Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Afinação do VTR do Thorens td 166

Ir para baixo 
+2
Milton
BAILOTE
6 participantes
AutorMensagem
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyTer 12 Fev - 22:56

Carissimos

Ando há dias a tentar afinar o VTR do meu thorens que é feito nas 3 molas do chassis. O mesmo tem um batente fixo que roça no prato quando o mesmo fica muito baixo. Tentei elevar as 3 molas apertando a porca mais para cima e fui pondo o nivel no prato e no braço mas não tem sido facil pôr tudo a nivel de forma que de momento está a nivel mas...por baixo o que faz o prato roçar ligeiramente no batente,ou seja, para ficar a nivel tive de baixar as molas e agora estou a pensar subir tudo novamente para não roçar no batente e para poder levar as 300gr. do establizador sem que a armboard fique assente no chassis e a transmitir vibração indesejada...

Alguem pode ajudar e dar a dica que preciso??
Obrigadã
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyTer 12 Fev - 23:32

BAILOTE escreveu:
Carissimos

Ando há dias a tentar afinar o VTR do meu thorens que é feito nas 3 molas do chassis. O mesmo tem um batente fixo que roça no prato quando o mesmo fica muito baixo. Tentei elevar as 3 molas apertando a porca mais para cima e fui pondo o nivel no prato e no braço mas não tem sido facil pôr tudo a nivel de forma que de momento está a nivel mas...por baixo o que faz o prato roçar ligeiramente no batente,ou seja, para ficar a nivel tive de baixar as molas e agora estou a pensar subir tudo novamente para não roçar no batente e para poder levar as 300gr. do establizador sem que a armboard fique assente no chassis e a transmitir vibração indesejada...

Alguem pode ajudar e dar a dica que preciso??
Obrigadã
1ª dica :
Não uses esse estabilizador no thorens.


O que é o VTR?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 2:51

Bom, vamos por partes. Se te referes ao VTA (Vertical Tracking Angle), ele não é influenciado pelo ajuste das molas porque ao regulares as molas, elevas ou baixas o prato e o braço em simultâneo.

Se é para regulares a suspensão, procedes do seguinte modo. Tens que colocar o gira de maneira a teres acesso livre por baixo (e num sitio nivelado), e portanto, tens que lhe tirar o fundo. Convêm que o gira esteja então num sitio onde possas ir vendo em cima e tens que ter acesso por baixo para ires apertando/desapertando as porcas M5 que estão a comprimir as moças. Segundo a Thorens, para estar correto, tem que haver entre 7mm a 9mm de folga entre o rebordo do prato e o gira (medes diretamente do rebordo para baixo). Se é para incluir o clamp, esse tem que estar em cima do prato, obviamente.

Ao fazer a ajustagem, tens que ir confirmando que a suspensão se movimenta livremente sem obstrução. Se sentires algum impedimento no livre funcionamento do movimento, vais rodando as anilhas cónicas de cada mola até que o tudo se movimente livremente. Não esquecer que os 7mm a 9mm são para manter.

O verdadeiro teste à paciência é o seguinte. Se tudo estiver correto, o movimento da suspensão funciona na vertical, sem qualquer movimento lateral. Para verificar se assim é, fazes o seguinte. Exerces uma ligeira pressão no prato, não num ponto qualquer, mas sim a um terço (mais ou menos) do caminho entre o centro do prato e o centro do braço.
Ao fazeres ligeira pressão nesse ponto e largares, o movimento deve de ser como disse mais acima, uma ondulação vertical sem qualquer movimento lateral. Se isso não acontece, há que rodar novamente as anilhas cónicas até se atingir esse objetivo.
Mas atenção, se vês que a tua sanidade mental se está a esgotar mais rapidamente que o objetivo da afinação correta está a ser atingido, o melhor é deixar abanar um pouco para os lados.





_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 11:38

Tens aqui um excelente artigo sobre o assunto. Bem explicado e com a terminilogia correcta sobre os diversos componentes e fases de afinação. E em português (!)

Já aqui tinha sido posto, mas nunca será demais. Afinação do VTR do Thorens td 166 491368

http://www.audiorama.com.br/howto_capsula.htm

_________________
Afinação do VTR do Thorens td 166 Signat10
Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10 Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 12:24

Bom Dia a todos e mais uma vez agradeço a ajuda.
Para ser sincero já há cerca de 1 mês que ando a subir e a descer molas e isso de certa forma tem dado mais prazer do que torrado a minha paciência o que é de salutar...durante esta experiência deu para aprender mais um pouco do Thorens , da sua mecânica e acima de tudo perceber o ponto de equilibrio de um gira discos.

Eu penso que ontem deixei o prato a cerca dos 9 mm isto para poder manter o braço nivelado (ponho um nivel de base concava em cima do braço com este pousado no prato e protecção da agulha,claro) o prato tambem ficou nivelado e já não roça no batente, falta apenas verificar o movimento vertical das molas atraves da afinação das anilhas.(boa Antonio)

Ontem enganei-me e escrevi VTR em vez de VTA (altura) lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 12:32

Mas como disse, essa afinação nada tem a haver com o vta porque prato e braço sobem/descem ao mesmo tempo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 12:37

sim tens razão mas para isso temos sempre que subir ou descer os 3 na mesma medida senão há sempre um desiquilibrio em que ao subir mais a armbord vai descer ligeiramente a parte frontal do prato e vice versa, este é apenas um exemplo que se poderá aplicar a qualquer um dos 3 parafusos.

o que acham de verificar o paralelismo do braço com um nivel?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 12:46

Essa operação nada tem a haver com o braço, esquece o braço. É para nivelares o gira discos e por a suspensão a funcionar como deve de ser. O braço não é para aqui chamado.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 12:56

Para pores o conjunto sub-chassis, sub-prato, prato, armboard, nivelado em relação ao plint e à superficie onde o GD irá ficar, só precisas mexer nas molas, em mais nada, tal o António explicou. É claro que convinha teres um nível adequado Wink
Depois de teres isso nivelado é que partes para o braço/célula.

_________________
Afinação do VTR do Thorens td 166 Signat10
Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10 Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 13:47

ok, vou mexer nas anilhas para vêr o movimento e dqrei feed back...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 13:53

Subscrevendo o que foi dito, reafirmo que primeiro deves nivelar o prato, usando um pequeno nivel.
Caso não tenhas o nivel de bolha adequado, daqueles que se metem no centro do prato, deves usar um nivel pequeno e muito leve que vais colocar no prato, e vais verificar nos 4 pontos cardeais rodando o prato.

Depois disto partes então para o ajuste do paralelismo do braço em relação ao prato, e isso faz-se desapertando um parafuso (chave allen) na base do braço.
Esse ajuste é critico porque o paralelismo que se pretende é quando a agulha está no disco.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 13:56

Antes de mexeres nas molas, convem ver se tens a mesa e/ou o plint nivelados...

E tudo isto sem esse calhamasso cromado !!!
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:03

Ah ok agora entendo porque o braço apresentava uma ligeira diferença da bolha do nivel (mas dentro dos traços) e se eu mexesse na porca debaixo do braço iria desnivelar o resto. Nesse caso vou verificar novamente o nivel do prato nos 4 pontos e depois se acharem que esta diferença influencia a prestação do gira tentarei desapertar o parafuso do braço afim de completar o paralelismo do braço, correto?

Quanto ao Clamp a Thorens indica no maximo 300 gr. que é o peso deste, ainda assim acham que pode influenciar negativamente o estado das molas?Se sim penso ser correto fazer a afinação com o Clamp colocado, certo? ou nem por isso? cheers
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:05

sim Milton o plinto está bem niveladinho, essa foi a primeira coisa a faze senão iria influenciar o alinhamento do chassis e braço...Obrigadão
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:17

BAILOTE escreveu:


Quanto ao Clamp a Thorens indica no maximo 300 gr.

Estou sempre a aprender...onde é que isso é falado ?
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:20

Milton escreveu:
BAILOTE escreveu:


Quanto ao Clamp a Thorens indica no maximo 300 gr.

Estou sempre a aprender...onde é que isso é falado ?

Já não me recordo onde foi mas li isso em qualquer lado, vou vêr se me lembro...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:22

Sendo os clamps e pucaros e similares um objecto "acessório essencial" num giradiscos, por que raio os fabricantes não previram isso e não os incluiram nos mesmos?
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:30

não deixo de te dar rszão mas na certeza de não predudicar o seu funcionamento sempre ajuda a garantir o correto posicionamento do disco no prato e esteticamente agrada-me muito...quanto ao som e fisicamente falando penso que irá trazer uma maior consistência ao conjunto total com disco incluido e isso relete-se na transmissão de ressonância mas isto será eventualmente na teorica sendo que na pratica os nossos ouvidos poderão não notar essa diferença...
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:31

Milton escreveu:
Sendo os clamps e pucaros e similares um objecto "acessório essencial" num giradiscos, por que raio os fabricantes não previram isso e não os incluiram nos mesmos?

Cada macaco em seu galho! E há gostos diversos, n'é? É lógico que o fabricante não se mete em "esquisitices" e deixa livre a rampa de lançamento... Afinação do VTR do Thorens td 166 843159
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:35

Como sabem eu sou do setor automovel e quando um cliente pretende uma condução mais desportiva a marca aconselha molas desportivas no entanto não inclui esse e outros acessorios inicialmente no carro por motivos essencialmente comerciais, pois segundo eu sei as marcas de giras tambem fabricam Clamps e afins ou estarei enganado?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:42

Ok, prontes, não batam mais no "ceguinho"...
Eu até admito que um clamp possa ter alguma utilidade, mas acho que 300gr para essas molas e para o rolamento da chumasseira, são demais e não lhe trazem saude nenhuma...
Para isso aconselho os do tipo da Michell, leves e de aperto.
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:50

BAILOTE escreveu:
Como sabem eu sou do setor automovel e quando um cliente pretende uma condução mais desportiva a marca aconselha molas desportivas no entanto não inclui esse e outros acessorios inicialmente no carro por motivos essencialmente comerciais, pois segundo eu sei as marcas de giras tambem fabricam Clamps e afins ou estarei enganado?

lol lol lol também trabalhei no ramo automóvel... e disse-me um engenheiro da própria marca: Respeite o carro como vem de fábrica, não basta só colocar as suspensões... obriga a trocar de pneus, de uma barra estabilizadora... item... item.
Nos gira-discos também vejo a mesma coisa. Sim senhor, alterar ou adicionar algo, mas atenção ao conjumto em si. Um pormenor que muita gente não sabe, a correia é evidente ser genuína, dá uma força de arranque e desempenho ao motor... além de durabilidade.
É um facto, neste caso a THORENS até tem um clamp próprio, e bem diferente dos outros em geral.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:52

tambem já tinha pensado nisso , especialmente na chumaceira no entanto o dia que precisar de um espelho novo tambem não será caro...
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 14:59

Ok painter mas eu estava a falar de molas que são fabricadas com parâmetros que se incluêm no conjunto de fabrica e não em molas Tunings...no caso da Thorens há que comparar o peso do Clamp da marca com outros e tentar manter os parametros Thorens ... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 16:07

Milton escreveu:
Sendo os clamps e pucaros e similares um objecto "acessório essencial" num giradiscos, por que raio os fabricantes não previram isso e não os incluiram nos mesmos?


Penso que certas "mariquices" ainda não fossem tão comuns nos anos 70/80. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 17:41

Milton escreveu:
Sendo os clamps e pucaros e similares um objecto "acessório essencial" num giradiscos, por que raio os fabricantes não previram isso e não os incluiram nos mesmos?
É porque se calhar não são tão essenciais assim, para ouvir musica (como os tapetes, etc etc)
Ir para o topo Ir para baixo
PAINTER
Membro AAP
PAINTER


Mensagens : 978
Data de inscrição : 06/10/2012

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 20:00

Fran escreveu:
Milton escreveu:
Sendo os clamps e pucaros e similares um objecto "acessório essencial" num giradiscos, por que raio os fabricantes não previram isso e não os incluiram nos mesmos?
É porque se calhar não são tão essenciais assim, para ouvir musica (como os tapetes, etc etc)

lol lol lol ainda ponho umas fitas axedrezadas no plinth e tampa com airelon!!! Afinação do VTR do Thorens td 166 265963
Pessoal, estou abrincar. Espero que não fiquem ofendidos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQua 13 Fev - 23:52

Milton escreveu:
BAILOTE escreveu:


Quanto ao Clamp a Thorens indica no maximo 300 gr.

Estou sempre a aprender...onde é que isso é falado ?

Neste caso deverás estar a desaprender! Digo eu...

Óbviamente, um clamp pesado não foi feito para GDs com suspensão por molas no conjunto prato e braço. Terão sido feitos para outros tipos de suspensões.
Um clamp pesado o que vai fazer à suspensão? Rebaixá-la, "à la tunning", com os malefícios inerentes. E nós não precisamos de uma suspensão rebaixada para o disco se agarrar ao prato Wink Até porque só vamos a 33 ou 45 rpm, não vamos a 9000 rpm, com perigo de derrapagem em qualquer curva mais apertada da espira...
O Thorens quando muito precisará de um clamp leve e que se "agarre" ao eixo. E digo precisará, porque eu só o uso quando os discos estão ligeiramente para o convexo/concâvo!

Este clamp.
Afinação do VTR do Thorens td 166 Clamp1_zpsfba9a3dc
Afinação do VTR do Thorens td 166 Clamp2_zpsdcb0a4ac
Afinação do VTR do Thorens td 166 Clamp3_zpsb779a48e

_________________
Afinação do VTR do Thorens td 166 Signat10
Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10 Afinação do VTR do Thorens td 166 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQui 14 Fev - 12:27

tens razão Ferpina cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQui 14 Fev - 12:38

Mas todavia, penso que 300g não será nada de exagerado, e as molas podem bem com esse aumento de peso. Se afinares o aparelho para esse puck, ele tem que estar em cima do prato na altura da afinação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQui 14 Fev - 12:50

Tambem é o que eu sinto quando o coloco...e foi afinado com ele em cima (o Clamp,claro)
Hoje já o deixei o Thorens mais afinadinho, com os 7mm de altura entre o prato e o chassis, prato nivelado e armbord a 2 mm do chassis embora o braço apresente um ligeiro desnivel dentro dos traços do nivel e com a protecção da AT para baixo e pousada em cima do tapete...a tocar ouço tudo equilibrado, mas ainda não estou satisfeito...com aquele desnivel do braço...irritante
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQui 14 Fev - 12:54

BAILOTE escreveu:
Tambem é o que eu sinto quando o coloco...e foi afinado com ele em cima (o Clamp,claro)
Hoje já o deixei o Thorens mais afinadinho, com os 7mm de altura entre o prato e o chassis, prato nivelado e armbord a 2 mm do chassis embora o braço apresente um ligeiro desnivel dentro dos traços do nivel e com a protecção da AT para baixo e pousada em cima do tapete...a tocar ouço tudo equilibrado, mas ainda não estou satisfeito...com aquele desnivel do braço...irritante


O braço tem a sua própria afinação que é feita na coluna do próprio.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinação do VTR do Thorens td 166 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 EmptyQui 14 Fev - 14:08

sim Antonio o Milton já tinha referido esse parafuso mas tenho que comprar uma chave propria que o gajo só tem 2 pontos de entrada da chave...isto há uns anos atras ja estava perfeito e muita bom mas hoje em dia e com o vosso cunho começo a ficar mesquinho e perfecionista... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação do VTR do Thorens td 166   Afinação do VTR do Thorens td 166 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Afinação do VTR do Thorens td 166
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Thorens 320MKII afinaçao
» Restauro Thorens 166 Mk II
» Afinação Pionner
» Afinação geral das células
» Afinação e restauro de gira-discos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: