Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pré-phono a válvulas Zero Sone

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptyQui Out 06 2022, 16:37

Olá a todos,

Já não escrevo posts à algum tempo e para situar o pessoal aqui vai.

Até à uns anos atrás eu tive um giradiscos Denon DP-37F. Um excelente aparelho direct drive com quartz lock, totalmente automático e que tocava tudo muito bem e sem quaisquer problemas de tracking. No entanto optei por vender enquanto o aparelho estava em perfeitas condições de funcionamento porque tinha várias boards com um montão de componentes electrónicos que eventualmente algum dia deixarão de funcionar, e irão parar a alguma oficina hifi.
Portanto, com receio de alguma avaria sem reparação, visto ser um equipamento tão complexo, optei na altura por comprar um Systemdeck IIx900.

O Systemdek é um giradiscos de correia de construção muito simples na qual o prato e braço estão montados numa plataforma suspensa por molas em tração (é inverso do sistema Linn LP12 na qual as molas funcionam em compressão).
O braço é um Rega RB250, o tapete é um disco rígido de acrílico e a célula é uma AT VM-540ML.
Até à pouco tempo o sinal era lançado no andar de phono do amplificador (integrado) Denon PMA 1500 iiR.

Com a troca de giradiscos notei uma alteração em termos de qualidade de som mas mais lateral, isto é, o som mudou um pouco mas não posso dizer que tenha melhorado ou piorado.
Recentemente tomei a iniciativa de comprar um pré de phono chinês a válvulas fabricado pela Zero Zone de dois componentes: fonte de alimentação + unidade de equalização:
Hifisplit MM Phono (eBay)
A ideia era perceber se um andar de phono dedicado (e a válvulas) iria resultar numa melhoria de som, e qual não é o meu espanto, houve uma mudança tão grande que me faz lembrar a primeira vez que ouvi discos de vinil e o seu som analógico.
Nas minhas palavras o som é espetacular. Musical, vivo.
Resta explicar que instalei 3 válvulas NOS, duas são Philips Miniwatt e a outra é GE.

Há apenas uma particularidade que julgo poderia ser melhorada.
Os graves são mais proeminentes do que nunca mas sem exagero, no entanto sinto que com a intensidade/energia adicional se perdeu um pouco de definição/detalhe/timbre no espectro de graves médios e subgraves.
Gostaria de perguntar a quem souber se faz sentido substituir algum dos condensadores ou outro componente neste pré-amplificador de phono com vista a melhorar o som nessa faixa de frequências.
Uma nota, o meu conhecimento de electrónica é limitado e e qualquer alteração será provavelmente feita por técnico da especialidade.

Já agora e para terminar, acho que este aparelho vale o preço sem qualquer dúvida e recomendo a quem quiser entar no mundo das válvulas sem fazer um buraco na carteira.

Obrigado,

Ready!

reirato e paulov gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptyQui Out 06 2022, 22:33

A Zero-Zone não sendo uma referência do dito hi-end (seja lá o que isso for) tem produtos bem concebidos, com componentes de boa especificação e, com desempenho muito bom (tenho alguns equipamentos fabricados por eles).

Se o seu andar fono é novo, precisa de dar umas 50-100 horas até o mesmo estabilizar para ter uma opinião sobre os resultados que está a obter e, assim, poder conceber alterações. Para isso precisa de perceber minimamente de electrónica.

Antes de modificar o aparelho, pode mudar as válvulas e assim alterar a sonoridade/desempenho do mesmo. Optou por válvulas "vintage" e aquilo que refere permite percepcionar que está a obter um "som vintage".

Se pretende um som mais recortado, opte por válvulas de fabricação moderna, chinesas, russas ou as JJ europeias, por exemplo. Mas antes, deixe o aparelho estabilizar.

É disto que está a falar?
Pré-phono a válvulas Zero Sone Sem_tz10

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptySex Out 07 2022, 14:58

Também aprecio positivamente os produtos "colaterais" da ZeroZone,
Porque não experimentar as cópias da TungSol made in Russia
Pré-phono a válvulas Zero Sone T-12ax7-gold-tung_box1

Russian made reissue of the original Tung-Sol. The Ultimate 12AX7. Big, warm, and musical. High Gain, ultra-low microphonics, and superb linearity with a dynamic 3-D sound.

Improved reissue of the Vintage NOS Tung-Sol 12AX7
Superb linearity with a dynamic 3-D sound
Preferred by guitar technicians for re-tubing and upgrading, but equally well suited for HiFi applications
7025/ECC83 equivalent


Andarão por uns 35€/unidade.

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptySex Out 07 2022, 20:49

De facto o som parece vintage e digo honestamente, é fantástico.
Vou atender à recomendação e deixar aquelas válvulas tocar essas horas todas para que o som efetivamente estabilize.
A malha, após uma rude observação, parece ser exatamente o que está nesse diagrama.

@reirato já li avaliações positivas sobre essas válvulas e cheguei a equacionar comprar um conjunto. Mas como consegui as Philips acabei por pôr as tung-sol em espera.

Já agora, no dia em que me decidir a comprar umas válvulas de produção moderna, vale a pena optar por um trio *balanceado", se é que estou a dizer bem, e também se vale a pena a versão com pins dourados

Obrigado,

Ready!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptySáb Out 08 2022, 11:42

ReadySetSlow escreveu:
...Os graves são mais proeminentes do que nunca mas sem exagero, no entanto sinto que com a intensidade/energia adicional se perdeu um pouco de definição/detalhe/timbre no espectro de graves médios e subgraves.
Gostaria de perguntar a quem souber se faz sentido substituir algum dos condensadores ou outro componente neste pré-amplificador de phono com vista a melhorar o som nessa faixa de frequências...

È preciso ver que o som de um aparelho està essencialmente ligado à sua topologia técnica, os componentes vão sublinhar a coisa mas não transformam o fundo. No seu caso pareçe-me haver duas coisas que pode tentar:

1) O seu potenciometro não serve a grande coisa fora aumentar a impedância de saida... meta-o no maximo e ajuste o volume no amplificador, o ideal seria de remover (ou ultrapassar) essa peça!...

2) Esse phono pelo que vejo não pareçe possuir condensadores em paralelo da resistência de carga e pelo que me lembro o cabo do RB250 anda à volta dos 100pF ora que a sua célula pede entre 100 e 200pF... experimente de espetar um condensador styroflex de 50 ou 100pF em cada entrada do phono para ver se o amortecimento é melhor e se o som se equilibra...

Assim de repente é o que eu vejo no imediato cheers

PS: Meter um pequeno disco de haltère da Decathlon (ou outro) sobre a caixa do phono que tém as vàlvulas e meter umas anilhas de borracha em silicone à volta das vàlvulas também pode ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone EmptyQua Out 19 2022, 17:05

Vou experimentar os anéis de silicone. Pode ser que encontre à venda em alguma loja com este tipo de material e depois testo para perceber se será o efeito microfónico que poderá ter efeito no som.

Entretanto como já referiram deixei o aparelho trabalhar mais umas horas e de facto o som parece estar a estabilizar (ou o meu ouvido?) e os graves parecem menos pronunciados do que inicialmente.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty
MensagemAssunto: Re: Pré-phono a válvulas Zero Sone   Pré-phono a válvulas Zero Sone Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pré-phono a válvulas Zero Sone
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Phono a valvulas DIY
» Pré de Phono Válvulas ou Integrado
» Procuro pré Phono a valvulas.
» Integrado a válvulas + pré de phono (450€)
» Prévio de Phono a válvulas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: