Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 yamaha ax 592, uma feliz surpresa

Ir para baixo 
+3
José Miguel
galvaorod
JPEREIRA
7 participantes
AutorMensagem
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySeg Jan 31 2022, 22:40

Olá

É conhecido que não sou muito de escrever ou participar assiduamente , mas este amplificador
Yamaha ax 592 é de tal forma bom que me obriga a partilhar as minhas experiências e maravilhosas
audições.
115 WATTS de potencia a 8ohms , uma construção robusta, uma aparência sóbria, o meu é a versão em negro.
Comprei por obrigação de um negocio que correu mal e tive que ficar com o Yamaha de retoma, bem dita a hora que isto aconteceu, não quero com isto dizer que é um equipamento high-hend, nada disso, se bem que essa coisa do high-end para mim tem mais a ver com o valor a pagar por certos equipamentos, o mercado é fértil e há para todas as carteiras.

Voltando ao dito amplificador com o apelidado pure sound ligado a umas OPEN BAFFLE by NL, começa por tocar um pouco áspero, mas passado meia hora começa a revolução de entrar em velocidade de cruzeiro e aí as coisas se tornam sérias de musicalidade , energia, timbres maravilhosos para os meus ouvidos, e dou comigo a ouvir musica tardes de sábado até fora de horas , mas como o faço numa sala própria não tenho muito problema com a hora da noite.

Liguei em 3 ocasiões com colunas diferentes com resultados que a mim me encantam, ás Eminente LFT8B,numa sala difícil mas com resultados bastante melhores que o Pioneer A400 com menos potência, depois foi as Philips FB 820 com um som que não consigo exprimir por palavras, nunca tinha estado tão perto de um palco sonoro tão holográfico e uma naturalidade tão entusiasmante de detalhes, nuances que se ouvem sem esfoço em que nada falta ou é em exagero( análise tendo atenção o valor monetário das colunas em questão) agora  as Open Baffle, e atenção que eu ouço música algo difícil e a volumes um pouco mais alto que o normal, o que torna a coisa mais complicada com dinâmicas complicadas de controlar, respeitando o tempo e o ritmo da música que se ouve, eu sei que há melhor, eu tenho ainda melhor em casa, amigos meus acham que sou maluco tendo coisas melhores (mais valiosas) ouço insistentemente o Yamaha.

Não sei se alguém já teve a sensação de ficar chateado porque estava na hora de se ir deitar e tinha que desligar o sistema, pois a mim acontece diversas vezes, não sei explicar como gosto tanto das open com o Yamaha.
Com vinil em MM ou em stream com um DAC com chip da  Analog devices a ouvir TIDAL  ou mesmo youtube é simplesmente maravilhoso para os meus sentidos, um grave frontal não muito fundo ou gordo mas aquele de impacto no peito, bom, amigável, bonito, com o poder de nos atingir e gostar, e voltar a repetir com outras músicas de nossa preferência, sempre gravações normais e comerciais, nada de discos chamados audiófilos, com gravações especiais, também tenho alguns mas dou preferência outro tipo de música.
115 WATTS chega para conduzir a grande maioria das colunas, e com o botão do pure directligado fica um caso sério de musicalidade e naturalidade que para mim é encantadora yamaha ax 592, uma feliz surpresa 1213685197
Comparei com outro amplificador de gama superior no preço de aquisição em novo, e fiquei deveras vaidoso por o Yamaha me pertencer yamaha ax 592, uma feliz surpresa 824269
Foi assim que descobri o SHITT MANI nestas seções a solo e com amigos como testemunhas.
Com isto fica claro para mim que existe muito aparelho desconhecido que com uma marca de prestigio
seria um caso de secesso e mais badalado. yamaha ax 592, uma feliz surpresa 447836
Eu entendo o vicio do nosso cérebro no momento de prazer da aquisição ou conquista de um objetivo
sonhado com o nosso sistema de áudio, eu também sofro do mesmo simplesmente a condição financeira me obriga a ser equilibrado nos gastos, e mesmo assim tenho muito mais do que preciso para ouvir música e de maneira privilegiada yamaha ax 592, uma feliz surpresa 936335
Adoro a sonoridade do Yamaha, é um prazer enorme ter custado tão pouco (240€) e tocar os meus sentidos com tanta intensidade, admito que não agrade a outra pessoa ou que não o ache tão especial quanto eu, mas para mim é simplesmente um prazer enorme poder ouvir música amplificada por ele yamaha ax 592, uma feliz surpresa 754215
Nunca desdenhem pelo aspeto ou marca, pois podem perder o que é especial

Abraço digital

TD124, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySeg Jan 31 2022, 22:45

Um bom aparelho, excelente som, discreto mas com coração para a música.

JPEREIRA e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySeg Jan 31 2022, 22:53

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Img_2016
yamaha ax 592, uma feliz surpresa Img_2015
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySeg Jan 31 2022, 23:04

As colunas do Nuno Lopes são lindas também. Devem ser espetaculares, infelizmente não tenho espaço* para umas OB feitas por ele.

E a unidade full range parece ser daquelas exóticas que tocam docemente...






*espaço = dinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyTer Fev 01 2022, 10:05

Bom dia!

A maioria das pessoas que se inicia e procura ajuda no fórum só tem a ganhar com este tipo de partilhas (amplificador, as colunas Philips ou o Mani). Wink

Não conheço esse amplificador, a pessoa a quem compramos as nossas colunas tinha um Yamaha e ele não desafinava, conheço bem três antigos receivers (década de 70) e gosto do som deles (um pouco menos cheio do que os Pioneer, por exemplo).

Está um Yamaha ax-590 nos classificados por 50 Euros (a curiosidade levou-me a procurar e está perto), a linha parece a mesma... não estou comprador, mas fica a dica.

O que o Jorge Pereira poderia fazer agora é: escrever um pouco cobre essas suas colunas open baffle da NL - pense nisso. Wink

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
tiagottx
Membro AAP



Mensagens : 91
Data de inscrição : 14/09/2012

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyTer Fev 01 2022, 18:09

As colunas NL open baffle sempre me deixaram água na boca, e volta na volta ando a procurar por um bom negócio de algumas que apareçam "aqui ou ali". Foi algo que começou com umas JBL L300 Summit de um velho Amigo, mas que dada a raridade e preço a que se encontram as mesmas (quando eventualmente possam aparecer), logo me levou a procurar algo "semelhante" e acessível ao meu bolso.

Quanto ao amplificador, não conheço, mas acredito que o gozo que o mesmo dê a ouvir seja algo que transcende a lógica, pois existem amplificadores muito mais perfeitos e mais caros, mas não necessariamente mais agradáveis ao nosso ouvido (isso acontece comigo também) Wink

No final, tudo se resume a isso mesmo: gostar do que se está a ouvir Smile

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyTer Fev 01 2022, 22:01

Olá

Para mim as Open Baffle foi um mundo novo, eu por natureza estou sempre disponível e interessado na descoberta de coisas boas e que não custem um montão de massa.
Sabendo dos defeitos que a construção tem como, pouca firmeza na fixação da base ao painel de montagem dos drivers, ou seja, abana um pouco, mas eu sou uma pessoa que me concentro mais no ouvir música, depois de ouvir uns tempos, então decido o que devo melhorar, também dou comigo com medo de mexer e estragar o que gosto muito. yamaha ax 592, uma feliz surpresa 758687
O full range é um DAYTON 2445 que tem um preço terreno, depois comprei 4 drivers de 15 polegadas da marca QTX, aqui num site português, sei perfeitamente que não é dos melhores mas duvido que haja no mercado melhor na relação custo benefício, custaram a uni 40€ e são fantásticos, melhoram o desempenho com umas abas laterais de 15 cm para trás e para a frente ( 30cm) só no woofer de baixo.
O Twitter é de compressão e está a tocar só para trás para dar a sensação de espaço e transparência.
O Nuno Lopes fez as medições e elaborou o crossover de primeira ordem, posso-vos dizer que na casa do NL tocavam melhor do que na minha casa e andei um pouco desiludido com o som, um pouco duro com a gama média sem encanto ou beleza, mas para minha surpresa passados uns dias comecei a notar uns timbres muito bonitos e agradáveis ao meu ouvido, a coisa começou a melhorar,
com o passar do tempo fui desfrutando de sons que me agradam bastante e fui esquecendo as evoluções e upgrades que tinha projetado para elas, não estão descartados mas passaram para segundo plano, porquê?
Porque gosto muito do som que elas me proporcionam , são tardes de prazer a ouvir música, surpreendem -me com pormenores e detalhes muito reais e verdadeiros, sabem aquela sensação de que parece verdadeiro o que estamos a ouvir? isso mesmo, mais  realismo yamaha ax 592, uma feliz surpresa 843159
Depois mostram que umas open baffle bem feitas com critério e com um crossover bem elaborado, são muito difíceis de bater a qualquer preço, eu nas minhas tenho um valor pequeno gasto, em função do negócio feito na época, não chega a 800€,
eu sei que são grandes e não agradam a muitos esteticamente, que não têm marca de prestígio, mas eu com os meus 60 anos já não procuro os sons modernos e atuais mas o som que me dá prazer, gosto imenso de descobrir sons, sim porque não há sons iguais, não procuro a exatidão a qualquer custo, tenho um gosto fácil como diz um amigo meu, que gosto de tudo, não é verdade, simplesmente tento perceber o que estou a ouvir, e gosto de formas diferentes.
As Open Baffle não são para todos, da mesma forma que cornetas também não, ou monitoras
também não, ou colunas de chão também não agaradam a todos.
Para mim, Open viraram uma paixão, se Deus quiser ainda vou fazer umas mais a sério yamaha ax 592, uma feliz surpresa 447836

TD124 e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyQua Fev 02 2022, 10:36

Bom dia Jorge Pereira!

Este assunto, as suas colunas open baffle, até mereciam um tópico dedicado - pense nisso. Wink

Eu ando curioso com esta técnica de construção de colunas, mas meter as mãos na massa não é o meu forte. Por vezes leio partilhas e tudo parece simples... mas crossover e tal não deve ser possível sem ajuda. Tirar o melhor partido de drivers económicos que sejam, requer alguma técnica e conhecimento.

Esteticamente as suas estão bem conseguidas, acabam por ser discretas. As abas que refere eu pensei pertencerem a algum suporte, mas pelos vistos fazem parte da tentativa de controlo de directividade ou dispersão das baixas frequências, certo?

Para criar maior rigidez, já pensou uma armação ou estrutura traseira?
Talvez para o próximo projecto. Wink

Parabéns por esse avanço, você andava de olho numas colunas bem mais caras, mas está a fazer a festa com algo mais personalizado.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyQua Fev 02 2022, 10:41

JPEREIRA escreveu:
... O full range é um DAYTON 2445 que tem um preço terreno,...

Olà amigo Jorge, o full range pareçe-me mais ser um Tang Band W8-2145 scratch

Abç cheers

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyQua Fev 02 2022, 13:31

Olá TD124

Tem toda a razão sim senhor, Tang Bang 2145 yamaha ax 592, uma feliz surpresa 317942
Estas coisas de referências e especificações é demais prá minha carola, tenho que fazer uma reciclagem yamaha ax 592, uma feliz surpresa 758687

É um Full range muito bem construído, considerando o valor de aquisição tem um relação custo benefício
muito boa, tenho também  um full range da eminence LIL`BUDDY de 10 polegadas para o projeto futuro que aínda estou indeciso se vou usar ou não tweeter de compressão com difusor scratch

Estou viciado em Open Baffle lol!

Abraço digital

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyQui Fev 03 2022, 10:34

JPEREIRA escreveu:
...Estou viciado em Open Baffle  lol!  

Penso que hà piores vicios amigo Jorge! Acho que as Open Baffle estão na moda e encontram hoje um espaço propicio para serem açeites, não era o caso hà anos atràs! Desde as passivas até às activas passando pelas hibridas do amigo Ricardo Canelas... são uma alternativa sonora às colunas mais ortodoxas e haja espaço, desejo e £$€ podem ganhar uma fatia do bolo. Diz-se por aqui que os melhores vicios são aqueles que duram e dão sempre um prazer renovado... espero que seja o seu caso com as Open Baffle cheers

JPEREIRA, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySex Fev 04 2022, 21:49

Excelente "review" do Jorge.

De facto só vivendo com um equipamento e fazendo várias experiências é que conseguimos efectivamente falar dele com propriedade.

Muito bem!

JPEREIRA e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySáb Fev 05 2022, 13:59

Olá

Penso que terei de abrir um post só para Open Baffle, sei não ser a preferência de muitos por diversos motivos, as dimensões normais são sempre maiores que uma coluna de caixa normal, a níveis estéticos só projetos mais onerosos e mesmo assim de dimensões consideráveis.

Uma coisa eu reconheço, a forma como ouço música tem mudado muito ao longo dos anos, hoje gosto imenso do som chamado colorido, pode por vezes não ser tão explicito ,transparente, com os pormenores a revelarem-se excessivamente dentro do contexto musical, talvez daí venha o meu gostar tanto do Yamaha natural sound, que em conjunto com as OPEN fazem dos momentos em que estou a ouvir música momentos de muito prazer e felicidade.

Sinto que o amplificador é sem dúvida muito bom sabendo que existe muitos por aí com imensa qualidade também, por vezes injustiçados por falta de sinergia ou paciência para ir testando diversos cabos de preços que cada um decide o valor a gastar.
O som é uma coisa fantástica, vou a casa de amigos meus e o som que eles têm sendo diferente agrada-me muito também, não sei se pelas músicas escolhidas ou gravações melhores mas agrada-me, naturalmente uns mais que outros.

É preciso sorte para de vez em quando nos passar pelas mãos equipamentos baratos e tão especiais, possivelmente eu ando em contra ciclo, outros procuram a transparência total , a resolução máxima possível, ouvir-se as pistas todas como um amigo nosso diz. lol!

Acho que estou a ficar cansado de tanta procura, quando o prazer está logo ali ao lado.
Acho que a pandemia me tornou mais atento a coisas simples e maravilhosas que possuímos e não damos conta.

Abraço Digital

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptySáb Fev 05 2022, 22:45

JPEREIRA escreveu:
Olá

Penso que terei de abrir um post só para Open Baffle, ...

Força com isso!

Cá em casa já só tocam OB.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa EmptyDom Fev 06 2022, 15:35

rjbv17 escreveu:
JPEREIRA escreveu:
Olá

Penso que terei de abrir um post só para Open Baffle, ...

Força com isso!

Cá em casa já só tocam OB.

Juntem-se para falar dos vossos projectos, faz tempo que ando curioso com colunas Open Baffle e as vossas partilhas podem tornar o "abismo" mais próximo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty
MensagemAssunto: Re: yamaha ax 592, uma feliz surpresa   yamaha ax 592, uma feliz surpresa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
yamaha ax 592, uma feliz surpresa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Modelo de Amplificador YAMAHA para colunas Yamaha NS-AW294
» A boa surpresa
» Uma surpresa !
» Surpresa das Surpresas
» Tertúlia, OTL, bom som e.....surpresa.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: