Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Naim e Focal

Ir para baixo 
+7
Mozarteano
Stereo
TD124
Ulrich
Vodoo
António José da Silva
Jorge Ferreira
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 00:16

Desde Agosto de 2011 que o fabricante Britânico de alta fidelidade Naim se juntou ao fabricante francês de colunas Focal.

Como a Focal actualmente tem maior peso (leia-se dinheiro) que a Naim pode dizer-se que a Focal comprou a Naim,
pois é a Focal que está a controlar a NAIM neste momento e não o contrário.

Apesar de dizerem que as duas companhias continuam completamente independentes em termos de controlo, pois pois...sim sim...

Depois da morte de Julian Vereker da Naim, o Paul Stephenson ficou à frente da empresa e agora com a fusão com a Focal parece que ele queria sair, mas a Focal pediu-lhe que ele continuasse à frente da NAIM e assim parece que vai ser.

O mundo da alta fidelidade está a mudar, com os FLACS e tudo mais, enfim...

Há cerca de uma duzia de anos atrás quando eu já era um Naimista ferranho, tive o prazer de jantar ao lado do Paul Stephenson num evento organizado pelo representante da Naim em Portugal na altura (o Rui Carrasco da Atitude).

Já na altura lamentei ao Paul Stephenson o perigo da Naim perder a sua identidade ao tentar fazer equipamentos cada vez mais ao encontro da maior parte dos audiófilos, equipamentos com um som mais fácil, mas também com menos carísma, alma e identidade.

Eu ainda tenho os Naims da velha guarda do inicio dos anos 90, com caixas sólidas tipo da tropa, fontes de alimentação com pesados transformadores toroidais sobredimensionados.

Fontes de alimentação em separado para os prés.

Naim era corrente com fartura...para garantir uma entrega rápida e generosa de corrente durante todo o circuito audio.

O sonho de qualquer Naimista era chegar ao sistema em activo, com crossovers externos activos em vez dos passivos das colunas, sendo neste caso necessário comprar também uma fonte de alimentação para o crossover externo activo além de mais amplificadores de potência.

No caso das colunas topo de Gama as DBL como tinham 3 vias, o sonho era ter umas DBL em activo com 6 monoblocos (um para cada altifalante), o chamado six pack!

A Naim tinha particular atenção a uma boa terra e isolamentos das interferências.

Em relação às fichas eu só tenho fichas DIN e BNC nada de RCA's (embora eles agora já metam também RCA's).

As fichas DIN tinham a particularidade de também poder passar corrente além do sinal.

Os prés tinham a hipótese de ter vários tipos de fontes de alimentação externas com vários upgrades (flat-cap, Hi-cap e Super-cap), os leitores de CD's também tinham a hipótese de ter fontes de alimentação externas com vários upgrades.

O fabuloso e barato cabo de coluna Naim NAC-A5 devia ser sempre usado fossem os aparelhos topos de gama fossem os mais baratos.

Outros cabos "audiófilos" com truques da treta ao nível da indutância/capacitância não eram aconselhados devido à alta corrente dos amplificadores de potência Naim.

Era costume deixar-se o sistema Naim ligado vários dias antes do fim de semana, para ouvir o som na máxima estabilidade e pujança no fim de semana.

Era sabido que o Julian Vereker adorava as Quad Electrostáticas e que ele próprio conservou umas que ouviu até morrer,
antes de iniciar a fabricação de colunas de caixa a Naim tentou com um françês desenvolver umas electrostáticas mas o françês acabou por ser despedido da Naim e não conseguiram fazer nenhuma, tendo depois abortado a ideia e voltaram-se então para as colunas de caixa e altifalantes ditos normais o que foi uma pena...

O clássico amp integrado da Naim tipo caixa de sapatos Nait-1, tinha uma fonte de alimentação generosa para o tamanho do aparelho, esta primeira versão do integrado da Naim tinha apenas cerca de 15 watts reais, mas conseguia conduzir as Quad Electrostáticas pois Naim é corrente com fartura...

Outros maiores clássicos da Naim são talvez o power amp NAP-250, o pré NAC-52, o braço Naim Aro, e as colunas SBL e DBL, entre outras coisas.

Da minha parte já chega por agora.


Abraços,
Jorge Ferreira

No NAIM No Music
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 00:23

Mesmo que não conhecia ficou a conhecer bem a Naim. Excelente resumo de uma das grandes marcas do áudio.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 00:36

Naim e Focal 754215

Sêm dúvida alguma e foi focado para mim um ponto muito interessante já abordado ao de leve noutro tópico á algum tempo que é exactamente o porque dos fabricantes não utilizarem fichas BNC de 75 Ohm em vez das RCA muito inferiores.

Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 13:25

Viva Jorge,

tenho uma curiosidade, porque eu não sou assim, como amante da filsofia Naim está aberto a outros "sons"?

No meu caso nunca juro fidelidade de nada (tirando a Patroa Naim e Focal 936335 ), porque gosto até encontrar melhor.

Para mim a fidelidade é para Família e Amigos, tudo o resto é "business".

Thanks
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 13:43

Ulrich escreveu:


No meu caso nunca juro fidelidade de nada (tirando a Patroa Naim e Focal 936335 )



Assim como quem não quer a coisa, tens que deixar o computador ligado nesta pagina para ela ler "sem querer". Naim e Focal 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 18:33

Boas,
Existem outros tipos de som diferentes que também gosto, mas prefiro os meus Naim.

É tudo um trade-off entre os prós e os contras, primeiro temos de conhecer os diferentes tipos de som, os seus defeitos e virtudes, para tomarmos consciência do que nos dão e do que não nos dão.

Depois escolhemos o tipo de som que tem as coisas mais importantes e que mais valorizamos na nossa forma de ouvir música,
e simultâneamente também aquele cujas falhas ou ausências não valorizamos.

Além dos Naim eu também gosto dos amplificadores a válvulas honestos com um som cheio e musical, aqueles que dão prazer a ouvir música e nos fazem ouvir discos uns atrás dos outros.

Tal como os amplificadores do Mestre Joaquim e as colunas OB por exemplo, que são fabulosos e que muitas pessoas fariam melhor em adquirir em vez de gastarem fortunas em aparelhos High-End que custam fortunas, chegando mesmo a ser ridiculos muitos deles, pois pior do que não tocarem tão bem, muitos deles não tocam é mesmo nada de jeito...

E depois gasta-se fortunas em cabos manhosos que atrofiam o som por forma a compensar para que finalmente esses equipamentos high-end se consigam ouvir, mas nunca chegando a ouvir-se tão bem como os amplificadores do mestre joaquim com cabos baratos.

Eu também gostei dos amplificadores a válvulas L'amplificateur do J.C.Verdier, com muito slam e punch pode-se dizer que tinha carísma, e também gostei mais ou menos do Conrad Johnson Premier Eleven por exemplo e também de alguns prés da Audio Research. Mas a que preços ?

E também sinceramente já não tenho pachorra para andar a trocar as válvulas de poucos em poucos anos, os Naim duram 20 anos sem manutenção e depois mandam-se para a Naim e ficam prontos para fazer mais 20 anos sem chatices...

E depois com os Naim mais antigos é o descanso de não pensar em cabos,
eu uso os cabos de corrente dos aparelhos de origem da Naim, os interconnects de origem da Naim e os baratos e excelentes cabos de coluna da Naim NAC-A5 e acabou...

O tipo de som Naim são principalmente os discos, são eles que definem o som Naim.
Pois é um tipo de som muito correcto, transparente e revelador com pouca coloração e sentido de timing apurado.

Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 18:39

Jorge Ferreira escreveu:


E também sinceramente já não tenho pachorra para andar a trocar as válvulas de poucos em poucos anos...

Isso também depende da conceção do aparelho. O meu com as suas KT-120 foi afinado para funcionar ao "ralenti" pois são umas válvulas donde se podem extrair quase 100W e está afinado para 65W. Nos próximos muitos anos estou descansado. Naim e Focal 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 18:44

António José da Silva escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:


E também sinceramente já não tenho pachorra para andar a trocar as válvulas de poucos em poucos anos...

Isso também depende da conceção do aparelho. O meu com as suas KT-120 foi afinado para funcionar ao "ralenti" pois são umas válvulas donde se podem extrair quase 100W e está afinado para 65W. Nos próximos muitos anos estou descansado. Naim e Focal 491368

Pois claro depende...

E pelo que já me disseste é mais um dos aspectos positivos nos amplificadores a válvulas do Mestre Joaquim, certo ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 18:53

Jorge Ferreira escreveu:


E pelo que já me disseste é mais um dos aspectos positivos nos amplificadores a válvulas do Mestre Joaquim, certo ?

Claro que pode falhar como outra coisa qualquer, mas o material usado e a forma de construção do aparelho são à partida um garante de longevidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 20:00

Jorge Ferreira escreveu:
Desde Agosto de 2011 que o fabricante Britânico de alta fidelidade Naim se juntou ao fabricante francês de colunas Focal....
O mundo da alta fidelidade está a mudar, com os FLACS e tudo mais, enfim...
...
Abraços,
Jorge Ferreira

No NAIM No Music

Olà Jorge Ferreira,

Quando uma marca que tém uma imagem (no mercado) como sendo audiofila, mas que està a se descair jà à varios anos (Naim), se casa com uma marca que ganha muito dinheiro em fazendo caixas de me%µ£, e que gostaria de ter uma imagem audiofila (Focal), isto chama-se aqui "un mariage de raison", ou seja, um casamento de razão ou de interesse, o que é igual. E como no século 16 quando os burgueses (ricos mas do povo), casavam com os nobres (pobres mas com titulo de nobreza), o interesse era comum...

O mundo da alta fidelidade muda desde o dia em que nasceu nas belas pradarias inglesas, e ainda bem, pois é normal que as coisas mudem e avançem, mas os audiofilos so se dão conta disso todos os dez anos, às vezes mais !!!...

Quanto ao no NAIM no Music, imagino que é uma brincadeira para rir... evidentemente que é para rir !!! Smile)__((:

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 20:14

TD124 escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
Desde Agosto de 2011 que o fabricante Britânico de alta fidelidade Naim se juntou ao fabricante francês de colunas Focal....
O mundo da alta fidelidade está a mudar, com os FLACS e tudo mais, enfim...
...
Abraços,
Jorge Ferreira

No NAIM No Music

Olà Jorge Ferreira,

Quando uma marca que tém uma imagem (no mercado) como sendo audiofila, mas que està a se descair jà à varios anos (Naim), se casa com uma marca que ganha muito dinheiro em fazendo caixas de me%µ£, e que gostaria de ter uma imagem audiofila (Focal), isto chama-se aqui "un mariage de raison", ou seja, um casamento de razão ou de interesse, o que é igual. E como no século 16 quando os burgueses (ricos mas do povo), casavam com os nobres (pobres mas com titulo de nobreza), o interesse era comum...

O mundo da alta fidelidade muda desde o dia em que nasceu nas belas pradarias inglesas, e ainda bem, pois é normal que as coisas mudem e avançem, mas os audiofilos so se dão conta disso todos os dez anos, às vezes mais !!!...

Quanto ao no NAIM no Music, imagino que é uma brincadeira para rir... evidentemente que é para rir !!! Smile)__((:

Até+

Tudo certo, mas o problema é que por vezes a evolução é negativa ou adversa e muitos dos novos "Padrões" ou a falta deles se é que assim se podêm chamar são tambêm uma me%µ£ de tal forma que exactamente o que provocam são o saudozismo e dai advêm o crescimento e o interesse por algumas coisas vintage e com créditos firmados a todos os níveis.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 20:26

Estão lançados os dados para um grande tópico. Naim e Focal 693932

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 21:46

Ou vários grandes tópicos como aliás é normal e corrente neste Grande forum !!!
E atenção que com o meu comentário não quis de maneira nenhuma defender a Nain de forma alguma, como tambêm não posso dixar de criticar o comentário efectuado acerca de um fabricante de colunas que ainda á poucos anos fabricava apenas altifalantes para automóveis e hoje continua a evoluir e a crescer quêr queiramos quer não.
Relativamente aos Flacs que nasceram e foram criados por pessoas livres e com qualidade para serem utilizados gratuitamente ao contrário de outros formatos obviamente que pessoalmente não gosto do aproveitamento que começa a ganhar dimensão por parte dos fabricantes (Audiófilos) aparelhos hi-fi relativamente a uma boa intenção.

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 22:36

Vodoo escreveu:
Naim e Focal 754215

Sêm dúvida alguma e foi focado para mim um ponto muito interessante já abordado ao de leve noutro tópico á algum tempo que é exactamente o porque dos fabricantes não utilizarem fichas BNC de 75 Ohm em vez das RCA muito inferiores.


E porque não utilizar as opções que são usuais? Refiro-me às RCA e XLR.

Agora, parece-me que a Naim fica a perder, porque eu já a vi com melhores «alianças»... Eu gostava muito de ouvir a Naim com a Dynaudio, já das Focal, não gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 23:41

Eu tinha prometido que a minha participação em fóruns seria em decrescendo em 2012, este é o meu primeiro post a seis dias do inicio do ano, e vou tentar ser rápido apesar do tópico ser aliciante, e eu ser um amante do audio Britânico do tempo deste, acho que foram lançadas boas cartas para que os principais intervenientes continuem o debate enquanto eu vou apenas espreitando, mas de facto quando o tema é Naim, já passo a ser alcoviteiro, mas e repito, este fabricante ainda na sua quase total essência de origem Britânica faz e fez grandes máquinas para se ouvir o verdadeiro HiFi, é verdade. Som Naim é som como foi dito aqui apurado, eu diria mais refinado e requintado, embora a aparência naim seja pouco apelativa, pour moi isso é o menos importante, lá está, é preciso haver essência e tútano, porque de de aparência já basta o que se vai vendo no dia-a-dia, e o audio hoje também vai vivendo e sobrevivendo pela aparência, ou seja quanto Mais Grande (desculpem lá o erro de Pretuguês)Smile)__((:, melhor, quanto mais caro melhor, e quanto mais bonito ainda melhor Naim e Focal 317942 Naim e Focal 317942 Naim e Focal 809774 Naim e Focal 57537 , enfim...

Não vou perder o meu tempo a esmiuçar a coisa, mas o mundo global é cada vez mais uma componente nas nossas vidas, e nos grandes grupos também, e hoje viver numa ilha ao jeito de Robinson Crusoé é a morte do artista, quer para o bem e para o mal.
Estas fusões fazem em todos os sectores económicos, é na aviação civil, e na indústria automóvel, enfim, é como disse é um modus operandi generalizado, se concordo?, se gosto? eh pá, opinarei em outro lugar.

Focal compra Naim, não sei, não faço ideia se é assim ou não, se calhar até é. A Naim pode estar com algumas dificuldades financeiras, pode ser, hoje estamos todos assim, veja-se alguns exemplos no audio visto ser este o tópico, o grupo Harman, o grupo chinoca IAG que comprou não sei quantos grupos britânicos, claro com a qualidade, ou melhor com a falta dela como se sabe, entre muitos outros. Veja-se no que se tornou a B&W, uma referência quase total em termos mundiais na produção de colunas, e entra-se no site e...
Este grupo em que se tornou desde há uns tempos, equipa sistemas de som na famosa Jaguar, etc, etc... é uma tristeza, só respondo na presença do meu advogado.

E tantos outros exemplos poderia lançar, isto é a globalização, repito, para o bem e para o mal... Vejamos mais outros exemplos paralelos, Rolls Royce, só fabrica motores de aviões se não estou em erro, automóveis? jamais, ou seja, motores com o logótipo RR, saiem da BMW julgo eu ser assim. Os famosos Rover, que saudades vê-los no Reino Unido nos anos 60, 70, 80, e até meados de 90, e agora jamais, porque Rover agora, ''só'' Land, claro produz e produziu os Jeeps mais belos de sempre, as carismáticas Range Rover, do ''grupo'' Land Rover, etc, etc...

Focal, confesso é fabricante que nem dado, perdoem-me os amantes e seguidores desta ''marca'', já o disse e está escrito algures por aí em outros dispersos fóruns, que para mim a essência de uma coluna, é o que ela nos proporciona na audição ''final'' e não o verniz e a forma que agora sistemáticamente encadeia os nossos olhos, e não é só este fabricante de colunas, uma grande fatia do bolo segue esta filosofia, a componente estética sobrepôe-se ao tútano da coisa, e não é só a componente estética óbviamente, mas o mercantilismo adjacente ao volume de vendas dos vários equipamentos de audio andam sempre de mãos dadas, pois vive-se num mundo onde o que interessa aos grandes grupos é o volume de negócios e o objectivo é fazer um Budget cada vez mais grosso. Este Budget só é atingido se o consumidor final fôr na onda, geralmente vai sempre nela, se dependesse de mim, a esta hora já estava tudo mergulhado na falência. Eu não sou adepto do vulgar, eu não sou adepto do muito do mesmo, eu não sou adepto do usa e deita fora, prefiro ter pouco, muito pouco mas esse pouco ser de grande essência, eh pá são gostos, paciência.

Hoje em dia todo o dinheiro é pouco, o dinheiro está cada vez mais caro, e cada vez mais difícil de ganhá-lo, mas este tema entrraria já numa onda politica em que não estou para aí virado e muito menos discuti-la num fórum de outra temática e muito menos online e em público, e ficou espantado como é que se gasta dinheiro no mais completo desnorte em audio cuja proveniência é quase toda a mesma, desculpem, mas não consigo entender essa postura que é quase geral...eu disse quase...

Para terminar, a fusão Focal-Naim é só mais uma entre muitas outras que já se fizeram e que se seguirão para o bem e para o mal, aguardemos com tranquilidade as cenas dos próximos episódios...



Última edição por Mozarteano em Sáb Jan 07 2012, 11:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySex Jan 06 2012, 23:57

Viva caro Mozarteano,

confesso que acabei por não perceber o seu ponto de vista Naim e Focal 447836

Em relação à Focal , esta última tem óptimos Drivers.

O mundo vai-se reinventando , e na mesma lógica as marcas vão-se reestruturando.
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:27

Viva Ulrich,

Peço desculpa se não fiz chegar a mensagem, mas o texto tem, pode e deve ter várias leituras, e várias interpretações, tudo depende de como se lê, mas por exemplo e cito uma frase escrita por mim próprio:
...para mim a essência de uma coluna é o que ela nos proporciona na audição ''final'' e não o verniz e a forma que agora sistemáticamente encadeia os nossos olhos...

A Focal não é um construtor de vão de escada, até aí estamos de acordo, mas não é nem de perto nem de longe a minha de eleição, e duvido que algum dia venha a sê-lo, mas sabes como é, gostos.

Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:33

Mozarteano escreveu:
Viva Ulrich,

Peço desculpa se não fiz chegar a mensagem, mas o texto tem, pode e deve ter várias leituras, e várias interpretações, tudo depende de como se lê, mas por exemplo e cito uma frase escrita por mim próprio:
...para mim a essência de uma coluna é o que ela nos proporciona na audição ''final'' e não o verniz e a forma que agora sistemáticamente encadeia os nossos olhos...

A Focal não é um construtor de vão de escada, até aí estamos de acordo, mas não é nem de perto nem de longe a minha de eleição, e duvido que algum dia venha a sê-lo, mas sabes como é, gostos.

Abraço



A Focal num audio-show conseguiu o incrível. Ter o sistema mais caro e em simultâneo o pior som do certame. Difícil de acreditar mas foi opinião unânime de quem ouviu.

Claro que se pode ter passado algo de anormal, mas era tudo material caríssimo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:38

Mas isso por vezes têm que vêr com sinergias que na maioria das vezes são sobrevalorizadas.
Mas tambêm os DartZeel no último Audioshow em Lisboa deram o berro e a sala ficou fechadinha e ninguêm comentou nada !!!

Naim e Focal 707387

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:42

Vodoo escreveu:
Mas isso por vezes têm que vêr com sinergias que na maioria das vezes são sobrevalorizadas.
Mas tambêm os DartZeel no último Audioshow em Lisboa deram o berro e a sala ficou fechadinha e ninguêm comentou nada !!!

Naim e Focal 707387


Naquela vez não sei o que se passou. Eram as colunas topo de gama (aquelas com a manivela) os dois powers de topo da Chord que deviam de pesar uns 100Kg cada um e sem exagero, uns monstros e o resto a condizer em tamanho e preço. E o resultado no dia em que lá estivemos a ouvir era medonho.
A sala também era boa e de boas dimensões.

Estranho mas real.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:50

É daquelas coisas, uns têm as nozes e outros os dentes ou o toque de Midas ou algo assim do género !!!

Naim e Focal 707387


Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:54

Sim,
eu tenho aprendido, com exemplos concretos,sobretudo neste espaço, que o caro não é necessariamente o melhor.

Não falo de colunas em particular, mas que a focal faz bons drivers ninguém pode negar.

Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 00:59

Sêm dúvida Naim e Focal 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 08:14

António José da Silva escreveu:
Mozarteano escreveu:
Viva Ulrich,

Peço desculpa se não fiz chegar a mensagem, mas o texto tem, pode e deve ter várias leituras, e várias interpretações, tudo depende de como se lê, mas por exemplo e cito uma frase escrita por mim próprio:
...para mim a essência de uma coluna é o que ela nos proporciona na audição ''final'' e não o verniz e a forma que agora sistemáticamente encadeia os nossos olhos...

A Focal não é um construtor de vão de escada, até aí estamos de acordo, mas não é nem de perto nem de longe a minha de eleição, e duvido que algum dia venha a sê-lo, mas sabes como é, gostos.

Abraço



A Focal num audio-show conseguiu o incrível. Ter o sistema mais caro e em simultâneo o pior som do certame. Difícil de acreditar mas foi opinião unânime de quem ouviu.

Claro que se pode ter passado algo de anormal, mas era tudo material caríssimo.

Não podia estar mais de acordo. Estão a ver, aqui está uma excelente interpretação e leitura sobre o meu texto. Deduzo que tenha sido no Estoril, no Palace em 2009, 2010 se a memória não falha...

É verdade sim senhor, o mais caro e o pior som andam muitas vezes juntos, porquê? pergunta a minha curiosidade e ingenuidade audiófila. Temos ouvisto e defronta-mo-nos muitas vezes com esse duo ( Caro + Mau Som ) eu acrescentaria, Absurdamente Caro, Autênticamente Inaudível, e Rídiculamente Grande, esta tríade anda sempre ou quase sempre juntas, então nos audio shows e seus derivados nestes últimos últimos anos, é mato, não sei se por falta de sensibilidade dos ''profissionais'', ou se por profundo desconhecimento, ou ainda se por contínua mania das grandezas, e que se acaba muitas vezes por ter o efeito contrário, e o objectivo poucas vezes é conseguido.

Pode-se ser grande, mas não será grande coisa, e o audio doméstico anda um pouco assim nos dias de hoje, eu diria até muito nessa onda, e o efeito que causa muitas vezes naqueles que gostariam de entrar no mundo da Alta-Fidelidade é simplesmente de afastamento, isto para não falar em termos pessoais, e de muita rapaziada com quem ocasionalmente vou, ou ia trocando impressões, é simplesmente o de não ir mais a eventos de audio, assiste-se sempre muito do mesmo, e o que é demais lá diz o povo é moléstia, porque existe vida para além do audio.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 08:30

Mozarteano escreveu:
Deduzo que tenha sido no Estoril, no Palace em 2009, 2010 se a memória não falha...





tenho quase a certeza que foi mesmo esse.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 09:31

Bom, o amigo Jorge Ferreira está on-line. E agora? Naim e Focal 693932

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 10:48

António José da Silva escreveu:
Bom, o amigo Jorge Ferreira está on-line. E agora? Naim e Focal 693932

espera até ele acordar...
Naim e Focal 675116
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 10:51

vlopes escreveu:
António José da Silva escreveu:
Bom, o amigo Jorge Ferreira está on-line. E agora? Naim e Focal 693932

espera até ele acordar...
Naim e Focal 675116


Já esteve ligado mas como bom Naimaníaco isto tudo resvalou na carapaça da sua indiferença. Naim e Focal 933723 Ou então esta a esmerar a resposta. Naim e Focal 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 11:25

António José da Silva escreveu:
...como bom Naimaníaco isto tudo resvalou na carapaça da sua indiferença...

Que bela imagética Naim e Focal 491368
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 11:32

Vodoo escreveu:
Ou vários grandes tópicos como aliás é normal e corrente neste Grande forum !!!
E atenção que com o meu comentário não quis de maneira nenhuma defender a Nain de forma alguma, como tambêm não posso dixar de criticar o comentário efectuado acerca de um fabricante de colunas que ainda á poucos anos fabricava apenas altifalantes para automóveis e hoje continua a evoluir e a crescer quêr queiramos quer não.
...


Olà Vodoo,

se é a minha frase ... caixas de me%§£..., ao qual voçê faz alusão, deixe-me explicar. A Focal que se chamava JM Lab (Jacques Mahul laboratoires) à nascença em 85, era vista como a nova gloria da electroacustica françesa. Mas na realidade o topo de gama da marca nunca se conseguiu impor na França, e foram sobretudo as pequenas colunas rascas e baratas (talvez ném feitas em França...) para o home cinema, que eram vendidas na Fnac, Carrefour, Leclerc, etc... que fizeram a riqueza da empresa. Eu não critiquei as verdadeiras colunas da Focal, nem os magnificos alti-falantes, (e nos Forum quase nunca critico ninguém !!!), critiquei sim, a politica da Focal em relaçao aos produtos de massa que vendem nos supermercados. Ainda hoje em França o material de topo de gama da Focal, não tém um bom acolho...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 12:18

Só para terminar a minha intervenção, no que diz respeito à Focal ou JM Labs, e de acordo com a minha sensibilidade auditiva, uma marca é aquilo que o consumidor quer que seja. Se o consumidor for exigente no produto que quer ou vai adquirir, terá que haver feedback por parte do fabricante, senão...e este terá que corresponder ás exigências do consumidor final, mas com a massificação do mercado e dos vários bens de consumo quase tudo se generalizou, porque hoje em dia o consumidor em meu modesto entender é pouco exigente, e só o é naquilo que não deve ser.

Já é sabido de trás para a frente e vice-versa que o audio é uma indústria cada vez mais massificadora, é para as massas, e a as massas gostam que se lhes encha o olho ( salvo seja ), porque o efeito estético é o mais importante para as massas, porque estas não vão querer ficar com um determinado bem para a vida, hoje é tudo descartável como já se sabe, e erradamente a evolução das coisas nomeadamente da electrónica não é todos os dias, o que evolui mais é o invólucro, o conteúdo é mais do mesmo como já disse.

Não tenho nada contra a Alta-Fidelidade francesa, mas confesso nunca, mas mesmo nunca me ter seduzido, e como disse duvido que aos 50 me venha a seduzir. Das terras de Jean Baptiste Lully e de Marain Marais, seduz-me a sua música, a cosmética, e as suas iguarias, não confeccionadas pelos Cheefs de hoje muito na berra , bem como os seus vinhos, espumantes, e licores muito apreciados em todo o mundo, eu (in)felizmente não os sei apreciar porque não bebo. Como disse Audio Francês, seja qual a sua vertente, amplificação, analógico, digital, colunas, cablagem, até pode ser muito bom mas para mim como disse não obrigado.

Naim, como já disse, é ou era uma das puras castas do som Britãnico, gosto muito, mas mesmo muito do som Naim, marca muito cara por cá a preços fora do contexto social, por lá, a realidade é bem diferente, cara sim, mas numa outra realidade social, mas dizia eu que algumas posturas um pouco agressivas dos novos CEO's de algumas marcas ou dos grupos que as envolvem é que dispersam por vezes algum interesse.

Falou-se aqui de um Carrasco, sim senhor, era detentor de uma belíssima cada de audio, quem não se lembra da ''Atitude''ali para os lados do Teatro Nacional de S. Carlos, mais própriamente na esquina da Victor Gordon, passei por lá alguns serões de Sábado, ouvia boa música, em ''grandes'' equipamentos de HiFi, grandes em tudo no peso, e na essência, mas como nome indica, Carrasco acabou por ser o carrasco de si próprio. Ainda tive a oportunidade de assistir num audio show ao canto do cisne em matéria de audio, com um SME, e com umas monitoras italianas New audio Frontiers, ou new Sonic Frontiers, mais coisa menos coisa, bem como ainda a este ter aderido a uma loja online de nome Kamikaze. Teve a representação dde grandes marcas, entre elas a colossal Accuphase, SME, e muito mais tarde já no final a Furutech, a Air Tight etc, etc, julgo eu, enfim...tudo acaba ou bem ou mal.





Última edição por Mozarteano em Sáb Jan 07 2012, 13:26, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 12:34

Naim e Focal 300pxnaimposter

Eu sou adepto dos Naim da velha guarda como já repararam,
parei no tempo por opção própria e fiquei algures nos anos 90 até agora.

São gostos, e cada um tem os seus.

Participei durante alguns anos no Forum da Naim antes do Julian Vereker ter falecido e ainda algum tempo depois disso,
eu era um membro "Naimista" convicto, fiel seguidor e defensor daquela que era a minha filosofia de som e marca preferida.

Na verdade enganei-me quando disse que tinha jantado com o Paul Stephenson, eu jantei foi com o Paul Desmond na altura export sales da Naim, desculpem o lapso.

Já agora posso dizer que o Paul Stephenson expulsou-me do Forum da Naim há uns anos atrás depois da morte do fundador Julian Vereker.

Na altura a Naim tinha decidido deixar de produzir o braço Naim Aro, e eu disse algumas coisas no forum dificeis de digerir pelo Paul Stephenson, eu disse qualquer coisa como "...Se o Vereker estivesse vivo não faziam isso..."

Enfim, o engraçado é que se hoje em dia formos ao site da Naim o Braço Naim Aro continua lá aparentemente disponível para venda, pelo menos enquanto existirem peças para ele, na lista de preços dos distribuidores de 2010 ainda aparecia na lista mas de facto na lista de preços de 2011 já não constava.

Antes de me "converter" aos meus Naim eu era "audiófilo" mas deixei-me disso...

Também já gostei de amplificadores a válvulas single-ended de baixa potência com colunas de alta sensibilidade,
com vozes, guitarras acústicas e música de câmara era fabuloso, mas com algo mais mexido e complexo era complicado...

Eu entendo a magia das válvulas, até aquelas que têm um som mais colorido e quentinho, um som humanizado que nos aquece a barriga e é agradável de ouvir.

Também gostei de ouvir amplificação a válvulas com mais potência com colunas híbridas com a "magia" do painel electrostático e com subwoofers com amplificação própria.

Claro que também existem outros amplificadores a válvulas muito transparentes e sem colorações, penso que a Audio Research é um bom exemplo disso, com o seu slogan "High Definition", cujo fundador Bill Johnson faleceu há cerca de um mês (R.I.P.)

E existem outros amplificadores a válvulas que ficam algures no meio entre a coloração e a transparência.

Seja como for as válvulas têm grandes qualidades,
na forma holográfica como conseguem apresentar o palco sonoro,
e a forma benigna como conseguem viver com a distorção e apresentar a música de forma mais humana.

Mas eu prefiro os Naim da velha guarda, devido principalmente ao ritmo e ao timming.

Também me dá gozo outras coisas que os naim têm, tais como transparência, dinâmica e "punch".

O som Naim da velha guarda pode ser algo agressivo e desconfortável para muitas pessoas,
não é propriamente um som fácil, não tem grande profundidade apesar de ter largura, não tem colorações, é correcto nos timbres e transparente, e depois tem o ritmo e o timming que é uma parte muito importante da música que me dá tesão e adrenalina ao ouvir.

Os últimos equipamentos da Naim penso que perderam um pouco da sua identidade e carísma,
felizmente a Naim continua a dar assistência aos modelos mais antigos e a efectuar um full service/recap.
Vamos ver durante quanto tempo...

Atenção que eu não estou aqui a tentar convencer ninguém que os amplificadores a transistores da velha guarda da Naim é que são o máximo, para mim são mas apenas isso...

Felizmente existem outras coisas tão boas ou melhores, mas sobretudo diferentes e bem mais ao vosso gosto.

O importante é cada um de nós ter os seus gostos e preferências pessoais por mais antagónicas que sejam para outros,
a isso chama-se liberdade e livre arbítrio.

Diferentes formas de ser e de estar, diferentes tipos de música, diferentes formas de ouvir a música, diferentes tipos de som, diferentes tipos de aparelhos...diferentes gostos e diferentes escolhas...todas elas são respeitáveis damas para cavalheiros como nós...

O que é bom em relação aos Standards é que há muitos por onde escolher...

"No Naim, No Music" era um slogan da Naim muito usado pelos Naimistas.
Mas sim, eu vejo isso como uma piada e provocação dos Naimistas, apenas isso...


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 12:37

TD124 escreveu:
Vodoo escreveu:
Ou vários grandes tópicos como aliás é normal e corrente neste Grande forum !!!
E atenção que com o meu comentário não quis de maneira nenhuma defender a Nain de forma alguma, como tambêm não posso dixar de criticar o comentário efectuado acerca de um fabricante de colunas que ainda á poucos anos fabricava apenas altifalantes para automóveis e hoje continua a evoluir e a crescer quêr queiramos quer não.
...


Olà Vodoo,

se é a minha frase ... caixas de me%§£..., ao qual voçê faz alusão, deixe-me explicar. A Focal que se chamava JM Lab (Jacques Mahul laboratoires) à nascença em 85, era vista como a nova gloria da electroacustica françesa. Mas na realidade o topo de gama da marca nunca se conseguiu impor na França, e foram sobretudo as pequenas colunas rascas e baratas (talvez ném feitas em França...) para o home cinema, que eram vendidas na Fnac, Carrefour, Leclerc, etc... que fizeram a riqueza da empresa. Eu não critiquei as verdadeiras colunas da Focal, nem os magnificos alti-falantes, (e nos Forum quase nunca critico ninguém !!!), critiquei sim, a politica da Focal em relaçao aos produtos de massa que vendem nos supermercados. Ainda hoje em França o material de topo de gama da Focal, não tém um bom acolho...

Até+

Ora essa, eu não pus isso em causa nm pouco mais ou menos e até entendo em parte essa politica que quêr queiramos ou não é uma forma eficaz de financiamento.
E a mim tambêm essa marca não me diz nada, mas eles lá têm os seus projectos mas até o que mais admiro na marca é a as suas colunas terem aquele aspecto horrivel e eles insistirem naquilo e não alterarem o seu visual mas de resto não me dizem nada.

Naim e Focal 22692


Última edição por Vodoo em Sáb Jan 07 2012, 13:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 12:55

Esta discução está a ser óptima. Naim e Focal 754215

Falar abertamente, e como é obvio todos nós temos preferências, eu tenho as minhas mas são pessoais.

Muito bom tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 13:52

Jorge Ferreira escreveu:

Eu sou adepto dos Naim da velha guarda como já repararam,
parei no tempo por opção própria e fiquei algures nos anos 90 até agora.

São gostos, e cada um tem os seus.
...
Já agora posso dizer que o Paul Stephenson expulsou-me do Forum da Naim há uns anos atrás depois da morte do fundador Julian Vereker.
...
"No Naim, No Music" era um slogan da Naim muito usado pelos Naimistas.
Mas sim, eu vejo isso como uma piada e provocação dos Naimistas, apenas isso...



Abraços,
Jorge Ferreira

Olà Jorge Ferreira,

reconheço bem o Paul S. nesse acto, pois não suporta uma critica à Naim, mesmo quando esta é fundada e / ou vém mesmo da parte de um fidel da marca... é um defeito mas..., é uma qualidade também, depende do ponto de vista !...

Assim compreendi o 'No Naim no music..", como sendo uma "private joke" de Naimista !... Continue assim, e boas escutas "with Naim!"...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 14:02

Amigo Jorge, corrido do fórum da tua marca,mas que coisa feia. Nao gostaram das "lascas" que mandastes.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 14:35

António José da Silva escreveu:
Amigo Jorge, corrido do fórum da tua marca,mas que coisa feia. Nao gostaram das "lascas" que mandastes.

Não fiques com ideias...aguenta ai a tua tecla de delete...

Pois eu agora estou mais civilizado e user friendly Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 14:41

Jorge Ferreira escreveu:
António José da Silva escreveu:
Amigo Jorge, corrido do fórum da tua marca,mas que coisa feia. Nao gostaram das "lascas" que mandastes.

Não fiques com ideias...aguenta ai a tua tecla de delete...

Pois eu agora estou mais civilizado e user friendly Smile)__((:

Também sabes que no AAP sabemos falar a serio o qb mas sempre prevalecendo a amizade e o saber estar e a descontração.
Cada um gosta do que gosta e até certo ponto é legitimo "defender-mos" algo que achamos bom senão não estaríamos a ser honestos connosco próprios. E todos sabemos que há muita coisa no mundo que canta e encanta.

Como diz um famoso proverbio alemão, "Outros pais também tem filhas bonitas"

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 18:09

Se a Naim não seguiu a evolução positiva, a Focal, ou seja, a JM Lab não me parece que se possa considerar ter evoluído, pois já ouvi várias vezes e em sistemas diferentes e o problema permanece - o som não é convidativo. E se nas colunas mais acessíveis (que nem são assim tão acessíveis), o detalhe não é grande coisa e nas de topo já se ouvem bem os detalhes, nem numas nem outras a música flui de forma a dar o verdadeiro prazer de ouvir música. Aqui está a coisa. Orquestra

Por isso, concluindo, devo dizer que «tenho pena» da evolução da Naim, mas não digo o mesmo da JM Lab, pois esta parece nunca ter mostrado a sua vocação para o áudio, apenas para o negócio, sendo que não me parece que a sua conquista de mercado se deva a uma oferta verdadeiramente audiófila, pelo menos no sentido mais puro, como acontece com a maioria das marcas - felizmente.
Isto não é para denegrir a marca, mas uma impressão muito própria. O mesmo acontece com outras marcas. Algumas parecem mais preocupadas com a imagem (disign) do que com o som, pois existem factores que por vezes se revelam mais importantes no mercado, mas acho que não vale a pena ir por aí...
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 20:15

Jorge Ferreira escreveu:
António José da Silva escreveu:
Amigo Jorge, corrido do fórum da tua marca,mas que coisa feia. Nao gostaram das "lascas" que mandastes.

Não fiques com ideias...aguenta ai a tua tecla de delete...

Pois eu agora estou mais civilizado e user friendly Smile)__((:

ainda bem que só te conhecemos nesta fase!!!

Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 22:22

vlopes escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
António José da Silva escreveu:
Amigo Jorge, corrido do fórum da tua marca,mas que coisa feia. Nao gostaram das "lascas" que mandastes.

Não fiques com ideias...aguenta ai a tua tecla de delete...

Pois eu agora estou mais civilizado e user friendly Smile)__((:

ainda bem que só te conhecemos nesta fase!!!

Smile)__((:

Sem Dúvida Naim e Focal 265963
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySáb Jan 07 2012, 22:27

Jorge Ferreira escreveu:


Sem Dúvida Naim e Focal 265963


Quase que se poderia afirmar que está cada vez menos Naimista. Naim e Focal 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptyDom Jan 08 2012, 11:54

António José da Silva escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:


Sem Dúvida Naim e Focal 265963


Quase que se poderia afirmar que está cada vez menos Naimista. Naim e Focal 933723

mais importante que isso; user friendly !!!

Naim e Focal 933723 Naim e Focal 933723
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptyDom Jan 08 2012, 16:12

Também sou fan da Naim embora não seja dos mais empedernidos. Tenho um amplificador Naim nait 5i de que gosto bastante. Quando o comprei ouvi tambem um Lingdorf que era bastante mais caro e não era muito melhor no que diz respeito ao som.

Na mesma altura ouvi um conjunto pre power dos mais "modestos" já com uns anos e gostei bbastante mais do 5i. O outro conjunto tinha apenas 30w mas o som era agreste, seco, talvez mais dinamico mas não me pareceu mais transparente.

Na feira do hotel Palacio tambem me recordo de ouvir um sistema Naim com colunas Neat. Tambem não gostei, muito agressivo principalmene nos agudos. Por acaso essas colunas tinham um tweeter metálico de cupula invertida semelhante ao usado pela JMLab/Focal.

Tive tambem oportunidade de ouvir um leitor de cd Naim CDS III com as colunas New Audio Frontiers e um amplificador hibrido e gostei muitissimo do que ouvi. Agora se vale os 10000 euros que pedem por ele isso já é outra conversa. Na minha opinião não vale, nem esse nem qualquer aparelho de preço equivalente. Para mim os unicos aparelhos que valem a pena são os de entrada com preços um pouco menos especultivos.

Já pensei em trocar o meu leitor de cd's Rotel RCD-1072 por um cd 5i para ficar com o conjunto d marca e com o mesmo comendo mas tenho algum receio de gastar dinheiro e não ficar tão satisfeito como estou agora.

Uso o meu Naim com colunas tradicionalmente consideradas como formando um bom casamento com a electronica Naim: Dynaudio Audience 52, Dynaudio Audience 122 e neste momento as que estão na sala a tocar são as Von Schweikert VR-1. Normalmente estão no meu quarto mas desde o final do ano que vieram fazer uma temporada na sala para matar saudades.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 09 2012, 00:46

JCF escreveu:
Também sou fan da Naim embora não seja dos mais empedernidos. Tenho um amplificador Naim nait 5i de que gosto bastante. Quando o comprei ouvi tambem um Lingdorf que era bastante mais caro e não era muito melhor no que diz respeito ao som.

Na mesma altura ouvi um conjunto pre power dos mais "modestos" já com uns anos e gostei bbastante mais do 5i. O outro conjunto tinha apenas 30w mas o som era agreste, seco, talvez mais dinamico mas não me pareceu mais transparente.

Na feira do hotel Palacio tambem me recordo de ouvir um sistema Naim com colunas Neat. Tambem não gostei, muito agressivo principalmene nos agudos. Por acaso essas colunas tinham um tweeter metálico de cupula invertida semelhante ao usado pela JMLab/Focal.

Tive tambem oportunidade de ouvir um leitor de cd Naim CDS III com as colunas New Audio Frontiers e um amplificador hibrido e gostei muitissimo do que ouvi. Agora se vale os 10000 euros que pedem por ele isso já é outra conversa. Na minha opinião não vale, nem esse nem qualquer aparelho de preço equivalente. Para mim os unicos aparelhos que valem a pena são os de entrada com preços um pouco menos especultivos.

Já pensei em trocar o meu leitor de cd's Rotel RCD-1072 por um cd 5i para ficar com o conjunto d marca e com o mesmo comendo mas tenho algum receio de gastar dinheiro e não ficar tão satisfeito como estou agora.

Uso o meu Naim com colunas tradicionalmente consideradas como formando um bom casamento com a electronica Naim: Dynaudio Audience 52, Dynaudio Audience 122 e neste momento as que estão na sala a tocar são as Von Schweikert VR-1. Normalmente estão no meu quarto mas desde o final do ano que vieram fazer uma temporada na sala para matar saudades.

Os Amps Integrados Naim Nait sempre tiveram um som e qualidade excelentes para o preço.

A linha mais antiga tem mais dinâmica e punch mas é muito mais agreste sim tens toda a razão embora eu a prefira Smile

Belas colunas as Dynaudio excelentes tweters.

Qualquer dia sou capaz de me desfazer do meu leitor de CD's da Naim o CD 3.5, pois eu não ouço CD's só vinyl, portanto quem sabe um dia fazemos negócio...mas eu não tenho pressa, logo se vê...

Abraço,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 09 2012, 01:12

Jorge Ferreira escreveu:
...pois eu não ouço CD's só vinyl...


Musica para os meu ouvidos. Naim e Focal 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 09 2012, 01:17

António José da Silva escreveu:
Jorge Ferreira escreveu:
...pois eu não ouço CD's só vinyl...


Musica para os meu ouvidos. Naim e Focal 933723

Para quê ouvir esse formato moribundo... Smile)__((:
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 16 2012, 10:28

Jorge Ferreira escreveu:
(...) o Paul Stephenson expulsou-me do Forum da Naim há uns anos atrás depois da morte do fundador Julian Vereker.

Uma coisa é certa, não deve existir fabricante de equipamentos Hi-FI com maior capacidade de criar lealdade pela sua marca do que a Naim.
E os Naimistas são seguidores...radicais.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 16 2012, 10:33

ricardo onga-ku escreveu:

E os Naimistas são seguidores...radicais.

Ricardo


Mesmo depois de expulsos. Smile)__((:

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Naim e Focal 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal EmptySeg Jan 16 2012, 12:47

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

E os Naimistas são seguidores...radicais.

Ricardo


Mesmo depois de expulsos. Smile)__((:

é muito "mauzinho" Naim e Focal 43034 ...


... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Naim e Focal Empty
MensagemAssunto: Re: Naim e Focal   Naim e Focal Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Naim e Focal
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Colunas Focal 706V como novas em preto lacado + sub Focal Cub2
» Focal Utopia headphone
» Subwoofer Focal Cub2
» Representantes da Naim.
» Beryllium - Focal-JMlab Utopia Be

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: