Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Sony PS 6750

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Ajsilva65

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQua Dez 25 2024, 13:02

Bom dia

Sou de Gondomar - Porto. Tenho um gira bolachas (aprendi aqui no fórum) DD Sony PS 6750 e gostaria de fazer uma revisão/manutenção ao mesmo. Alguém conhece um técnico aqui na minha zona, para fazer a manutenção?
Está equipado com um Shure V15III e ainda tem a agulha original, nas ultimas. Algum companheiro de luta, aconselha a compra de um jelco ou tonar, para substituir ou partir para outra luta (audição). Qual será o caminho?

Obrigado pela atenção e Festas Felizes a todos

José Silva
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQua Dez 25 2024, 15:44

Ajsilva65 escreveu:
Bom dia

Sou de Gondomar - Porto. Tenho um gira bolachas (aprendi aqui no fórum) DD Sony PS 6750 e gostaria de fazer uma revisão/manutenção ao mesmo. Alguém conhece um técnico aqui na minha zona, para fazer a manutenção?
Está equipado com um Shure V15III e ainda tem a agulha original, nas ultimas. Algum companheiro de luta, aconselha a compra de um jelco ou tonar, para substituir ou partir para outra luta (audição). Qual será o caminho?

Obrigado pela atenção e Festas Felizes a todos

José Silva

Caro José Silva

O Sony precisa mesmo de manutenção? Variação de velocidade, por exemplo?
Infelizmente por aqui, no Porto e arredores, não há, tanto quanto sei, técnico que seja recomendável!

Quanto à agulha para a SHURE V15III, tem a solução da Jico: https://www.thakker.eu/tonnadeln/jico-vn-3g-nude-nadel-fuer-shure-v15iii/a-11139/. Atendendo à qualidade da V15III recomendaria esta.
A Analogis oferece 2 versões (Elíptica e Elíptica "nude"): https://www.dacapoaudio.com/3901-shure-v-15-III-vn-35-stylus.html

Sempre pode equacionar uma mudança da célula mas não poderia contentar-se com uma qualquer base de gama (corre o risco de ter uma inferior qualidade na reprodução).

Ajsilva65 gosta desta mensagem

Ajsilva65

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQua Dez 25 2024, 17:00

Obrigado pela resposta e ajuda
A necessidade de manutenção é com o pensamento em algum tipo de lubrificação necessária e se os componentes estao em correto funcionamento, de modo a que dure mais uns anos, porque dos três gira-discos cá em casa, este é o adorado.
Quanto as agulhas, fui dar uma vista de olhos e encontrei na dacapo, para alem desta a eliptica nu e shibata. Das três, qual aconselha?

Fernando Salvado
Membro AAP

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: " Gira Bolachas" Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQua Dez 25 2024, 19:50

Que todos tenham tido um bom Natal e que todos venhamos a ter um FELIZ 2005.
Quanto á manutenção do Sony, tem sempre a Imacustica ou a Ultimate Audio que o podem ajudar.
Bom Ano e Boas Músicas...

masa e Ajsilva65 gostam desta mensagem

Fernando Salvado
Membro AAP

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQua Dez 25 2024, 19:53

...Isto são coisas da idade!!!
Claro que desejo a todos um Bom Ano de 2025....que o de 2005 já lá vai há muito !!!

agorgal
Membro AAP
agorgal

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQui Dez 26 2024, 10:50

Ajsilva65 escreveu:

(...)
Quanto as agulhas, fui dar uma vista de olhos e encontrei na dacapo, para alem desta a eliptica nu e shibata. Das três, qual aconselha?

Nada como um guia de compra de agulhas bem ilustrado e explicado:
https://www.kbaudio.co.uk/blogs/record-players/the-5-main-types-of-record-player-stylus?srsltid=AfmBOor7tfuT2QOntiED733rS5RA6QqofdpQzM-WNUWZe_93Yk3k1E7d

Mas o tipo de agulha não é o único factor determinante de uma boa qualidade de reprodução. Uma correcta afinação do braço, da posição da célula e do peso da agulha sobre as espiras do disco. E também, não menos importante, quanto maior o rigor de leitura que a agulha consegue extrair das espiras maior a leitura das imperfeições. Discos riscados ou sujos tornam-se muito mais ingratos de ouvir com agulhas tipo "shibata" ou mesmo "micro-line". Em vez de um conselho a apontar para um determinado tipo de agulha deixo-lhe informação suficiente para uma reflexão pessoal sobre qual a escolha.

No caso de, quer a Ultimate Audio quer a Imacustica, prestarem serviços de afinação de gira-discos, também o aconselham no melhor tipo de agulha a instalar considerando os factores acima apontados.

Uma outra hipótese, se tiver tempo, muita paciência e jeito para "bricolage" e mecânica: fazer a manutenção por si próprio (neste caso ter o manual de serviço ajuda muito) - não sei se ainda está disponível aqui: https://www.vinylengine.com/library/sony/ps-6750.shtml. Obriga a inscrição mas esta é gratuita. Se os manuais não estiverem disponíveis para novos inscritos eu conseguirei arranjar o pdf e terei todo o gosto em disponibilizá-lo. Mas tenha em consideração que uma má ou deficiente intervenção pode ser a ruína do aparelho. Nada de improvisos, sobretudo neste tipo de situações.
Para estas manutenções caseiras necessitará de dois ou três tipos de lubrificantes, uma balança própria para agulhas e escalas (Cartridge Alignmente Protractor e VTA). O "site" VinylEngine tem abundante informação sobre estes assuntos (e, obviamente, um bom conjunto de chaves de fenda e de relojoeiro. Nada pior que usar chaves de fenda inapropriadas para uma cabeça de parafuso). Um "kit" muito completo para manutenção de gira-discos, incluindo lubrificantes, não é caro, talvez uns 60/80 euros mas dura uma vida.

masa, paulov e Ajsilva65 gostam desta mensagem

Ajsilva65

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQui Dez 26 2024, 13:07

Bom dia
Caro agorgal.
Obrigado pela atenção e paciência. Nestas curtas férias de fim de ano, vou tentar assimilar a informação que me transmitiu, de modo a tomar uma decisão mais correta.Tenho a certeza que no final, estarei mais conhecedor desta matéria
agorgal
Membro AAP
agorgal

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQui Dez 26 2024, 17:32

Ajsilva65 escreveu:
Bom dia
Caro agorgal.
Obrigado pela atenção e paciência. Nestas curtas férias de fim de ano, vou tentar assimilar a informação que me transmitiu, de modo a tomar uma decisão mais correta.Tenho a certeza que no final, estarei mais conhecedor desta matéria

É para isto que estes fóruns servem...
Deixo-lhe aqui uma troca de opiniões no "LencoHeaven" sobre o seu gira-discos, talvez possam ser uteis:
https://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=23295.0
Qualquer dúvida disponha...

Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptyQui Dez 26 2024, 21:27

Prezado Ajsilva65,

É proprietário de um excelente gira-bolachas. Aliás, a Sony tem outro exemplar produzido entre 1974 e 1978, que constitui deleite para quem lhe presta ouvidos. Para a manutenção do seu exemplar, recomendo a Confraria do Vinil, situada em Espinho; eis o contacto: 919 004 619.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

Ajsilva65

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptySáb Dez 28 2024, 17:40

Ghost4u escreveu:
Prezado Ajsilva65,

É proprietário de um excelente gira-bolachas. Aliás, a Sony tem outro exemplar produzido entre 1974 e 1978, que constitui deleite para quem lhe presta ouvidos. Para a manutenção do seu exemplar, recomendo a Confraria do Vinil, situada em Espinho; eis o contacto: 919 004 619.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Muito obrigado pela informação. Vai ficar para a próxima manutenção. Segui o conselho dado em cima e levei o menino à Imacustica. Acabou por trazer uma concha nova (ortfon), com cartucho Sumiko Olympia.
A concha com o original Shure V15III, regressou não va querer montar uma Jilco.
Agora dar musica à Olympia para saborear o som.
Assim que queimar umas horitas, dou a minha opinião de leigo.
Cumprimentos
José Silva
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 EmptySáb Dez 28 2024, 19:39

Ajsilva65 escreveu:
(...) Assim que queimar umas horitas, dou a minha opinião (...)

Precaução para não torrar. Laughing

Conteúdo patrocinado

Sony PS 6750 Empty
MensagemAssunto: Re: Sony PS 6750   Sony PS 6750 Empty

Sony PS 6750
Ir para o topo 
Página 1 de 1