Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
lmfgomes




Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/04/2022
Idade : 61
Localização : Vila Nova de Famalicão

Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos EmptyQua Jun 22 2022, 17:06

Bom dia a todos,

Chamo-me Luis Gomes, moro em Vila Nova de Famalicão e sou um novo membro do grupo Áudio Analógico de Portugal.

Escrevo esta nota para vos pedir aconselhamento sobre o tema que passo a desenvolver.

Eu possuo uma aparelhagem HiFi Sharp SH400H, a qual foi adquirida pelo meu pai no início dos anos 80. Esta aparelhagem esteve todos estes últimos 30 anos na casa dos meus pais, bem acomodada mas sem ser utilizada. O mesmo é dizer da trintena de discos LP em Vinil que tocaram pela ultima vez nos anos 80.

Fruto da minha mãe não viver mais na sua casa (foi internalizada) e fruto de alguma 'pressão' dos meus filhos teenagers, eu trouxe a aparelhagem para minha casa. Passados todos estes anos a aparelhagem trabalha normalmente, eu troquei a agulha que lá estava por uma nova unidade, modelo Pioneer PN-K85 (comprada na Loja Aquário, Porto).

Fruto de os discos terem estado muitos anos sem serem usados, alguns tocam de forma minimamente aceitável, mas outros têm bastante ruído (estalidos tipo electricidade estática). Não estão riscados. Uma bora parte esteve armazenada em pé mas alguns poderão ter estado sobrepostos.

Não sendo eu um conhecedor de áudio analógico nem sequer um utilizador intensivo, peço o vosso aconselhamento sobre os seguintes pontos:

1) Que produto(s) me podem aconselhar para procurar restituir os discos o mais próximo possível da sua condição original (limpar as poeiras eventualmente incrustadas, retirar a electricidade estática, etc). Algum produto de lavagem que possam sugerir?

2) Alguma recomendação de modelo de agulha adequado para esta aparelhagem? Já procurei no manual mas não há nenhuma referência ao modelo recomendável. (julgo que nos anos 80 usei Sansui, que estava muito em voga mas não sei). Na Aquário sugeriram-me tricar o conjunto da cabeça toda.

3) Para além do problema com os discos, a aparelhagem ligada mas em repouso, faz uma espécie de som de fundo, tipo fonte de tensão, com um ligeiro hum. Se eu aumentar o volume o hum é claramente audível. Podem sugerir-me algum(s) bom(s) técnico(s) reparador(es) de aparelhagens áudio aqui na zona norte (Porto, Braga, Guimarães)?

Muito obrigado pelo vosso apoio.

Cumprimentos,
Luis Gomes
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.linkedin.com/in/luismanuelgomes/
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos EmptyQua Jun 22 2022, 21:18

Quanto ao "hummmm" experimente inverter a ficha na tomada, por vezes resulta.
Quanto à lavagem dos discos, pois... eles também precisam de tomar banho de vez em quando e, sobretudo quando estão armazenados durante muito tempo, tem uma quantidade de tópicos, que por acaso verifico que já visitou. Há várias soluções, para todos os gostos, para todos os preços. Mas implica paciência e dedicação.
Quanto à agulha: só identificando a célula (onde encaixa a agulha) é que, por aqui, poderemos dar uma ajuda. Talvez fotos quer da célula quer da agulha antiga possam ajudar.

lmfgomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos EmptyQui Jun 23 2022, 00:57

Caro Imfgomes,
Bem-vindo ao AAP
Quanto à limpeza dos discos, pode começar com alcool isopropilico (50% de agua bidestilada). É barato, simples de fazer e resolve a maioria dos problemas de limpeza.
Quanto à agulha...talvez fosse aconselhável substituir toda a célula e mandar fazer a substitição numa casa especializada; Alinhar e calibrar a célula e o braço pode parecer fácil...mas tem os seus segredos.
Quanto ao "hum"...pode verificar as ligações à terra e, se não resultar...é melhor levar o aparelho "...ao médico"...
Acima de tudo...boas audições...e vá partilhando as suas experiências...

lmfgomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos EmptySáb Jun 25 2022, 10:58

A lavagem de discos ajuda na hora de os ouvir, principalmente no caso de usados ou parados há muito tempo.

Nos primeiros dias de uso de discos de vinil tentei a lavavem com água corrente e um pano de micro fibras... a internet aconselha isto e muito mais. Smile

A sujidade de superficie sai, mas há sempre alguma que é empurrada para dentro das espiras...

Caso pense seguir com isso do vinil de forma série, tente comprar uma Knosti - procure por este nome, é uma máquina manual de limpeza de discos. Wink

lmfgomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
lmfgomes




Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/04/2022
Idade : 61
Localização : Vila Nova de Famalicão

Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos EmptySáb Jun 25 2022, 13:30

Muito obrigado. E quanto a técnicos de HoFi analógica, pode recomendar alguém na zona Porto-Braga-Guimarães?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.linkedin.com/in/luismanuelgomes/
Conteúdo patrocinado





Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty
MensagemAssunto: Re: Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos   Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedido de aconselhamento sobre limpeza de discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» limpeza de discos vinil
» Limpeza de Discos - Produtos
» Limpeza de Gira discos.
» Pedido de ajuda sobre aquisição de um pre-phono
» Limpeza de 2 ou 3 discos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: