Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Grandes álbuns de musica clássica

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Grandes álbuns de musica clássica  Empty
MensagemAssunto: Grandes álbuns de musica clássica    Grandes álbuns de musica clássica  EmptySáb Set 11 2010, 15:13

Então, e a pedido de várias famílias, Grandes álbuns de musica clássica  491368, cá está o tópico sobre os álbuns de musica clássica. E temos que reconhecer que a falta do mesmo estava a representar uma lacuna neste nosso espaço.
Eu pela parte que me toca, vou-me recostar no sofá a ler aquilo que os entendidos têm para dizer. Para uma grande parte de nós, trata-se de um assunto "tenebroso e sombrio", que poderá ir ganhando alguma luz ao fundo do túnel conforme se for desenvolvendo este tema.

E já que se abriu (e bem) este tópico, gostaria de dizer que estou à procura de musica clássica de câmara, com poucos instrumentos e que inclua o cravo. É algo que gosto bastante, mas a ignorância é grande. Quem quiser/poder ajudar, "be my guest. E desde já, o meu muito obrigado.

Ir para o topo Ir para baixo
Melomaniaco
Membro AAP
Melomaniaco


Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2010

Grandes álbuns de musica clássica  Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes álbuns de musica clássica    Grandes álbuns de musica clássica  EmptySáb Set 11 2010, 16:37

CAMILLE SAINT-SAËNS ― SINFONIA Nr. 3 em DÓ MENOR Op. 78 ― 1886
Nome original em francês ― Symphonie No. 3 “avec orgue”

Dedicada à memória do seu amigo Franz Liszt, esta sinfonia embora não sendo uma sinfonia para órgão, mas sim como o seu nome original indica, com órgão, engloba além de passagens de elevado nível orquestral, partes de piano (a duas e quatro mãos) exigindo bastante virtuosismo e o som característico de um órgão de tubos de grandes dimensões.

Esta sinfonia teve a sua estreia em Londres a 19 de Maio de 1886, pertencendo a direcção da orquestra ao próprio compositor.

É composta por dois andamentos,

1. Adagio ― Allegro moderato ― Poço adágio
2. Allegro moderato ― Presto ― Maestoso ― Allegro

tem uma duração aproximada de 40 minutos.

Orquestração original,

Cordas
Violinos ― violas ― violoncelos ― contrabaixos

Sopros
Madeiras
3 flautas ― 2 clarinetes ― clarinete baixo ― 2 oboés ― 1 corne inglês ― 2 fagotes ― 1 contrafagote

Metais
4 Trompas ― 3 trompetes ― 3 trombones ― tuba

Percussão
Tímpanos ― triângulo ― címbalos ― bombo sinfónico

Teclas
Piano ― orgão

Além de ser uma peça de enorme valor musical, constitui também um desafio aos sistemas de reprodução de alta-fidelidade pois a inclusão de determinadas frequências quase sub-graves, não está ao alcance de todos os equipamentos. O famoso acorde de Dó maior executado no órgão e que constitui a introdução do Maestoso, é qualquer coisa de soberbo e arrebatador (e também responsável pelo rebentamento de muitos cones de altifalante). A ondulação das partes de piano a quatro mãos através do desenvolvimento do tema, juntamente com os repetidos acordes de órgão e as fanfarras dos metais, conduzem-nos a um final verdadeiramente empolgante.

Nalgumas produções desta Sinfonia, a orquestra e o órgão foram gravados separadamente, mas em simultâneo. Dado que os órgãos utilizados na execução desta peça deverão ter tubos de dimensões bastante grandes, estes instrumentos só existem em grandes igrejas e catedrais.
A orquestra encontra-se em estúdio, dirigida pelo maestro o qual está em contacto via vídeo com o organista na catedral. Ambos têm som de retorno e assim é possível a gravação em simultâneo de ambas as partes, sempre preferível a uma multi-sessão.

A edição que proponho é a seguinte,

Camille Saint-Saëns ― Sinfonia Nr. 3 em Dó menor Op. 78
Gaston Litaize − órgão
Chicago Symphony Orchestra
Daniel Barenboim
DG 2530 619 − vinil
DG 474 612 2 − CD

Outras edições muito interessantes,

Marcel Dupré
Detroit Symphony Orchestra
Paul Paray
Mercury Living Presence SR90012 − vinil

Michael Murray
Philadelphia Orchestra
Eugene Ormandy
Telarc CD-80051 − CD

Pierre Cochereau
Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan
DG 2532 045 − vinil
DG 439 014-2 − CD

Grandes álbuns de musica clássica  Saint-SansSinfoniaNr3OrgueBarenmboimDGLP

JS
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Grandes álbuns de musica clássica  Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes álbuns de musica clássica    Grandes álbuns de musica clássica  EmptySáb Jan 22 2011, 01:29

Tenho pena que o puto não tenha continuado com os posts sobre música clássica.

Coitado, obriguei-o a ouvir a obra acima tantas vezes e foi »voluntário« para me ajudar a ouvir sistemas até à exaustão, mais uma vez utilizando a Sinfonia Nr. 3 como uma das principais ferramentas, que não me admira que esta sinfonia se tenha alojado nas sua entranhas.

Um dia destes continuo este tópico, esperando que não fique em família, e abro um outro dando conta do disco que o gajo mais utiliza quando vai conhecer, julgar ou afinar um sistema. Seja de alta-fidelidade, seja um estúdio ou um P.A. para milhares de alminhas. Estou a falar do álbum »Crash« da »Dave Matthews Band«.

SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grandes álbuns de musica clássica  Empty
MensagemAssunto: Re: Grandes álbuns de musica clássica    Grandes álbuns de musica clássica  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grandes álbuns de musica clássica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Grandes álbuns/interpretes de musica clássica.
» Clássica com Classe! - O espaço dos grandes mestres
» Grandes álbuns de Jazz
» Grandes albuns ao vivo
» Grandes álbuns de Rock

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: