Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
| | Wow and flutter | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
| Assunto: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 11:33 | |
| Estive a dar uma vista de olhos nas especificações do meu gira e identifiquei 3 pontos que parecem ser relevantes: - Wow and flutter: 0.1% WRMS - Speed accuracy: 1% or less - Signal to noise ratio: 47dB
Quando aos dois primeiros parece estar relacionados com a rotação. Estou certo? Este tipo de valor é muito mau? Que impacto tem reprodução e como se nota? É possível acertar este valor com, por exemplo, uma boa correia?
E quanto ao "Signal to noise ratio"?
Obrigado, CD | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 13:03 | |
| - Carlos Dias escreveu:
- Estive a dar uma vista de olhos nas especificações do meu gira e identifiquei 3 pontos que parecem ser relevantes:
- Wow and flutter: 0.1% WRMS - Speed accuracy: 1% or less - Signal to noise ratio: 47dB
Quando aos dois primeiros parece estar relacionados com a rotação. Estou certo? Este tipo de valor é muito mau? Que impacto tem reprodução e como se nota? É possível acertar este valor com, por exemplo, uma boa correia?
E quanto ao "Signal to noise ratio"?
Obrigado, CD Esses valores estão longe de ser famosos, mas são o que são e todos eles já foram adquiridos dentre do melhor que a marca conseguiu e não há muito que possas fazer. Para comparares, um Technics 1200 MKII tem um Wow and flutter de 0.025% e um Signal to noise ratio 78dB. Um velhinho Thorens 124 tem um Wow and flutter menor que 0.05% só para dar alguns exemplos. Estes valores tem influencia direta na performance do gira pelas razoes que facilmente se percebem, e resultam em ruído que se irá misturar com aquilo que a célula capta. Já agora, qual é o gira em questão? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Última edição por António José da Silva em Seg Jan 14 2013, 13:08, editado 1 vez(es) | |
| | | Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 13:07 | |
| | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 13:11 | |
- É um Pioneer PL-10.
Se ele te soa bem, o melhor é não olhares muito para as especificações. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 13:23 | |
| Tens aqui mais exemplos CJ Walker CJ 55 0.06% Vinylengine Linn Sondek 0.03% Reviews Pro-ject Debut 0.12% Manufacturer Pro-ject RPM 9.1 0.08% Manufacturer Linn LP12 0.06% 0.03% (lingo) Reviews Rega P3 0.09% 0.04% Reviews MMF5.1 0.15% Manufacturer MMF9.1 0.15% Manufacturer Pioneer PL 112D 0.07% Vinylengine Systemdek 0.09% Vinylengine Thorens TD160 0.04% Manufacturer Dual CS505 0.05% Vinylengine Technics SL-10 0.03% Manufactureresta informação foi retirada deste Tópico São só quatro páginas e a informação é eficaz | |
| | | Carlos Dias Membro AAP
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 14:29 | |
| A mim soa-me bem... e como não tenho grandes exemplos de comparação não posso dizer muito mais. Depois para comparar é o problema de sempre pois temos de entrar em linha de conta com os restantes componentes do sistema (amplificador, colunas, etc).
Existe forma de medir este tipo de informação? | |
| Assunto: Re: Wow and flutter Seg Jan 14 2013, 14:47 | |
Existe forma de medir este tipo de informação? Existem formas de medir, mas não estão ao nosso (comum mortal) alcance. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Wow and flutter | |
| |
| | | | Wow and flutter | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|