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 À descoberta dos gira discos !...

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À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: A motricidade por correia   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 19:01

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Belt1f
A motricidade por correia


Na realidade esta técnica é mais uma espécie de "filosofia aplicada", do que um simples meio de tracção, quando aplicado ao dominio do gira discos. A motricidade a roda, pelo seu principio semi-directo, (motor/roda/prato) em contacto permanente, obriga a utilisar motores potentes pois a estabilidade de rotação é directamente ligada, à capacidade de tracção do motor. A utilisação do prato como "volante de inercia" é pouco eficaz, pois a roda està em contacto permanente com o prato e com o motor, o que trava a inercia do prato. Trata-se de uma motricidade linear, aonde a estabilidade é feita do equilibrio entre peso do prato e potência do motor. As leis da "redução" pois o prato tém um diâmetro superior à roda, obrigam o motor a rodar muito depressa (entre 1000 e 1800 rpm), o que aumenta o nivel de vibração e obriga a utilisar motores equilibrados dinamicamente, e obrigatoriamente muito caros a produzir. Com a correia esta filosofia vai mudar radicalmente, o que vai abrir novos horizontes de concepção. O objectivo é de utilisar motores pequenos e de deixar o prato funcionar como um "volante de inércia", a potência do motor servindo apenas a compensar, a travagem natural do prato pelo atrito eixo/chumaçeira. Como não hà intermediario entre o motor e o prato, a velocidade de rotação do motor pode ser mais baixa, e a sua potência muito mais pequena, o que é uma enorme avantagem vibratoria como veremos mais abaixo.
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Belt2

Pode parecer estranho, que na aparência, ninguém tenha compreendido as avantagens da motricidade por correia, durante os anos sessenta. Mas, à quarenta anos atràs sabiamos menos coisas que hoje, e parece-me humano de levar (algum) tempo a compreender a totalidade de um fenomeno. A percepção imediata das coisas complexas, sò os génios, os visionàrios e os artistas conseguem atingir, e não vamos pedir aos fabricantes de se classificar em nenhuma delas, mesmo se hà alguns génios e visionàrios na historia do audio. Como jà disse, a simplicidade do sistema, levou as marcas a ver esta técnica, simplesmente como uma maneira evidente de produzir giras mais baratos. Se é certo que ao nivel profissional este tipo de tração, não corresponde às necessidades especificas de arranque imediato e etc (e ainda depende...), ao nivel doméstico a situação é complétamente diferente. A motricidade por correia ofereçe uma gama de possibilidades e astucias de utilisação, que sò a imaginação e a competência podem limitar. Esta técnica acoplada à suspensão, pode verdadeiramente ofereçer um nivel técnico excelente, e resolver vàrios problemas de leitura. Vamos là ver juntos as diferentes variantes da motricidade por correia, assim que as avantagens e inconvenientes:
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Correia

Como podem ver pelas imagens, a aplicação da correia pode ser feita de vàrias maneiras. A primeira utilisação pela Philips em 1950 (Fig.1), ainda é muito influenciada pela roda, pois a correia esfrega o prato na periferia, o que permite o movimento. Mas logo depois, a técnica adoptada é de afastar o motor e de fazer rodar o prato com a correia à volta deste (fig.2), e assim vàrias topologias são, ou vão ser possiveis com o tempo. Paralelamente a esta técnica apareçe a suspensão, que vai permitir de isolar quase complétamente o motor, do plano suporte do prato. O gira a roda era monolitico, o que quer dizer que o prato e o motor estavam fixos no mesmo plano, este ultimo sendo isolado por borrachas anti-vibração. Com a correia, a geometria do gira vai ser "repensada", e dividida em dois blocos para generalisar. Uma placa que possede o eixo/chumaçeira e o braço em fixação rigida e desacoplada do corpo por uma suspensão, e o chassis aonde o motor està fixado. Graças a esta astucia o rumble vai descer em flecha, pois as vibrações do motor vão ser filtradas pela correia e pela suspensão. Uma nova geração de giras vém de nascer, vamos là ver isto no detalhe:
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Belt3

As avantagens da correia como vém de ser dito são vàrias, pois a separação do motor em relação ao plano do prato, limita a transmissão das vibrações de rotação do motor, e a correia pela estructura elastica (borracha) filtra também estas mesmas vibrações. Como o motor é mais pequeno, pois muito menos potente, e roda a uma velocidade inferior, este mesmo produz muito menos vibrações de rotação (mesmo quando é de fraca qualidade e não equilibrado). A suspensão isola os orgãos de leitura prato/braço/célula das vibrações externas, que estas sejam mecânicas ou por via aérea. Isto dà como resultado que o terrivel "rumble", vai fundir como neve ao sol, e este parâmetro permite à célula de ler com precisão os sucalcos que não são acessiveis com niveis de rumble importantes (por causa do curto-circuito de amplitude), e de permitir niveis sonoros na sala sem efeito "larsen", muito superiores. A estrutura aberta da motricidade por correia vai permitir geometrias diferentes de concepção, como a separação do motor em relação ao gira (Verdier, Avid, VPI, etc), a utilisação de correias, chatas, redondas, quadradas, multiplas, em fio (Verdier), ou em fita magnética etc. Vamos poder utilisar vàrias técnicas de acoplagem como a tracção por sub prato, pela periferia de prato, desacoplada por polia intermediaria ou por "volante de inércia" etc. Todas estas astucias, tém qualidades e defeitos, mas permitem de provar a multitude de possibilidades desta motricidade.

Os inconvenientes são multiplos também, pois nada é perfeito. A acoplagem "elàstica" cria solavancos de tração, pois quando o motor tira a correia estica e depois volta ao seu estado normal, e isto a cada mudança de polo do motor. A fraca potência do motor não pode lutar contra as "micro-travagens" de leitura, e sò o peso do prato pela inércia pode ajudar. As vibrações de tracção são multiplas e agravadas pela suspensão, pois o motor puxa em permanência o prato, que estando suspendido vai oscilar horizontalmente, o que provoca erros de leitura e de separação dos canais. Este ultimo, sendo o inconveniente mais grave desta técnica, e que sò mais tarde serà resolvido...
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Belt4
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 19:08

Mais uma crónica para o fim de semana, a juntar às dos imortais do Jazz recentes. As duas merecem tempo para ler, apreciar e assimilar.

Obrigado TD124 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 19:12

Caro TD124,
Muito obrigado por este verdadeiro tratado sobre os giradiscos em vários capítulos, que tenho acompanhado muito atentamente
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 20:44

Bravo À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 Mais uma excelente incursão nas profundezas da origem.

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Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  À descoberta dos gira discos !... - Página 2 6xxboo


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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 21:56

Mais uma "lição" emocionante, obrigado!

Fez-me revisitar o tópico da análise à velocidade dos giras: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3296-analise-a-velocidade-dos-giras

Um abraço,
Ricardo
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 22:45

António José da Silva escreveu:
Bravo À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 Mais uma excelente incursão nas profundezas da origem.


Caro António na qualidade de administrador poderias juntar todos os textos, compilados, num único post imutável?

Tornava mais fácil a leitura destes brilhantes textos! À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215

Abraço
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 22:53

Alexandre Vieira escreveu:
António José da Silva escreveu:
Bravo À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 Mais uma excelente incursão nas profundezas da origem.


Caro António na qualidade de administrador poderias juntar todos os textos, compilados, num único post imutável?

Tornava mais fácil a leitura destes brilhantes textos! À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215

Abraço
Isso já foi falado entre nòs e está nos nossos planos faze-lo , talvez no final da "saga".
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Abr 16 2013, 23:44

para o top dos upgrades do Micro Seiki RX5000 este era/é o sistema completo

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Img0502qt



o primeiro rx5000 funcionaria como "atenuador" das más influencias do motor (RY 5000) e ao mesmo tempo a inercia ajudaria a establizar a rotação (flywheel) do segundo RX5000.

Mas tambem havia o HS-80, um flywheel que ajudava somente na estabelizaçao da rotação.

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Hs80m



À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Hs801

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui maio 02 2013, 18:05

Antes de mais, que nunca será de mais, os meus sinceros Parabens e humildes agradecimentos ao TD124 pelos textos mestrados que me levaram para o infinito vicio pelos GDs (algo de que fui completamente assaltado).

Aproveito para dizer que tenho tido uma luta incansável no sentido de obter o final equilibrio do meu modificado TD166mk5 e depois destes sabios e excelentes textos até me sinto constrangido de escrever seja o que for...mas como me sinto em familia direi que sou um filho rebelde com vontade de crescer e sem medo de errar, por isso tenho feito uma trapalhada do caraças a apertar e a desapertar as porcas das 3 molas do meu GD no sentido de eliminar o roçar do prato no batente que tem por baixo e então subi aos 10mm o prato embora de vez em quando quando arranca ainda roça mas basta pressionar um pouco as molas para ficar silencioso...Agora tenho as molas mais duras e não sei se esse aspeto influencia negativamente o efeito de absorção das molas mas por outro lado sinto que horizontalmente tem mais estabilidade e separa bem os canais. Outra dificuldade prende-se com o nivel do braço em relaçaõ ao prato que pelas medições parece ter um ligeiro desnivel de trás para a frente do braço e não estou a vêr como fazer descer a parte trás do braço para obter o nivelamento total...e se isso está a prejudicar a agulha !! De resto estou completamente de acordo com o nivel silencioso que este metodo implica...

Bem Haja
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui maio 02 2013, 19:15

Caro TD 124.
Muito obrigado por mais esta viagem deliciosa. Por apreciar muito a leitura de umas 4 ou 5 crónicas aqui do AAP, esta uma delas, gosto de as ler com o tempo necessário para as disfrutar e entranhar...
Por razões de trabalho, quase 3 semanas foram necessárias para ler a última aventura À descoberta dos gira discos !... - Página 2 809774

Mas nem que fosse 3 anos, vale sempre a pena ler estas reflexões escritas sem outra intenção que não a da partilha. E isso ainda faz apreciar mais as palavras.

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 2900351820
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui maio 02 2013, 22:48

ansioso pela continuação do amigo TD 124

aguardo À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692
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MensagemAssunto: Os anos setenta...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 10:42

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos1k

Contexto historico

Os anos setenta vão ser vão ser uma época de revoluções no mundo da alta fidelidade, e isto tanto a nivel tecnologico que conceptual e ou ideologico. Também vai ser a unica década, aonde as três tecnologias de motricidade dos giras (roda, correia e directa), vão coexistir durante um certo tempo. Mas os dias estão contados para a roda, pois o Direct Drive vai portar um golpe fatal a esta tecnologia, mesmo no dominio professional. Os japoneses estão prestes a atingir uma victoria total sobre o audio ocidental, e a poder saborear o fruto do trabalho produzido durante os quinze anos passados. Os giras a roda eram puras màquinas mecânicas e os a correia de uma certa maneira também, ora que a motricidade directa vai embarcar muita electronica, dominio no qual os japoneses tinham progredido muito, e produziam a fraco custo. Se os anos sessenta foram dos alemães na gama média, pois inundaram o mundo de Dual, Elac e Braun, esta década vai anunciar a mudança do vento, e o futuro vai ser definitivamente japonês.  A motricidade directa vai permitir de fabricar aparelhos mais leves, que funcionam em todos os continentes sem mudança de pulias ou de motor e com caixas em plastico, o que permite uma produção intensiva e a baixo custo, contra a qual nenhum pais ocidental vai poder resistir.
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos2s

È sobretudo a EMT que vai sofrer durante cinco anos, pois o SP10 mk1 da Technics apesar de possuir uma eléctronica pouco eficaz em regulação da velocidade (taquimetro), custa relativamente barato e é tão bem fabricado que muitas estações e estudios vão se equipar com esta màquina. Ao mesmo tempo a ergonomia dos aparelhos profissionais da Technics e da Sony  que vém de entrar no baile, é muito boa e podem rivalisar com a EMT a vàrios niveis de qualidade. A grande firma alemâ tinha compreendido o interesse de diminuir as peças em movimento num gira (baixar a frequência de resonância), o que explica o interesse pela correia desde os anos sessenta, e a fusão com a Thorens que culminou com a criação do TD 125 (jà com uma regulação electronica). A EMT sabe que a unica maneira de sobreviver face às màquinas japonesas é de fazer melhor, mas a saida do SP10 mk2 com uma eléctronica de corrida e do TTS-6000 da Sony complicam ainda mais a capacidade de contra-ataque dos alemães. Mas em 1975 a EMT apresenta o "EMT Plattenspieler 950", e prova de novo ao mundo e à maneira deles ou seja, sem concessões algumas, que no dominio professional eles são os patrões. O 950 possui a melhor eléctronica de regulação do momento, uma fabricação mecânica exemplar e uma ergonomia fabulosa, que vai estabelecer novos codigos no dominio. Os alemães vão conseguir alcançar o sésamo que os japoneses procuravam sem encontrar, que era a criação de um sinal de grande estabilidade e independente das condições exteriores, afim de basear a regulação do motor com grande fineza e estabilidade. Mas, pouco tempo depois os japoneses vão integrar o quartzo como elemento gerador do sinal, e o DirectDrive alcança a idade adulta num tempo recorde, pois estamos apenas a metade dos anos setenta. Firmas como a Denon vão construir màquinas fabulosas como o DP100 com o objectivo de destronar o EMT 950, mas sò a Sony vai conseguir essa proeza graças ao “milagroso” PX-9, mas no fim da década ou seja, tarde!... muito demasiado tarde.
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos3h

Entretanto ao nivel da Alta-Fidelidade o Direct Drive controlado a quartzo, deu asas novas a esta tecnologia, e todos os construtores japoneses, possédem um ou vàrios modelos disponiveis e isto de maneira, a cobrir todos niveis do mercado da entrada até ao topo de gama. Os dias da correia pareçem estar contados, e a roda moribunda està prestes a falecer, o que se vai produzir com o fecho de produção do Garrard 401 em 1976. A nobre e altiva marca britânica que acompanhou a segunda guerra mundial com o 201, marcou o mundo da “broadcast” desde 1953 com o 301, vai fechar as portas em silêncio mas de cabeça levantada, pois sabendo perfeitamente, que as marcas morrem mas os mitos não... Sò a Lenco é que vai continuar a produzir o L-80, ainda uns anitos, mas o gira a roda faz figura de tractor num mundo de carros de corrida. A superioridade técnica da motricidade directa a quartzo, decima pouco a pouco todas as marcas ocidentais, incapazes de rivalisar neste dominio técnologico e eléctronico, e o futuro pareçe escrito para os japoneses mas, um grão de areia inesperado vai modificar a visão do mundo e criar a ambiguidade que bloca a supremacia do Direct Drive. Uma pequena firma escocesa fez em 1972 um gira a correia, que em aparência não é nada mais do que um Thorens TD 150 amelhorado, mas que na realidade é “filosoficamente” muito mais que uma simples copia. O Linn LP12 (Sondek de nome gaélico...) é o herdeiro da tradição britânica da mecânica dos giras, e neste aspecto o digno filho dos Garrard, pois ele perpétua uma visão diferente, pessoal e radical da leitura dos vinilos. Num mundo inundado por aparelhos cheios de eléctronica e com ergonomias bem pensadas, o LP12 com o 33rpm como unica velocidade e a motricidade por correia, mas fabricado com os melhores materiais e construido com tolerâncias relojoeiras, vai tomar o mundo a contrapé, e ser a màquina que bloqueia a supremacia do Direct Drive e inicia uma nova visão do audio. A Linn vençe no dominio no qual a EMT/Thorens e outros falharam, ou seja, ela dà o titulo de nobreza à tecnologia da correia a contraplaca suspendida, coisa que o TD125, 160, 166 e outros AR não conseguiram alcançar, e abre a via a uma nova geração de giras que vão nascer, tendo como fio condutor a originalidade, a pertinência e o radicalismo...
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos4b

Um ano apenas apòs a saida do LP12 uma outra marca britânica ainda mais pragmatica, vai sair um gira que vai marcar até aos dias de hoje a historia, e evidentemente trata-se do Rega Planar. Desta vez o minimalismo é rei, e este gira sem suspensão e de uma simplicidade biblica, mas de uma beleza intemporal, vai fazer ainda mais vacilar as convições da industria japonesa. Na realidade é a “filosofia indirecta” que acompanha estas màquinas que vai criar a duvida, pois os ingleses vão opor à analise tradicional e objectiva dos giras (medida), uma anàlise puramente subjectiva (escuta), e isto vai ser uma verdadeira revolução!!!. Num mundo aonde a qualidade dos aparelhos era definida pela fabricação, pelos materiais utilisados e pelo rumble, estabilidade de rotação, etc..., o aparecimento da qualidade da escuta como parâmetro fundamental de anàlise, vai baralhar complétamente as cartas e representar um novo desafio para os niponicos. Mas os japoneses vão reagir quase imediatamente, e é na cultura deles que vão encontrar as soluções, pois na realidade o “subjectivismo” foi criado nos anos sessenta pela escola audiofila japonesa. Marcas como a Micro-Seiki, Sansui, Luxman, Trio/Kenwood e mais tarde Nakamichi vão realisar aparelhos de uma qualidade objectiva/subjectiva magnifica, tendo como fio condutor a motricidade directa, assim que eléctronicas, mecânicas e suspensões rivalisando de inteligência e de qualidade entre elas. O japão vai fazer como a alemanha fez na década precedente vivendo entre deus e o diabo, e à excepção de Micro-Seiki, quase todos os construtores fabricam modelos de grande nivel técnico e subjectivo, ao mesmo tempo que inundam o mercado com modelos em plastico de nivel muito fraco. Esta situação vai criar uma ambiguidade que não permite de classificar as marcas japonesas de “audiofilas”, e somente uns quantos construtores niponicos atingem a reputação mundial que mereçem, no topo de gama...
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos5o

Mas a brecha està feita e o futuro serà o combate entre a escola japonesa da motricidade directa e a ocidental por correia. Uma certa forma de “tratado das tordesilhas dos giras” vai ser o motor da oposição que ocuparà o mundo da Alta-Fidelidade no final desta década. Os ocidentais vão rivalisar de pertinência, inteligência e mesmo de manha, afim de conquistar o cimo da montanha e novas marcas (algumas efémeras) como a Gale, Well Tempered, Heybrook, Oracle e mesmo Bang & Olufsen vão acompanhar a Linn, Rega e Thorens nos afrontamentos contra os potentes exércitos niponicos feitos da Trio/Kenwood, Sony, Luxman, Micro-Seiki, Pioneer, Denon, JVC, Technics, Sansui, CEC, entre outros. Algumas das mais belas màquinas da historia nasçeram nesta época, e é necessario constatar, que tanto de um lado como do outro a nobreza e a vontade de fazer avançar o mundo da leitura dos vinilos, são os pilares intelectuais. O dualismo que não existiu entre a motricidade por roda e a correia, vai atigir um nivel paroxistico com a correia/direct-drive, à frente dos olhos fatigados e moribundos do Lenco L80. Sò o sempre eterno "EMT Plattenspieler 930", que vacilou vàrias vezes em 25 anos  mas, resistiu sempre aos ataques do TD124 e depois do SP10 e outros Sony e Denon, em velho sàbio guerreiro contempla a guerra correia/DD, do alto do pedestral dos mitos imaculados, intocàvel e estrangeiro a qualquer forma de dualismo, sozinho no reino dos deuses pois sò à lugar para um!. Este aparelho sabe que a motricidade por roda desaparecerà com ele, e com ele serà o mundo do vinilo tal qual é conhecido que acabarà. O céu assombriu-se para os giras no fim da década, e a luta intelectual pela técnica tornou-se em luta de sobrevivência, pois o que està nesse momento em jogo é a morte anunciada do mundo analogico...
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 11:38

:oo--oo:Mais um degrau nesta "stairway to heaven"
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 12:08

TD124 escreveu:
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Contexto historico

Os anos setenta vão ser vão ser uma época de revoluções no mundo da alta fidelidade, e isto tanto a nivel tecnologico que conceptual e ou ideologico. Também vai ser a unica década, aonde as três tecnologias de motricidade dos giras (roda, correia e directa), vão coexistir durante um certo tempo. Mas os dias estão contados para a roda, pois o Direct Drive vai portar um golpe fatal a esta tecnologia, mesmo no dominio professional. Os japoneses estão prestes a atingir uma victoria total sobre o audio ocidental, e a poder saborear o fruto do trabalho produzido durante os quinze anos passados. Os giras a roda eram puras màquinas mecânicas e os a correia de uma certa maneira também, ora que a motricidade directa vai embarcar muita electronica, dominio no qual os japoneses tinham progredido muito, e produziam a fraco custo. Se os anos sessenta foram dos alemães na gama média, pois inundaram o mundo de Dual, Elac e Braun, esta década vai anunciar a mudança do vento, e o futuro vai ser definitivamente japonês.  A motricidade directa vai permitir de fabricar aparelhos mais leves, que funcionam em todos os continentes sem mudança de pulias ou de motor e com caixas em plastico, o que permite uma produção intensiva e a baixo custo, contra a qual nenhum pais ocidental vai poder resistir.
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È sobretudo a EMT que vai sofrer durante cinco anos, pois o SP10 mk1 da Technics apesar de possuir uma eléctronica pouco eficaz em regulação da velocidade (taquimetro), custa relativamente barato e é tão bem fabricado que muitas estações e estudios vão se equipar com esta màquina. Ao mesmo tempo a ergonomia dos aparelhos profissionais da Technics e da Sony  que vém de entrar no baile, é muito boa e podem rivalisar com a EMT a vàrios niveis de qualidade. A grande firma alemâ tinha compreendido o interesse de diminuir as peças em movimento num gira (baixar a frequência de resonância), o que explica o interesse pela correia desde os anos sessenta, e a fusão com a Thorens que culminou com a criação do TD 125 (jà com uma regulação electronica). A EMT sabe que a unica maneira de sobreviver face às màquinas japonesas é de fazer melhor, mas a saida do SP10 mk2 com uma eléctronica de corrida e do TTS-6000 da Sony complicam ainda mais a capacidade de contra-ataque dos alemães. Mas em 1975 a EMT apresenta o "EMT Plattenspieler 950", e prova de novo ao mundo e à maneira deles ou seja, sem concessões algumas, que no dominio professional eles são os patrões. O 950 possui a melhor eléctronica de regulação do momento, uma fabricação mecânica exemplar e uma ergonomia fabulosa, que vai estabelecer novos codigos no dominio. Os alemães vão conseguir alcançar o sésamo que os japoneses procuravam sem encontrar, que era a criação de um sinal de grande estabilidade e independente das condições exteriores, afim de basear a regulação do motor com grande fineza e estabilidade. Mas, pouco tempo depois os japoneses vão integrar o quartzo como elemento gerador do sinal, e o DirectDrive alcança a idade adulta num tempo recorde, pois estamos apenas a metade dos anos setenta. Firmas como a Denon vão construir màquinas fabulosas como o DP100 com o objectivo de destronar o EMT 950, mas sò a Sony vai conseguir essa proeza graças ao “milagroso” PX-9, mas no fim da década ou seja, tarde!... muito demasiado tarde.
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos3h

Entretanto ao nivel da Alta-Fidelidade o Direct Drive controlado a quartzo, deu asas novas a esta tecnologia, e todos os construtores japoneses, possédem um ou vàrios modelos disponiveis e isto de maneira, a cobrir todos niveis do mercado da entrada até ao topo de gama. Os dias da correia pareçem estar contados, e a roda moribunda està prestes a falecer, o que se vai produzir com o fecho de produção do Garrard 401 em 1976. A nobre e altiva marca britânica que acompanhou a segunda guerra mundial com o 201, marcou o mundo da “broadcast” desde 1953 com o 301, vai fechar as portas em silêncio mas de cabeça levantada, pois sabendo perfeitamente, que as marcas morrem mas os mitos não... Sò a Lenco é que vai continuar a produzir o L-80, ainda uns anitos, mas o gira a roda faz figura de tractor num mundo de carros de corrida. A superioridade técnica da motricidade directa a quartzo, decima pouco a pouco todas as marcas ocidentais, incapazes de rivalisar neste dominio técnologico e eléctronico, e o futuro pareçe escrito para os japoneses mas, um grão de areia inesperado vai modificar a visão do mundo e criar a ambiguidade que bloca a supremacia do Direct Drive. Uma pequena firma escocesa fez em 1972 um gira a correia, que em aparência não é nada mais do que um Thorens TD 150 amelhorado, mas que na realidade é “filosoficamente” muito mais que uma simples copia. O Linn LP12 (Sondek de nome gaélico...) é o herdeiro da tradição britânica da mecânica dos giras, e neste aspecto o digno filho dos Garrard, pois ele perpétua uma visão diferente, pessoal e radical da leitura dos vinilos. Num mundo inundado por aparelhos cheios de eléctronica e com ergonomias bem pensadas, o LP12 com o 33rpm como unica velocidade e a motricidade por correia, mas fabricado com os melhores materiais e construido com tolerâncias relojoeiras, vai tomar o mundo a contrapé, e ser a màquina que bloqueia a supremacia do Direct Drive e inicia uma nova visão do audio. A Linn vençe no dominio no qual a EMT/Thorens e outros falharam, ou seja, ela dà o titulo de nobreza à tecnologia da correia a contraplaca suspendida, coisa que o TD125, 160, 166 e outros AR não conseguiram alcançar, e abre a via a uma nova geração de giras que vão nascer, tendo como fio condutor a originalidade, a pertinência e o radicalismo...
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Um ano apenas apòs a saida do LP12 uma outra marca britânica ainda mais pragmatica, vai sair um gira que vai marcar até aos dias de hoje a historia, e evidentemente trata-se do Rega Planar. Desta vez o minimalismo é rei, e este gira sem suspensão e de uma simplicidade biblica, mas de uma beleza intemporal, vai fazer ainda mais vacilar as convições da industria japonesa. Na realidade é a “filosofia indirecta” que acompanha estas màquinas que vai criar a duvida, pois os ingleses vão opor à analise tradicional e objectiva dos giras (medida), uma anàlise puramente subjectiva (escuta), e isto vai ser uma verdadeira revolução!!!. Num mundo aonde a qualidade dos aparelhos era definida pela fabricação, pelos materiais utilisados e pelo rumble, estabilidade de rotação, etc..., o aparecimento da qualidade da escuta como parâmetro fundamental de anàlise, vai baralhar complétamente as cartas e representar um novo desafio para os niponicos. Mas os japoneses vão reagir quase imediatamente, e é na cultura deles que vão encontrar as soluções, pois na realidade o “subjectivismo” foi criado nos anos sessenta pela escola audiofila japonesa. Marcas como a Micro-Seiki, Sansui, Luxman, Trio/Kenwood e mais tarde Nakamichi vão realisar aparelhos de uma qualidade objectiva/subjectiva magnifica, tendo como fio condutor a motricidade directa, assim que eléctronicas, mecânicas e suspensões rivalisando de inteligência e de qualidade entre elas. O japão vai fazer como a alemanha fez na década precedente vivendo entre deus e o diabo, e à excepção de Micro-Seiki, quase todos os construtores fabricam modelos de grande nivel técnico e subjectivo, ao mesmo tempo que inundam o mercado com modelos em plastico de nivel muito fraco. Esta situação vai criar uma ambiguidade que não permite de classificar as marcas japonesas de “audiofilas”, e somente uns quantos construtores niponicos atingem a reputação mundial que mereçem, no topo de gama...
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Fotos5o

Mas a brecha està feita e o futuro serà o combate entre a escola japonesa da motricidade directa e a ocidental por correia. Uma certa forma de “tratado das tordesilhas dos giras” vai ser o motor da oposição que ocuparà o mundo da Alta-Fidelidade no final desta década. Os ocidentais vão rivalisar de pertinência, inteligência e mesmo de manha, afim de conquistar o cimo da montanha e novas marcas (algumas efémeras) como a Gale, Well Tempered, Heybrook, Oracle e mesmo Bang & Olufsen vão acompanhar a Linn, Rega e Thorens nos afrontamentos contra os potentes exércitos niponicos feitos da Trio/Kenwood, Sony, Luxman, Micro-Seiki, Pioneer, Denon, JVC, Technics, Sansui, CEC, entre outros. Algumas das mais belas màquinas da historia nasçeram nesta época, e é necessario constatar, que tanto de um lado como do outro a nobreza e a vontade de fazer avançar o mundo da leitura dos vinilos, são os pilares intelectuais. O dualismo que não existiu entre a motricidade por roda e a correia, vai atigir um nivel paroxistico com a correia/direct-drive, à frente dos olhos fatigados e moribundos do Lenco L80. Sò o sempre eterno "EMT Plattenspieler 930", que vacilou vàrias vezes em 25 anos  mas, resistiu sempre aos ataques do TD124 e depois do SP10 e outros Sony e Denon, em velho sàbio guerreiro contempla a guerra correia/DD, do alto do pedestral dos mitos imaculados, intocàvel e estrangeiro a qualquer forma de dualismo, sozinho no reino dos deuses pois sò à lugar para um!. Este aparelho sabe que a motricidade por roda desaparecerà com ele, e com ele serà o mundo do vinilo tal qual é conhecido que acabarà. O céu assombriu-se para os giras no fim da década, e a luta intelectual pela técnica tornou-se em luta de sobrevivência, pois o que està nesse momento em jogo é a morte anunciada do mundo analogico...

Gostei de ler e saber de mais umas coisas, sim senhor! Parabéns TD 124!
Mas... não acredito no desaparecimento do mundo analógico. Cada vez mais será protegido pelos puristas, e além disso, o próprio valor, não só a nível histórico como também comercial. A prova está nos novos fabricantes que vão aparecendo após o domínio dos direct-drive, sem desconsiderar estes.
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 13:50

PAINTER escreveu:
TD124 escreveu:
 O céu assombriu-se para os giras no fim da década, e a luta intelectual pela técnica tornou-se em luta de sobrevivência, pois o que està nesse momento em jogo é a morte anunciada do mundo analogico...



Gostei de ler e saber de mais umas coisas, sim senhor! Parabéns TD 124!
Mas... não acredito no desaparecimento do mundo analógico. Cada vez mais será protegido pelos puristas, e além disso, o próprio valor, não só a nível histórico como também comercial. A prova está nos novos fabricantes que vão aparecendo após o domínio dos direct-drive, sem desconsiderar estes.

O tempo que o td124 reflete no seu belo texto é o final da decada de 70, e nessa altura o mundo analógico estrebuchava.
Acredito até que nos anos seguintes , com incidencia no fim da decada de 80 e principio de 90, terá havido momentos de produção zero ao nivel do analogico...
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 14:03

Excelente, é um previlégio poder ler histórias destas. Obrigado td124.
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 14:31

Milton escreveu:
PAINTER escreveu:
TD124 escreveu:
 O céu assombriu-se para os giras no fim da década, e a luta intelectual pela técnica tornou-se em luta de sobrevivência, pois o que està nesse momento em jogo é a morte anunciada do mundo analogico...






Gostei de ler e saber de mais umas coisas, sim senhor! Parabéns TD 124!
Mas... não acredito no desaparecimento do mundo analógico. Cada vez mais será protegido pelos puristas, e além disso, o próprio valor, não só a nível histórico como também comercial. A prova está nos novos fabricantes que vão aparecendo após o domínio dos direct-drive, sem desconsiderar estes.




O tempo que o td124 reflete no seu belo texto é o final da decada de 70, e nessa altura o mundo analógico estrebuchava.
Acredito até que nos anos seguintes , com incidencia no fim da decada de 80 e principio de 90, terá havido momentos de produção zero ao nivel do analogico...



E talvez ném sequer Milton! A historia vai nos dizer nos proximos capitulos... Wink

Até+
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 15:29

Soberbo!!! Como sempre!À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215

Obrigado pela partilha!!!
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 16:42

Obrigado por este novo episódio da guerra dos mundos. Primeiro os mundos dos motores e dos continentes, e dentro em breve os mundos das ideologias...

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 16:43

Este pode não ser o melhor tópico do AAP, mas não há outro melhor... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 491368
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 21:35

Rui Mendes escreveu:
Este pode não ser o melhor tópico do AAP, mas não há outro melhor... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 491368

Por acaso acho o tópico o principal, falar da evolução cultural e técnica do disco vinil, com discussões divergentes e convergentes. Eu posso entender uma coisa como vejo, e ao ler ou trocar palavras de conhecimento convosco... até posso mudar de ideias, n'é?
Estamos aqui pelo mesmo, cultivamos o culto do vinil!!! Não é assim?
Com humor, com seriedade, gosto de vir aqui (AAP). Bem hajam vocês todos!
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Jun 13 2013, 21:54

Mais uma lição de como bem passar o conhecimento. Muitos podem saber, mas não são muitos que o sabem transmitir com esta qualidade. Parabéns Paulo.À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215

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MensagemAssunto: A motricidade directa...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 12:45

A motricidade directa
     
Concrétamente a motricidade directa ou “direct-Drive”, consiste a fixar o prato directamente no eixo do motor, este ultimo rodando à velocidade de 33 ou 45 rpm. Esta técnica permite de reduzir dràsticamente as peças em movimento e historicamente pertençe legalmente à Thorens, mesmo se a primeira aplicação foi o Garrard 201 nos anos trinta. Criticada ou adulada, esta tecnologia de gira-discos divide os audiofilos e isto desde o nascimento destes aparelhos. Uns vêem nela uma grande falta de nobreza, isto sendo devido à mecânica simples e ou, à eléctronica (complexa) embarcada, ora que outros consideram esta tecnologia como o apogeu do desenvolvimento historico dos giras, e a técnica mais perfeita no dominio da estabilidade de rotação. Evidentemente, e como sempre, os dois estão enganados e tém razão ao mesmo tempo... vamos là ver então o que faz destas maquinas, algo tão à parte no mundo dos gira discos.

O “Direct-drive” nasce da analise das técnicas de motricidade precedentes e da compreensão dos limites, ou desavantagens destas ultimas. O numero de peças em movimento para fazer rodar o prato é um problema desde sempre, pois isto cria resonâncias multiplas e muito dificeis a eliminar. Se fizer-mos uma analise do Thorens TD124, vamos ver que este aparelho posséde quatro pontos (eixos) em movimento permanente, que são; o motor, a roda intermediaria, a roda de tração e o prato. Cada um destes eixos vai criar uma resonância propria, a frequências diferentes que se acumulam e acabam por produzir a “cacofonia” que dà pelo nome de “rumble”, na lingua da sua majestade. Em comparação a motricidade directa sò posséde um ponto (eixo) em movimento permanente, ou seja “quatro vezes menos” do que o TD124,  três vezes menos do que um Garrard 301 e duas vezes menos do que o Linn LP12. Ao mesmo tempo a fraca rotação do motor, que roda a 33 1/3 e a 45 rpm, cria muito menos vibrações do que um motor a roda (1800 rpm) e mesmo do que um motor a correia (200 rpm), o que representa outro ponto forte.

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Zb1t
 
Jà sinto alguns de entre vòs se dizer, que as resonâncias das outras técnicas podem ser  limitadas pela qualidade do maquinamento das peças. De uma parte é verdade, mas é uma verdade aparente apenas, pois o preço a pagar pelo “relativamente fraco” rumble do TD124 é a equilibragem dinâmica de todas as peças em movimento e uma grande precisão de fabricação e de ajustagem, o que custa extremamente caro a produzir. Ora um “direct drive” feito com as mesmas tolerâncias vai produzir muito menos rumble e isto a um preço muito mais baixo, o que representa uma avantagem a todos niveis. Esta técnica pelo fraco rumble produzido, vai permitir a ausência de suspensão (mesmo se existem alguns com suspensões muito refinadas), o que representa outra avantagem suplementar ao nivel da escuta, pois elimina mais uma resonância. Visto sobre este ângulo, a filosofia da motricidade directa é praticamente perfeita e representa um grande passo para a frente na tecnologia dos gira-discos. Efectivamente, e isto é vàlido ainda hoje, a motricidade directa apresenta caracteristicas no papel superiores a todas as outras técnicas, mas a realidade é bem diferente, e são as deficiências praticas e conceptuais desta tecnologia que vão determinar os seus defeitos e limites...

O primeiro limite de ordem pratica é o motor, pois é praticamente impossivel de fabricar um motor que rode (naturalmente estàvel), a rotações tão fracas. È preciso ver que o prato estando fisicamente ligado ao motor, o minimo erro de rotação deste ultimo é transmitido directamente e multiplicado pelo diâmetro do prato. A unica solução (limitando as peças em movimento) é de “obrigar” o prato a rodar devagarinho, graças a uma assistência eléctronica. Isto é vàlido, tanto para os motores em corrente alternativa (sincronos ou AC) que para os em corrente directa (DC), mesmo se para estes ultimos o problema seja diferente. Ora estabilisar um motor é dificil, mesmo quando este roda à sua velocidade nominal, e torna-se muito complicado quando é necessario, ainda por cima, controlà-lo a uma velocidade baixa (com passo irregular). Estes problemas vão ser aperfeiçoados, e alguns mesmo eliminados, durante os dez a douze anos de reino desta tecnologia. È sobretudo a eléctronica que vai evoluir e assim permitir a esta técnica de se tornar madura.

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 Ag1x

A primeira regulação utilisada é do tipo taquimetro, ou seja como um indicador de velocidade de um carro. O sistema mede o tempo que o prato leva a rodar entre dois pontos e depois acelera ou trava electronicamente o motor para estabilisar a velocidade. O problema desta técnica (Technics SP10 MK I) é que o prato està sempre a oscilar a mais ou a menos à volta da velocidade teorica, e que sò apòs vàrias horas de funcionamento continuo a rotação se estabilisa. Para evitar este problema, uma outra solução é de criar um sinal de frequência extremamente estàvel, e de obrigar o motor a rodar de uma maneira sincrona a este sinal. È o caso do Technics SP10 MK II, mas é sobretudo a EMT que consegue esta proeza graças a um gerador de sinal de uma estabilidade em temperatura fantàstica, mas com um preço de fabricação extremamente elevado. Mas a aparição do “Quartzo” como gerador de impulsos no meio dos anos setenta, vai democratisar a eléctronica e impor-se como o meio universal de regulação da velocidade. A elèctronica atinge niveis sublimes de refinamento, ao ponto de suavisar a transição entre polos do motor, conduzindo a erros de rotação não medivéis.

A aparição dos motores “passo a passo” do tipo informàtica nos anos setenta abre novas perspectivas à motricidade directa, pois estes podem ser controlados de modo digital e atingir estabilidades de rotação ainda melhores, e com menos vibrações de funcionamento. Mas esta técnica torna-se viàvel no começo dos anos oitenta, e o CD està prestes a nascer, então as marcas jà não investem em pesquisa nos gira-discos que estão comercialmente prestes a tornar-se obsoletos. O nascimento do CD marca o fim desta tecnologia, que foi sobretudo utilisada pelos japoneses, pois o unico pais a desenvolver motores especificos, e técnicas para esta utilisação. Isto não impede que marcas modernas como a Grand Prix Audio de fabricar giras como o Monaco, utilisando as mais recentes técnicas de sincronisação digitais para controlar o movimento do prato. Outro problema que atinge esta técnica é a presença de campos magnéticos e de interferências electromagnéticas, em baixo do prato, que podem interferir com a célula, mesmo quando correctamente blindados...

Como todas as técnicas, a motricidade directa deixa na historia màquinas fabulosas e outras para esqueçer. Nos melhores representantes, deve-se respeitar as qualidades de ataque da nota e de tensão no grave, que não possede o lado quente e fofo, tipico dos giras a correia suspendidos classicos. A escuta tém algo de ràpido, imediato e franco, que finalmente sò os grandes giras a roda igualam, mas com contornos menos finos... como explicar então que seja a correia que vai continuar a ser a boia de salvação do vinil ???... logo veremos no proximo episodio ...
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 13:15

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Sempre a aprender, obrigado!
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 13:15

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 13:35

Já tinha saudades.... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 


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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 13:46

Obrigado por mais uma bela lição !

Aproveito para perguntar se os td124 e 135 têm uma mistura de assinaturas sonicas derivadas da sua tração mista, ou pelo contrario conseguem elevar-se a um patamar próprio e inigualável ?
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 15:15

Obrigado Paulo, por mais este olhar cativante sobre a história dos nossos queridos meninos. À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 16:41

Milton escreveu:
Obrigado por mais uma bela lição  !

Aproveito para perguntar se os td124 e 135 têm uma mistura de assinaturas sonicas derivadas da sua tração mista, ou pelo contrario conseguem elevar-se a um patamar próprio e inigualável ?
Olà Milton,

hà uma regra (quase uma lei !) no audio, e os giras não são excepção que diz " Um concepto unico, produz um som unico, que este seja bom ou mau..."

Efectivamente os TD 124 e 135, possédem um som unico que é o resultado da tração mixta que possedem. Mas... paradoxalmente, o resultado sonoro proprio e inigualàvel, é mais proximo de uma tecnologia a roda do que a correia, pelo facto que técnicamente eles pertençem ao grupo dos giras a "tração por roda". Mas uma comparação directa, feita com deontologia, mostra que esses aparelhos possédem uma sonoridade unica, pois esta é mais delicada, mais equilibrada e moderna que a dos outros aparelhos do mesmo grupo...

Até+
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyTer Set 03 2013, 16:50

TD124 escreveu:
Milton escreveu:
Obrigado por mais uma bela lição  !

Aproveito para perguntar se os td124 e 135 têm uma mistura de assinaturas sonicas derivadas da sua tração mista, ou pelo contrario conseguem elevar-se a um patamar próprio e inigualável ?
Olà Milton,

hà uma regra (quase uma lei !) no audio, e os giras não são excepção que diz " Um concepto unico, produz um som unico, que este seja bom ou mau..."

Efectivamente os TD 124 e 135, possédem um som unico que é o resultado da tração mixta que possedem. Mas... paradoxalmente, o resultado sonoro proprio e inigualàvel, é mais proximo de uma tecnologia a roda do que a correia, pelo facto que técnicamente eles pertençem ao grupo dos giras a "tração por roda". Mas uma comparação directa, feita com deontologia, mostra que esses aparelhos possédem uma sonoridade unica, pois esta é mais delicada, mais equilibrada e moderna que a dos outros aparelhos do mesmo grupo...

Até+
Obrigado Paulo
Agora fiquei mais ansioso e espectante quanto ao 135 que em breve terei aqui !cheers 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyDom Set 22 2013, 18:58

Caro TD124,

Muito obrigado pelo excelente texto.

Um dia gostava de saber a tua opinião sobre os Nakamichi tx1000 e Dragon, e se conheces mais algum gira que tenha procurado resolver o problema do descentramento das prensagens.

Um abraço,

Seven
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 15:10

seven escreveu:
Caro TD124,

Muito obrigado pelo excelente texto.

Um dia gostava de saber a tua opinião sobre os Nakamichi tx1000 e Dragon, e se conheces mais algum gira que tenha procurado resolver o problema do descentramento das prensagens.

Um abraço,

Seven
Olà Seven,

nunca escutei nenhum deles, pois são aparelhos raros, mas a ideia do sistema de recentragem do disco é interessante, pois diminui ou elimina o "swing" lateral da célula durante a leitura com grandes avantagens no que diz respeito à diminuição da diafonia e aumento da dinamica... mas, infelismente a mecanica de movimento do prato, aumenta as peças em movimento o que é nefasto para a frequência de resonância global!... mas suponho que eles tiveram em conta este fenomeno durante o estudo e fabricação do gira...

Pessoalmente so conheço uma marca que é a Tegaraki que usa um sistema assim no modelo Sygma 3000 ou 5000, jà não me recordo... pois o Sr Tegaraki foi o engenheiro chefe do tx1000, para a Nakamichi...

Obrigado e até+
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seven
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:05

Caro TD124,

Obrigado pela resposta.

Fiquei muito curioso sobre os Tegaraki, mas não encontrei rigorosamente nada sobre eles, nem uma única imagem, tens algum link ou imagem?

Um abraço e mais uma vez obrigado,

Seven
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:16

É Teragaki e não Tegaraki.

http://www.theaudiofeast.com/Photo-Gallery-Teragaki.html

http://www.teragaki-takeshi.jp/works/players.html
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seven
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:21

Ok!

Muito obrigado, vou investigar!

Já ouviste alguma vez?

Ou alguém aqui do fórum, AJS? Micro-seiki? outros?

Abraço,

Seven
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:30

Eu, nem o cheiro. À descoberta dos gira discos !... - Página 2 424293 

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:36

seven escreveu:
Ok!

Muito obrigado, vou investigar!

Já ouviste alguma vez?

Ou alguém aqui do fórum, AJS? Micro-seiki? outros?

Abraço,

Seven
Isso são giradiscos muuuuuuiito exclusivos e "baratuchos". Aposto que não há nenhum na peninsula iberica....
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 16:46

Milton escreveu:
seven escreveu:
Ok!

Muito obrigado, vou investigar!

Já ouviste alguma vez?

Ou alguém aqui do fórum, AJS? Micro-seiki? outros?

Abraço,

Seven
Isso são giradiscos muuuuuuiito exclusivos e "baratuchos". Aposto que não há nenhum na peninsula iberica....
Sim enganei-me no nome, é Teragaki "Sygma series", quanto a não haver na peninsula ibérica !!!, o PX9 é muitissimo raro e o amigo CNeves tém um !!!... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 447836 

Eu ouvi o Sygma 3000 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 271350 , e é um gira correcto,... mas muito inferior ao meu TD124 À descoberta dos gira discos !... - Página 2 675116 

Estou a gozar, é um gira espectacular pela fineza de restituição ...
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 4rpc

Até+
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 17:27

Não sabia que o Sony px9 era um Teragaki...estamos sempre a aprender !
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 17:46

Milton escreveu:
Não sabia que o Sony px9 era um Teragaki...estamos sempre a aprender !
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692 
Eu não disse nada disso... acho eu À descoberta dos gira discos !... - Página 2 447836 

O que eu quiz dizer, é que da mesma maneira que hà um Sony PX9 em Lisboa, ora que se poderia pensar que os (à volta...) cinquenta existentes estivessem no Japão e nos EUA... talvez haja um Sygma, escondido em qualquer lado na peninsula ibérica... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 843159 ... talvez em Barcelona haja um, tenho que investigar, pois hà um apaixonado com a gita e cabedal para isso !...

Aqui em França não hà nenhum no meu conhecimento, eu ouvi um nos anos 2000/2001 em Paris, num Show dedicado ao vinilo... e tinha vindo directamente do Japão emprestado...

Até+
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQua Set 25 2013, 19:03

TD124 escreveu:
Milton escreveu:
Não sabia que o Sony px9 era um Teragaki...estamos sempre a aprender !
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 22692 
Eu não disse nada disso... acho eu À descoberta dos gira discos !... - Página 2 447836 

+
Ah, ok.
Não ligues que estou cada vez mais xéxé...lol! 
Fiquei a pensar que o sr Teragaki tivesse colaborado com a Sony, o que não seria descabido.
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 12:33

salut TD124,

não sei como é em França mas em Portugal há cada vez mais oferta de self publishing...compilavas este material todo que anda disperso por vários tópicos, trabalhavas um pouco mais o conteúdo e publicavas um livro feito à tua medida e sem editores pelo caminho Wink

acho que informação a este nivel e em português não existe em mais lado nenhum e se por um lado os fóruns servem para partilhar conhecimento por outro lado não são propriamente um suporte ao nível de uma edição escrita, pensada e organizada com pés e cabeça como um livro.

que dizes? segundo sei o self publising não fica nada caro e poderias amortizar facilmente o investimento no preço do livro e ainda fazias uns cobres para um Haute Médoc ou um Saint-Mont Wink

apenas um desabafo de alguem que não gostaria de ver toda este informação perdida de hoje para amanha

abraço

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 13:33

mango escreveu:
salut TD124,

não sei como é em França mas em Portugal há cada vez mais oferta de self publishing...compilavas este material todo que anda disperso por vários tópicos, trabalhavas um pouco mais o conteúdo e publicavas um livro feito à tua medida e sem editores pelo caminho Wink

acho que informação a este nivel e em português não existe em mais lado nenhum e se por um lado os fóruns servem para partilhar conhecimento por outro lado não são propriamente um suporte ao nível de uma edição escrita, pensada e organizada com pés e cabeça como um livro.

que dizes? segundo sei o self publising não fica nada caro e poderias amortizar facilmente o investimento no preço do livro e ainda fazias uns cobres para um Haute Médoc ou um Saint-Mont Wink

apenas um desabafo de alguem que não gostaria de ver toda este informação perdida de hoje para amanha

abraço

Concordo em absoluto com o Mango !
Até podes inscrever-te no Crowdfunding e assim reunires os fundos necessarios para a publicação.
http://ppl.com.pt/
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 16:41

mango escreveu:
salut TD124,

não sei como é em França mas em Portugal há cada vez mais oferta de self publishing...compilavas este material todo que anda disperso por vários tópicos, trabalhavas um pouco mais o conteúdo e publicavas um livro feito à tua medida e sem editores pelo caminho Wink

acho que informação a este nivel e em português não existe em mais lado nenhum e se por um lado os fóruns servem para partilhar conhecimento por outro lado não são propriamente um suporte ao nível de uma edição escrita, pensada e organizada com pés e cabeça como um livro.

que dizes? segundo sei o self publising não fica nada caro e poderias amortizar facilmente o investimento no preço do livro e ainda fazias uns cobres para um Haute Médoc ou um Saint-Mont Wink

apenas um desabafo de alguem que não gostaria de ver toda este informação perdida de hoje para amanha

abraço


Ora aqui está uma grande ideia. O valor da prensagem seria amortizado com facilidade, pois só no AAP seria um best seller. À descoberta dos gira discos !... - Página 2 491368 

A nível do áudio, seria um Livro de grande qualidade informativa e escrito da forma que nós sabemos, um regalo.

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 17:43

mango escreveu:
salut TD124,

não sei como é em França mas em Portugal há cada vez mais oferta de self publishing...compilavas este material todo que anda disperso por vários tópicos, trabalhavas um pouco mais o conteúdo e publicavas um livro feito à tua medida e sem editores pelo caminho Wink

acho que informação a este nivel e em português não existe em mais lado nenhum e se por um lado os fóruns servem para partilhar conhecimento por outro lado não são propriamente um suporte ao nível de uma edição escrita, pensada e organizada com pés e cabeça como um livro.

que dizes? segundo sei o self publising não fica nada caro e poderias amortizar facilmente o investimento no preço do livro e ainda fazias uns cobres para um Haute Médoc ou um Saint-Mont Wink

apenas um desabafo de alguem que não gostaria de ver toda este informação perdida de hoje para amanha

abraço

Salut mango,

obrigado pelas palavras e pelo elogio subjacente... mas o que està escrito é propriedade do AAP, antes de ser meu, pois é a minha doação a este espaço... e é assim que me sinto bem aqui...

Então se os administradores, acharem bem de compilar isto tudo afim de constituir um livreco que vos desse prazer, é andar para a frente, e o dinheiro serviria como fundo para que o AAP promovesse encontros, partilhas, comidas e beberes assim que outras tertulias entre membros...

Està dito!... mas obrigado pela intervenção que sincéramente me toca!...

Abraço e até+
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 20:34

TD124 escreveu:
mango escreveu:
salut TD124,

não sei como é em França mas em Portugal há cada vez mais oferta de self publishing...compilavas este material todo que anda disperso por vários tópicos, trabalhavas um pouco mais o conteúdo e publicavas um livro feito à tua medida e sem editores pelo caminho Wink

acho que informação a este nivel e em português não existe em mais lado nenhum e se por um lado os fóruns servem para partilhar conhecimento por outro lado não são propriamente um suporte ao nível de uma edição escrita, pensada e organizada com pés e cabeça como um livro.

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abraço

Salut mango,

obrigado pelas palavras e pelo elogio subjacente... mas o que està escrito é propriedade do AAP, antes de ser meu, pois é a minha doação a este espaço... e é assim que me sinto bem aqui...

Então se os administradores, acharem bem de compilar isto tudo afim de constituir um livreco que vos desse prazer, é andar para a frente, e o dinheiro serviria como fundo para que o AAP promovesse encontros, partilhas, comidas e beberes assim que outras tertulias entre membros...

Està dito!... mas obrigado pela intervenção que sincéramente me toca!...

Abraço e até+
Caro TD 124

A tua competência e genorisidade é por demais evidente que é ao nível de um TD - 166! Penso que não te consigo fazer um melhor elogio que este.

Por isso um grande bem-haja!

À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 21:04

Alexandre Vieira escreveu:


A tua competência e genorisidade é por demais evidente que é ao nível de um TD - 166!
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 

O nosso Paulo Marcelo é assim tão incompetente? À descoberta dos gira discos !... - Página 2 265963 

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 21:11

António José da Silva escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


A tua competência e genorisidade é por demais evidente que é ao nível de um TD - 166!
À descoberta dos gira discos !... - Página 2 754215 
O nosso Paulo Marcelo é assim tão incompetente? À descoberta dos gira discos !... - Página 2 265963 
O elogio apenas é inteligível a verdadeiros conhecedores... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 271350 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 21:21

Alexandre Vieira escreveu:

O elogio apenas é inteligível a verdadeiros conhecedores... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 271350 

O que significa "inteligível"? À descoberta dos gira discos !... - Página 2 447836 


E eu que pensava que era o futebol que indrucava e dava coltrura. À descoberta dos gira discos !... - Página 2 933723 

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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 21:36

António José da Silva escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

O elogio apenas é inteligível a verdadeiros conhecedores... À descoberta dos gira discos !... - Página 2 271350 
O que significa "inteligível"? À descoberta dos gira discos !... - Página 2 447836 


E eu que pensava que era o futebol que indrucava e dava coltrura. À descoberta dos gira discos !... - Página 2 933723 


in·te·li·gí·vel
(latim intelligibilis, -e)


adjectivo de dois géneros



1. Que se entende ou é fácil de ser compreendido (ex.: discurso inteligível). = ACESSÍVEL, CLARO, COMPREENSÍVEL ≠ ININTELIGÍVEL

2. Que se ouve bem (ex.: vozes pouco inteligíveis). = AUDÍVEL ≠ ININTELIGÍVEL

adjectivo de dois géneros e substantivo masculino



3. [Filosofia] Que ou o que só pode ser compreendido pela inteligência, pela razão, não pelos sentidos (ex.: mundo inteligível; o bem pertence ao domínio do inteligível). ≠ SENSÍVEL


"inteligível", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/intelig%c3%advel [consultado em 26-09-2013].


À descoberta dos gira discos !... - Página 2 43034 
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MensagemAssunto: Re: À descoberta dos gira discos !...   À descoberta dos gira discos !... - Página 2 EmptyQui Set 26 2013, 21:43

Estava a brincar, mas obrigado na mesma.


lol! 

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