Mensagens : 709 Data de inscrição : 08/06/2014 Idade : 36 Localização : Mogofores - Anadia 3780-453
Assunto: Desalfandegamento Sáb Dez 10 2022, 22:24
Boa Noite caros colegas,
Tenho aqui um problemazito que ficava agradecido se alguém pudesse ajudar...
O ocorrido foi o seguinte:
Efetuei uma compra de dois álbuns que a melhor hipótese era uma compra num fornecedor Suíço na plataforma discogs, como não pertence a UE sabia que iria ser taxado, ou pelo fornecedor ou pela alfandega, neste caso fui taxado pelo fornecedor, os dados foram:
Subtotal of Items: €118.00 VAT (PT) €30.82 Shipping via Standard - Swisspost (no tracking): €16.00 Total for this Order: €164.82
Neste caso paguei 30.82€ de imposto sobre o valor acrescentado, numa compra dentro da UE isto não acontecia, pois já revi todas as compras dentro da UE que fiz na discogs e nunca houve imposto sobre o valor acrescentado ....pensei que ao pagar este imposto ao fornecedor estaria livre de desalfandegamento, contudo já recebi a notificação de desalfandegamento.....
A minha duvida é, serei taxado mais uma vez para desalfandegar a encomenda?????
Cumprimentos Bruno Ribeiro
Evan Oliveira Membro AAP
Mensagens : 182 Data de inscrição : 15/11/2017 Idade : 62 Localização : Capital... da Bairrada!
Assunto: Re: Desalfandegamento Qua Dez 14 2022, 11:49
Boas,
Vais, claro. Vais ter de pagar mais cerca de trinta por cento sobre o valor total, ou seja, aproximadamente 50 Euros.
O IVA (ou VAT, em alemão) dentro da UE também se paga. Só não se paga se forem transacções comerciais, cujo IVA irá ser liquidado após a venda do produto cá.
No caso de se comprar produtos usados, nas plataformas electrónicas, particular a particular, não se paga IVA, porque não tem factura. Mas se forem lojas a vender, paga-se na mesma, mesmo dentro da UE.
Qualquer produto vindo de fora da UE actualmente paga direitos alfandegários sobre o valor total: Produto + portes. No entanto, coisas pequenas em envelope, já me aconteceu recentemente passar ao lado... tive sorte.
A partir do dia 1 de Julho deste ano, toda a mercadoria vinda fora da UE, independentemente do valor, passou a pagar direitos alfandegários.
Journeyman
Mensagens : 5 Data de inscrição : 26/06/2011 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Desalfandegamento Qua Dez 14 2022, 16:31
Boas, se o vendedor já inclui o VAT português na venda (e parece que o fez) então não deveria pagar novamente aquando o desalfandegamento. Hoje em dia o AliExpress faz o mesmo, inclui o VAT sobre o produto e o transporte. No entanto pode pagar taxas desalfandegamento não relacionadas com o VAT. Fale com a alfândega e com a loja. Não deveria pagar duas vezes VAT.
Evan Oliveira Membro AAP
Mensagens : 182 Data de inscrição : 15/11/2017 Idade : 62 Localização : Capital... da Bairrada!
Assunto: Re: Desalfandegamento Qua Dez 14 2022, 19:22
Journeyman escreveu:
Não deveria pagar duas vezes VAT.
Pois não, mas paga.
E a Alfândega nem sequer aceita o valor declarado no pacote. Tem que se enviar documento Bancário comprovando o valor pago pela encomenda. A esse valor vai ser acrescentado o IVA e as respectivas taxas de desalfandegamento, ou seja cerca de 30% do valor pago.
Recentemente comprei algo no Aliexpress que vinha da Holanda. A encomenda foi parar à Alfandega, porque vinha através dum serviço de Correio que foi considerada de fora da CEE. Claro que deixei a mercadoria ir para trás, porque o valor a pagar era maior que a encomenda me custou.
Neste momento, é assim que funciona, ou pelo menos é a experiência que tenho.
Journeyman gosta desta mensagem
Stinkfist86 Membro AAP
Mensagens : 709 Data de inscrição : 08/06/2014 Idade : 36 Localização : Mogofores - Anadia 3780-453
Assunto: Re: Desalfandegamento Qua Dez 14 2022, 19:38
Boas, Acabei por pagar o desalfandegamento, face aos albuns que eram e serem difíceis de encontrar não pude deixar que a mercadoria não viesse.
Mas o expedidor devolveu esse custo, não quis arriscar má pontuação no Discogs, alias, tinha 100% em cerca de 11000 vendas se não estou em erro
O expedidor afirma que deu indicação nos correios Suíços que foram pagas as taxas, mas a informação enviada internamente para os correios Portugueses foi apenas o custo dos discos mais os portes que fez um total de 132€, no entanto estão na fatura os 164€ que paguei. Os dados são automáticos no processo de desalfandegamento, acredito que tenha sido falha dos correios Suíços.
O incrível é que pagei o desalfandegamento ainda com a encomenda na Suíça, não foi um desalfandegamento em que a mercadoria já estava em Portugal, se não paga-se não dava indicação de envio, algo aqui extranho, mas quando tiver a encomenda em maus vou averiguar e tentar reclamar.
Ainda tive que pagar um extra de 6.15€ de servico de desalfandegamento.
Cumprimentos Bruno Ribeiro
Journeyman e Fernando Salvado gostam desta mensagem