Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 No more pipocas

Ir para baixo 
+7
gorogoro
Fran
Milton
António José da Silva
Jorge Ferreira
Manel
Carlos Dias
11 participantes
AutorMensagem
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 14:04

Estou muito satisfeito com o regresso que fiz ao mundo do vinil... e, mesmo com um sistema humilde, o som, em comparação com o CD é melhor, para além de as capas terem outra importância... e mesmo a acção de tratar do disco, e o cuidado a ter dá um imenso gozo. Ainda ontem a minha filha esteve a limpar uns discos antigos.... e atenção foi de livre vontade!!!

Mas as famosas pipocas chateiam... pensei que fosse dos discos serem antigos... mas num disco novo acontece o mesmo, com menos frequência, mas aqui e ali ouve-se qualquer coisa. Sendo assim o que se pode fazer? Que factores influenciam? Já vi que pode ser do tapete do prato, da agulha, etc...

Uma agulha, que aparentemente esta em bom estado (supostamente é nova) pode ser a responsável?

O que fazer para garantir que um disco novo, tratado com o máximo de cuidado, não ganhe pipocas? Mais alguém tem algum disco que não tenha pipocas? Ou faz parte do oficio?


Cumps,

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 14:15

Pode ser apenas estática (ou talvez não). No more pipocas 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 14:26

Antigamente usava-se umas escovas de veludo que davam estática aos discos, essas escovas de veludo são de evitar. O melhor são as escovas de fibras de carbono para a limpeza a seco.

Os discos também não devem ser guardados perto de fortes campos magnéticos, tais como colunas de som, televisões, etc...

Nem devem estar num ambiente com mudanças de temperatura bruscas, tais como lareiras, aquecedores, etc...

No inverno deve usar-se um bom desumidificador para evitar também o excesso de humidade.

É conveniente ter a certeza que a agulha também está em bom estado e não deixar os discos a ganhar pó no prato, depois de ouvir guardá-los imediatamente na capa interior que deverá ser anti-estática.

Quanto a lavá-los isso são outros 500...e em relação a esse assunto já falámos muito aqui nos tópicos apropriados é só procurar.

Finalmente existem sempre alguns defeitos de prensagem que podem causar alguns estalinhos e clicks, são os ossos do oficio.
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 14:39

A escova que uso é de fibra.

Os discos estão na prateleira por cima das colunas. Vou mudar.

Quanto às mudanças de temperatura o ambiente é equilibrado.

Não deixo os discos no prato. Quanto às capas não sei se são anti-estáticas. Como posso verificar? Os novos que tenho vem com uma capa que parece ser boa. De papel por fora e plástico por dentro.

Quanto a lavar já vi muitas coisas por aqui. E estou a trabalhar nisso.


Como posso ver se o problema é da estática? Olhando para o disco não encontro falhas. Mas a pipoca ocorre numa zona especifica.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 14:43

Carlos Dias escreveu:
A escova que uso é de fibra.

Os discos estão na prateleira por cima das colunas. Vou mudar.

Quanto às mudanças de temperatura o ambiente é equilibrado.

Não deixo os discos no prato. Quanto às capas não sei se são anti-estáticas. Como posso verificar? Os novos que tenho vem com uma capa que parece ser boa. De papel por fora e plástico por dentro.

Quanto a lavar já vi muitas coisas por aqui. E estou a trabalhar nisso.


Como posso ver se o problema é da estática? Olhando para o disco não encontro falhas. Mas a pipoca ocorre numa zona especifica.


Qual o método de lavagem usado?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  No more pipocas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 15:01

Boa tarde Carlos
Quem se habituou ao som livre de ruidos dos cds vai achar essas pipocas uma real seca.
Exceptuando algumas prensagens e algum vinil novo, vais sempre encontrar algum pop ou clik.
Eu que já estou habituado , às vezes penso ter encontrado um desses discos maravilha, mas é só dos meus ouvidos...
Os discos usados antigos devem ser intensamente lavados, e os novos tambem porque trazem uma pelicula (especie de verniz) que se agarra ao diamante.
Para quem não tem recursos para comprar ou fazer uma maquina de lavagem com aspiração, a Knosti é uma alternativa barata (35€ aqui no forum) e com excelentes resultados.
Os discos depois de lavados devem ser guardados numa inner sleeve nova a estrear.
Para limpar superficialmente os discos antes de tocar, como o Jorge diz, tambem não recomendo as escovas de veludo, as de carbono são mais eficazes.
A estática tambem produz essas pipocas, e o liquido que vem com a Knosti é muito bom a elimina-la(quando se acabar esse liquido podes faze-lo tu mesmo).
Para discos que já foram lavados e ganharam estatica, nada melhor que a escova de carbono.
Mas eu aconselho a fazer um upgrade a essa escova, já que entre as fibras da mesma e a pega de aluminio não existe passagem electrica.
Por esse motivo eu passei um pequeno pedaço de fio de cobre(que não fica em contacto com o disco)numa das pontas da escova,entre as fibras da dita e de forma a ficar entalado na pega de aluminio.
Assim de cada vez que escovo um disco no prato, coloco a outra mão em contacto com o chassis do amp ou outro que tenha terra, para fazer o escoamento da estatica
Ir para o topo Ir para baixo
Fran
Membro AAP
Fran


Mensagens : 8496
Data de inscrição : 08/12/2011
Localização : Usuário BANIDO

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 15:06

Se tens pipocas em (todos) discos novos, é uma questão de peso na tua agulha, penso eu de que.

Podes deixar os discos por cima das colunas, não há crise nenhuma, mas como plástico que são, obviamente deves mantê-los afastados das fontes de calor (e humidade).

Ter e conservar vinil, não obedece a nenhuma ciência por aí além ... é assunto bastante falado aqui por estas bandas, e poderás encontrar algumas "dicas", em inúmeros tópicos que por aqui abundam.

A maior parte dos meus discos, não têm pipocas, ou se têm, é um ou outro click, mas isso, "faz parte" da coisa.

Se por acaso deixares algum disco no prato (eu faço-o, com bastante frequência), quando o fores a ouvir novamente, passa com a escova com o disco a girar no prato, antes de pousares a agulha (eu faço isso, em gesto automático, em todos os discos que ouço ... inclusivé, na agulha, passo sempre um pincel que tenho só para esse efeito).

Obviamente, a lavagem dos LPs, é essencial para a sua manutenção sadia ... com as capas (limpeza), passa-se o mesmo, mas não será tão importante como para o vinil própriamente dito.

Cpts
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 15:24

António José da Silva escreveu:
Carlos Dias escreveu:
A escova que uso é de fibra.

Os discos estão na prateleira por cima das colunas. Vou mudar.

Quanto às mudanças de temperatura o ambiente é equilibrado.

Não deixo os discos no prato. Quanto às capas não sei se são anti-estáticas. Como posso verificar? Os novos que tenho vem com uma capa que parece ser boa. De papel por fora e plástico por dentro.

Quanto a lavar já vi muitas coisas por aqui. E estou a trabalhar nisso.


Como posso ver se o problema é da estática? Olhando para o disco não encontro falhas. Mas a pipoca ocorre numa zona especifica.


Qual o método de lavagem usado?

É manual, com um produto de limpeza Reloop. Mas vou ter de comprar a bendita máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 15:28

Fran escreveu:
Se tens pipocas em (todos) discos novos, é uma questão de peso na tua agulha, penso eu de que.

Também pensei nisso. A minha celula é uma EXCEL 70. O valor recomendo, pelo que o vendedor disse é 1.75. Tenho esses valores regulados em ambos os pontos (desculpem mas não sei o nome técnico). O meu gira é o PL10 da pioneer que referi em tempos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 17:44


Por vezes também existem defeitos de prensagem que fazem com que alguns discos novos possam ter alguns clicks em alguns pontos, e se é sempre no mesmo sitio o mais certo é ser defeito de prensagem.

E isso pode sempre acontecer, e se for apenas um ou outro click é não ligar a nisso...
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
gorogoro
Membro AAP
gorogoro


Mensagens : 536
Data de inscrição : 30/08/2011
Idade : 45
Localização : Lisboa

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 18:00

Não poderá ser o proprio gira discos a apanhar ruidos internos?
Ou mm externos que passam (vibrações e assim?)?

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 18:18

Olá
Para os ruídos de estática eu utilizo a pistola da Milty
http://www.audioteam.pt/
Não resolve completamente mas ajuda bastante principalmente se os ruídos forem da estática.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 19:07

Jorge Ferreira escreveu:

Por vezes também existem defeitos de prensagem que fazem com que alguns discos novos possam ter alguns clicks em alguns pontos, e se é sempre no mesmo sitio o mais certo é ser defeito de prensagem.

E isso pode sempre acontecer, e se for apenas um ou outro click é não ligar a nisso...

Por isso adoro as prensagens Japonesas, é incrível No more pipocas 22692

Eu não tenho tido muita sorte com prensagens novas de 180 gr, aquilo é um atrai-estática No more pipocas 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 23:22

Ulrich escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:

Por vezes também existem defeitos de prensagem que fazem com que alguns discos novos possam ter alguns clicks em alguns pontos, e se é sempre no mesmo sitio o mais certo é ser defeito de prensagem.

E isso pode sempre acontecer, e se for apenas um ou outro click é não ligar a nisso...

Por isso adoro as prensagens Japonesas, é incrível No more pipocas 22692

Eu não tenho tido muita sorte com prensagens novas de 180 gr, aquilo é um atrai-estática No more pipocas 809774

Estou agora a rodar o Out to Lunch do mestre Eric Dolphy e yupppiii!!!! Nada de pipocas.... quer dizer.. no silêncio tem lá umas coisitas... mas já é niquice da minha parte. Outro disco que experimentei, e que tinha o problema, era de 180g.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptyQui Ago 16 2012, 23:23

gorogoro escreveu:
Não poderá ser o proprio gira discos a apanhar ruidos internos?
Ou mm externos que passam (vibrações e assim?)?

Smile
Desculpa mas não percebi o que queres dizer com ruídos internos ou externos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptySex Ago 17 2012, 00:31

Carlos Dias escreveu:


Estou agora a rodar o Out to Lunch do mestre Eric Dolphy...


Que grande álbum, perdoem-me o off tópic. No more pipocas 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  No more pipocas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
igrejas




Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/10/2012

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptySeg Out 29 2012, 22:55

Carlos Dias escreveu:
Fran escreveu:
Se tens pipocas em (todos) discos novos, é uma questão de peso na tua agulha, penso eu de que.

Também pensei nisso. A minha celula é uma EXCEL 70. O valor recomendo, pelo que o vendedor disse é 1.75. Tenho esses valores regulados em ambos os pontos (desculpem mas não sei o nome técnico). O meu gira é o PL10 da pioneer que referi em tempos.

Olá Carlos, lembro-me de usar essa célula e ter o mesmo problema, tente colocar 2,2 na célula.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Dias
Membro AAP
Carlos Dias


Mensagens : 330
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptySeg Out 29 2012, 23:32

Obrigado pela dica... mas entretanto mudei de célula. Agora tenho uma Ortofon 2M Red e estou bem servido!
Se bem que nestas coisas da audiofilia um gajo nunca está satisfeito!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.discogs.com/seller/cmodias
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini


Mensagens : 408
Data de inscrição : 07/02/2012
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas EmptySeg Dez 03 2012, 19:14

hummm acho que vou aderir a este fio de cobre nas cerdas ligado ao cabo de aluminio....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





No more pipocas Empty
MensagemAssunto: Re: No more pipocas   No more pipocas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
No more pipocas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: