Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A terra e os gira bolachas

Ir para baixo 
+2
António José da Silva
João Henrique
6 participantes
AutorMensagem
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 13:05

Porque é que uns giradiscos têm terra e outros não?

Eu tenho umas giragonças para verificar o estado dos discos, e todas elas têm terra.
Tenho um Lenco L70 e tem terra

Tenho um Thorens TD-160 e este não tem terra.

O Thorens quando o comprei não tinha ligação de terra e quando, pela primeira vez, o liguei a um Rotel RA-931, tive de fazer a ligação à terra devido ao zumbido.
Quando a minha Mais Que Tudo me ofereceu o Dynavox VR70E-2 ao ligar-lhe o Thorens o efeito foi o contrário, tive de desligar a terra para deixar de ouvir o zumbido.

Alguém me pode explicar o porquê destas duas situações?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 13:16

A questão das massas é um mundo obscuro e muitas vezes quase sem explicação, pelo menos para mim. O meu td125, no meu sistema e com transformadores, não tem qualquer massa ligada e o ruido é zero. Quando levo os transformadores para a casa de amigos, já tenho que ligar a massa. Talvez apareça aqui alguém a explicar esta complexo fenómeno com muito que se lhe diga.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A terra e os gira bolachas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 15:41

Eu tenho esse problema no meu Rega planar, desde que instalei uma celula nova, e ja tive lá alguns "experts" de volta de uma solução que ainda nao encontarmos...
Quando levanto o volume ate proximo dos 60% o ruido de fundo começa a ser perceptivel, e tenho a terra ligada. A terra e os gira bolachas 447836
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 15:45

Corroboro as palavras de João Henrique.
Tenho um TD-160 sem fio terra à vista, com zumbidos (e fogo de artifício, ao tocar na concha com volume alto)...
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 15:49

vlopes escreveu:
Eu tenho esse problema no meu Rega planar, desde que instalei uma celula nova, e ja tive lá alguns "experts" de volta de uma solução que ainda nao encontarmos...
Quando levanto o volume ate proximo dos 60% o ruido de fundo começa a ser perceptivel, e tenho a terra ligada. A terra e os gira bolachas 447836

Já experimentaste um pouco de Substral na terra. Dizem que fortifica a terra. A terra e os gira bolachas 265963

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  A terra e os gira bolachas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 16:42

esse zumbido/hum normalmente se bem me lembro são os 50 ciclos da rede ou algum harmonico derivado e os loops de massa nem sempre são fáceis de diagnosticar/isolar mesmo que a massa esteja correctamente ligada à terra em todos os componentes.

às vezes mais vale os componentes estarem isolados com cada um com a sua ligação de terra do que interligar os chassis de cada componente, como seja a ligação do prato ao pré de phono.

as causa podem ser tão variadas como a prpria shell, o motor do prato,a cablagem que vai da capsula às fichas RCA, o pré de phono...em teoria julgo que as MC deveriam ser mais sensiveis do que as MM.

eu tive um problema complicado para isolar o hum que tinha no thorens e só depois de verificar a cablagem interna é que detectei o problema que neste caso tinha a ver com um cabo trilhado perto de uma das fichas RCAs e que veio assim de fábrica.
Ir para o topo Ir para baixo
RCruz
Membro AAP
RCruz


Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/07/2010
Localização : Cascais

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 20:17

Normalmente os braços dos gira discos têm uma ligação de terra.

Quando isso não acontece é normal os construtores conectarem essa mesma terra á massa do canal esquerdo tal como no caso dos Rega.

Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas EmptyTer Out 12 2010, 22:58

António José da Silva escreveu:
vlopes escreveu:
Eu tenho esse problema no meu Rega planar, desde que instalei uma celula nova, e ja tive lá alguns "experts" de volta de uma solução que ainda nao encontarmos...
Quando levanto o volume ate proximo dos 60% o ruido de fundo começa a ser perceptivel, e tenho a terra ligada. A terra e os gira bolachas 447836

Já experimentaste um pouco de Substral na terra. Dizem que fortifica a terra. A terra e os gira bolachas 265963

a terra e o vazo! A terra e os gira bolachas 271350 A terra e os gira bolachas 43034
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A terra e os gira bolachas Empty
MensagemAssunto: Re: A terra e os gira bolachas   A terra e os gira bolachas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A terra e os gira bolachas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O meu Gira Bolachas Tecnhics SL 23
» Gira Bolachas - A Dúvida
» Novo Gira bolachas idler !!!
» Extensão para fio de ligação a terra
» AS FESTAS DA NOSSA TERRA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: