Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Substituição Agulha - ATN125LC

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
PhiLiz




Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/01/2022

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 13:10

Boa tarde a todos,

O meu gira discos Pioneer PL-120 veio com um cartucho ATN125LC que já se encontra descontinuado e gostava de lhe mudar a agulha.

A questão é que mais que procure não consigo perceber quais os cartuchos compatíveis que posso adquirir tirando a VMN40ML que me fica algo fora de orçamento.

Conseguem dar-me sugestões mais em conta, se as houver? Ou dicas para conseguir perceber quais são os cartuchos compatíveis com o ATN125LC, também seriam muito bem vindas.

Muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 13:41

Já tive um gira-discos parecido com esse que tem, o nosso foi o PL-320.

Comprar um agulha nova para essa célula poderá ser mais difícil do que trocar de célula. Caso considere a troca, eu apostaria em algo assim:
https://bimotordj.com/pt/atvm95e

Ou pode procurar a mais barata Audio Technica AT3600:
https://www.castroelectronica.pt/product/cabea-gira-discos-audio?utm_source=kelkoopt&utm_medium=cpc&utm_campaign=kelkooclick&utm_term=Audizio+Cabe%C3%A7a+Gira-discos+Audio+Technic&from=kelkoopt&from=kelkoo&gclid=EAIaIQobChMIzJ3Iqra79QIVxITVCh0KGwaWEAQYASABEgJaz_D_BwE

Ficam as dicas para células novas com preços simpáticos. Wink

Luis Filipe e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PhiLiz




Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/01/2022

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 17:09

José Miguel escreveu:
Já tive um gira-discos parecido com esse que tem, o nosso foi o PL-320.

Comprar um agulha nova para essa célula poderá ser mais difícil do que trocar de célula. Caso considere a troca, eu apostaria em algo assim:

Ou pode procurar a mais barata Audio Technica AT3600:

Ficam as dicas para células novas com preços simpáticos. Wink
Obrigado pelos conselhos!

De facto, já me tinha apercebido que estando a ATN125LC descontinuada, as alternativas são poucas e um bocado dispendiosas.

No entanto, se pudesse gostava de manter a célula uma vez que é duma qualidade bastante superior a qualquer uma que fosse comprar dentro do meu budget. Pelo menos esta é a percepção que tenho, estarei totalmente ao lado? Caso não encontre, lá terá que ser.

Alguma forma de perceber quais as agulhas compatíveis? Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 17:54

PhiLiz escreveu:
José Miguel escreveu:
Já tive um gira-discos parecido com esse que tem, o nosso foi o PL-320.

Comprar um agulha nova para essa célula poderá ser mais difícil do que trocar de célula. Caso considere a troca, eu apostaria em algo assim:

Ou pode procurar a mais barata Audio Technica AT3600:

Ficam as dicas para células novas com preços simpáticos. Wink
Obrigado pelos conselhos!

De facto, já me tinha apercebido que estando a ATN125LC descontinuada, as alternativas são poucas e um bocado dispendiosas.

No entanto, se pudesse gostava de manter a célula uma vez que é duma qualidade bastante superior a qualquer uma que fosse comprar dentro do meu budget. Pelo menos esta é a percepção que tenho, estarei totalmente ao lado? Caso não encontre, lá terá que ser.

Alguma forma de perceber quais as agulhas compatíveis? Obrigado.


Ainda encontra  agulhas originais, aqui por exemplo:
https://www.dacapoaudio.com/1868-Audio-Technica-ATN-125-LC-styli.html

(e, nesta mesma página, algumas indicações de compatibilidade com outras Audio Technica's)
Como é uma loja localizada na Comunidade Europeia não pagará taxas de importação.

Poderá encontrar agulhas mais acessíveis em preço, mesmo dentro das compatíveis AT, mas a qualidade da célula é, em muito, determinada pelo tipo de agulha (da forma do diamante), neste caso "line-contact".

Aqui, por exemplo uma compatível e, basicamente, do mesmo tipo e nível, uma "shibata"
https://www.thakker.eu/en/replacement-stylus/audio-technica-atn-150-sa-stylus-for-at-150-sa-genuine-stylus/a-8439/

Alexandre Vieira e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 18:51

De fato vale a pena manter uma original, pois o profile dessa agulha e muito bom e com estilete em berilo, contudo são cada vez mais difíceis de encontrar
Coloco aqui alguma informação que fui encontrando. Eu não tenho a AF125 mas uso a agulha na equivalente a Signet 7KLC (essa sim não há agulhas originais disponíveis, só as compatíveis da AT)
Audio Technica AT152LP / AT142LP

Eu comprei neste site os meus exemplares.
Pickupnaald


“This was the top p-mount in the Audio Technica lineup.
Basically the same as the AT155LC in a p-mount format - both stylus/cantilever and generator/coils are the same between these two.(There is a slight compliance difference)

Based on measurements it appears that the AT142LP was the same cartridge body, fitted with an aluminium cantilevered stylus, as opposed to the ATN152LP which bears a beryllium cantilever.

I am therefore calling my AT142LP, AT152LP for conveniences sake, as I have fitted it with the ATN152LP.
It is standard practice to hand pick from larger production batches the bodies that are then stamped with the upper product code - so in fact these are very likely the very same cartridge.



EXTRACT from the Audio Technica Catalogue 1982:

The dual magnet stereo cartridge uses independent transducer coils mounted at oposing angles, 45-degrees from the horizontal in a "cutter-head simulation" design. Para-toroidal coil construction assures minimum signal loss, resulting in dramatic improvements in signal transfer characteristics. Wound using unjoined wire on a unitized laminated core, efficiency is several times greater than that of conventional designs having a joined pole-piece and yoke. Dips in the higher frequencies are eliminated, achieving perfectly flat response across the full audible frequency spectrum. Other features include a permalloy center shield plate, and modified Shibata stylus precision-ground to a linear contact tip shape. Beryllium was selected as the cantilever material for its low mass and superior transfer speed.

For details on equipment used and method used for recording please refer to the system page.

Manufacturers Specifications in black - measured specifications in green
Frequency Range 5-35k Hz
Frequency response
FIM distortion at recommended tracking force, DIN 45.452
Channel Seperation @1kHz (db) >32db
Channel Seperation @10kHz (db)
Channel Balance @ 1kHz (db) <0.5db
Output Voltage (mV @ 5cm/s)) 5 mV
Tracking ability at 400Hz at recommended tracking force 90um
Compliance, dynamic, lateral (10Hz)
Compliance dynamic, lateral (100Hz) 10
Compliance static 40
Stylus type 0.12mm Nude Square
Linear Contact Diamond
Stylus tip radius (minor / major)
Equivalent stylus tip mass
Cantilever Beryllium
Tracking force range (g) 0.8 to 1.6
(1.25g nominal)
Tracking angle 20
Coil Impedance @ 1kHz (ohm) 3200 ohm
Coil DC resistance (ohm) ohm
Coil inductance (mH @ 1kHz) 490 mH
Weight (g) 6g
Suggested resistive Load (ohm) 47k ohm
Suggested capacitive load 100 - 200pf
Replacement Stylus ATN152LP
Alternative Styli Designations (Pfanstiehl code) 201, 208”

Alexandre Vieira e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyTer Jan 18 2022, 19:06

PhiLiz escreveu:

Alguma forma de perceber quais as agulhas compatíveis? Obrigado.

Encontrei esta tabela de agulhas compatíveis para células descontinuadas da Audio-Technica:

https://audio-technica.com.au/wp-content/uploads/2017/12/discontinued_model_en.pdf

Havia um outro site com uma tabela que mostrava a compatibilidade das células e agulhas, infelizmente o site parece que já não existe.
Fica aqui uma página do fórum do Vinyl Engine:

https://www.vinylengine.com/turntable_forum/viewtopic.php?f=19&t=51280&start=12

Ter muito cuidado com algumas agulhas compatíveis que não são da Audio-Technica.

Se optar por mudar a célula, que talvez seja a melhor opção, a Audio-Technica AT-VM95E pode ser uma boa opção.

Espero que ajude.

Luis Filipe, Alexandre Vieira e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyQua Jan 19 2022, 09:19

Já há muita informação sobre onde procurar a agulha certa para essa célula que tem, permita-me ir ao encontro do que disse o JPinto: talvez seja melhor comprar uma AT-VN95e nova.

Passo a explicar: o equilíbrio de um sistema é algo importante, concentrar um investimento desses na agulha requer que o próprio gira-discos seja capaz de optimizar o que ela possibilita.

Sem conhecer a totalidade do seu sistema, apenas pelo gira-discos, eu partilhei duas células mais económicas que podem dar um boa resposta no seu gira-discos. A AT-VN95e é uma célula de entrada, mas já com muito boa qualidade e pode ficar equilibrada aí.

Não leve a mal o que lhe digo, serve apenas para ponderar o investimento. Wink

Alexandre Vieira e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PhiLiz




Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/01/2022

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyQua Jan 19 2022, 09:43

Muito obrigado a todos. Agora, independentemente do que quiser fazer, já tenho várias opções. Era isso mesmo que precisava, muito agradecido.

José Miguel escreveu:
Já há muita informação sobre onde procurar a agulha certa para essa célula que tem, permita-me ir ao encontro do que disse o  JPinto: talvez seja melhor comprar uma AT-VN95e nova.

Passo a explicar: o equilíbrio de um sistema é algo importante, concentrar um investimento desses na agulha requer que o próprio gira-discos seja capaz de optimizar o que ela possibilita.

Sem conhecer a totalidade do seu sistema, apenas pelo gira-discos, eu partilhei duas células mais económicas que podem dar um boa resposta no seu gira-discos. A AT-VN95e é uma célula de entrada, mas já com muito boa qualidade e pode ficar equilibrada aí.

Não leve a mal o que lhe digo, serve apenas para ponderar o investimento. Wink

Não levo nada a mal, pelo contrário, agradeço. É uma opção que ainda estou a ponderar. Hesito também porque nunca mudei uma célula ou agulha, mas a agulha penso que consigo sem grande dificuldade), já a célula tinha mesmo que ver vídeos para a instalação e depois as necessárias afinações.

Já agora, o resto do sistema é: amp Sony TA-D507, colunas Sony SS-A 701, além do já mencionado Pioneer PL-120. Nada de especial, portanto. O leitor de cassetes, um Denon DRW-850 ainda é, claramente, o melhor "elemento" e, por último, tenho um leitor de CD Pioneer PD-Z71.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC EmptyQua Jan 19 2022, 10:36

O sistema que nos dá gozo usar, é sempre especial. Wink

De forma pragmática, eu apontaria à célula nova. A alteração de célula ou a nova agulha para essa célula significará uma mudança no som?
Talvez sim e a nova mais barata até o pode surpreender pela positiva - dependendo das referências que tem com essa célula instalada, cuja longa vida já poderia estar a fazer-se notar.

Instalar a nova célula nesse braço é algo que poderá fazer, basta ter cuidado com o alinhamento e posicionamento. Existem muitos vídeos para ajudar e este tipo de sites: https://www.vinylengine.com/cartridge-alignment-protractors.shtml

Creio que aí pode descarregar o protactor que o ajudará a alinhar a célula. Wink

Alexandre Vieira e PhiLiz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Substituição Agulha - ATN125LC Empty
MensagemAssunto: Re: Substituição Agulha - ATN125LC   Substituição Agulha - ATN125LC Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Substituição Agulha - ATN125LC
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Substituição de agulha ou "upgrade"
» Ajuda : Substituição da Agulha
» Substituição de agulha e cartucho
» Substituição da agulha Audio Technica VM95e por AT EN ou AT ML
» As Ortofon e sua substituição.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: