Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Akai GX635 - Continuação

Ir em baixo 
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP

Akai GX635 - Continuação Empty
MensagemAssunto: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 20:13

E pronto, mais uns dias de trabalho e o Akai vai avançando, devagar mas já dá para ver uns progressos...
Nestes dias já voltei a soldar tudo de volta na PCB de audio, só falta o painel das RCA que o primeiro que fiz ficou mal e amanhã vou fazer outro com ferramentas melhores. Ficou com este aspecto:

Akai GX635 - Continuação Img0836xk

Sei que não parece grande coisa, mas comparando com o que estava no inicio, foi uma grande evolução...

Entretanto já mudei os parafusos das cabeças, eles vinham com este aspecto:

Akai GX635 - Continuação Img0831hd

Fui a uma loja de parafusos na Amadora e agora está assim:

Akai GX635 - Continuação Img0835ng

Aproveitei ter desmontado aquilo tudo para inspeccionar o estado das cabeças, depois de limpas não paresentam o menor sinal de desgaste. Consta que estas cabeças de vidro duram muito tempo e parece que é mesmo verdade.

Também já comecei com a parte "cosmética"... Um dia inteiro a lavar, limpar e dar brilho aos botões deu nisto:

Akai GX635 - Continuação Img0838fn

Nesta dá para ver a diferença entre o "antes" e o "depois" da limpeza:

Akai GX635 - Continuação Img0834va

(o dá direita está limpo...)

E pronto, daqui a uns dias ponho aqui mais umas fotos do progresso.

Ricardo

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 21:29

Isso é mesmo uma revisão em toda a exceção da palavra. Akai GX635 - Continuação 754215 Fantástico. Akai GX635 - Continuação 2441895546

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 21:34

Desmontar as cabeças ?

Não sei se terá sido boa ideia...
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 21:50

Teve mesmo de ser. Elas à partida já estavam todas desalinhadas (o vendedor disse-me isso) e tinham uns parafusos com a medida errada e presos com porcas... Não endendo porque alguém os trocou, provavelmente moeram as cabeças dos parafusos originais e depois nunca mais conseguiram alinhar bem as cabeças. o que não me espanta, porque com aqueles parafusos que lá estavam seria impossivel alinhar as cabeças, ao rodar o parafuso rodava também a porca e meter uma chave de bocas no meio das cabeças com o deck a funcionar... Há com cada um...
Eu tenho o manual técnico e uma fita de calibração, vou seguir o procedimento que eles lá mandam e no fim, se não ficar bem, vou ter de pedir a alguém mais entendido que me alinhe o deck.

Ricardo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 22:10

rcarreira escreveu:

Teve mesmo de ser. Elas à partida já estavam todas desalinhadas (o vendedor disse-me isso) e tinham uns parafusos com a medida errada e presos com porcas... Não endendo porque alguém os trocou, provavelmente moeram as cabeças dos parafusos originais e depois nunca mais conseguiram alinhar bem as cabeças. o que não me espanta, porque com aqueles parafusos que lá estavam seria impossivel alinhar as cabeças, ao rodar o parafuso rodava também a porca e meter uma chave de bocas no meio das cabeças com o deck a funcionar... Há com cada um...
Eu tenho o manual técnico e uma fita de calibração, vou seguir o procedimento que eles lá mandam e no fim, se não ficar bem, vou ter de pedir a alguém mais entendido que me alinhe o deck.

Ricardo

Akai GX635 - Continuação 754215 Força nisso.

Joseph Le Conte
afonso
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyQui Nov 15 2012, 22:27

rcarreira escreveu:

Ricardo

Nesse caso não há alternativa, tem mesmo que se mexer nas cabeças Akai GX635 - Continuação 22692
Ulrich
Membro AAP
Ulrich

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySex Nov 16 2012, 13:32

rcarreira escreveu:

Ricardo

Esta epopeia vai fazer com que conheças todos os segredos da tua máquina, e poderás tirar o melhor partido dela, força...

...e continua a dar notícias Akai GX635 - Continuação 754215
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 00:23

rcarreira escreveu:

certifique-se se os parafusos são do mesmo material, pois caso contrário muda a sonoridade, pior ainda se forem em aço 12.9, sonicamente fica analítico.

cumps
Manel
Membro AAP
Manel

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 01:10

cello escreveu:
rcarreira escreveu:

certifique-se se os parafusos são do mesmo material, pois caso contrário muda a sonoridade, pior ainda se forem em aço 12.9, sonicamente fica analítico.

cumps

Estou a seguir este tópico com alguma curiosidade, mas não esperava por esta.
Os parafusos devem ser feitos do mesmo material dos parafusos originais? É isso?
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 03:34

Caro Manel, confesso que tambem fiquei surpreendido com essa questao da qualidade do aço dos parafusos. Ja li umas coisas sobre os efeitos dos parafusos sobre as cabeças dos gira-discos, mas sobre as dos gravadores não consegui encontrar nada. Antes de ir comprar ainda fiz umas buscas por fóruns e assim, mas parece que normalmente ninguem tem este problema de ter de trocar os parafusos. Na ausência de informação aprofundada, limitei-me a comprar uns na medida exacta dos originais e quando o senhor me perguntou de que cor queria, escolhi pretos, porque os originais eram assim. Ainda pensei em trazer uns em inox, mas depois achei que estaria a inventar um bocado.. Vou ver se há alguma referencia ao tipo de aço de que são feitos na factura, no manual só indicam mesmo a medida.

Entretanto ja fiz mais alguns progressos, com a preciosa ajuda do meu pai já tenho um painel em acrílico preto cortado e furado à medida, com as rca's montadas. Parece que veio de fábrica assim. Ainda bem que as fichas douradas não cabiam Smile ia ficar com ar "tuning" e não é bem isso que se pretende... Amanha ponho aqui umas fotos.
Obrigado a todos pelas palavras de animo, acreditem que sabe bem quando se tem um trabalho destes pela frente, que se vai aprendendo à medida que se faz...

Ricardo
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 10:03

Ricardo, estamos todos a torcer por um final feliz !
Bom trabalho !!

Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 12:53

Conforme prometido, aqui vai uma foto do novo painel das RCA.
O original estava soldado à placa do circuito com barras rigidas e com o tempo foi levandando as pistas onde estava soldado e o plastico também estava estalado.
Sendo assim arranjei uma placa de acrilico preto de 3mm, que dado o tamanho a senhora da loja ofereceu-me um resto que lá estava (e mesmo assim daria para fazer uns 15 paineis iguais a este...) e depois foi medir, cortar e furar. Eu como não tenho muito jeito para esta parte pedi ajuda ao meu pai e o resultado foi este:

Akai GX635 - Continuação Img0839h

A foto realça um bocado o pó, mas acho que o resultado até nem ficou mal...
Claro que preferia ter usado o original, mas já não estava grande coisa. Usei cabo VanDamme (interconnect profissional de cobre e prata), menos de 1cm, para soldar as RCA à placa.
A partir de agora é só limpar o que ainda falta, lubrificar o que for preciso e montar tudo no sítio...

Ricardo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 13:01

Não basta a beleza das imagens e de todo o trabalho que estás a fazer, ainda por cima é um trabalho onde pai e filho colaboram. Akai GX635 - Continuação 754215

Joseph Le Conte
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 13:18

Tenho aqui a factura dos parafusos e o aço de que são feitos dos que usei para as cabeças é 10.9 ISO 7380. Fico surpreendido por isso vir especificado na factura e contente por não ser o tal 12.9 que torna o som analítico. Estou bastante curioso por encontrar uma explicação para esse fenomeno...
Aproveito para fazer um bocadinho de publicidade à Correia Parafusos (www.correiaparafusos.pt) que merecem.

Ricardo

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySab Nov 17 2012, 13:51

rcarreira escreveu:

Tenho aqui a factura dos parafusos e o aço de que são feitos dos que usei para as cabeças é 10.9 ISO 7380. Fico surpreendido por isso vir especificado na factura e contente por não ser o tal 12.9 que torna o som analítico. Estou bastante curioso por encontrar uma explicação para esse fenomeno...
Aproveito para fazer um bocadinho de publicidade à Correia Parafusos (www.correiaparafusos.pt) que merecem.

Ricardo

Essa nomenclatura refere-se a forca de tensão admitida pelo parafuso. Quanto mais elevado for, mais tensão aguenta. Se é audível ou não, tenho as minhas duvidas.

Joseph Le Conte
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySeg Fev 25 2013, 01:40

Orquestra
Caro Ricardo
Já descobri que referenciou a função das L1 na sequencia do 1º Post.
Já agora, como funcionam os Toshibas 2SC2240, tocam melhor e tem menos ruido de fundo?

Akai GX635 - Continuação Akaip

Akai GX635 - Continuação 22692
Inté
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySeg Fev 25 2013, 20:36

Pois foi, entretanto consegui descobrir qual era a sua função. Mas ainda não o consegui ouvir a tocar, pois ha um problema na placa que controla o transporte que ainda nao consegui resolver, e ainda vou colocar uns terminais nos 50 fios que ligam esta placa, para a eventualidade de ter de a retirar de novo no caso de nao funcionar à primeira... Já tentei comprar uma placa completa e a funcionar no ebay, mas sem sucesso.
Está a dar uma trabalheira... Mas no fim vai ficar lindo Smile
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySeg Fev 25 2013, 21:20

rcarreira escreveu:
Pois foi, entretanto consegui descobrir qual era a sua função. Mas ainda não o consegui ouvir a tocar, pois ha um problema na placa que controla o transporte que ainda nao consegui resolver, e ainda vou colocar uns terminais nos 50 fios que ligam esta placa, para a eventualidade de ter de a retirar de novo no caso de nao funcionar à primeira... Já tentei comprar uma placa completa e a funcionar no ebay, mas sem sucesso.

Não esmoreças. Akai GX635 - Continuação 754215

Joseph Le Conte
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySeg Fev 25 2013, 21:23

Reconheço que fiquei um bocado triste quando montei tudo e não estava a funcionar o transporte... Fiz umas semanas de intervalo onde fiz outros projectos e agora estou de volta ao Akai Smile não vou esmorecer!

SmileSmile
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptySeg Fev 25 2013, 22:57

rcarreira escreveu:

Akai GX635 - Continuação 447836
Que funções é que não trabalham no transporte?
jose.ribeiro
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyTer Fev 26 2013, 11:58

rcarreira escreveu:
Reconheço que fiquei um bocado triste quando montei tudo e não estava a funcionar o transporte... Fiz umas semanas de intervalo onde fiz outros projectos e agora estou de volta ao Akai Smile não vou esmorecer!

SmileSmile
Que esmorecer? Akai GX635 - Continuação 57537 Não pode. Está aí um projecto bem bonito, que merece toda a dedicação. Akai GX635 - Continuação 22692 Força aí.

Abraços!
rcarreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyTer Fev 26 2013, 19:58

PALUSE escreveu:
rcarreira escreveu:

No transporte só funciona o FF e o REW, o play às vezes funciona (em ambas as direcções), mas sem grande "convicção", isto é, os motores rodam na direcção certa, mas os solenoides que sobem a fita e fazem as comutações na placa de audio parece que não têm força.
Isto fez-me suspeitar dos transistores e por causa disso encomendei um aparelhinho que testa transistores (e outros componentes, uma coisa chinesa que custou 10€ e que funciona que é uma maravilha), chegou no outro dia e que vou usar para os testar...
Depois de ter a placa cá fora, reparei que algumas pistas estão cortadas e com bypass feitos com fios, o que me deixou um bocado apreensivo, mas aparentemente está tudo bem.
Já andei à procura de uma placa dessas de uma maquina que tenha ido "para peças", mas sem grande sucesso. Por outro lado, se a maquina foi para peças é porque já não estava grande coisa à partida... Enfim...

Ricardo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação EmptyTer Fev 26 2013, 20:42

rcarreira escreveu:
PALUSE escreveu:
rcarreira escreveu:

No transporte só funciona o FF e o REW, o play às vezes funciona (em ambas as direcções), mas sem grande "convicção", isto é, os motores rodam na direcção certa, mas os solenoides que sobem a fita e fazem as comutações na placa de audio parece que não têm força.
Isto fez-me suspeitar dos transistores e por causa disso encomendei um aparelhinho que testa transistores (e outros componentes, uma coisa chinesa que custou 10€ e que funciona que é uma maravilha), chegou no outro dia e que vou usar para os testar...
Depois de ter a placa cá fora, reparei que algumas pistas estão cortadas e com bypass feitos com fios, o que me deixou um bocado apreensivo, mas aparentemente está tudo bem.
Já andei à procura de uma placa dessas de uma maquina que tenha ido "para peças", mas sem grande sucesso. Por outro lado, se a maquina foi para peças é porque já não estava grande coisa à partida... Enfim...

Ricardo

Orquestra
Ok. temos lógica a funcionar mas desempenho deficiente da electromecânica. Como é que se comporta a linha de alimentação dos solenóides, quando em carga e se algum dos vários contactos que possa afectar as funções, não esteja debelitado. Reparei nos CR para evitar o arco eléctrico nos contactos.
É só uma pequena ideia...

Boa sorte

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Akai GX635 - Continuação   Akai GX635 - Continuação Empty

Akai GX635 - Continuação
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: