Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 tapetes gira-discos - é possível melhorar?

Ir para baixo 
+4
Ghost4u
TD124
rjbv17
agorgal
8 participantes
AutorMensagem
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptySex Jun 23 2023, 19:58

Os tapetes são (com a honorável, imprescindível e crítica excepção da ponta do diamante da agulha), o único elemento que "liga" o disco à restante mecânica do gira-discos. São todos iguais, o feltro, as várias composições de borracha, a cortiça, a cortiça+borracha e por aí fora?
Não tenho opinião formada, nunca experimentei grandes alterações (excepção ao feltro que acho muito pouco prático com a sua tendência de vir colado ao disco).
Fica aqui a questão!
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyTer Jun 27 2023, 00:07

agorgal escreveu:
Os tapetes são (com a honorável, imprescindível e crítica excepção da ponta do diamante da agulha), o único elemento que "liga" o disco à restante mecânica do gira-discos. São todos iguais, o feltro, as várias composições de borracha, a cortiça, a cortiça+borracha e por aí fora?
Não tenho opinião formada, nunca experimentei grandes alterações (excepção ao feltro que acho muito pouco prático com a sua tendência de vir colado ao disco).
Fica aqui a questão!

Já que ninguém (mais) aceitou o seu desafio, vou avançar com a apresentação das minhas experiências iniciadas nos anos 80.

As primeiras utilizações que fiz com tapetes alternativos foi com o Micro-Seiki MB-15 dos anos 70 (está guardado, a aguardar oportunidade para ser intervencionado e melhorado).

Utilizei os mesmos em conjunto com o tapete de borracha original e, substituindo o mesmo. Foram dois tipos distintos de materiais: Um em espuma e outro em fibra.
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Static10
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Stanto10

Ambos eram entendidos como anti-estáticos, destinados a evitar a atracção para o disco de poeiras em suspensão e assim melhorar a reprodução.

Já não me recordo se a função anti-estática funcionava bem mas, tenho a certeza que não chegava aos calcanhares da lavagem dos discos com ultrasons tapetes gira-discos - é possível melhorar? 933723

Aquilo que notei foi que quando utilizados com o tapete original, a sonoridade mudava nos graves, quando os braços não permitiam o ajuste do VTA. Sem o tapete original havia alteração da sonoridade (mais cheia com o de espuma e mais viva com o de fibra) mas nada mais do que isso.

A experiência seguinte foi feita no PT LPT com o Achromat da Funk Firm, concebido para "dispersar a energia criada pela agulha" e, francamente, gostei. Mais detalhe, menos ruído de superfície e (obviamente) mais grave.
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Img_0113

Mais tarde tive oportunidade de ouvir o Oracle Delphi com o tapete de borracha (Groove Isolator) e com o tapete duro em acrílico (Acrylic Mat), ambos de fábrica. Prefiro o tapete acrílico, upgrade do original, que permite uma melhor imagem estereofónica e um grave mais definido.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyTer Jun 27 2023, 13:51

rjbv17 escreveu:
[

(...)

Um em espuma...
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Static10

(...)


Foi há tantos anos que já não me lembrava. Cheguei a experimentar o "DustGuard", não numa perspectiva de melhorar o som mas sim afastar o pó... ainda os meus conhecimentos sobre vinil não tinham chegado à experiência de um bom banho! Não se ajustou às expectativas e está arrumadinho sei lá onde.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyTer Jun 27 2023, 16:37

Os tapetes de prato é um acessorio fascinante para mim... de um lado porque modifica (realmente) o som e do outro porque a sua função é algo fosca:

O objectivo dele é de filtar as vibrações que véem do prato? De evitar que as vibrações de leitura se dirijam para o prato? De minimisar as vibrações aéreas provocadas pela musica na sala... evitar o escorregadio durante a leitura ou descarregar a electroestatica? Não sei, talvez um pouco disto tudo e algo mais...

Até hoje não encontrei o "tapete universal" então tenho vàrios que de vez em quando alterno na esperança de encontrar o meu nirvana. Até agora acho que os tapetes em cortiça compactada com borracha de nitrilo apareçem(me) como relativamente homogeneos. Os de sorbotano foi um desastre...

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyTer Jun 27 2023, 17:35

TD124 escreveu:
Os tapetes de prato é um acessorio fascinante para mim...  

Mais fascinante ainda quando abordamos a sua geometria... não me refiro à sua forma circular (terão que ser um círculo perfeito com um "buraquinho" colocado exactamente no seu centro. Refiro-me à sua forma vista em corte longitudinal:
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Image310
Esta imagem pode ser encontrada neste artigo deveras interessante: https://www.piratespress.com/products/vinyl-technical-conditions/

No entanto os tapetes (independente da sua tipologia no que a materiais diz respeito) acabam por não respeitar inteiramente a forma do disco de vinil:

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen11
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen12
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen10
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen13
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen14

Fico com uma questão em aberto: para além dos materiais a sua forma, ao não permitir um apoio completo que proporcione uma estabilidade máxima, não afetará também os resultados?

Sei que existem tapetes "voadores":
tapetes gira-discos - é possível melhorar? Screen10
Tanto quanto me parece, não sendo um apoio integral, é um apoio tão bem distribuído que respeita a forma e garante a estabilidade do disco.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyQua Jun 28 2023, 22:00

tapetes gira-discos - é possível melhorar? 41TFHGM1MYL._UF1000,1000_QL80_
Prezados,

Conheço uma individualidade que equipou o gira-bolachas Rega com tapete de materiais distintos, do qual faz parte pele de vaca; ao acolher o álbum «Atom heart mother», dos Pink Floyd, a escuta torna-se mui sensorial.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

agorgal gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyQua Jun 28 2023, 22:50

Ghost4u escreveu:
tapetes gira-discos - é possível melhorar? 41TFHGM1MYL._UF1000,1000_QL80_
Prezados,

Conheço uma individualidade que equipou o gira-bolachas Rega com tapete de materiais distintos, do qual faz parte pele de vaca; ao acolher o álbum «Atom heart mother», dos Pink Floyd, a escuta torna-se mui sensorial.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

To every cow (turn, turn, turn)
There is a season (turn, turn, turn)
And a time to every purpose, under heaven
(...)



tapetes gira-discos - é possível melhorar? 936335
Ir para o topo Ir para baixo
applesnowleo
Membro AAP



Mensagens : 32
Data de inscrição : 29/12/2020

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyQua Jun 28 2023, 23:46

Não é pele de vaca mas está próximo, o tweaker man tem a mesma opinião.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 122
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptySáb Ago 05 2023, 08:33

Este gajo não tem mais nada que fazer, eu vi um vídeo deste gajo, acerca de prato Delrin e desisti, muito pelos comentários e opinião dele só para show off.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptySáb Ago 05 2023, 14:17

Olá
Já fiz algumas experiências... com diversos tipos de tapete...e chego sempre á mesma conclusão...
O que funciona bem num gira já não funciona tão bem noutro...por isso é que nalguns giras tenho acrílico, noutros borracha, noutros cortiça, e até tenho um com grafite, o de feltro é que não me convence em nenhum.

O Audio é tramado...o que uns adoram...outros detestam...

Fredie

okapi e csxlab gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
csxlab
Membro AAP
csxlab


Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/07/2023

tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? EmptyDom Ago 06 2023, 12:19

fredy escreveu:
Olá
Já fiz algumas experiências... com diversos tipos de tapete...e chego sempre á mesma conclusão...
O que funciona bem num gira já não funciona tão bem noutro...por isso é que nalguns giras tenho acrílico, noutros borracha, noutros cortiça, e até tenho um com grafite, o de feltro é que não me convence em nenhum.

O Audio é tramado...o que uns adoram...outros detestam...

Fredie

Boas, eu estava a pensar investir no Achromat da Funk Firm para o meu SL-12012GR ... alguma experiência que possa ser partilhada antes de eu investir?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.csxlab.org
Conteúdo patrocinado





tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: tapetes gira-discos - é possível melhorar?   tapetes gira-discos - é possível melhorar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
tapetes gira-discos - é possível melhorar?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Correias gira-discos - é possível melhorar?
» Alternativa para tapetes de gira discos
» Tapetes para gira
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» Gira Discos CEC BD-515

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: