Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptyQua Jan 04 2023, 14:21

A Rolling Stone faz listas para tudo, desta vez partilhou a de 200 melhores Cantores/as:

https://www.rollingstone.com/music/music-lists/best-singers-all-time-1234642307/

Confesso que não vi a lista toda, mas a julgar pelo que vi há registos para todos os gostos, digo mesmo que a lista tem desde vozes tecnicamente muito boas até vozes que marcam pela performance.

Apesar de tudo é um tema interessante e que certamente se reflectirá nas nossas colecções... ou não! Smile

TD124, tomaz e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
tomaz
Membro AAP



Mensagens : 355
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 50
Localização : Vila Nogueira de Azeitão

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptyQua Jan 04 2023, 18:39

Uma lista muito eclética sem dúvida mesmo excluindo coisas como o Belcanto ou o Fado. É um conjnunto de nomes interessante. Obviamente que cada um terá sempre a sua própria lista que nunca será coincindente com tabelas "institucionais". No meu caso faltam nomes como Tom Waits, Nick Cave, Beth Gibbons, Elisabeth Fraser, Diamanda Gallas ou Meredith Monk, para citar alguns que são incontornáveis para mim.


Última edição por tomaz em Qua Jan 04 2023, 19:05, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptyQua Jan 04 2023, 18:51

Não conheço pelo menos metade das vozes, das restantes, metade só conheço de nome mas não me lembro de nada ou quase nada. Muitas delas são vozes da américa, dos mexicanos e do resto mundo, incluindo esta cena nova do K-pop. Mas do que conheço, vejo com agrado:

Poly Styrene - X-Ray Spex
Ofra Haza
Nusrat Fateh Ali Khan
Youssou N’Dour
Kate Bush !!!

Vejo com desagrado:
Courtney Love
Sade
Kurt Kobain
Adele, Beyoncé e Mariah Carey à frente de David Bowie !!!!


Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptyQui Jan 05 2023, 10:38

José Miguel escreveu:
... Confesso que não vi a lista toda, mas a julgar pelo que vi há registos para todos os gostos, digo mesmo que a lista tem desde vozes tecnicamente muito boas até vozes que marcam pela performance...

Venho de ver a lista... hà artistas dos quais nunca ouvi falar... doutros que conheço apenas de nome e ainda outros que conheço um pouco indo até aqueles que aprecio... efectivamente hà de tudo! A influência é de tipo anglo-saxão o que é compreensivel visto a origem da revista mas pareçe-me suficientemente eclético para permitir de descobrir pessoas, ou estilos, o que em si é importante. Quanto ao valor intrinseco da lista não me sinto apto a julgar mas vous sair uma resposta do Bowie hà muitos anos atràs quando lhe perguntaram qual era o melhor vocalista de rock para ele: O Jim Morrison! respondeu... È pena que com a voz dele cante tão mal! acrescentou...

Efectivamente... sabemos o que é ser um grande vocalista mas qual é a diferença entre ser grande vocalista, grande interprete ou grande artista? Quém poderia cantar o "This is the end" como o Morrison ou o "Frankie Teardrop" como o Alan Vega???... portanto ausentes da lista! Quém se lembra que um dos covers mais intenso do "Hallelujha" do Cohen é pelo John Cale também ausente... estas listas são dificeis pela natureza complexa do assunto  Surprised

José Miguel escreveu:
... Apesar de tudo é um tema interessante e que certamente se reflectirá nas nossas colecções... ou não! ...

O tema é interessante é certo... a influência na minha discoteca em contrapartida serà minima... a menos que descubra entre os que desconheço uma potência artistica que me toque suficientemente para ter vontade de possuir um ou mais albums. O Calouste Gulbenkian dizia que construiu a sua (fabulosa e unica) coleção de obras de arte seguindo simplesmente o seu gosto... os meus discos são o resultado directo e exclusivo do meu gosto também, a influência externa é minima e resume-se à descoberta e nada mais! Nunca tive um unico album da A. Franklin, W. Houston ou Sam Cook que ocupam o podio desta lista... e não vou comprar hoje porque ocupam os primeiros lugares de uma lista, e qualquer que seja. Nesse ponto a influência das listas para mim é sém relevo...

cheers

tomaz, masa, rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptySex Jan 06 2023, 12:48

Aparece cada lista..para mim há um nome que me agrada bastante . Nº193- CONHAQUE .

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptySex Jan 06 2023, 19:32

TD124 escreveu:

(...)

Efectivamente... sabemos o que é ser um grande vocalista mas qual é a diferença entre ser grande vocalista, grande interprete ou grande artista? Quém poderia cantar o "This is the end" como o Morrison ou o "Frankie Teardrop" como o Alan Vega???... portanto ausentes da lista! Quém se lembra que um dos covers mais intenso do "Hallelujha" do Cohen é pelo John Cale também ausente... estas listas são dificeis pela natureza complexa do assunto  Surprised

(...)

cheers

Quando partilhei a lista tinha em mente a pergunta sobre pertinência da mesma, desde logo por aquilo que o Paulo escreve e eu já tinha lançado para o ar. Um grande vocalista pode ser um mau cantor (tecnicamente falando), quantos canta-autores são mais famosos pelo que cantam do que pela forma como cantam?

Pessoalmente gosto de interpretações que vão para lá das capacidades vocais e a lista da Rolling Stone também não ocupa a estante lá de casa, mas não deixo de pensar que aponta sinais sobre o que somos em termos culturais (Sociedade Global, entenda-se) - a própria revista já é um sinal do que somos...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. EmptyDom Jan 08 2023, 14:11

José Miguel escreveu:
... a lista da Rolling Stone também não ocupa a estante lá de casa, mas não deixo de pensar que aponta sinais sobre o que somos em termos culturais (Sociedade Global, entenda-se) - a própria revista já é um sinal do que somos...

O Montesquieu dizia que o homém é um animal sociavel... é normal que cada um de nòs carregue as nossas influências sociais. Essa lista noutros lugares da terra teria outros nomes ora que no ocidente estandartisado apareçe-nos como açeitavel globalmente e jà menos para as minorias. A minha mulher achou os primeiros nomes da lista perfeitamente normais ora que eu não... é assim o mundo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty
MensagemAssunto: Re: 200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.   200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
200 Melhores Cantores/as para uma Revista.. Rolling Stone.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: