Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Primaluna Prologue 2 - Válvulas

Ir para baixo 
+4
Ghost
Vodoo
Stereo
lpg
8 participantes
AutorMensagem
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQui Set 15 2011, 15:48

Olá a todos,

Sou, desde há uns anos, um satisfeito detentor de um PL2 que me tem vindo a proporcionar largas horas de prazer.
O amplificador ainda se encontra equipado com as válvulas de origem PL, que verdade seja dita não posso considerar como "más" atendendo ao facto de não ter ainda ouvido o equipamento com outras.

Recentemente decidi ser pertinente vir a adquirir novo conjunto de válvulas com o objectivo de melhorar a acústica do amplificador ficando com as PL como reserva.

Pretendo adquirir válvulas de produção corrente com preços acessíveis que me proporcionem um solução "all-around" compatível com os diversos géneros musicais que consumo (Jazz, Rock, Pop, etc). Procuro neste "upgrade" uma boa relação qualidade/preço e não o "Nirvana" acústico pois este último implicaria antes de mais mudar de casa ou no mínimo de sala... (Nota: Não pretendo adquirir soluções exóticas NOS nem ofertas de produção corrente que me deixam na dúvida se estou a pagar a válvula ou o pacote e tinta em que se apresenta.)

Certo de que será possível fazer melhoramentos com válvulas de produção corrente "em conta" solicito que partilhem as vossas experiências e recomendações com o PL2 no que respeita à substituição das 12AX7, 12AU7 e KT88, referindo como resulta a gama sonora ao nível de baixos, médios e agudos bem como respectivo palco sonoro. (Não sabendo ainda como resulta o som pondero hipóteses como: KT88 EH, 12AU7 EH Gold, 12AX7 EH Gold ou em alternativa Sovtek 12AX7LPS, TAD 12AX7A, TAD ECC83WA, etc...)

Paralelamente solicito também opinião e experiências na substituição das 12AX7 de stock de um Project Tube Box 2.

Obrigado a todos, cumprimentos e boas audições,
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQui Set 15 2011, 21:10

Viva,
Cá estamos então à volta de um PrimaLuma Prologue Two. Não faltarão opiniões por aqui, mas pela parte que me toca, embora não ter visto as novidades da TAD, é esta a que recomendo. E mesmo não ter experimentado a KT88 desta marca, em princípio as próximas serão destas «penso eu de que». Primaluna Prologue 2 - Válvulas 933723
Fica já aqui a «ligação directa». http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_TAD_Tubes_amp_Accessoires/
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQui Set 15 2011, 22:24

Estive a dar uma vista de olhos e encontrei estas meninas:
http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_TAD_Premium_Tubes_TAD_Power_Tubes_SELECTED/KT88_STR_TAD_Premium_Matched_2823
http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_TAD_Premium_Tubes_TAD_Pre_Amp_Tubes_SELECTE/6189W_12AU7WA_E82CC_NOS_USA_546
http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_TAD_Premium_Tubes_TAD_Pre_Amp_Tubes_SELECTE/12AU7WA_E82CC_TAD_Premium_Selected_balanced_545
http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_TAD_Premium_Tubes_TAD_Pre_Amp_Tubes_SELECTE/ECC803_S_TAD_Premium_Selected_951

Um quarteto das KT88 ainda fica mais barato do que as EH que comprei por cá.

Espero ter ajudado! Primaluna Prologue 2 - Válvulas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptySex Set 16 2011, 00:18

O melhor é mesmo trocar as válvulas da pré amplificação, que são as mais importantes e de preferência por umas Telefunken NOS ou umas Mullard e depois de seguida é só trocar as KT-88 por umas KT-90 e o bicho fica com Esteróides e a tocar nas horas !!!

Primaluna Prologue 2 - Válvulas 675116
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost
Membro AAP



Mensagens : 86
Data de inscrição : 20/01/2012

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptySeg Jan 23 2012, 23:15

Telefunken?...e encontrá-las? No Aeroporto em tempos mandaram montes de Philips para o lixo e eu cheguei a carragar duas caixas.
...Sabia lá eu o que estava a fazer... Primaluna Prologue 2 - Válvulas 424293 Primaluna Prologue 2 - Válvulas 707387 :GDM:
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyTer Jun 11 2013, 20:04

Passado um ano e tal e depois de ter testado vários conjuntos de válvulas emprestados (uns mais exóticos outros menos) elegi e adquiri o seguinte set de válvulas para o Prologue 2:

Sovtek 12AX7 LPS (Necessita de uma "queima" alargada para atingir o seu explendor)
EH 12AU7 (Cumpre o seu papel por um preço justo)
Tung Sol KT-120 (O uso desta válvula encontra-se oficialmente aprovado pela Primaluna)

Esta combinação apresentou-se como sendo a mais dinâmica, versátil e precisa pelo que vai ficar por aqui durante uns bons anos! De forma resumida:
A 12AX7 LPS é uma válvula cirúrgica de alto a baixo (após a queima);
A 12AU7 EH é muito boa para o preço;
A KT120 aparenta juntar numa válvula o melhor das EL34 + KT88 + KT90 + ..., é uma válvula de potência excelente!

Boas audições,
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyTer Jun 11 2013, 22:11

12ax7 ou 12au7 das que já experimentei as Telefunken são as melhores e mal empregues. As ei/yugo são muito semelhantes mas tem muito mais microfonia. Não deixam de ser a minha melhor escolha barata. Para mim embora as kt90 tenham mais potência têm um som horrível e as kt88 russas independentemente da marca são muito boas.
É a minha opinião e vale o que vale.
João
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 02:38

Conforme sugere o tópico de abertura nunca foi minha intenção entrar numa espiral de tentativa e erro por mercados NOS em que vigora a venda de gato por lebre, testei alguns exotismos mas não gostei do que ouvi, provavelmente por serem falsas ou por estarem a ser usadas muito além do seu tempo de vida...
Existem válvulas de produção corrente que apresentam resultados muito satisfatórios (senão melhores que certos NOS) a preços acessíveis e com oferta para todos os gostos e carteiras, pelo que a conversa em torno dos "santo graal" NOS começa, na minha opinião, a deixar de ter sentido!

Confirmo que o que a KT90 ganha em potência perde em tudo o resto quando comparada com uma KT88.
Mas a forma como a KT120 nos apresenta a música é, na minha opinião, um novo parágrafo na história das válvulas de potência, e no caso do PL2 a potência desta válvula é o factor menos relevante do "todo"... além do mais a potência é o que menos me importa no sistema!

Não querendo puxar a brasa para nenhuma sardinha, estou bastante contente com o meu pequeno "nirvana" sonoro pois permite-me desfrutar da música de forma muito superior à média do que tenho ouvido, e nesta média incluem-se sistemas consideravelmente mais "caros" sendo que alguns dos proprietários cometeram a "loucura" de fazer um "downgrade"..., mas falamos evidentemente de gostos e/ou ouvidos pessoais. Se posso melhorar, talvez, com tempo e uns largos milhares..., se se justifica é que já não sei...

A vida é curta de mais para perder tempo e dinheiro com obsessões audiófilas, perdoem-me a expressão, mas prefiro investir o dinheiro em música e o tempo a ouvi-la!

Cumps e boas audições,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 06:17

lpg escreveu:


A vida é curta de mais para perder tempo e dinheiro com obsessões audiófilas, perdoem-me a expressão, mas prefiro investir o dinheiro em música e o tempo a ouvi-la!

Cumps e boas audições,


Também sou dessa opinião. As constantes trocas baldrocas consomem demasiado tempo que já é escasso para o essencial.
Agora uma pergunta, as KT-120 foi só "espetar" nos sockets, ou foi necessária alguma alteração ao aparelho?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Primaluna Prologue 2 - Válvulas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 10:51

Melhor opção é mudar os condensadores de acoplamento que ficam mais baratos. O resultado é melhor e dura para "sempre". Segundo me parece são quatro Solens de 0.22mF , recomendo papel e óleo ou cera de abelha. Os Mundorf(marca de condensadores da moda pior que a Zara na roupa) não prestam... (tinha que dizer isto hihihihi Smile ).
Abraço
João
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 11:47

João da Bernarda escreveu:
Melhor opção é mudar os condensadores de acoplamento que ficam mais baratos. O resultado é melhor e dura para "sempre". Segundo me parece são quatro Solens de 0.22mF , recomendo papel e óleo ou cera de abelha. Os Mundorf(marca de condensadores da moda pior que a Zara na roupa) não prestam... (tinha que dizer isto hihihihi Smile ).
Abraço
João





Estes também não prestam?...
Primaluna Prologue 2 - Válvulas V-cap-vert

Tin Foil and Fluoropolymer Film Audio Capacitors
VCaps do Crhis VenHaus

Mas vale a pena experimentar, e eu que o diga...
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 12:00

António José da Silva escreveu:
Agora uma pergunta, as KT-120 foi só "espetar" nos sockets, ou foi necessária alguma alteração ao aparelho?

Basta colocar o quarteto nos sockets sem qualquer alteração, o autobias adaptativo resolve o resto e nem será necessário o uso de quarteto emparelhado!

Note-se que o PL2 adopta o "som" da KT120 mas não tira partido da sua potência total o que será uma vantagem no que respeita à vida útil da válvula... (a diferença de potência será mais evidente em baixo volume mantendo as características de um volume normal...)

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 13:55

Atenção reirato , os condensadores de teflon demoram muitas mas muitas horas de uso para tocarem bem. Não desistas deles.
João
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQua Jun 12 2013, 19:04

Muito bem!Primaluna Prologue 2 - Válvulas 22692 O meu está arrumado, mas está bem muito o brigado! Espero um dia arranjar uma casa maior e deixá-lo pronto para a festa!Primaluna Prologue 2 - Válvulas 491368
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQui Jun 13 2013, 23:15

Stereo escreveu:
Muito bem! O meu está arrumado, mas está bem muito o brigado! Espero um dia arranjar uma casa maior e deixá-lo pronto para a festa!
Merece ser desarrumado para saborear as 120! Wink


Entretanto deixo duas fontes sobre a aprovação do uso da KT-120 por parte da Primaluna:
 Primaluna USA (Ver "Latest News" e 2º Slide)
 Primaluna Blog (Ler questão #2, de Andre D, e resposta de Herman van den Dungen)
Ir para o topo Ir para baixo
fifas
Membro AAP



Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2013

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyDom Jun 16 2013, 22:21

Boa noite.

Fui proprietário de um PL2 e de um Dialogue2... Adorei ambos...

Se quer pôr o pl2 a "cantar"  e visto que já tem um quarteto de KT120 (parabéns pela escolha!)
sugiro-lhe o seguinte:

-2 EAT ecc 803 s diamond e 2 EH Gold ECC82/12AU7.

A diferença face ao que tem é enorme... do meu ponto de vista para muito melhor... 
Eu não ligo às marcas etc etc... O que conta é o prazer de ouvir a música.

Cumprimentos, 
Fifas.
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyTer Jun 18 2013, 00:33

Boa noite,

De parabéns estará também a New Sensor por ter tido a iniciativa e a coragem de criar esta nova válvula de potência sob a marca Tung-Sol! Smile

Confesso que não notei diferenças verdadeiramente plausíveis entre as EH 12AU7 e as EH Gold 12AU7 que testei (ambas com seguramente mais de 100h de uso), optei pela mais barata mas a diferença de preço da vrs gold pin tb não é significativa.

Nunca tive o prazer de ouvir nenhum modelo da EAT mas verdade seja dita conheço os preços e estes últimos sugerem-me alguma especulação! Poderei mudar de ideias depois de as ouvir, se algum dia as ouvir... Wink

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyTer Jun 18 2013, 21:15

lpg escreveu:
Stereo escreveu:
Muito bem! O meu está arrumado, mas está bem muito o brigado! Espero um dia arranjar uma casa maior e deixá-lo pronto para a festa!
Merece ser desarrumado para saborear as 120! Wink


Entretanto deixo duas fontes sobre a aprovação do uso da KT-120 por parte da Primaluna:
 Primaluna USA (Ver "Latest News" e 2º Slide)
 Primaluna Blog (Ler questão #2, de Andre D, e resposta de Herman van den Dungen)

Quem sabe, um destes dias experimento uma KT-120!Primaluna Prologue 2 - Válvulas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas EmptyQui Ago 29 2013, 12:11

Update!

No final de Julho dei um tiro no escuro e encomendei um par de Mullard Reissue 12AX7, resultou num tiro certeiro para o amp e para o ouvido! Esta válvula tem um som que considero morno/contemporâneo (nada quente) com uma gama média muito rica, gama baixa excelente e gama alta macia sem perder qualquer detalhe. A dimensão do palco e a separação instrumental são das melhores que já ouvi!

A LPS, sendo bastante detalhada e neutra, passou para o pré de phono.

Cumps,

PS. Segundo o que me foi transmitido decorre uma guerra de patentes de marca entre a Mullard Reissue (New Sensor América) e a antiga Mullard inglesa, ao que parece os detentores da marca original querem impedir a comercialização da reedição no mercado europeu, por este facto a válvula não está disponível na maioria das lojas europeias, encontrei-a em duas lojas e adquiri o par por preço aceitável na espanhola Granada Audio.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty
MensagemAssunto: Re: Primaluna Prologue 2 - Válvulas   Primaluna Prologue 2 - Válvulas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primaluna Prologue 2 - Válvulas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Outra vez o Prologue Two!...
» Primaluna prologue five
» Amplificador Primaluna Prologue 2
» Prologue Two
» Amplificador HIFI VMP ST35 (100% valvulas)+Valvulas dos 50's/60's+ Larsen prelist disco mixer

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: