| Pelo menos o assunto do tópico em português! | |
|
+8António José da Silva MJC Ferpina ricardo onga-ku Fran Stereo Luis Filipe Goios João Henrique 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
João Henrique Membro AAP

Mensagens : 1567 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 57 Localização : Lisboa
 | Assunto: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 20:23 | |
| Não tenho nada contra o inglês e todas as outras línguas reinantes por esse mundo fora. Mas acima de tudo sou Português. Bolas lá que transcrevam textos em inglês tudo bem, agora chegar ao cumulo de escrever o assunto do tópico em inglês? Não está correto não senhor. Coloco aqui o meu desacordo por essas acções.
| |
|
 | |
Luis Filipe Goios Membro AAP

Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 64 Localização : Lanhelas - Minho
 | |
 | |
Stereo Membro AAP

Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 62 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 21:09 | |
| Boa! Precisamente, acabei de buscar algo e, apesar de ser do Brasil o que acabei por retirar, não procurei em inglês. | |
|
 | |
Fran Membro AAP

Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 21:51 | |
| 'Tá bão Concordo 100% Cpts | |
|
 | |
ricardo onga-ku Membro AAP

Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 22:02 | |
| Não sei se é o vosso caso mas sinceramente acho mais preocupante a quantidade de pontapés na gramática portuguesa que abunda nos nossos fóruns.  Mas aceito que os assuntos dos tópicos tenham de ser escritos em português... Vou agora mesmo iniciar um intitulado: Qual o melhor álbum dos Floyd Rosa: "O lado escuro da Lua" ou "Queria que você estivesse aqui"?Kind regards, Ricardo | |
|
 | |

Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 64 Localização : Lanhelas - Minho
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 22:13 | |
| | |
|
 | |

Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 22:16 | |
| Talvez "O lado escuro da Lua"? | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 22:21 | |
| | |
|
 | |
João Henrique Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 23:11 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Não sei se é o vosso caso mas sinceramente acho mais preocupante a quantidade de pontapés na gramática portuguesa que abunda nos nossos fóruns.

Mas aceito que os assuntos dos tópicos tenham de ser escritos em português... Vou agora mesmo iniciar um intitulado: Qual o melhor álbum dos Floyd Rosa: "O lado escuro da Lua" ou "Queria que você estivesse aqui"?
Kind regards, Ricardo Pois tocas-te num ponto importante, os pontapés na gramática, concordo contigo. Mas não é por escreverem numa outra língua que não na língua mãe que vamos ultrapassar esse problema, antes pelo contrário. Pelo meu lado agradeço que me corrigam sempre que errar. Quando um autor estrangeiro destaca um ou mais nomes portugueses escreve o nome em português, mas a redação é na língua mãe do autor, porque não havemos nós de fazer o mesmo, devemos ter orgulho na nossa língua. | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 23:14 | |
| - João Henrique escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- Não sei se é o vosso caso mas sinceramente acho mais preocupante a quantidade de pontapés na gramática portuguesa que abunda nos nossos fóruns.

Mas aceito que os assuntos dos tópicos tenham de ser escritos em português... Vou agora mesmo iniciar um intitulado: Qual o melhor álbum dos Floyd Rosa: "O lado escuro da Lua" ou "Queria que você estivesse aqui"?
Kind regards, Ricardo Pois tocas-te num ponto importante, os pontapés na gramática, concordo contigo. Mas não é por escreverem numa outra língua que não na língua mãe que vamos ultrapasar esse problema, antes pelo contrário. Pelo meu lado agradeço que me corrigam sempre que errar.
Quando um autor estrangeiro destaca um ou mais nomes portugueses escrevem o nomes em português, mas a redação é na língua mãe do autor, porque não havemos nós de fazer o mesmo, devemos ter orgulho na nossa língua.
Por acaso normalmente faço esse esforço e até já cheguei a traduzir ou a resumir artigos de dimensões consideráveis. Nos casos assinalados limitei-me a copiar o título do vídeo para o assunto do tópico mas é verdade que o podia ter traduzido. Preguiça, esse enorme pecado. | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 23:15 | |
Pois tocas-te Pois tocas-te tocaste P.S.: não me dês grande importância, hoje estou com os azeites... | |
|
 | |
João Henrique Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 23:18 | |
- Por acaso normalmente faço esse esforço e até já cheguei a traduzir ou a resumir artigos de dimensões consideráveis.
E que eu e muitos outros frequentadores destas lides temos vindo a acompanhar e agradecemos, não tanto pela tradução mas pela transmissão do conhecimento. | |
|
 | |
João Henrique Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Ter Out 30 2012, 23:22 | |
| E enquanto estou para aqui a divagar vou ouvindo "quays of the hills" e sabem de quem é este LP? | |
|
 | |
Ferpina Membro AAP

Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 67 Localização : Assado - Perú
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 00:08 | |
- E enquanto estou para aqui a divagar vou ouvindo "quays of the hills" e sabem de quem é este LP?
Deve ser teu. Ou então de alguém que to emprestou | |
|
 | |
João Henrique Membro AAP

| |
 | |
MJC Membro AAP

Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 72 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 00:22 | |
| Esta trampa deste tópico lembra-me a anedota do papá com os filhos calinos.
De facto, é caso para afirmar,
»Mais vale a amêndoa que o cimento«
Entretanto, e lá vai estrangeirada, kudos para a bisca do Ferpina que foi muito bem metida...
Beijinhos, MJC | |
|
 | |
António José da Silva Membro AAP

Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 56 Localização : Quinta do Anjo
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 08:05 | |
| Concordo que quanto mais português melhor. Mas (este terrível mas), 95% de tudo o que é técnico e cientifico está na bem ou maldita língua inglesa, os famosos e tão apreciados vídeos do "tu-tubo" estão em inglês, os manuais dos aparelhos que estão no site "vinilmotor" estão em inglês e por ai a fora. Raramente se encontram textos explicativos de algum assunto na nossa língua mãe e poucos são os que tem paciência, arte tempo e conhecimentos suficientes para traduzir longos textos para o nosso português. Qual a solução para este problema? Continuar a debater em português os assuntos que se transcrevem e leem em inglês? Ou haverá outra sugestão? Colocar um texto num tradutor? Mas depois provavelmente ninguém o entende. Este assunto já foi mais do que uma vez debatido e em mais do que um fórum, mas a verdade é que fica sempre tudo igual. Também podemos ver (e há sempre) o lado positivo. Continuamos a debater em português e ao longo dos anos vamos todos melhorando o inglês, que é uma língua quase obrigatória (ia-me escapando um must  ) para quem se quer manter informado do que se vai passado e do que se passou no mundo do áudio. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 10:56 | |

Kind regards, Ricardo Eu também acho preocupante, mas quanto a isso, não se pode fazer nada. Agora, quem escreve (ou copia) em inglês, supostamente sabe o que escreveu (ou copiou), por isso, não lhe custa nada traduzir ... ou será que custa?! Quanto ao exemplo que deste, é simplesmente ridiculo (quiçá por que te sentiste atingido com a abertura deste tópico) Cpts | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| |
 | |
Ferpina Membro AAP

Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 67 Localização : Assado - Perú
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 12:28 | |
| | |
|
 | |

Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 56 Localização : Quinta do Anjo
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 12:29 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
MJC Membro AAP

Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 72 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 12:55 | |
| - Fran escreveu:
- Ferpina escreveu:
- ... Ou então de alguém que to emprestou
Só para meter veneno, isso do "to" existe?! Não será antes "te o", ou isto é português "arcaico"?! Para mim é ar cai de cu porque é do meu time e eu sou velho como a porra (o fórum não me permite escrever m e r d a). Mas para os mais novos não lhes fará mal algum saberem que ainda existe a contracção do pronome te e o. E aproveitando a buh! leia, eu quero que o acordo se lixe. E lamento as paulitadas no Português. Mais do que os textos e os títulos e o caraças em Inglês. E agora vou distribuir sleeves porque tenho a casa cheia de caixotes. Respeitosamente, MJC | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 13:17 | |
| - MJC escreveu:
E agora vou distribuir sleeves porque tenho a casa cheia de caixotes.
Respeitosamente, MJC Nem mais you lasy bas...... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 13:27 | |
| - Fran escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:

Kind regards, Ricardo Eu também acho preocupante, mas quanto a isso, não se pode fazer nada. Agora, quem escreve (ou copia) em inglês, supostamente sabe o que escreveu (ou copiou), por isso, não lhe custa nada traduzir ... ou será que custa?!
Quanto ao exemplo que deste, é simplesmente ridiculo (quiçá por que te sentiste atingido com a abertura deste tópico)
Cpts My dear fellow, Talvez não tenha notado mas o topico era dirigido a mim. Ora veja: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t4125-what-is-this-thaang-called-analog-magnetic-tape#102562https://www.audioanalogicodeportugal.net/t4124-high-resolution-from-the-masters-keith-o-johnson-reference-recordings#102563Não significa isso que me tenha sentido atingido, daí o exemplo irónico. AOA! (ama-o ou deixa-o)...  Aliás, como se pode verificar eu até concordei com a proposta do João e confessei publicamente a minha preguiça ocasional. Cheers, Ricardo | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 13:35 | |
| Eu sou a favor de tudo o que enriqueça o AAP. Se for em português melhor, se não for que seja em inglês. Como sei que ninguém se iria dar ao trabalho de traduzir enormes textos técnicos para português (eu não o faria de certeza absoluta), vale mais assim do que nada. Mas se houver voluntários, depois de colocado em inglês, estão à vontade de traduzi que todos agradecemos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Ferpina Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 14:30 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Eu sou a favor de tudo o que enriqueça o AAP. Se for em português melhor, se não for que seja em inglês.
Como sei que ninguém se iria dar ao trabalho de traduzir enormes textos técnicos para português (eu não o faria de certeza absoluta), vale mais assim do que nada. Mas se houver voluntários, depois de colocado em inglês, estão à vontade de traduzi que todos agradecemos. Um exemplo  que deve ter passado ao lado da maioria https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3911-fundamentos-da-gravacao-magneticaOriginalmente, acho que não estava em inglês, mas com a ajuda do abençoado Google, deu-se uma "perninha", e até deu gozo fazê-lo. | |
|
 | |
João Henrique Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 14:50 | |
- Talvez não tenha notado mas o topico era dirigido a mim.
É verdade, sim senhor, mas sem maldade, diga-se. Simplesmente um chamar de atenção para um problema que não se cinge a este fórum, e que, infelizmente, tenho de viver com ele, foi um alerta para os exageros, neste caso o título do tópico, nada mais. | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 14:55 | |
- ... Talvez não tenha notado mas o topico era dirigido a mim ...
Oh se notei  , só quis foi ser "simpático" | |
|
 | |
Manel Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 15:11 | |
| | |
|
 | |

| |
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 17:16 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Stereo Membro AAP

Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 62 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 19:17 | |
| | |
|
 | |
Rui Gil

Mensagens : 27 Data de inscrição : 05/10/2012 Idade : 56 Localização : Oeiras
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:15 | |
| Viva, Porque não criar um tópico para artigos em inglês, ou qualquer coisa do género. Assim até se poderia abrir as portas a mais alguém por esse mundo fora, e internacionalizar o AAP para além do Brasil. Não levem a mal, é só uma ideia. | |
|
 | |
jmarcedo Membro AAP

Mensagens : 75 Data de inscrição : 11/07/2012 Idade : 48 Localização : Coimbra
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:29 | |
| Também acho que muito mais grave que os estrangeirismos ou os títulos dos posts em inglês é a sistemática falta de correcção ortográfica e semântica de muitos dos posts. Atrevo-me a dizer que há muito poucos tópicos do fórum sem erros de português.
O que por aqui tenho lido em inglês, pelo menos, está escrito correctamente... | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:49 | |
| Este assunto é de difícil resolução para não dizer, impossível por muito que nos custe. Quem escreve mal na língua de Camões, irá continuar a fazê-lo. E quando se debate um assunto e os textos explicativos estão na língua de Shakespeare vai continuar a copiar para aqui o texto ou o link, como acontece aqui neste fórum e em muitos outros por esse mundo fora.
Contrariamente à preocupação da correção na maneira de escrever o vernáculo, ou origem desse mesmo vernáculo, a minha preocupação maior é que se partilhe o máximo de assuntos interessantes que possam ajudar uma vasta plateia de pessoas a entender melhor os vários aspetos deste nosso hobby (passatempo). Penso que essa é que deveria de ser a preocupação central de quem gosta de um hobby e deste Fórum.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Ulrich Membro AAP

Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 44 Localização : Aveiro
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:49 | |
| - jmarcedo escreveu:
- Também acho que muito mais grave que os estrangeirismos ou os títulos dos posts em inglês é a sistemática falta de correcção ortográfica e semântica de muitos dos posts. Atrevo-me a dizer que há muito poucos tópicos do fórum sem erros de português.
Os meus não devem ter erros...vem logo o Fran dar-me nas orelhas  ... ... Em relação aos erros, muitos são por simpatia e ninguém está livre de um erro , que a maioria das vezes surge no seguimento de uma troca rápida de impressões devido à emoção de postar... ...tolerância é uma boa forma de encarar estas situações | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:51 | |
| - Ulrich escreveu:
...tolerância é uma boa forma de encarar estas situações Eis uma "preocupação" bem mais importante e que ajuda em muitas situações. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| |
 | |
Ulrich Membro AAP

| |
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 21:59 | |
| | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:02 | |
|
 | |
Ulrich Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:04 | |
| | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:05 | |
|
 | |
Ulrich Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:08 | |
| | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:10 | |
| - Ulrich escreveu:
- ... estava só a tentar ser cool e falar com o pessoal jovem...
Com o?! Quéssa m*&da?! Como, s'il vous plâit, fáfavô, if you don't mind, e por aí fora Irra, que já me dói a manápula de tanto estalo | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:10 | |
| - Ulrich escreveu:
É para ele descarregar o stress do mau tempo, lá no Paraíso E do Sporting  Porra,  o sorry também está em inglês....que raiva. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:11 | |
- ... E conseguistes (levar mais uns estalos do Fran).
E tu?! 'Tás com saudades/ciumes, é?! Toma então | |
|
 | |

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:12 | |
|
 | |
Fran Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:13 | |
| Prontes, já chega, já abri o pulso | |
|
 | |
Ulrich Membro AAP

| Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português! Qua Out 31 2012, 22:14 | |
Já me fartei de rir com essa. Boa Fran, dá-lhe. Já vais tarde...  ... ... olha para cima que também já almoçaste | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Pelo menos o assunto do tópico em português!  | |
| |
|
 | |
| Pelo menos o assunto do tópico em português! | |
|