Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
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| | Father, Mother, Stampers | |
| | Autor | Mensagem |
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fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 61 Localização : Massamá
| Assunto: Father, Mother, Stampers Ter Jun 04 2013, 23:09 | |
| Neste fórum ligado ao analógico a maioria dos foristas tem uma noção do processo de fabrico do vinil. No entanto havia um pormenor (pelo menos para mim) que não era muito claro; a partir de uma masterização e subsequente laquer, quantos stampers e consequentes cópias de vinil se obtêm?
O texto foi retirado de uma "masterhouse" actual, a Aardvark Record Mastering e embora não haja provavelmente uma norma rigida em termos numéricos, pelo menos dão uma ideia dos quantitativos envolvidos. Curiosa a opção de " 2 ou 3 passos" que provavelmente não era utilizada nos velhos tempos. Mais surpreendente para mim é o facto do nº de "mothers" que podem ser obtidos, pensei que não excediam as 3 unidades, mas também pode ter havido evolução nesta matéria. Esgotados os quantitativos descritos é necessário fazer um "recut" do vinil e respectiva remasterização.
Plating: A. The plater coats the master disk with a thin layer of silver. This is then electroplated with nickel to about 15 thousandths of an inch thick. When the metal is separated from the master disk, the metal that was facing the disk now has protruding ridges where the grooves were. This plate is called the FATHER plate.
B. The FATHER plate is plated again. The resulting plate when separated becomes a metal duplicate of the master disk with grooves again. This plate is called the MOTHER plate. The MOTHER can be played on a turntable to check for errors in mastering or plating.
C. In a two step process, the FATHER plate is converted into a STAMPER, the MOTHER is shelved for future use.
D. In a three step process, the MOTHER is plated to make the STAMPER plates.
E. One FATHER can produce 10 MOTHERs. One MOTHER can produce 10 STAMPERs. One STAMPER can produce about 1000 vinyl records. Therefore, a two step process can produce a maximum of about 11,000 records before a remastering has to be done, and a three step process can produce up to about 100,000 vinyl records before remastering.
F. Advantages of the three step process: 1. More records may be produced without remastering. 2. When silver is used on the master disks, there may be some leftover silver on the FATHER plate that can cause some noise. In the two step process, this silver is removed, however, some may remain. The three step process will not have any residual silver on the STAMPERs. If there is noise caused by silver, a new stamper can be pulled from the MOTHER, and there will be no silver residue. 3. In the cutting process, the edge of the groove forms a small ridge called a horn. This horn can catch the vinyl in the record press causing "non-fill" where the vinyl doesn’t quite fill between the grooves, and will cause a crackling sound. Polishing the MOTHER plate will remove this ridge, and the vinyl will flow properly between the grooves. 4. We always suggest the two step process because of the savings over the three step process, and if problems arise, the MOTHER can be used to determine if there was a problem in plating or mastering.
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Father, Mother, Stampers Ter Jun 04 2013, 23:18 | |
| - fjbl escreveu:
- ...é necessário fazer um "recut" do vinil e respectiva remasterização.
Penso que nem sempre se faz a rematerização para esse passo. Muitas vezes são usadas as masters finais (já masterizadas) para essa finalidade, penso eu de que... Bela informação. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Father, Mother, Stampers Ter Jun 04 2013, 23:23 | |
| Se essa empresa só faz 1000 por cada stamper, é bastante louvável pois um stamper é capaz de bastante mais. Claro que com alguma perda de qualidade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | fjbl Membro AAP
Mensagens : 420 Data de inscrição : 25/11/2011 Idade : 61 Localização : Massamá
| Assunto: Re: Father, Mother, Stampers Qua Jun 05 2013, 00:15 | |
| - António José da Silva escreveu:
- fjbl escreveu:
- ...é necessário fazer um "recut" do vinil e respectiva remasterização.
Penso que nem sempre se faz a rematerização para esse passo. Muitas vezes são usadas as masters finais (já masterizadas) para essa finalidade, penso eu de que...
Bela informação. Pois, aqui entramos numa questão mais técnica do que entendemos por remasterização. Antigamente em analógico, quando se criava o 1ª laquer através do cut produzido pela maquinaria técnica adequada (mesa de corte), gravava-se em tape essa operação. Era a denominada master tape de produção que era replicada (cópias) e distribuida por todos os interessados em replicar o cut original. Essas tapes retêm obviamente todas as opções técnicas do masterizador em termos de compressão, limitação, equalizações etc, etc, etc. O masterizador tira notas de todo o processo envolvido, ou seja de todas as manipulações importantes que realizou, de modo a que seja possível duplicar o "cut" original . As mesas de corte e respectivas cabeças, assim como a electrónica associada (muitas vezes feita à medida de cada masterhouse) têm um caracter unico e dificílmente repetível, pelo que quando uma cópia da master tape de produção chega às mãos de quem queira fazer o cut de vinil (em outro país por exemplo) como não possuí (por norma) a mesma tecnologia, toma decisões e acertos diferentes na tentativa de obter um resultado similar. Isto claro, se quiser ser fiel ao original, porque pode não o querer, seja por razões técnicas ou puramente estéticas. Salvo melhor opinião, este processo para mim tem um nome ; masterização. Estes pormenores são um dos factores (entre outros) que contribuem para existirem diferenças por vezes assinaláveis (sónicamente) entre as edicões de diferentes países ou masterhouses. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Father, Mother, Stampers Qua Jun 05 2013, 00:23 | |
| - fjbl escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- fjbl escreveu:
- ...é necessário fazer um "recut" do vinil e respectiva remasterização.
Penso que nem sempre se faz a rematerização para esse passo. Muitas vezes são usadas as masters finais (já masterizadas) para essa finalidade, penso eu de que...
Bela informação. Pois, aqui entramos numa questão mais técnica do que entendemos por remasterização.
Antigamente em analógico, quando se criava o 1ª laquer através do cut produzido pela maquinaria técnica adequada (mesa de corte), gravava-se em tape essa operação. Era a denominada master tape de produção que era replicada (cópias) e distribuida por todos os interessados em replicar o cut original. Essas tapes retêm obviamente todas as opções técnicas do masterizador em termos de compressão, limitação, equalizações etc, etc, etc. O masterizador tira notas de todo o processo envolvido, ou seja de todas as manipulações importantes que realizou, de modo a que seja possível duplicar o "cut" original .
As mesas de corte e respectivas cabeças, assim como a electrónica associada (muitas vezes feita à medida de cada masterhouse) têm um caracter unico e dificílmente repetível, pelo que quando uma cópia da master tape de produção chega às mãos de quem queira fazer o cut de vinil (em outro país por exemplo) como não possuí (por norma) a mesma tecnologia, toma decisões e acertos diferentes na tentativa de obter um resultado similar. Isto claro, se quiser ser fiel ao original, porque pode não o querer, seja por razões técnicas ou puramente estéticas. Salvo melhor opinião, este processo para mim tem um nome ; masterização. Estes pormenores são um dos factores (entre outros) que contribuem para existirem diferenças por vezes assinaláveis (sónicamente) entre as edicões de diferentes países ou masterhouses.
Exatamente. Neste caso, referia-me sendo a mesma casa a querer fazer mais do mesmo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
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