Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Conversão de bobines de áudio

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rmsaloio




Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/11/2012

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 14:47

Boa tarde pessoal,

Gostaria de vos colocar uma questão sobre a Conversão de bobines de áudio, desde já peço desculpa se esta não é a área mais indicada para colocar a questão.

Tenho em minha posse 5 bobines de áudio (de 5” e 7”, acho eu) e gostaria de fazer a recuperação das gravações para digital.
Não faço ideia qual é o conteúdo das bobines mas calculo que sejam gravações de musicas de quando o Pai era vocalista de uma banda.
Como devem calcular, o conteúdo das bobines é de enorme valor sentimental par ele e devido a avaria do leitor de bobines (a mais de 20 anos) gostaria de fazer a surprese de recuperar para formato Digital.

Procuro a alguns dias uma “casa/loja” onde possa fazer esta recuperação mas ate a data apenas identifiquei uma na área de lisboa (www.ccbs.pt).
Como não sei se o conteúdo das fitas encontra-se em condições ou se é o pretendido, custa-me dar muito dinheiro por uma recuperação que poderá não ter interesse.

Desta forma, venho apelar a vossa sabedoria e conhecimentos na área para me indicarem casas/lojas que efectuam este tipo de trabalhos.
Caso exista alguém que efectue este tipo de trabalhos a nível pessoal, na zona de lisboa, pff indique-me pois poderemos chegar a um acordo vantajoso para ambos.

Desde já o meu obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:08

É capaz de haver por aqui pessoal capaz de te fazer isso.
Resta saber em que condições se encontram as fitas.
Já agora por acaso não sabes em gravador foram gravadas ?
Ir para o topo Ir para baixo
rmsaloio




Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/11/2012

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:15

Não tenho a certeza mas penso que foram gravadas num UHER, não sei é o modelo ao certo.


Não é o da imagem abaixo mas é muito identico
Conversão de bobines de áudio DSC04405
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:33

As fitas podiam ser gravadas em gravadores mono ou stereo, em 2 pistas ou 4 pistas, e 3 velocidades diferentes.
Saber qual era o modelo ajudava desde já a tornar mais estreita a escolha do gravador para reproduzir isso.
Senão pode ser um bocado à sorte e por tentativas.
Só alguem que tenha um de 2 pistas e outro de 4...
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:37

Solução geral.

Um gravador/reprodutor de bobines com velocidade de reprodução apropriada (3 1/4, 7 1/2, ou 15 ips), ligado a um PC com placa de som e gravador de CD/DVD com um qualquer software de gravação. Será necessário ter os cabos apropriados para interligá-los.
Parto do princípio que as gravações terão sido feitas à velocidade menor, quer em duas ou quatro pistas, atendendo ao tipo de R2R.

_________________
Conversão de bobines de áudio Signat10
Conversão de bobines de áudio Vu-1_z10 Conversão de bobines de áudio Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:40

Boas,
Não sei se funciona da mesma maneira, de quando se passa vinil para digital (heresia? Népias lol! ).

Se assim for, só tens de arranjar um cabo que ligue o Amp ao PC, a conectar na Entrada de Linha do PC (por norma, é a entrada a azul), e instalar o programa Audacity que é à borlix.


http://audacity.sourceforge.net/about/


EDITO : http://www.avs4you.com/guides/How-to-rip-old-home-tapes.aspx

http://www.kuro5hin.org/story/2004/9/13/11498/3759
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:51

Parece-me que afinal, não necessitas de amp, como com o vinil

http://www.bestshareware.net/howto/rip-vinyl-albums-to-cd-mp3-itunes-ipod.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 15:55

Ferpina escreveu:
Solução geral.

Um gravador/reprodutor de bobines com velocidade de reprodução apropriada (3 1/4, 7 1/2, ou 15 ips), ligado a um PC com placa de som e gravador de CD/DVD com um qualquer software de gravação. Será necessário ter os cabos apropriados para interligá-los.
Parto do princípio que as gravações terão sido feitas à velocidade menor, quer em duas ou quatro pistas, atendendo ao tipo de R2R.

Um cabo idêntico a este.
Numa das pontas um jack stereo e na outra(s) dois rca's.
Os rca's para ligar ao gravador de bobines, e o outro para ligar à entrada da placa de som do PC (normalmente azul ou preta). Se o gravador de bobines não tiver saidas rca, mas DIN, mais antigas, existem uns adaptadores para fazer essa interligação.
Conversão de bobines de áudio Imagem016

_________________
Conversão de bobines de áudio Signat10
Conversão de bobines de áudio Vu-1_z10 Conversão de bobines de áudio Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 16:02

Ferpina escreveu:
... Um cabo idêntico a este.
Numa das pontas um jack stereo e na outra(s) dois rca's.
Os rca's para ligar ao gravador de bobines, e o outro para ligar à entrada da placa de som do PC (normalmente azul ou preta). Se o gravador de bobines não tiver saidas rca, mas DIN, mais antigas, existem uns adaptadores para fazer essa interligação.
Conversão de bobines de áudio Imagem016
Quando é de vinil, aconselham ligar à Entrada de Linha (azul) ... o jack, deve ser de 3mm, se a memória não me falha.

Se a saída do gravador for DIN, existem cabos próprios (tens é que ter atenção ao tipo DIN que é), com DIN numa extremidade, e jack 3mm, na outra

Conversão de bobines de áudio Elelctronica_1349944611
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio EmptySex Nov 02 2012, 16:05

3,5mm Conversão de bobines de áudio 22692


http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_from=R40&_kw=din+jack+cable

http://www.google.pt/search?q=din-jack+cable&hl=en&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Tu6TUO-VIY66hAfHk4GICA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=843
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conversão de bobines de áudio Empty
MensagemAssunto: Re: Conversão de bobines de áudio   Conversão de bobines de áudio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conversão de bobines de áudio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» bobines fita audio
» Conversão vinil para CD
» Conversão D/A: R2R (multibit) vs. SDM (delta-sigma) vs. DSD
» Bobines Maxell UD
» Bobines

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: