Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Experiências com limpeza de discos com ultra-sons

Ir para baixo 
+4
JPEREIRA
TD124
José Miguel
anibalpmm
8 participantes
AutorMensagem
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySex Dez 03 2021, 12:39

Vou iniciar este tópico com o meu caminho neste método de limpeza
Faço-o porque me parece haver pouca informação sobre esta temática no AAP
Aquando da compra conjunta da máquina de limpeza com US, houve algumas opiniões mas globalmente foram pouco informativas IMHO. Na altura não adquiri a máquina porque não me atraiu muito o modelo disponível. De modo que depois de muito procurar resolvi investir numa máquina tipo DIY, com possibilidade de lavar vários discos ao mesmo tempo. Dito isto a 1.ª parte da máquina chegou ontem
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  8c71ce10
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  8a912910
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  1524dc10
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  894c4610

Atraiu-me a possibilidade de ter um sistema de baixar/levantar os discos com o aparelho já na máquina
Nas primeiras impressões o acabamento e óptimo e o sistema de baixar/levantar os discos é suave e eficaz
Acomoda 6 discos, mas penso que será possível adaptar uma peça para aumentar a quantidade de discos a lavar ao mesmo tempo.

Agora falta escolher o tanque de limpeza, que terá que obedecer aos seguintes critérios:
Possibilidade de regular a potência dos US e se possível variar as frequências
6 litros no tanque no mínimo
Regulação de temperatura
Regulação de tempo
Válvula de despejo
Dimensões do corpo: 325 x 180 x 315 mm (no mínimo)
Dimensões do tanque: 300 x 155 x 150 mm (no mínimo)

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySex Dez 03 2021, 16:11

Olá Aníbal, boa tarde!

O tema "limpezas" tem andado adormecido, confesso que aqui em casa também... Embarassed o reduzido número de compras leva à preguiça, mas quero tratar de lavar alguns discos que comprei usados e não tenho coragem de os colocar a rodar.

Seguirei atento mais esta sua aventura, discos limpinhos é outra coisa (mesmo em sistemas menos desenvolvidos). Wink
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Fev 12 2022, 15:16

Finalmente chegou a máquina escolhida
Não cumpre todos os requisitos, nomeadamente a capacidade de alterar as frequências dos ultra-sons, uma vez que isso alterava consideravelmente o preço final.
Mas o mais importante para mim, a capacidade de alterar a potência dos ultra-sons está presente
Importante porque alguns utilizadores referem diminuição da qualidade do som com a limpeza em “full power”
Tem 6 litros e permite lavar 5 discos de cada vez, mas ainda vou estudar o assunto para aumentar a capacidade em cada lavagem
Aqui vai uma foto da mesma
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  A5111210
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Ac9b9110
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Fev 12 2022, 16:51

Para perceber a efetividade da limpeza por ultra-sons vou utilizar o Dr Wack com várias concentrações
A 1.ª será com concentração de 1:150 e a ideia será ver se deixa resíduo, num disco que utilizo apenas para afinar as agulhas
A 2.ª será utilizar uma concentração diferente mais baixa e verificar a eficácia da mesma na limpeza, no mesmo disco anteriormente utilizado ou num outro que serve a mesmas condições de modo a evitar danificar discos preciosos.
Depois de escolher a concentração do Dr. Wack para continuar as experiência vou utilizar discos previamente limpos com máquina de vácuo, sendo que o termo de comparação é colocar a tocar antes e depois da limpeza com ultra-sons. 2 possibilidades:
  • 2 discos q tenho repetidos com condições mais ou menos iguais, limpar 1 e comparar com o outro que só foi limpo com vácuo


  • Limpar um anteriormente limpo só com vácuo, mas fazer uma gravação a tocar antes da limpeza com US para permitir a comparação com o após limpeza com US.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Fev 12 2022, 21:07

O Aníbal partilhou o plano para a sua aventura enquanto eu passeava pelas ruas do Porto, vi alguns discos que precisavam desse tipo de limpeza e seriam testes sérios. Smile

Agora, já em casa e a escutar Nala Sinephro (recomendo ouvir o Space 1.8, tem algo de espiritual), lembro-me que o Aníbal já tinha um bom sistema de limpeza. Esse seu teste será interessante de seguir. Wink

Está preparado para todos os resultados possíveis?

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 14:29

anibalpmm escreveu:
... Mas o mais importante para mim, a capacidade de alterar a potência dos ultra-sons está presente
Importante porque alguns utilizadores referem diminuição da qualidade do som com a limpeza em “full power”...

Tens razão de ir por passos e desconfiado... aqui em França escuto cada vez mais queixas e frustração em relação a esse método de limpeza e a maioria não vém dos audiofilos mas dos colecionadores e discàrios Wink

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 15:56

1.º resultado
Limpeza com Dr Wack a 1:150
Depois de tocar o disco nota-se resíduo no diamante da agulha
Portanto diminuir a concentração e obrigatório
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 15:57

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... Mas o mais importante para mim, a capacidade de alterar a potência dos ultra-sons está presente
Importante porque alguns utilizadores referem diminuição da qualidade do som com a limpeza em “full power”...

Tens razão de ir por passos e desconfiado... aqui em França escuto cada vez mais queixas e frustração em relação a esse método de limpeza e a maioria não vém dos audiofilos mas dos colecionadores e discàrios Wink
Já agora TD124 quais são as queixas?
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 16:03

Já agora e para quem estiver interessado há uma máquina muito interessante a um preço muito aceitável, mesmo se tiver que pagar alfândega fica a 1/4 do preço de uma Degritter. Não tivesse feito a compra da minha e esta seria certamente a escolhida
Humminguru

Outra novidade: a Knosti também tem uma máquina de limpeza por US, sem bem q cara é ainda assim substancialmente mais barata do que todas as outras, excepção feita à Humminguru

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 17:49

anibalpmm escreveu:
... Já agora TD124 quais são as queixas?

Pelo que tenho lido e ouvido por aqui e acolà sobressaem essencialmente estes que me pareçem interligados:

Diminuição das frequências elevadas... fragilisação do suporte conduzindo a um desgaste prematuro do disco nas altas frequências... endurecimento do plastico (vinil) e limpeza "tudo ou nada", ou seja, o resultado é milagroso ou uma catstrofe e este ultimo caso é assinalado sobretudo para os albums mais antigos...

São dizeres então não é lei mas no principio da duvida é melhor ir devagarinho e experimentar com discos sém interesse no principio  Wink

anibalpmm escreveu:
Já agora e para quem estiver interessado há uma máquina muito interessante a um preço muito aceitável, mesmo se tiver que pagar alfândega fica a 1/4 do preço de uma Degritter. Não tivesse feito a compra da minha e esta seria certamente a escolhida ...

O José jà a tinha apresentado por aqui, estive mesmo para a comprar com dois amigos  Wink

JPEREIRA e anibalpmm gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyDom Fev 13 2022, 21:08

Olá

Tenho em conjunto com um amigo uma máquina de US e centenas de discos limpos em sessões de 6 minutos.
É para mim sem dúvida a melhore forma de limpar os discos, retirando o que o método humido e aspirado não chega nem perto do ultra sons, os discos antigos com o cartão velho das capas colado no disco mesmo que não saia logo fica solto de forma que é só passar um paninho microfibras.
A estática fica sempre alguma mas muito menos e os discos ficam limpíssimos, naturalmente depois são acondicionados em capas antiestáticas e capas com capas plásticas também.
Não mexo na temperatura porque a máquina com o trabalhar  ao fim de 40 discos aquece o líquido até aos 20  30 graus.
Nunca estraguei um disco, nunca notei nada de diferente no som, ou seja, notei uma melhoria enorme na qualidade do som, sem sujidade que me fazia a cada disco ou face limpar a agulha, pois tinha discos com tanta porcaria agarrada que ao fim de uma música já a agulha estava suja e a deixar de fazer a leitura correta.
Um disco depois de lavado uma vez não será preciso lavar tão depressa e se ficar armazenado na estante não fazendo parte daqueles que ouvimos mais vezes, pode permanecer anos que não tem problema algum.
A eficácia do US é fantástica, e máquinas de 6 litros são próprias para artigos delicados,(ouro Pratas ,joias)
então servem perfeitamente para os discos de vinil, isto na minha opinião, mas entendo que outras pessoas tenham questões ou dúvidas, eu não tenho, a minha única chatice é que leva muito tempo a lavar 40 discos numa tarde, tenho muitas tardes até chegar aos 800 discos que possuo, assim lavo os melhores e os que mais me interessam por prioridades e deixo os piores para quando calhar Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  758687

Para mim é simplesmente do melhor que conheço, e faço a limpeza num disco novo tal e qual, não abuso na limpeza por exagero que deve ser mau com certeza, percebo que o manuseio e a questão pessoal do que cada um pensa em relação á limpeza US faz com que certas pessoas tenham algumas más experiências.
Isto é como tudo, a ferramenta é boa, se for mal utilizada a culpa é do mecânico não é da ferramenta  lol!

Um disco limpo numa máquina de US e depois desmagnetizado, é simplesmente especial a tocar Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  438006128

Abraço digital

TD124, anibalpmm e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 09:28

JPEREIRA escreveu:
Olá

Tenho em conjunto com um amigo uma máquina de US e centenas de discos limpos em sessões de 6 minutos.
É para mim sem dúvida a melhore forma de limpar os discos, retirando o que o método humido e aspirado não chega nem perto do ultra sons, os discos antigos com o cartão velho das capas colado no disco mesmo que não saia logo fica solto de forma que é só passar um paninho microfibras.
A estática fica sempre alguma mas muito menos e os discos ficam limpíssimos, naturalmente depois são acondicionados em capas antiestáticas e capas com capas plásticas também.
Não mexo na temperatura porque a máquina com o trabalhar  ao fim de 40 discos aquece o líquido até aos 20  30 graus.
Nunca estraguei um disco, nunca notei nada de diferente no som, ou seja, notei uma melhoria enorme na qualidade do som, sem sujidade que me fazia a cada disco ou face limpar a agulha, pois tinha discos com tanta porcaria agarrada que ao fim de uma música já a agulha estava suja e a deixar de fazer a leitura correta.
Um disco depois de lavado uma vez não será preciso lavar tão depressa e se ficar armazenado na estante não fazendo parte daqueles que ouvimos mais vezes, pode permanecer anos que não tem problema algum.
A eficácia do US é fantástica, e máquinas de 6 litros são próprias para artigos delicados,(ouro Pratas ,joias)
então servem perfeitamente para os discos de vinil, isto na minha opinião, mas entendo que outras pessoas tenham questões ou dúvidas, eu não tenho, a minha única chatice é que leva muito tempo a lavar 40 discos numa tarde, tenho muitas tardes até chegar aos 800 discos que possuo, assim lavo os melhores e os que mais me interessam por prioridades e deixo os piores para quando calhar Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  758687

Para mim é simplesmente do melhor que conheço, e faço a limpeza num disco novo tal e qual, não abuso na limpeza por exagero que deve ser mau com certeza, percebo que o manuseio e a questão pessoal do que cada um pensa em relação á limpeza US faz com que certas pessoas tenham algumas más experiências.
Isto é como tudo, a ferramenta é boa, se for mal utilizada a culpa é do mecânico não é da ferramenta  lol!

Um disco limpo numa máquina de US e depois desmagnetizado, é simplesmente especial a tocar Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  438006128

Abraço digital
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  22692 Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  22692
Já agora que líquido usas para a limpeza?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 09:55

Tendo em conta que o Jorge Pereira é adepto dos leões do Galatasaray... deve usar Raki (leite de leão). Laughing

Entretanto, o Aníbal já acertou com a fórmula e está a chegar a bons resultados sonoros?

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 10:27

José Miguel escreveu:
Tendo em conta que o Jorge Pereira é adepto dos leões do Galatasaray... deve usar Raki (leite de leão). Laughing

Entretanto, o Aníbal já acertou com a fórmula e está a chegar a bons resultados sonoros?

Ainda não
O dr Wack a 1:300 também deixa resíduo no diamante da agulha portanto só vou experimentar mais uma concentração 1:500, se deixar resíduo também nesta concentração vou excluir o Dr Wack o que é uma pena pois os discos lavados com este produto ficam sem estática nenhuma durante anos e mesmo tocando muitas vezes
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 10:54

O Dr. Wack ainda será a arma a utilizar lá em casa, planeio voltar a lavar discos esta semana. Embarassed

Não consigo justificar avançar para uma lavagem mais efectiva, ultra sons parece ter muitas vantagens e a abertura destes tópicos ligados a limpezas já teve a vantagem de me fazer avançar para lavar discos de novo (até pensar fazer uma peça para o aspirador). Smile

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 12:20

anibalpmm escreveu:
1.º resultado
Limpeza com Dr Wack a 1:150
Depois de tocar o disco nota-se resíduo no diamante da agulha
Portanto diminuir a concentração e obrigatório

Caro "anibalpmm"
A culpa pode não ser do Dr. Wack mas da água que utiliza. Nos meus tempos de laboratório de fotografia tive esse (ou um semelhante) problema: resíduos brancos na superfície de filmes com determinados kits de revelação cor. Resolvi de duas formas, mudando o agente do banho final ou desmineralizando a água. Como desmineralizar a água exige um sistema de filtragem um pouco dispendioso e e a sua manutenção periódica se demonstrou igualmente dispendiosa (o recurso a usar água desmineralizada comercial não era viável - precisava de água corrente) optei finalmente pela mudança do agente final.

Aproveitei esta experiência para a lavagem dos discos: um produto de lavagem final de filmes e com óptimos resultados (Agepon). Sei que existem no mercado fotográfico outros produtos com as mesmas características deste, igualmente utilizados por muita gente na lavagem de filmes (e discos). Como esta lavagem é extraordinariamente exigente o resultado tem que ser perfeito: nada de resíduos na superfície do filme, por pequenos ou poucos que sejam.

Um conselho: é incontornável usar nas lavagens de discos água filtrada, O filtro para resíduos sólidos é barato e a mudança de filtro rara (dependendo claro da quantidade de resíduos existentes na água) - Esta questão nada tem a ver com a anterior que, pelo que tenho lido, depreendo que os resíduos têm origem na deposição de minerais (sobretudo cálcio e magnésio).

anibalpmm e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 12:35

agorgal escreveu:
anibalpmm escreveu:
1.º resultado
Limpeza com Dr Wack a 1:150
Depois de tocar o disco nota-se resíduo no diamante da agulha
Portanto diminuir a concentração e obrigatório

Caro "anibalpmm"
A culpa pode não ser do Dr. Wack mas da água que utiliza. Nos meus tempos de laboratório de fotografia tive esse (ou um semelhante) problema: resíduos brancos na superfície de filmes com determinados kits de revelação cor. Resolvi de duas formas, mudando o agente do banho final ou desmineralizando a água. Como desmineralizar a água exige um sistema de filtragem um pouco dispendioso e e a sua manutenção periódica se demonstrou igualmente dispendiosa (o recurso a usar água desmineralizada comercial não era viável - precisava de água corrente) optei finalmente pela mudança do agente final.

Aproveitei esta experiência para a lavagem dos discos: um produto de lavagem final de filmes e com óptimos resultados (Agepon). Sei que existem no mercado fotográfico outros produtos com as mesmas características deste, igualmente utilizados por muita gente na lavagem de filmes (e discos). Como esta lavagem é extraordinariamente exigente o resultado tem que ser perfeito: nada de resíduos na superfície do filme, por pequenos ou poucos que sejam.

Um conselho: é incontornável usar nas lavagens de discos água filtrada, O filtro para resíduos sólidos é barato e a mudança de filtro rara (dependendo claro da quantidade de resíduos existentes na água) - Esta questão nada tem a ver com a anterior que, pelo que tenho lido, depreendo que os resíduos têm origem na deposição de minerais (sobretudo cálcio e magnésio).
Julgo que o problema não será da água uma vez que há muito que uso água bidestilada e desmineralizada na limpeza dos discos. Contudo antes da limpeza com US, o disco já tinha sido limpo com vácuo e não deixava resíduo na agulha. O Dr Wack deixa uma camada no disco, visível em determinadas condições de luz, que a lavagem com US pode estar a introduzir nas espiras, ao invés que na limpeza com vácuo ficará mais superficial.
Em relação à filtragem q filtro sugere?
Mas a questão do acrescentar um agente como o que sugere ou outros pode ser algo a equacionar. Sobra que agente e onde o comprar. A alternativa pode ser comprar um liquido de limpeza comercializado já testado como por exemplo o da Degritter.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 14:06

Como agente molhante uso limpa vidros neutro, sem perfumes. Bastam um punhado de gotas para quebrar a tensão de superficie.
Quer na camara escura quer na limpeza dos discos sempre me serviu bem. É o que uso na minha ultrasons com água destilada.

JPEREIRA, anibalpmm e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 17:22

anibalpmm escreveu:

(...)
Em relação à filtragem q filtro sugere?
Mas a questão do acrescentar um agente como o que sugere ou outros pode ser algo a equacionar. Sobra que agente e onde o comprar. A alternativa pode ser comprar um liquido de limpeza comercializado já testado como por exemplo o da Degritter.

Se utiliza água destilada (garrafões vendidos em superfícies comerciais) não necessitará de filtro, presumo que esta seja cuidadosamente filtrada no processo de destilação/desmineralização.
O filtro só será obrigatório no uso de água corrente.

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 17:26

Se quiser usar um filtro, para obter água perto de destilada só conheço osmose inversa. Não é muito prático...
Ou arranja um alambique e ferve a água Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 19:46

agorgal escreveu:
anibalpmm escreveu:

(...)
Em relação à filtragem q filtro sugere?
Mas a questão do acrescentar um agente como o que sugere ou outros pode ser algo a equacionar. Sobra que agente e onde o comprar. A alternativa pode ser comprar um liquido de limpeza comercializado já testado como por exemplo o da Degritter.

Se utiliza água destilada (garrafões vendidos em superfícies comerciais) não necessitará de filtro, presumo que esta seja cuidadosamente filtrada no processo de destilação/desmineralização.
O filtro só será obrigatório no uso de água corrente.

ricardo.canelas escreveu:
Se quiser usar um filtro, para obter água perto de destilada só conheço osmose inversa. Não é muito prático...
Ou arranja um alambique e ferve a água Smile

Estava a pensar no pós limpeza, na remoção de sujidades que se possam libertar na limpeza. Alguém faz? E como faz? Que materiais usa?


Última edição por anibalpmm em Seg Fev 14 2022, 20:04, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 19:55

Filtro de café funciona sempre bem, e como é descartável não há tentações.

Abraço,

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 20:40

Mantenho em funcionamento um circuito de água que passa por um filtro deste género:
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Prd9-210

Com os discos uso água desse circuito para uma pré-lavagem. A lavagem final, na qual vou pelo método mais simples - uma "Knosti", é sempre com água destilada.

É muito fácil construir um sistema (rapidamente desmontável) que filtre a água da torneira recorrendo a este tipo de filtros. Ou instala-lo apenas numa determinada torneira. Penso ser um exagero filtrar toda a água de consumo doméstico...
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySeg Fev 14 2022, 21:08

Olá

Bem, o filtro que uso para limpar a água de detritos e sujidade é um filtro de café como já foi aqui referenciado ou um filtro de pintor de automóveis que vai dar no mesmo.
O líquido ou mistura é ILFOTOL, que funciona como detergente, ÁLCOOL ISOPROPÍLICO que ajuda na limpeza de gorduras e facilita a secagem, E ÁGUA DESTILADADA ou desmineralizada, por exemplo água do desumidificador . Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  22692

A solução de lavagem ao fim de mais ou menos 30, 40 discos fica acastanhada da sujidade mas passando no filtro retira as impurezas e lava mais 30 e depois vai fora e faço nova mistura, já não me lembro bem mas comprei 5 litros de isopropílico, mais meio litro de Ilfotol e dá para para 150 kg de discos Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  933723 .

Só me aborrece uma coisa é o odor libertado pelo álcool isopropílico com um pouco de temperatura que o líquido atinge, executo o processo de lavagem com a porta aberta para ventilar a sala drunken

Abraço

anibalpmm gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptyTer Jun 21 2022, 13:40

Após algumas experiências com a máquina de ultra-sons venho finalmente reportar as várias experiências e o resultado que considero final

Uma das experiências envolveu a seguinte mistura:

- Água bidestilada e desmineralizada - 5L
- Álcool isopropilíco - 250cc - 5%
- Desinfectante de amónia quaternária - 20cc - 0,4% ( com intuito de impedir a formação de algas e musgos na mistura)
- Aegepon - 50ml - 1%

O processo durava cerca de 10 minutos de limpeza com potência de 60% e com temperatura da mistura a 30°C e em seguida passava imediatamente para uma limpeza final na máquina de aspiração com água bidestilada desmineralizada e Dr. Wack (1:150). Filtragem com filtro de café.

Em termos da qualidade da reprodução notou-se uma diferença considerável para uma limpeza só por aspiração. Mas não fiquei satisfeito porque a a agulha ficava com bastante sujidade após tocar apenas um dos lados de um disco.


O processo que considero final envolveu a compra de um filtro da Clear Vinyl, filtro esse (de 1 mícron) que está dentro do tanque de limpeza a fazer filtragem continua durante a limpeza. A compra deste filtro encareceu bastante o sistema de limpeza mas considero que assim obtenho melhores resultados uma vez que o filtro limpa a totalidade do tanque em 4 minutos.

Nova fórmula
- Água bidestilada desmineralizada - 5L
- Tergikleen - 30 gotas

Processo de Limpeza Passo a Passo

Adiciono 30 gotas de Tergikleen em  5L de água bidestilada desmineralizada.

Coloco a mistura no tanque da máquina e faço o degauss da mistura colocando-a a trabalhar na potência máxima durante 15 minutos, aproveitando ao mesmo tempo para aquecer a mistura entre os 30 e os 35°C. Faço isto antes de adicionar os discos.

Coloco os discos a serem limpos no rotor durante 10 minutos na água do tanque com a filtragem continua durante a lavagem, com os ultra-sons a 60% da potência máxima.

Em seguida retiro o líquido de limpeza e acrescento água bidestilada desmineralizada, sem filtragem e sem ultra-sons e enxaguo os discos durante 15 minutos, só com rotação.

Em seguida ligo as ventoinhas para retirar o excesso de água durante 15 minutos, mantendo os discos a rodar.

Por fim retiro os discos um de cada vez para enxaguar uma segunda vez, agora com água bidestilada e desmineralizada com Dr. Wack & 3% de álcool a 96%, na máquina de limpeza por aspiração. Coloco nas capas e já está.

Só com este processo obtive a melhor qualidade de limpeza (com diferenças na qualidade de reprodução) e com o mínimo de resíduo na agulha após a passagem pelas espiras dos discos.

Este processo de limpeza foi inspirado no descrito pelo Rush Paul, associado do Arthur Salvatore do site www.high-endaudio.com , com as devidas adaptações à minha realidade.

Aqui deixo algumas fotos e vídeos para os interessadosExperiências com limpeza de discos com ultra-sons  43370a10


TD124, rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Ago 20 2022, 16:06

Nova máquina a preço aceitável no kickstarter
Cerca de 200€ com transporte e taxas de alfândega
Só fica e disponível la para dezembro ou depois
Kickstarter
Ir para o topo Ir para baixo
okapi
Membro AAP
okapi


Mensagens : 119
Data de inscrição : 18/05/2016
Localização : Glasgow

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Ago 05 2023, 06:55

Vejam os comentários, é só golpes. kickstarter? No chance, eu já perdi dinheiro com este Crowdfunding. Como podem vender a menos de metade do preço que a Humminguru, é de suspeitar. Coitado daqueles que caíram neste golpe. Eu tenho Humminguru cleaner e a balança Duo, e foi a empresa com melhor suporte que tive até hoje. Vale todos os tostões. Esta do fórum depois não tem suporte quando os filtros e as roldanas gastarem . Não comprem isto mesmo que algum dia enviem, é dinheiro ao lixo


Última edição por okapi em Sáb Ago 05 2023, 14:33, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  EmptySáb Ago 05 2023, 14:30

Olá
Já tive uma máquina de ultrasons comprada na Polónia numa compra conjunta neste fórum, só me deu foi chatices, avariou, tive de enviar de volta, o dinheiro dos portes foi quase o dinheiro da máquina, veio ao fim de umas lavagens avariou outra vez e já não quiseram aceitar a máquina de volta nem voltar a reparar...
Voltei à Knosti... até faço exercício físico gratuito  Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  265963

O Audio é tramado...o que uns adoram...outros detestam...

Fredie

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências com limpeza de discos com ultra-sons    Experiências com limpeza de discos com ultra-sons  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Experiências com limpeza de discos com ultra-sons
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina de limpeza por ultra-sons
» Mais uma de ultra-sons
» Limpeza de 2 ou 3 discos
» limpeza de discos vinil
» Limpeza de Discos - Produtos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: