Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Marantz CD50

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Marantz CD50 Empty
MensagemAssunto: Marantz CD50   Marantz CD50 EmptySex Fev 01 2013, 19:46


Eu sabia que não ia conseguir ficar muito tempo sem fazer o que me fez comprar o CD50... Saber se é possível transformar um leitor de CD com 20 anos numa máquina que, como dizem por aí "não fica nada a dever a máquinas modernas muito mais caras".
O meu ponto de partida já era bastante bom, gostei muito do som dele desde o momento que o trouxe para casa, mas aquela sensação de que é possivel por aquilo a tocar melhor.
Antes de ligar o ferro de soldar, passei umas noites a ler tudo o que encontrei sobre estes Marantz e os tda1541 em geral e acabei por traçar um plano em várias fases.
No que diz respeito aos TDA1541 há diversas opiniões sobre o que lhes "fazer", normalmente o mais obvio é transformar em NOS e fazer um andar de saída a valvulas, mas como eu nunca construí nada a válvulas, decidi pegar nos esquemas dos leitores "topo de gama" da época e tentar perceber o que lhes faziam para serem diferentes. Dos foruns e etc retirei umas ideias quanto aos condensadores e opamps que devia usar, juntei tudo com as minhas ideias e o resultado é o que vão ver a seguir.

O leitor antes de começar:

Marantz CD50 Img0930eu




Depois de muito pensar, ler e fazer algumas contas, o plano é este:
Parte 1
Retirar a saída regulavel e de auscultadores (não gosto de usar disso)
Melhorar a fonte de alimentação com condensadores maiores antes dos reguladores (Panasonic TSUP) e Panasonic FM depois dos reguladores.
Diodos shottky adequados aos condensadores maiores.

Como decidi não fazer a alteração NOS, resolvi confiar nos engenheiros da Philips e das outras marcas que em determinada altura decidiram que o oversampling é uma coisa boa, dotei todos os integrados com uma alimentação regulada independente e condensadores apropriados para o "decoupling" dos integrados digitais (Nichicon LF) e outros para a parte analógica (Nichicon KZ).

Os reguladores:

Marantz CD50 Img0932



A pcb com os condensadores, opamps e ligações para os reguladores

Marantz CD50 Img0933age



depois de montar tudo isto, em vez de estar a retirar os transistores de mute, resolvi fazer o bypass desta parte directamente para as novas RCA montadas no sitio das saídas variaveis.

Marantz CD50 Img0931bb



Marantz CD50 Img0936ti



E pronto, depois de tudo isto montei tudo outra vez

Marantz CD50 Img0935uk




Fazer todas as ligações

Marantz CD50 Img0937yr



E pronto, tem sido só ouvir musica.
Assim o mais obvio tem sido como se alguém tivesse "focado" a musica, parece tudo mais claro. Eu não sou grande coisa a descrever sons, mas dou por mim com um sorriso a ouvir Cd's inteiros de uma ponta à outra. Pensava que isso so se fazia com LP's Wink

O próximo passo é fazer um filtro de corrente numa caixa separada, que no futuro levará também uma fonte de alimentação externa para um clock novo.
Por fim vou trocar os condensadores do DAC e pronto... Deve ficar uma maquina e tanto...

Tenho tido o maior cuidado com a forma como tenho montado as coisas, como os reguladores ainda não estão na versão definitiva, ainda não lhes pus manga térmica e vão havendo pequenas coisas que se vão alterando de forma a conseguir o melhor som e até agora é tudo reversivel à configuração original...

Quando lhe voltar a mexer ponho aqui mais umas fotos.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Marantz CD50 Empty
MensagemAssunto: Re: Marantz CD50   Marantz CD50 EmptySex Fev 01 2013, 20:27

Marantz CD50 754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Marantz CD50 Empty
MensagemAssunto: Re: Marantz CD50   Marantz CD50 EmptySex Fev 01 2013, 21:31

Fantasticamente foto-documentado. Marantz CD50 754215 Assim dá gosto. Apesar de ser sobejamente conhecido que no meu coração não existe lugar para esse animais digitais, lol! não é por isso que deixo de apreciar o trabalho realizado. Eu pessoalmente tenho pouca paciência para obras dessa envergadura e gasto a maioria do meu (pouco) tempo a ouvir musica, mas fico sempre fascinado com a dedicação da malta.

E se ainda por cima os resultados são evidentes e do agrado do obreiro, então só resta dar os parabéns. Marantz CD50 874774

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Marantz CD50 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Marantz CD50 Empty
MensagemAssunto: Re: Marantz CD50   Marantz CD50 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Marantz CD50
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Marantz CD50
» Philips CD 670 e Marantz CD 50
» Marantz CD50
» Diferenças entre Tuner Marantz ST-300 e Marantz Model 2060M
» Marantz CD 80 vs Marantz CD 72 mkii

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: