Precisava de uma maquina ultra-violeta para desinfecção, uso domestico. É para desinfectar objectos comprados em 2ª mão, nomeadamente jogos de cartas coleccionais, TCGs e talvez Cds de musica.
Gostaria que fosse fácil e segura de utilizar e ao mesmo tempo eficaz, e que o interior da maquina fosse feito de um material reflector, de modo que os objectos estivessem expostos 360º à UV.
No fundo algo tipo isto, mas acho que esta só existe no mercado Indiano:
Conhecem alguma marca de confiança, e que o produto esteja certificado, de forma a garantir a sua eficacia e segurança ?
Uma máquina certificada e de confiança para destruir germes de cartas e cds por ultra violetas? Os cabeleireiros usam camaras esterilizadores por UV, será isso?
Mas de qualquer maneira, uma pessoa que recebe uma encomenda de cds e os coloca numa camara UV por causa dos agentes patogénicos que eventualmente possam lá estar, se calhar tem problemas mais sérios na cabeça do que a ameaça que os micróbios possam fazer.
SubZero12 Membro AAP
Uma máquina certificada e de confiança para destruir germes de cartas e cds por ultra violetas? Os cabeleireiros usam camaras esterilizadores por UV, será isso?
Mas de qualquer maneira, uma pessoa que recebe uma encomenda de cds e os coloca numa camara UV por causa dos agentes patogénicos que eventualmente possam lá estar, se calhar tem problemas mais sérios na cabeça do que a ameaça que os micróbios possam fazer.
Como são em 2ª mão preocupa-me, e em papel não posso usar químicos, por isso, UV parecia adequado. Após muita pesquisa, acho que encontrei o que pretendia, é fabricado em Espanha e segundo os próprios, obedece aos critérios da UE, para este tipo de equipamento.
https://www.amazon.de/dp/B08N4DDGQ4?th=1
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8207 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 57 Localização : França
Assunto: Re: Maquina UV Desinfecção Seg Dez 20 2021, 17:48
SubZero12 escreveu:
...Precisava de uma maquina ultra-violeta para desinfecção, uso domestico. É para desinfectar objectos comprados em 2ª mão, nomeadamente jogos de cartas coleccionais, TCGs e talvez Cds de musica...
Desde que não haja metal no produto o micro-ondas faz isso muito bem! Fazer uma experiência antes pois algumas pinturas são metalicas e podem reagir... os Cds são interditos é claro mas a caixa e folheto interior normalmente sim!...
ricardo.canelas Membro AAP
Mensagens : 343 Data de inscrição : 02/04/2014 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Maquina UV Desinfecção Seg Dez 20 2021, 18:20
Não haverá problema em expor cartas a UVs? Desinfectam precisamente porque são tão energéticos que destroem partes de células, esperançosamente as patogénicas. Podem muito bem danificar a celulose, tintas, coatings e afins de artigos de coleção.
Está bem informado/aconselhado?
SubZero12 Membro AAP
Assunto: Re: Maquina UV Desinfecção Ter Dez 21 2021, 01:27
TD124 escreveu:
SubZero12 escreveu:
...Precisava de uma maquina ultra-violeta para desinfecção, uso domestico. É para desinfectar objectos comprados em 2ª mão, nomeadamente jogos de cartas coleccionais, TCGs e talvez Cds de musica...
Desde que não haja metal no produto o micro-ondas faz isso muito bem! Fazer uma experiência antes pois algumas pinturas são metalicas e podem reagir... os Cds são interditos é claro mas a caixa e folheto interior normalmente sim!...
O micro ondas não é adequado, para eliminar covid de objectos. Havia quem feze-se isso em livros requisitados em bibliotecas publicas, e apenas danificava os livros. E não desinfectava. A covid sobrevive a temperaturas muito elevadas.
Se vamos para utilizar electrodomésticos, o frigorífico é a melhor opção: +Selar bem o item, removendo o máximo possível de ar; +Colocar 3 dias no parte de cima do frigorífico(congelador); +Colocar 3 dias na parte de baixo do frigorífico; +Colocar 3 dias em temperatura ambiente;
E vírus, bactérias morre tudo, foi-me aconselhado por uma Sra. que trabalha na área de desinfecção de uma biblioteca. O problema é que eu não tenho um frigorífico dedicado para o efeito, de modo que, pode haver o risco de contaminação dos objectos que lá colocamos com os produtos alimentares.
Última edição por SubZero12 em Ter Dez 21 2021, 01:50, editado 1 vez(es)
SubZero12 Membro AAP
Assunto: Re: Maquina UV Desinfecção Ter Dez 21 2021, 01:34
ricardo.canelas escreveu:
Não haverá problema em expor cartas a UVs? Desinfectam precisamente porque são tão energéticos que destroem partes de células, esperançosamente as patogénicas. Podem muito bem danificar a celulose, tintas, coatings e afins de artigos de coleção.
Está bem informado/aconselhado?
Isso não sabia, porque existem maquinas UV para desinfectar livros nas bibliotecas. Por isso, pensei que podia desinfectar com segurança as cartas que comprava 2º mão, sem as danificar.
Pelo que tenho lido, e mesmo em recomendações a nível internacional, deixar o item em quarentena durante 10 dias, mata o vírus da covid. Alguns estudos relacionados com a desinfecção de artigos bibliotecários, mencionam que o tempo é o melhor desinfectante(em relação à covid), apenas gostava de algo mais, para me sentir confortável em comprar artigos em 2º mão, novamente.