Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Afinações AR "The turntable "

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 13:53

Boas pessoal,

Como já me referi anteriormente, o meu fiel amigo já tem braço novo, comprei um rega br 250, instalei na furação original dele, consegui afinar a suspensão, que me parece que está muito equilibrada e no nivel, pois comprei uma rega de nível para verificar se estava tudo ok.

Mais notei algumas coisas que me estão intrigar, não sei se afectam ou não a reprodução e a preservação da célula e dos discos.

Quando instalei o braço rega 250 fui a esse magnifico site que me recomendaram aqui no forum e fui ver como poderia afinar o braço.

http://www.vinylengine.com/library/rega/rb250.shtml

Penso que fiz tudo como manda a lei mais nas regas de afinação deparei com duas dificuldades, uma foi no alinhamento da célula, que para a célula ficar alinhada fica bastante fora da cabeça do braço, deixo uma foto abaixo para ilustrar.


Afinações AR "The turntable " Image285j



Afinações AR "The turntable " Image297e



Afinações AR "The turntable " Image288a



Como podem verificar nas fotos acima, a celula está bastante desviada da cabeça do braço mais assim como também verificam está alinhado conforme o desenho.


Agora outro problema, apesar de alinhada não segue a rota do papel.
fotos:

Como podem ver na primeira foto está alinhado com a linha apesar do problema que mencionei acima

Afinações AR "The turntable " Image289e



Vamos aos pontos então ( ponto c )

Afinações AR "The turntable " Image290b.th



A seguir seguindo a linha a célula já fica alguns traços a frente do ponto de alinhamento

Afinações AR "The turntable " Image291i



Ponto perto do centro:

Afinações AR "The turntable " Image296q.th



Bastante fora, agora isso é normal?

Estou a fazer bem ou o que estou a fazer mal?

Sei que existe um limite do eixo do braço ao centro, mais tenho visto na internet e vejo a colocação desses braços sem qualquer problema nesses gira discos.


Essa é a foto do limite do braço não para ter mais algumas ideias.

Afinações AR "The turntable " Image286r




Outra duvida que não percebo é porque qualquer toque que de na mesa onde está o gira-discos afecta logo a reprodução? Não era suposto com a suspensão e os pés finos isso não acontecer?


Desde já obrigado a todos que tentarem me ajudar.



Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 14:04

O braço da Rega é para ser afinado com o protractor da Rega. Posto isto, vai aqui uma chamada de atenção que poderás não ter verificado. Tens que ter a certeza de que a folha que sai da impressora tem as medidas certas. Para esse efeito, as folhas trazem uma medida lateral que tens que confirmar com uma régua. Se não estiver certo, terás que imprimir novamente na escala de 1:1 ou real ou o que seja que esteja escrito no software da impressora.

Quanto aos solavancos é normal que a suspensão seja afetada. A suspensão é para amortecer vibrações que se encontrem na zona de frequências indesejadas e não pancadas em armários.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 14:14

Certo AJS, faz sentido e não tinha pensado nisso.

As guias que tirei da internet são mesmo para o braço, mais podem estar mal impressas.

o que me diz quando ao posicionamento da celula?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 14:15

brasas escreveu:
Certo AJS, faz sentido e não tinha pensado nisso.

As guias que tirei da internet são mesmo para o braço, mais podem estar mal impressas.

o que me diz quando ao posicionamento da celula?

Sinceramente não da para ver bem. Mas primeiro confirma a medida. Só depois disso é que vale a pena aprofundar mais o assunto.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 14:54

Estive a verificar a regua Baerwald arc Protractor.

Tem duas escalas ponto A-A 140mm e B-B 200mm

Estive a medir com a erra é da errado o ponto A-A da rega da 13,5 e o ponto B-B 19,2

Por isso penso que não foi impresso a escala certo ?Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 15:13

Tens aqui um protractor universal. Dá para qualquer braço, é só imprimir e seguir as instruções.
É o que uso em qualquer GD.

http://www.enjoythemusic.com/freestuff.htm

Parece-me, no entanto, que a montagem do braço, não estará muito certa, porque pelas fotos, a shell passa em muito o eixo do prato.

_________________
Afinações AR "The turntable " Signat10
Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10 Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 15:42

brasas escreveu:
Estive a verificar a regua Baerwald arc Protractor.

Tem duas escalas ponto A-A 140mm e B-B 200mm

Estive a medir com a erra é da errado o ponto A-A da rega da 13,5 e o ponto B-B 19,2

Por isso penso que não foi impresso a escala certo ?Sad


Dai o erro. O protractor da Rega deverá ser o aquele que deves de utilizar para os braços deles.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 15:56

Muito obrigado Ferpina, também dei conta disso logo que montei, fiquei logo intrigado será isso um problema?

É que estive a ver na net vários AR com braços regas rb250 e 300 e são montados na furação original, pelo menos é o que me parece.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 15:58

brasas escreveu:
Muito obrigado Ferpina, também dei conta disso logo que montei, fiquei logo intrigado será isso um problema?

É que estive a ver na net vários AR com braços regas rb250 e 300 e são montados na furação original, pelo menos é o que me parece.



Agora que o erro foi catado, imprime isso como deve de ser e vai de alinhar em condições.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 16:08

António José da Silva escreveu:
brasas escreveu:
Muito obrigado Ferpina, também dei conta disso logo que montei, fiquei logo intrigado será isso um problema?

É que estive a ver na net vários AR com braços regas rb250 e 300 e são montados na furação original, pelo menos é o que me parece.



Agora que o erro foi catado, imprime isso como deve de ser e vai de alinhar em condições.

Certo vou fazer isso, vamos ver se bate tudo certo.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 16:59

Isso pode ser uma armboard para braços da Linn que têm uma furação identica ao que a Rega usa actualmente mas a distancia de montagem é diferente.

Ve com uma fita metria a distancia que vai do centro do prato ao eixo vertical (movimento de rotação ma horizontal) e compara com os valores indicados para o braço Rega. Entre Linn e Rega ha uma diferença de cerca de 1 cm.

Convem ter atenção à impressão do protractor, se as distancias de controlo estão erradas esse protractor não pode ser usado.
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 18:20

Jcf, o problema passa por ai tambem....

Do centro do ar para o prato ao gira discos tenho 21cm, estive a verificar no rega planar 2 e o mesmo tal como mencionou tem 22cm.... Esse 1cm faz a diferenca?

Com o protactor na porporcao correcta existe a apossibilidade de bater tudo certo ou esta for de hipotese?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 18:29

brasas escreveu:
Jcf, o problema passa por ai tambem....

Do centro do ar para o prato ao gira discos tenho 21cm, estive a verificar no rega planar 2 e o mesmo tal como mencionou tem 22cm.... Esse 1cm faz a diferenca?

Com o protactor na porporcao correcta existe a apossibilidade de bater tudo certo ou esta for de hipotese?


Como a headshel é de furação "rasgada", poderá dar para corrigir a diferença, mas nada como colocar o protractor da Rega (com medidas exatas) no prato e confirmar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 18:36

Claro que faz. Para o alinhamento ficar correcto terias de recuar a cabeça na shell alem de que provavelmente ela ficará desalinhada com esta. Para isso bater +/- certo ou arranjas um braço Linn ou Jelco ou então uma armboard diferente com uma distancia de montagem adequada para os braços Rega.

Não sei se é facil arranjar armboards diferentes, para os Systemdek e para os Thorens por exemplo é relativamente fácil no eBay. Não sei se é o caso mas se calhar com um bocado de jeito poderias fazer uma em MDF. Eu não conheço esse AR de modo que não sei muito bem quais as soluções, teria de estudar o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 18:41

Certo.

Hoje já nao consigo fazer isso, pois a impressora se lembrou de nao funcionar Sad

Mais amanha ja vou tratar disso.

Já me lembrei de colocar o braço da systemdek, pois é praticamente o mesmo do linn e do original do ar, e as medidas é o tal 21 cm.
Esse braco nao deixa de ser um jelco, é bastante similar a versao mais simples.

Será melhor ou igual ao rega rb250?


De qualquer maneira amanha confirmo com os desenhos para ver se bate tudo certo e se da para regular a celula.

Em principio deve dar pois há muitas fotos de ar com a furacao originar a utilizar bracos regas, a nao ser que exista um truque qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyDom Jan 22 2012, 18:49

JCF escreveu:
Claro que faz. Para o alinhamento ficar correcto terias de recuar a cabeça na shell alem de que provavelmente ela ficará desalinhada com esta. Para isso bater +/- certo ou arranjas um braço Linn ou Jelco ou então uma armboard diferente com uma distancia de montagem adequada para os braços Rega.

Não sei se é facil arranjar armboards diferentes, para os Systemdek e para os Thorens por exemplo é relativamente fácil no eBay. Não sei se é o caso mas se calhar com um bocado de jeito poderias fazer uma em MDF. Eu não conheço esse AR de modo que não sei muito bem quais as soluções, teria de estudar o assunto.

Muito obrigado, eu ia mesmo mandar fazer u a base dessas em madeira maciça, uma copia do original, o que para qualquer marceneiro é uma tarefa facil.

Agora para fazer uma furaçao um centimetro mais a frente é que é preciso fazer um bom esquema para na hora do marceneiro fazer o furos de 23mm fazer no sitio certo.

Ja agora em falar nisso acham a madeira maciça o melhor material ou existe algum material melhor para o efeito?
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 22:28

Meus caros,

Já imprimi e os Protractor em 1:1 conforme o AJS me informou.

Regulei a celula com o braço rega no Protractor universal que o Ferpina me mandou e parece que está tudo ok.

Quanto a Protractor do braço rega, o percurso é que não casa a 100%.

A pergunta é uma vez alinhada pela protactor universal já me garante uma boa reprodução?

O Sistema do protacto do percursos como funciona? primeiramente coloco a agulha no ponto A e depois vou do ponto C da parte de fora do prato ate ao eixo e a agulha tem sempre que seguir a linha é isso?

Muito obrigado a todos pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 22:59

brasas escreveu:
Meus caros,

Já imprimi e os Protractor em 1:1 conforme o AJS me informou.

Regulei a celula com o braço rega no Protractor universal que o Ferpina me mandou e parece que está tudo ok.

Quanto a Protractor do braço rega, o percurso é que não casa a 100%.

A pergunta é uma vez alinhada pela protactor universal já me garante uma boa reprodução?

O Sistema do protacto do percursos como funciona? primeiramente coloco a agulha no ponto A e depois vou do ponto C da parte de fora do prato ate ao eixo e a agulha tem sempre que seguir a linha é isso?

Muito obrigado a todos pela atenção.

Meu caro brasas,
Não percebi patavina do escreveste... Tens que utilizar o Acordo Ortográfico antigo! Estás a referir-te a que protractor?
Da Rega, não sei, e sinceramente, também não quero aprender.
Daquele que te enviei, não há coisa mais simples. É fazer um furo certinho e enfiá-lo no eixo do prato. Depois os pontos S têm que coincidir com a ponta da agulha. Mais simples não pode haver.
E até funciona! Orquestra

_________________
Afinações AR "The turntable " Signat10
Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10 Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:12

Ferpina ao colocar o protractor universal alinhada a agulha no primeiro ponto não volto a mexer na folha correcto? levo apenas o braço ao segundo ponto é isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:20

brasas escreveu:
Ferpina ao colocar o protractor universal alinhada a agulha no primeiro ponto não volto a mexer na folha correcto? levo apenas o braço ao segundo ponto é isso?

Claro! O que tem que mexer é o braço e também o deslizar da cabeça na shell para que os dois pontos fiquem coincidentes. Aí apertas os parafusos da célula à shell.

_________________
Afinações AR "The turntable " Signat10
Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10 Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:23

Para isso ficar perfeito, tens que te certificar da distancia do pivot do braço ao eixo do prato, que nesse caso deve ser 222mm para usar o Baerewald ou o proprio da Rega.

Podes ainda montá-lo a 219,5 para que a celula fique mais ao centro da shell, mas assim terás que utilizar um protactor universal com dois pontos.
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:39

Pronto, fiz tudo como me disse, só que no segundo ponto a agulha passa 0,02cm do ponto s.

Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:43

Milton escreveu:
Para isso ficar perfeito, tens que te certificar da distancia do pivot do braço ao eixo do prato, que nesse caso deve ser 222mm para usar o Baerewald ou o proprio da Rega.

Podes ainda montá-lo a 219,5 para que a celula fique mais ao centro da shell, mas assim terás que utilizar um protactor universal com dois pontos.


Fiz com a dos dois pontos, e por causa da distancia do eixo do braco a centro ser 22cm, da sempe uma diferença do ponto 1 para o ponto 2 ficando a frente 0,02cm.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptySeg Jan 23 2012, 23:55

brasas escreveu:
Milton escreveu:
Para isso ficar perfeito, tens que te certificar da distancia do pivot do braço ao eixo do prato, que nesse caso deve ser 222mm para usar o Baerewald ou o proprio da Rega.

Podes ainda montá-lo a 219,5 para que a celula fique mais ao centro da shell, mas assim terás que utilizar um protactor universal com dois pontos.


Fiz com a dos dois pontos, e por causa da distancia do eixo do braco a centro ser 22cm, da sempe uma diferença do ponto 1 para o ponto 2 ficando a frente 0,02cm.
Se tivesses a distancia ao eixo de 22,2 já ia bater certo
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 00:01

Entao o braco é grande para a furacao original é isso?

Quem nao sabe é como quem nao ve Afinações AR "The turntable " 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 00:20

brasas escreveu:
Entao o braco é grande para a furacao original é isso?

Quem nao sabe é como quem nao ve Afinações AR "The turntable " 265963
Talvez não, mas há cá pessoas mais habilitadas do que eu, que te podem dizer se essa diferença tem importancia ou não.

Tens mesmo a certeza que a distancia é de 22cm e não 22,2 ?
A régua que usas é fidedigna ?
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 08:17

Vou verificar com outra regua.
Afinações AR "The turntable " 317942
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 08:32

Eu ontem devia estar tao cansado que fiz confusão, do eixo do prato ao eixo do braço tenho 21cm, por isso que nao batia certo as contas Milton.

Eu ja coloquei a celula para frente e para tras e nao arrumo soluçao, fica sempre fora no 2º ponto.

Será que estou a fazer alguma coisa errada ou com os 21cm é impossivel? Afinações AR "The turntable " 424293

Outra coisa que também está a me deixar mais intrigado é que tenho um rega planar 2 que vem de origem com o braço br 250, ele supostamente está afinado, quem me vendeu garantio que veio afinado da audioteam, toca muito bem mesmo, estive a experimentar o protactor e qual o meu espanto? os pontos não batem certo sai pouca coisa do 2º ponto s.

O systemdek é que é o único que bate tudo certinho.

Agora minha pergunta é :

- No rega planar 2 é tem a furação certa de certeza absoluta, a correcção é feita na celula? ( puxando para tras e para frente? ) É que isso no AR não funciona, tanto posso colocar toda a frente como toda atrás que o desvio é sempre igual.

Desculpem andar a moer a vossa cabeça, sei que para vocês isso é uma coisa simples e ate custa ta aqui a explicar mais ajudem-me.
Mais uma vez muito obrigado





Última edição por brasas em Ter Jan 24 2012, 18:19, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 08:58

Essa é a distancia para braços Linn/Jelco.

A solução mais aproximativa é recuares o maximo possível a cabeça na shell e mesmo assim não vai chegar mas ficará mais proximo.

O ideal era arranjares uma armboard para Rega ou eventualmente fazeres uma. Ou então arrajas um braço Linn ou Jelco...
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 09:05

JCF escreveu:
Essa é a distancia para braços Linn/Jelco.

A solução mais aproximativa é recuares o maximo possível a cabeça na shell e mesmo assim não vai chegar mas ficará mais proximo.

O ideal era arranjares uma armboard para Rega ou eventualmente fazeres uma. Ou então arrajas um braço Linn ou Jelco...

Sim Jcf, eu tenho aqui um braço da Jelco, alias By Jelco, que acho que pode ser assim considerado que é o braço do systemdek.

Mais sinceramente fico sempre com o bichinho, se vejo tantos AR na net com o braço da rega porque o meu não dá Afinações AR "The turntable " 933723 será que fazem mesmo uma armboard?

Quanto ao planar 2 para corrigir o esse desvio tenho que mexer na celula?

Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 11:52

Fiz uma pesquisa no google para "acoustic reaserch turtable armboard" e apareceram varios resultados no vinylengine inclusivamente com fotos.

Eu não conheço esse GD portanto não posso dar opiniões muito precisas. Do que vi pareceu-me relativamente fácil fazer uma armboard para o braço da Rega. Materiais possiveis: o MDF que é o que o Systemdek tras de origem ou então em acrilico. O MDF é um materiar neutro e será uma boa escolha. É usado para fazer as bases dos GD Rega, para caixas de altifalantes, etc. Não incha com a humidade, não empena, por isso é usado para fazer moveis de cozinha e é facil de encontar.

O planar 2 já vem preparado para os braços Rega. Já tem a distancia de montagem correcta e se usares cabeças da Rega então...
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 20:42

Meus caros ja montei o braco do systemdek no AR, regulei a altura do braço, e regulei a celulá com o protactor do ferpina que resultou na perfeiçao.

O gira discos ficou a tocar muito bem, o que agradeço a todos que participaram nesse topico, um sincero obrigado.

Sem a vossa ajuda não seria mesmo capaz.

Quanto ao braco da rega, vou fazer uma armboard como deve ser,com a nova furaçao seguindo os conselhos do Jcf e mais para frente volto a monta-lo.

Assim que puder coloco umas fotos.

Mais uma vez muitissimo obrigado Afinações AR "The turntable " 22692 Afinações AR "The turntable " 754215
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 20:45

E isso toca ou não toca?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 20:54

António José da Silva escreveu:
E isso toca ou não toca?

Ajs toca muito bem mesmo, nem consigo acreditar. Não esperava tanto do braço, está bastante equilibrado.

Ainda nao fui ver os numeros para ver se realmente a audio tecnica at 95 casa bem com esse braço mais sinceramente parece que sim.

Se bem que o objectivo era mesmo colocar uma denon dl 103 ou mesmo uma ortofon 2m red.

Afinações AR "The turntable " 22692
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 21:20

Sabem onde posso consultar a quantidade de óleo que leva no eixo do prato?
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 21:57

brasas escreveu:
Sabem onde posso consultar a quantidade de óleo que leva no eixo do prato?

É pá! Isso não tem nenhum carter. Shocked Uma gota a escorrer pelo eixo deve ser suficiente. Mas não ponhas óleo de fritar nem WD-40 Cool


_________________
Afinações AR "The turntable " Signat10
Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10 Afinações AR "The turntable " Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Jan 24 2012, 22:09

Ferpina escreveu:
brasas escreveu:
Sabem onde posso consultar a quantidade de óleo que leva no eixo do prato?

É pá! Isso não tem nenhum carter. Shocked Uma gota a escorrer pelo eixo deve ser suficiente. Mas não ponhas óleo de fritar nem WD-40 Cool



Um Thorens (125, 160 etc) leva umas 8 gotas de seringa. Se não se encontrarmos nada que indique a quantidade que esse leva, é pores umas gotas a mais e absorveres o que deitar por fora.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyQua Jan 25 2012, 20:33

Estou mesmo orgulhoso do meu AR da mesmo gosto ouvir musica nele Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyQua Jan 25 2012, 20:38

brasas escreveu:
Estou mesmo orgulhoso do meu AR da mesmo gosto ouvir musica nele Smile


Isso dá-me um gozo do caraças. Ver a alegria de um companheiro destas andanças. Afinações AR "The turntable " 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Afinações AR "The turntable " 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyQua Jan 25 2012, 20:51

AJS é um sentimento bastante humano, alias esse forum é muito humano, bastante diferente de tudo que conheço por ai, não estou a falar isso para engraçar, estou a falar o que realmente sinto desde do primeiro post, tenho muita considereção por todos que me ajudaram e que me vão ajudar Smile)__((:

Isso do mundo analógico é fenomenal e relativamente simples para quem tem experiência, mais como devem imaginar e alguns já passaram pelo que estou a passar, e para ter tudo como manda a lei é bastante complicado, sei que na internet por vezes existe muita informação mais para uma pessoa com pouca experiência que é o meu caso custa filtrar certas coisa. É muito nobre da vossa parte essas ajuda, é uma prova que as pessoas ainda são humanas e se preocupam com o próximo e nem tudo que é feito hoje em dia é a prol do capital.

Muito obrigado Afinações AR "The turntable " 22692 Afinações AR "The turntable " 754215
Ir para o topo Ir para baixo
brasas
Membro AAP



Mensagens : 809
Data de inscrição : 15/05/2011
Localização : Lisboa

Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " EmptyTer Fev 21 2012, 18:48

Finalmente ontem comprei o mdf e fiz a armboard para o meu Ar, sinceramente para o material caseiro de carpintaria ate ficou bem bom.

A pintura fiz com uma tinta que imita a madeira, sinceramente nem ficou mal mais nao gostei do acabamento, por isso. Vou fazer outro, ou mesmo voltar a pintar de preto.

Agora gostava de fazer algumas perguntas...

- Se mandar fazer uma armboard mesmo em madeira maciça fico a ganhar ou a perder a nivel de sonoro?

- acham que o braco rega 250 muito superior ao systemdek by jelco?

Agradecia a vossa ajuda para poder tomar algumas descisoes.

Desde ja obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Afinações AR "The turntable " Empty
MensagemAssunto: Re: Afinações AR "The turntable "   Afinações AR "The turntable " Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Afinações AR "The turntable "
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Afinações do Camões
» Onedof Turntable
» Controlador de frequências e afinações nos gira-discos
» How To Set Up a Turntable
» turntable diy

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: