Assunto: Duas réguas de tomadas Qui Nov 14 2024, 18:26
Viva,
Vou ter necessidade de usar uma régua de tomadas adicional à que já tenho.
Por uma questão de arrumação, dá-me(nos) jeito que fiquem juntas, logo ligando esta segunda à existente (o "daisy chain" segundo os anglo-saxões).
Alguma recomendação especial para o fazer o melhor possível?
Obrigado
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1448 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Qui Nov 14 2024, 19:19
Rui B. escreveu:
Viva,
Por uma questão de arrumação, dá-me(nos) jeito que fiquem juntas, logo ligando esta segunda à existente (o "daisy chain" segundo os anglo-saxões).
Obrigado
Compre a melhor qualidade possível e mantenha a mesma polaridade em ambas (este último aspecto apenas se se der ao luxo de descobrir a polaridade correcta em cada um dos elementos alimentados pelas réguas, o que eu recomendo vivamente).
Rui B. Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Dom Nov 17 2024, 17:12
Obrigado. É mesmo um luxo juntamente com a actividade lúdica de tentativa e erro de ligar as fontes/amplificação a montante ou a juzante...que por acaso costuma fazer alguma diferença (antes ficasse tudo na mesma).
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14419 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Dom Nov 17 2024, 18:06
Prezado Rui B.
Com intento de prestar auxílio quanto à sua questão, previamente coloco uma tripla de questões: - Na totalidade, quantos aparelhos necessita de ligar à extensão? - Qual a capacidade de ligação da sua extensão? Quantas entradas são filtradas?
Cumprimentos fantasmagóricos,
Rui B. Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Dom Nov 17 2024, 19:08
Sete no total - com redundâncias (fontes) mas sem simultaneidades. -10A e 6 tomadas na numero um. -10 A e 4 tomadas filtradas na numero dois.
Manuel Almeida Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Sex Nov 29 2024, 14:23
Rui B. escreveu:
Viva,
Obrigado
Viva
Também já tive um problema do género em que tinha que colocar mais réguas, em parte porque alguns transformadores ocupam o espaço das entradas ao lado inutilizando-as Resolvi fazendo um bloco com 14 entradas conforme imagem.
Parte pratica; No meu caso consegui ser eu a fazer porque trabalho numa empresa que tem oficinas de manutenção e por isso tive acesso a maquinas e ferramentas. A caixa é metálica e as tomadas ligam uma a uma a tres barramentos (fase, neutro e terra) (imagem). Por ver e ler "coisas e loisas" na net coloquei no interior um filtro (imagem) e como é de 10A coloquei fusíveis "normais" de 10A, pelo sim pelo não, e um led para verificar que a coisa tem tensão.
Parte teórica; Quando liguei a coisa e me dispus a ouvir um som fiquei admirado, porque não contava, mas fiquei com a sensação notória que o som estava mais limpo ou mais claro ou não sei, havia uma diferença, porque ao fim e ao cabo cada um conhece o seu sistema e acredito que note alguma diferença , por pequena que seja, caso ela exista. Suponho que possa ser do filtro, mas ele foi colocado apenas porque achei que mal não fazia, mas também pode ter sido sugestão, embora, como referi, não estava á espera que o bloco alterasse o som. Hoje em dia já não noto porque já me habituei ao "novo" som.
Rui B. gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Sáb Nov 30 2024, 16:37
Prezado Manuel Almeida,
Felicito pelo produto e subsequente resultado obtido.
Rui B. Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Sáb Nov 30 2024, 18:50
Manuel Almeida escreveu:
Rui B. escreveu:
Viva,
Obrigado
Viva
Também já tive um problema do género em que tinha que colocar mais réguas, em parte porque alguns transformadores ocupam o espaço das entradas ao lado inutilizando-as Resolvi fazendo um bloco com 14 entradas conforme imagem.
Parte pratica; No meu caso consegui ser eu a fazer porque trabalho numa empresa que tem oficinas de manutenção e por isso tive acesso a maquinas e ferramentas. A caixa é metálica e as tomadas ligam uma a uma a tres barramentos (fase, neutro e terra) (imagem). Por ver e ler "coisas e loisas" na net coloquei no interior um filtro (imagem) e como é de 10A coloquei fusíveis "normais" de 10A, pelo sim pelo não, e um led para verificar que a coisa tem tensão.
Parte teórica; Quando liguei a coisa e me dispus a ouvir um som fiquei admirado, porque não contava, mas fiquei com a sensação notória que o som estava mais limpo ou mais claro ou não sei, havia uma diferença, porque ao fim e ao cabo cada um conhece o seu sistema e acredito que note alguma diferença , por pequena que seja, caso ela exista. Suponho que possa ser do filtro, mas ele foi colocado apenas porque achei que mal não fazia, mas também pode ter sido sugestão, embora, como referi, não estava á espera que o bloco alterasse o som. Hoje em dia já não noto porque já me habituei ao "novo" som.
Viva Manuel,
Excelente trabalho.
14 tomadas, ui, ui - mas faz bem melhor que eu que andei praqui a fazer contas de resto zero
No passado fiz uma experiência caseira, mas muito artesanal, com ligação em estrela (com 3 barramentos F, N, T) e gostei muito do resultado.
Quanto aos filtros tenho "emoções" divididas. Embora esteja em crer que cada vez são mais algo a ter em conta pela fauna herteziana que praí anda.
Bom fim de semana!
Última edição por Rui B. em Sáb Nov 30 2024, 19:01, editado 1 vez(es)
Rui B. Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Sáb Nov 30 2024, 19:01
Mensagens : 397 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Qua Dez 04 2024, 10:20
As tomadas são uma necessidade moderna, quando era criança 2 tomadas num quarto chegavam, hoje 10 não chegam , Eu costumo instalar tomadas nos meus moveis , para ligar ferramentas tenho blocos quádruplos salientes de tomadas, mas num móvel de com equipamentos de musica tive de instalar mais , optei por um sistema assim pouco bonito mas tambem não é visivel mas tem qualidade e é funcional
mas para ficar melhor seria réguas assim fixas sem terem braçadeiras .
Última edição por PedroH em Qua Dez 04 2024, 14:23, editado 1 vez(es)
Ghost4u Membro AAP
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Qua Dez 04 2024, 11:33
Prezado PedroH,
As extensões Legrand, além de prescindirem de filtro na sua construção, são boas e fiáveis. Assim, para quem não pretende dispensar quantia avultada na aquisição de uma régua (termo pomposo utilizado na audiófilia), continuo a recomendar extensões idênticas à que utiliza.
No Auditório Fantasma, reside uma Eixo e outra utilizada na área profissional (teatros em Inglaterra), com bons adaptadores (apetrechados com fusível) para acolher o equipamento.
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1156 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Qua Dez 04 2024, 14:12
O leroy merlin tem reguas de 8 e 10 tomadas. Tenho uma delas. Faz o serviço Na amazon tem existe de 10 tomadas. Eu tenho o meu material elétrico/ electronico com tomadas com supressores de pico de corrente por percausão. Não sei se afecta o som.
PedroH Membro AAP
Mensagens : 397 Data de inscrição : 06/04/2021 Idade : 54 Localização : Margem Sul
Assunto: Re: Duas réguas de tomadas Qua Dez 04 2024, 14:26
Ghost4u escreveu:
Prezado PedroH,
As extensões Legrand, além de prescindirem de filtro na sua construção, são boas e fiáveis. Assim, para quem não pretende dispensar quantia avultada na aquisição de uma régua (termo pomposo utilizado na audiófilia), continuo a recomendar extensões idênticas à que utiliza.
No Auditório Fantasma, reside uma Eixo e outra utilizada na área profissional (teatros em Inglaterra), com bons adaptadores (apetrechados com fusível) para acolher o equipamento.
Essa regua que mostrei está na trazeira do móvel , foi uma solução simples e eficaz , mas ha soluções esteticamente melhores , e podem ter filtro, no meu caso o filtro esta na tomada que liga o cabo que vai para o móvel.