Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Meu amplificador 40W RMS DIY

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Décio Sammartino
Membro AAP
Décio Sammartino


Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 58
Localização : São Paulo

Meu amplificador 40W RMS DIY Empty
MensagemAssunto: Meu amplificador 40W RMS DIY   Meu amplificador 40W RMS DIY EmptySeg Abr 29 2013, 18:22

Bom dia aos colegas do fórum,
Resolvi partilhar um dos meus amplificadores preferidos que construí em 1981 quando ( há muito tempo ) fazia curso técnico em eletrônica. Foi interessante, porque tínhamos um projeto a executar a cada ano para conseguir a aprovação necessária. No primeiro ano, montamos um pequeno 'injetor de sinais" que na época era utilizado para consertos em etapas amplificadoras. No segundo iniciamos a montagem do amplificador descrito abaixo, que era finalizado no terceiro ano. No quarto ano montávamos uma TV (acreditem preto e branca) que era o "top" para um estudante na época.
Com o passar do tempo, modifiquei o projeto tirando alguns componentes e acrescentando outros, a fim de melhorar a resposta e o amortecimento.
Utilizo ele até hoje com muito gosto (tanto que estou montando outro) e também tenho em projeto um Jean Hiraga na fase de chassis.
É muito simples, responde até 40 Khz com um bom ganho e uso em meu pré de phono sem "receio nenhum".
A montagem é "espartana" ( como todas as minhas, mas funcional). Usa transistores baratos 2N3055 e com um ótimo desempenho. Não fiz uma fonte de alimentação tão "potente", pois para 40W calculei uma quantidade de joules suficiente para uma boa "performance".
Amo o som dos transistores e esse "classe A" de pura emoção.
Para quem gosta do DIY aí vão as fotos:
Aqui o painel;











Meu amplificador 40W RMS DIY 032zzMeu amplificador 40W RMS DIY 032zz





Meu amplificador 40W RMS DIY 034rqi
Aqui os transistores 2N3055 que depois foram substituídos. Certa vez liguei ao gerador de áudio para "tirar a curva de resposta" e por descuido o volume estava muito alto, causando a queima de dois transistores. No total são quatro, sendo dois por canal.
https://2img.net/r/ihimizer/img594/9664/035rd.jpg
Meu amplificador 40W RMS DIY 036mqp

Aqui a sua placa e fonte de alimentação. Interessante que, na época era muito caro colocar um transformador toroidal ( não tinha dinheiro para isso ) então resolvi "anular" as forças magnéticas pelo princípio dos campos magnéticos contrários. Usei então dois transformadores colocados defasados em 180º para que um anulasse o campo magnético do outro. Nunca vi isso em nenhum outro amplificador, mas deu certo!! Os transformadores não geram nenhum ruído e eu dividi a voltagem pelos dois componentes. Precisava de 40 volt´s totais com 3 A ( 120W ) então "tirei" 40 volt´s utilizando dois transformadores com 20V x 3A ligados em SÉRIE!! Funcionou he he he...
Meu amplificador 40W RMS DIY 037ga
Meu amplificador 40W RMS DIY 038eq
Meu amplificador 40W RMS DIY 041lqc
Aqui uma "visão geral" de tudo dentro da caixa... Não é uma caixa muito grande, tem aproximadamente o tamanho de uma caixa de sapatos pequena. Adotei um desenho não convencional para a época, porque todos os conectores, volume, fusível e cabo A/C estão colocados no painel. Muitos odeiam isso...
Meu amplificador 40W RMS DIY 044ik
Aqui o esquema elétrico que mantenho dentro da caixa, afinal se necessário um conserto, sei que está lá dentro ( muitas vezes sequer lembro os circuitos que montei, "apago' a memória para caber "mais espaço'... he he he...)

Meu amplificador 40W RMS DIY 047pzMeu amplificador 40W RMS DIY 047pz
E interessante o que um simples amplificador "classe A" pode fazer, com transistores tão baratos....
Agora monto uma "nova versão" depois de muitos anos. Nesse vou colocar um controle remoto de volume para não precisar "levantar para aumentar e diminuir o som".
Aqui está a caixa dele ( de madeira mesmo com os transistores e os dissipadores),
Meu amplificador 40W RMS DIY 024gu
Meu amplificador 40W RMS DIY 025cj
Meu amplificador 40W RMS DIY 026wn
Meu amplificador 40W RMS DIY 030au

Um abraço a todos e espero que tenham gostado!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Meu amplificador 40W RMS DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Meu amplificador 40W RMS DIY   Meu amplificador 40W RMS DIY EmptySeg Abr 29 2013, 19:37

Eh, eh...essas montagens trazem-me saudade dos tempos em que tambem agarrava no ferro de soldar para fazer umas coisitas....
Meu amplificador 40W RMS DIY 22692 Meu amplificador 40W RMS DIY 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Décio Sammartino
Membro AAP
Décio Sammartino


Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/04/2012
Idade : 58
Localização : São Paulo

Meu amplificador 40W RMS DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Meu amplificador 40W RMS DIY   Meu amplificador 40W RMS DIY EmptyTer Abr 30 2013, 00:02

Milton escreveu:
Eh, eh...essas montagens trazem-me saudade dos tempos em que tambem agarrava no ferro de soldar para fazer umas coisitas....
Meu amplificador 40W RMS DIY 22692 Meu amplificador 40W RMS DIY 754215

Boa noite Milton,
Bom no meu caso, uso as montagens para relaxar... Não adianta é impossível ficar "de folga" sem projetar algo, experimentar um novo circuito, uma nova montagem, ou mesmo ficar sem "lavar' um disco.
O "negócio" é por a "cabeça" para trabalhar... Também amo a eletrônica e no final das contas acabo por ficar fora do "circuito" dos produtos comerciais... Sei lá, uma "doença" ou um "estilo" talvez...
Até mais!
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

Meu amplificador 40W RMS DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Meu amplificador 40W RMS DIY   Meu amplificador 40W RMS DIY EmptySeg Jun 10 2013, 20:31

Viva Décio,

obrigado por partilhares

Também gosto muito de amplificadores classe A com Mosfets.

Tens muitos bons projetos também do Senhor Nelson Pass

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu amplificador 40W RMS DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Meu amplificador 40W RMS DIY   Meu amplificador 40W RMS DIY Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu amplificador 40W RMS DIY
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Amplificador de 1ª
» Pré amplificador e a amplificador de potência vintage Akai
» Marantz 140 amplificador e Marantz 3200 pré amplificador
» Sanyo TP-1005U
» Amplificador Little Dot I

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: