há outra razão que me trouxe até ao AAP: o audio vintage. Hoje em dia, as colunas soam-me todas a hifi. Estou quase numa posição em que me revejo mais num sistema PA do que num sistema dito hifi.

E aproveito para partilhar o que o dono de uma loja de material profissional me disse alguém há uns meses atrás: hoje em dia já não há hifi. Há num extremo a audiofilia e no outro extremo boom-boxes para ipod e auscultadores/auriculares.

Ou seja, quem quer bom som tem de ser audiofilo. Aqui entra o equipamento vintage que me soa invariavelmente mais honesto que o hifi que hoje se faz. Creio que é a palavra certa. Tudo o que associamos hoje com hifi, mesmo umas bookshelf da monitor audio por exemplo, parece-me sempre uma tentativa esforçada de expor mais e mais detalhe e frequencias extremas. Mas o cerne da musica não esta aí... E se quiser precisão absoluta mais depressa recorro a umas monitoras profissionais, que custam uma fracção de um sistema audiofilo.

Muitas vezes me interrogo se a maioria dos audiofilos que procuram detalhe absoluto alguma vez ouviram umas monitoras profissionais.

Há uns meses ouvi umas bookshelf Pioneer com 20 anos. Um som enorme, honesto, generoso. Não soava a hifi mas sim a um concerto ao vivo. Eureka!

Dito isto... aproveito para partilhar que tenho uma enormissima curiosidade pela linha Heritage da Klipsch... Há algumas por aqui?

Um abraço a todos.

Jorge

O que é essa coisa de um "som honesto"? scratch

R
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 13:46

O que quis dizer com essa expressao é que me da a sensação que a grande parte do hifi que se faz hoje se esforça por atingir determinados parâmetros em vez de se focar num som coerente como um todo embora não tao espectacular.

Para dar o exemplo muito simplista: coluna que tem agudos muito agressivos (outros podem chamar-lhes reveladores) e graves muito profundos mas que tem uma gama media pouco envolvente e expressiva. O oposto será uma coluna com uns medios fantasticos e um todo coerente mas em que os extremos de graves e agudos não estao presentes.

Isto é uma parte. A outra é que há muita coisa que me soa... A hifi. Não sei explicar mas parece afinada para soar bem com discos de teste e não com musica real.

Espero ter feito algum sentido. Alguem partilha?

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 14:27

E também uma honestidade timbrica que nem sempre existe. Claro que o timbre é algo subjetivo, mas cada um há-de ter aquele que aos seus ouvidos simula melhor que lhe esta gravado na memória comparativa como sendo o real.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 14:47

António José da Silva escreveu:
E também uma honestidade timbrica que nem sempre existe. Claro que o timbre é algo subjetivo, mas cada um há-de ter aquele que aos seus ouvidos simula melhor que lhe esta gravado na memória comparativa como sendo o real.

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 936335

E, depois há as manitas dos chamados engenheiros de som(?)...
Eles equalizam, eles remasterizam, eles apagam, eles ... ...

Só de me lembrar de uma célebre gravação dum concerto para piano do Glenn Gould, cuja versão comercial final é o resultado de, ao que li de ,umas vinte interpretações anteriores completas e das quais foram escolhidas ( segundo o critério conjunto do artista e dos engenheiros ) as diferentes secções necesárias para a peça completa!!...

E que viva a verdade artistíca e criativa!!
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 2900351820

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 15:17

Não querendo mistificar muito as coisas, uma coisa que acho que vcs quase o estão, penso que na década de oitenta ainda havia uma ou mais características que acho determinantes para um tipo de som (tone como se diz em inglês Smile hhehe ) ,,, que é: cones de papel não prensados feitos na Europa USA JAPAN com tolerâncias de bobine muito acima da media do que se faz hoje. Isto inclui cones para médios e agudos . Já repararam o preço que hoje um driver de agudos em papel da jbl custa usado no ebay ?!? Aqui vai alguma literatura:...
http://www.troelsgravesen.dk/JBL_LE26.htm
http://www.troelsgravesen.dk/JBL-L26.htm
http://www.ebay.com/itm/Vintage-JBL-LE25-4-Tweeters-Speakers-Pair-Exct-/130852401045?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item1e77692f95

Também nessa altura as ferrites eram muitos melhores, e ainda hoje podemos medi-las e estão muito perto do original ou mesmo a ~100%, coisa que não se passa hoje.
Tudo isto se reflecte no som e os nossos ouvidos não enganam. A única coisa que hoje poderá ser melhor são os condensadores de plástico usados mas mesmo assim nessa altura quando se usavam condensadores de óleo o resultado era muito acima da media.
Penso eu de que!
João
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 16:06

João da Bernarda escreveu:
Não querendo mistificar muito as coisas, uma coisa que acho que vcs quase o estão, penso que na década de oitenta ainda havia uma ou mais características que acho determinantes para um tipo de som (tone como se diz em inglês Smile hhehe ) ,,, que é: cones de papel não prensados feitos na Europa USA JAPAN com tolerâncias de bobine muito acima da media do que se faz hoje. Isto inclui cones para médios e agudos . Já repararam o preço que hoje um driver de agudos em papel da jbl custa usado no ebay ?!? Aqui vai alguma literatura:...
http://www.troelsgravesen.dk/JBL_LE26.htm
http://www.troelsgravesen.dk/JBL-L26.htm
http://www.ebay.com/itm/Vintage-JBL-LE25-4-Tweeters-Speakers-Pair-Exct-/130852401045?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item1e77692f95

Também nessa altura as ferrites eram muitos melhores, e ainda hoje podemos medi-las e estão muito perto do original ou mesmo a ~100%, coisa que não se passa hoje.
Tudo isto se reflecte no som e os nossos ouvidos não enganam. A única coisa que hoje poderá ser melhor são os condensadores de plástico usados mas mesmo assim nessa altura quando se usavam condensadores de óleo o resultado era muito acima da media.
Penso eu de que!
João


Poderá ser uma das razões. Aliás, bastantes fabricantes voltaram ao cone de papel. Se hoje se fazem ou não de grande qualidade, não sei, mas suspeito que pagando o preço certo (ou nestes casos, bem pago), decerto que se consegue ter qualidade. Muitas colunas são bastante dispendiosas devido aos drivers de qualidade e caixas bem estudadas e fabricadas.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 19:20

Nem só do papel se pode sacar bom som...

Os cones dos woofers das Blumenhofer são de um composto inovador sob o formato de uma espécie de sandwich conhecido como P2C® speaker cones...
Construidos com um polímero inovador, o VICTREX® PEEK polymer [ http://www.victrex.com/en/ ]

The Membran of the woofer is a new P2C® Sandwich-Membran consisting of 2 Peek® (Victrex) sheets with carbon inlay. Its characteristic is high stiffness and no resonances in the application spectrum

Blumenhofer Acoustics’ speakers
Victrex APTIV® films deliver superior performance and acoustics for Blumenhofer Acoustics’ speakers

Blumenhofer Acoustics’ develops HiFi speakers that are recognized worldwide for their unmatched high fidelity performance. The company is committed to continually improving the performance and acoustic quality of its speakers. It carefully selects and tests the highest quality materials and components available. From traditional materials, such as the wood used for the cabinets, to new high technology components such as Audio Technology Engineering’s (ATE) innovative P2C® speaker cones produced using a highly engineered composite structure made with Victrex APTIV® film made from VICTREX® PEEK polymer.

Thomas Blumenhofer, founder and owner of Blumenhofer Acoustics said, “We thoroughly tested ATE’s T180 P2C driver and were very impressed with its extremely precise and natural sound even at the highest power levels. The P2C speaker cone also exhibited a very linear frequency curve, especially when approaching the higher frequency ranges.”

Blumenhofer will deploy ATE’s T180 P2C driver design in its midrange/bass speakers of its ‘Satellite’ series and its new 2-way ‘FUN’ series, described by Blumenhofer, as ‘the world’s best speakers in their class.’

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Image_18-09-blumenhofer-speaker-165web
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 19:39

Até pode ser mas já vi tanta coisa dizer que é, e não é! Que só ouvindo.
J
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 20:14

reirato escreveu:
António José da Silva escreveu:
E também uma honestidade timbrica que nem sempre existe. Claro que o timbre é algo subjetivo, mas cada um há-de ter aquele que aos seus ouvidos simula melhor que lhe esta gravado na memória comparativa como sendo o real.

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 936335

E, depois há as manitas dos chamados engenheiros de som(?)...
Eles equalizam, eles remasterizam, eles apagam, eles ... ...

Só de me lembrar de uma célebre gravação dum concerto para piano do Glenn Gould, cuja versão comercial final é o resultado de, ao que li de ,umas vinte interpretações anteriores completas e das quais foram escolhidas ( segundo o critério conjunto do artista e dos engenheiros ) as diferentes secções necesárias para a peça completa!!...

E que viva a verdade artistíca e criativa!!
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 2900351820

king

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptySáb Jun 08 2013, 20:29

Jorge.amorim escreveu:
O que quis dizer com essa expressao é que me da a sensação que a grande parte do hifi que se faz hoje se esforça por atingir determinados parâmetros em vez de se focar num som coerente como um todo embora não tao espectacular.

Para dar o exemplo muito simplista: coluna que tem agudos muito agressivos (outros podem chamar-lhes reveladores) e graves muito profundos mas que tem uma gama media pouco envolvente e expressiva. O oposto será uma coluna com uns medios fantasticos e um todo coerente mas em que os extremos de graves e agudos não estao presentes.

Isto é uma parte. A outra é que há muita coisa que me soa... A hifi. Não sei explicar mas parece afinada para soar bem com discos de teste e não com musica real.

Espero ter feito algum sentido. Alguem partilha?

Abc

Agora já percebo e concordo (apenas não com a designação "honestidade").

Mas parece-me importante distinguir quais as causas de um "mau" som, que pode resultar de "manipulações" da resposta de frequências, de erros de desenho e concepção ou, no caso das colunas, de características inerentes aos próprios altifalantes.

Ao contrário de muitos audiófilos eu não penso que seja impossível obter um som melhor do que há 20 ou 30 anos recorrendo a materiais e tecnologias modernas.
Pode é dar-se o facto de que os fabricantes têm conhecimentos reduzidos ou interesses mais importantes.
A supracitada Blumenhofer parece-me, após breve visita ao site, um bom exemplo de um fabricante "desorientado", for want of a better word.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyDom Jun 09 2013, 23:23

Bem vindo ao grupo Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage 96146
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge.amorim

Jorge.amorim


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyTer Jun 11 2013, 16:40

Caro Ricardo, adorei o video e o exemplo e demonstra bem como muitas vezes mistificamos a ideia de pureza e do "master tape" absoluto. Quantos master tapes teria essa sessao? Ou sera que não é possivel sequer definir o master tape absoluto?

É neste contexto que a procura do detalhe absoluto me parece absurda (e eu ja passei por lá). É como ouvir uma cantora de jazz que com um equipamento mais preciso nos parece estar a sussurrar aos ouvidos tal é o nivel de detalhe. Mas sera q faz sentido? Seria possivel em alguma sitiacao ter um artista a sussurrar-nos aos ouvidos?

E os concertos ao vivo não usam PA's não-audiofilos? Devemos seleccionar os concertos a que vamos consoante a qualidade dos PAs usados? Perguntamos à entrada se estao a usar cabos mais frios ou mais quentes?

O que quero dizer com isto é que uma gravacao é um cristalizar de um numero sem fim de variaveis aleatorias que depois sao re-interpretadas no processo de mastering etc e portanto quando vejo a industria a focar-se na revelacao de pormenores e subtilezas... Sinto-me sempre desconfortavel. Será que os PA's num concerto ao vivo respeitam o timbre dos instrumentos do mesmo modo que muitos de nos tentamos respeitar em casa? :-)

Por isso quando ouço mais detalhes num cd do que num vinil acabo por menosprezar esse aspecto. Importa-me mais a envolvencia geral do som analogico e o ritual. Isso sim transforma completamente uma audicao!
Ir para o topo Ir para baixo
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Apresentação Jorge Amorim   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage EmptyQua Jun 12 2013, 01:12

Muito bem vindo!

Quanto à exposição inicial, alguns pontos merecem-me as seguintes considerações:

"E aproveito para partilhar o que o dono de uma loja de material profissional me disse alguém há uns meses atrás: hoje em dia já não há hifi. Há num extremo a audiofilia e no outro extremo boom-boxes para ipod e auscultadores/auriculares."

Parece-me a mim que hoje em dia temos acesso por via de diferentes mercados e tecnologias, a todo o tipo de equipamentos. Cada qual pode "vestir-se" como quiser. Gastar muito, pouco ou nada. Comprar vintage, semi-novo, novo e futurista. Mesmo os mini-sistemas e boom-boxes há-as de todos os tipos, feitios e qualidade.

A generalização de que hoje em dia todo o HIFI tem uma proeminência no detalhe e extremo agudo entende-se mas não é rigorosa. A imensidão de construtores/marcas é tanta que fica complicado fazer generalizações. Não me parece que Dunlavy, Tannoy, Castle, Audio Physic, Morel para referir algumas e que nem são as mais esotéricas, têm uma apresentação do som que considero genericamente correcta. Mas há outras e de outras topologias. Nas fontes e Amplificação é igual. Os cabos e acessórios são outra história e tem outros requintes de malvadez...

"uma tentativa esforçada de expor mais e mais detalhe e frequencias extremas. Mas o cerne da musica não esta aí..."

Aqui voltamos ao Psicoacústico. A audição é feita com todo o corpo, o cérebro é que processa os sons que captamos a começar nos estímulos que nos chegam aos ouvidos e depois passam pelo tímpano, cóclea, células receptoras de som, nervos e etc... Todos os sons são importantes, não importa a frequência, o que se passa é que somos mais sensíveis por razões antropológicas a uma determinada gama de frequências, mas é sabido que a presença das outras frequências é importante para a forma como integramos depois e processamos o que escutamos. Isto não significa que se justifique per se demasiado enfoque nos extremos das frequências mas o seu contrário também não é completamente rigoroso.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage   Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Em busca da Honestidade musical no Analógico e Vintage
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo MUSICAL FIDELITY - Sistema Vintage Serie ELEKTRA, muito completo!
» N O V O P R E Ç O = MUSICAL FIDELITY - Sistema Vintage Serie ELEKTRA, muito completo!
» Tube Amp HIFI VMP ST35 (made by vintage musical parts - PORTUGAL)
» Pensas que tens graça?
» Em busca de DG

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: