Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro Akai 635D

Ir para baixo 
+4
Cordovox
scalawag
ducar
rcarreira
8 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptySeg Out 15 2012, 20:44


Aqui ha uns meses comprei um Akai 635D que, segundo o vendedor, precisava apenas de "afinar as cabeças", mas que afinal precisa de muito mais do que isso... O que começou como uma "pechincha" está a transformar-se num verdadeiro projecto!
Ora como eu nunca restaurei nenhum gravador destes (já restaurei amplificadores e leitores de CD e tem corrido bem) e depois de ler metade da internet em busca de informações, venho aqui expor as minhas duvidas antes de me por a gastar dinheiro em material...

Ora, pelo que estive a ver o "bicho" foi um bocado assassinado pelo dono anterior, pelo que ainda vai dar um bocado de luta. Pelas minhas contas o trabalho vai passar pelo seguinte:

Desmontar e limpar todas as placas de circuito. Alguem tentou limpar aquilo com uma porcaria qualquer e estão cheias de uma "gosma" avermelhada. Costumo limpar as placas de circuito com alcool isopropilico, alguma sugestao melhor?
Limpar e lubrificar correctamente todos os mecanismos (qual é o lubrificante que recomendam para aqui? Óleo de maquina? Daquela pasta branca?)
Substituir os parafusos do bloco das cabeças. Quem andou a mexer naquilo não montou os originais. Felizmente não parece faltar nenhuma mola. Podem ser parafusos normais de aço devidamente desmagnetizados? Devo comprar uma chave de plastico para ajustar os parafusos das cabeças, ou uma chave normal desmagnetizada faz o trabalho?
Estes modelos são "famosos" por terem transistores estragados na placa de audio, por isso vou trocar os ditos e os condensadores electrolíticos também. Já que o tenho de desmontar todo, assim so o faço uma vez...
Como não confio no curioso que o tinha antes de mim, vou ter também de afinar tudo, já estive a ler o manual muito atentamente e já tenho quase tudo o que preciso para isso.
Fita de calibração (BASF) para 9,5 cm/s
Gerador de sinais
osciloscopio
frequencimetro
(muita paciencia)

Falta-me ainda:
Fita de calibração para 19 cm/s
Desmagnetizador de cabeças
fita virgem nova para afinar o gravador. O manual diz que devo usar a Scotch 211, mas estava mais inclinado para a LPR35 da RMGI porque está disponivel nova. Há algum incoveniente em afinar o gravador para a fita que vou realmente usar e nao para a que eles recomendam? (e que não encontro em lado nenhum)
Por fim vou limpar e pintar de preto fosco o painel superior, envernizar as laterais de madeira e dar uma limpeza profinda ao painel de aluminio e botões.

Eu sei que isto vai dar uma trabalheira e que não tenho nenhuma garantia de que no fim o deck funcione... Mas pelo que custou, metade da piada destas coisas é mesmo trabalhar nelas. E se ficar bonito, pelo menos enfeita a sala....
E claro que ideias e sugestões são muito bem vindas!

Ricardo

Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5299
Data de inscrição : 11/11/2010

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptySeg Out 15 2012, 21:35

Eu gostava de te ajudar mas a parte técnica não é o meu forte lá mudar umas correias e fazer detalhe ainda dou uns toques, agora mudar componentes já não é a minha praia.
Mas acho que vale a pena recuperar é uma máquina e pêras.
Restauro Akai 635D 491368
Ir para o topo Ir para baixo
scalawag
Membro AAP
scalawag


Mensagens : 240
Data de inscrição : 04/04/2012
Idade : 50
Localização : Olhão

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 00:47

Dá trabalho, mas vale a pena pela raridade que é!
Ir para o topo Ir para baixo
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 817
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 13:50

Boas

pelo que sei, não precisas de 2 tipos de fita para calibrar nas 2 velocidades. bastará uma.

Par outro lado, Scotch (não é o whisky) deve ser quase impossivel de encontrar, pelo que teras ( e deverás) que o afinar com a LPR 35 ( muitissimo boa, por sinal)

O desmagnetizador... posso-te emprestar.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:02

E o que dizes a por o aparelho nas mãos de quem está habituado a fazer esses trabalhos? É que esses aparelhos não são propriamente "animais" fáceis de se lidar com eles. A não ser que faças questão de seres tu a fazer isso.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro Akai 635D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
afonso
Membro AAP



Mensagens : 2309
Data de inscrição : 17/06/2012

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:33




Esse aparelho é um topo de gama e deve ser tratado por alguem que perceba desse tipo de maquinas e esteja familiarizado com elas.


o meu revox a77 foi a arranjar, foram substituidas algumas peças, calibrado e afinado e agora toca divinamente.


Mas se a vontade de o arranjar for muito grande então força. Restauro Akai 635D 22692


Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:37

Obrigado pelas dicas Smile
Vou fazer isto porque, para além de achar piada a estas coisas, isto é mais um restauro do que uma reparação. Sairia mais barato comprar um já em perfeitas condições. Assim ainda me entretenho umas horas, aprendo umas coisas e no fim, eventualmente, fico com um gravador que funciona (e umas historias para contar às visitas).
Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:42

rcarreira escreveu:
Obrigado pelas dicas Smile
Vou fazer isto porque, para além de achar piada a estas coisas, isto é mais um restauro do que uma reparação. Sairia mais barato comprar um já em perfeitas condições. Assim ainda me entretenho umas horas, aprendo umas coisas e no fim, eventualmente, fico com um gravador que funciona (e umas historias para contar às visitas).
Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...

Ricardo


Se tens tempo, força de vontade e não tens problema de "queimar a pestana" a ler e procurar, então força.
Seria bem interessante se fosses foto-documentando a situação.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro Akai 635D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:43

rcarreira escreveu:

Quanto ao desmagnetizador,
... Essas coisas são um bocado caras...

Ricardo
DMA • Desmagnetizador para cabeças magnéticas • 13,00 € • cada desmagnetizador

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3195-compra-em-grupo-o-aap-o-acessorios-para-vinil-o-maio-de-2012
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:48

[quote="Milton"]
rcarreira escreveu:

Quanto ao desmagnetizador,
... Essas coisas são um bocado caras...

Ricardo
DMA • Desmagnetizador para cabeças magnéticas • 13,00 € • cada desmagnetizador

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3195-compra-em-grupo-o-aap-o-acessorios-para-vinil-o-maio-de-2012[/quote

E ainda vou a tempo? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:51



Ricardo[/quote]


Se tens tempo, força de vontade e não tens problema de "queimar a pestana" a ler e procurar, então força.
Seria bem interessante se fosses foto-documentando a situação.[/quote]

Tempo vou tendo, força de vontade nao falta... Vou documentar tudo e partilhar aqui.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:52

rcarreira escreveu:




Tempo vou tendo, força de vontade nao falta... Vou documentar tudo e partilhar aqui.

Ricardo

Restauro Akai 635D 754215

Restauro Akai 635D 1213685197

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro Akai 635D 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 14:56

[quote="rcarreira"]
Milton escreveu:
rcarreira escreveu:

Quanto ao desmagnetizador,
... Essas coisas são um bocado caras...

Ricardo
DMA • Desmagnetizador para cabeças magnéticas • 13,00 € • cada desmagnetizador

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3195-compra-em-grupo-o-aap-o-acessorios-para-vinil-o-maio-de-2012[/quote

E ainda vou a tempo? Smile

Talvez, mas é melhor perguntares ao MJC.
Ir para o topo Ir para baixo
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 817
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 15:21

Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...


Nem por isso... 12dls no ebay - rigorosamente novo.

E deve ser um acessório a manter já que deve ser usado com alguma regularidade

(dizem a cada 20 horas de uso do gravador)..


MAs assim que precisares, diz...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 15:59

Cordovox escreveu:
Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...


Nem por isso... 12dls no ebay - rigorosamente novo.

E deve ser um acessório a manter já que deve ser usado com alguma regularidade

(dizem a cada 20 horas de uso do gravador)..


MAs assim que precisares, diz...

Abraço

De facto, e tendo em consideração de que vou precisar disso muitas vezes, é mesmo melhor comprar um!
Smile
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 46
Localização : Aveiro

Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D EmptyTer Out 16 2012, 22:03


Esse Akai é fantástico,
vai valer cada minuto que passares de volta dele, não facilites e aproveita para afinar tudo,
depois compras umas fitas novas e verás o que é som a sério Restauro Akai 635D 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro Akai 635D Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro Akai 635D   Restauro Akai 635D Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro Akai 635D
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro de um Akai AA-6600
» Restauro do Akai GX635 - PArte 1
» Restauro Thorens 166 Mk II
» Restauro B&W DM2 MK2
» restauro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: