Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Construção de colunas de 3 vias

Ir para baixo 
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP
PedroH

Construção de colunas de 3 vias Empty
MensagemAssunto: Construção de colunas de 3 vias   Construção de colunas de 3 vias EmptySeg Set 27 2021, 22:57

Olá

Está decidido vou iniciar um novo projeto, a construção de uma colunas de som...   na verdade este projeto tem 40anos,  no meu tenho de adolescente eu gostava já gostava de aparelhos de audio de  "inventar" coisas em madeira,  como o dinheiro nesse tempo não abundava com restos de  madeira de aglomerado deitados fora por uma serração a caminha da escola fiz a minha primeira coluna com altifalantes retirados de radios velhos, depois fiz outras o outro radio, todo projetos toscos mas nessa altura disse que um dia faria uma colunas a sério... esse dia está prestes a chegar.

De inicio pensei em fazer umas colunas grandes, mas mudei de ideias, o objetivo é uma colunas pequenas de 3 vias,  é algo arrojado porque normalmente são de 2 vias mas eu quero de 3 vias.

Irei escolher material normal, mas com boas referencias , o crossover feito e aconselhado,  tenho duvidas apenas nos terminais a escolher, se de banana se normais de encaixe, de rosca ou mola.

A caixa das colunas será de madeira maçiça de alta qualidade e bem seca,  será uma caixa que servirá para um possivel upgrade de equipamento, portanto o valor das colunas está centrado na caixa.

O projeto que tenho em mente é umas colunas de cerca de 45cm de altura por 30 de largura.  com cerca de 2,5 de espessura de madeira.  

Mais ou menos este projeto este tamanho cotado, mas a forma da caixa ainda não decidi mas será um desenho sóbrio, clássico e retro dentro do charme da madeira maçiça.

Construção de colunas de 3 vias Esquem10

Construção de colunas de 3 vias Ddbc6d10

Acredito que as minhas tenham varias tonalidades tambem, tipo estas

Construção de colunas de 3 vias 40750e10

Construção de colunas de 3 vias 7f693a10

Construção de colunas de 3 vias Fc601a10

São apenas alguns exemplos.   a madeira será um misto de carvalho e mogno,  e o projeto vai ser lento mas ainda para finalizar este ano,   na verdade lento mas não parado até porque são apenas 2 "caixotes"  mas irei mostrar o processo, para quem já viu outras construções minhas já sabe que o lento devagar na verdade anda. Construção de colunas de 3 vias 933723

Para já aceito dicas e que terminais escolher e porquê?

De resto irei em breve preparar as madeiras, e a frente terá um woofer de 8" um médio de 5" e um tweeter  de agudos, terão potências entre os 100-120W RMS as entradas de ar serão por trás. Na parte da frente terá uma rede de proteção em preto ao estilo classico.

Irei determinar a arrumação na frente quando tiver os equipamentos,  até lá irei preparar uma frente de 45x30

Abraço a todos

ruife e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de colunas de 3 vias   Construção de colunas de 3 vias EmptySeg Out 04 2021, 00:09

Boas

Depois de muito pensar sobre alguns pormenores das minhas colunas e ver que madeiras tenho disponíveis , já tenho ideia e já iniciei.

Reuni restos de madeira, inclusivo partes de uma cama antiga que tinha guardada, mais um restos de uma porta... .

Construção de colunas de 3 vias Whatsa59

Construção de colunas de 3 vias Whatsa60

E toca a reunir, pelos menos as partes laterais já tenho preparadas.

Construção de colunas de 3 vias Whatsa61

Construção de colunas de 3 vias Whatsa62

Agora terei de reunir madeiras para fazer a parte de cima e de baixo.

Com madeiras maçiças desisti da ideia de fazer uniões a 45º, e já tenho as medidas elaboradas, 43cm de altura por 30cm de largura

Espero no próximo fds já ter as partes laterais, superior e inferior, para montar os aros das 2 caixas. Depois ficaria a faltar só a frente e traseira.

Mas irei fazer por partes, e a parte 1 ainda está longe de a finalizar. Construção de colunas de 3 vias 933723

Fernando Salvado e neo_2018 gostam desta mensagem

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de colunas de 3 vias   Construção de colunas de 3 vias EmptyDom Out 10 2021, 22:34

Adientei um pouco..

Como já calculava , tive de usar uma salganhada de restos de madeira, nada de especial , tudo dentro do previsto.
Fiz todas as colagens da "moldura" de ambas as colunas

Construção de colunas de 3 vias Whatsa64

"moldura é isto, 4 lados, falta a frente e as costas.  Isto foi só para ter uma ideia nada colado nem retificado ainda.  As fotos estão tremidas mas terá 43cm altura e 28cm largura

Construção de colunas de 3 vias Whatsa67

Esta dá para ver que está longe de estar colado....

Construção de colunas de 3 vias Whatsa65

Entretanto já cortei , assim como outro projeto que estou a fazer, e fica tudo á espera que monte, agora o próximo passo é para montar a "moldura" já  a sério de forma definitiva.

Construção de colunas de 3 vias Whatsa66

A 1º fase do projeto estará concluída quando tiver as 2 molduras prontas.

Com madeiras maciças optei por não fazer as uniões a 45º como se costuma fazer em mdf ou contraplacado,  isto porque estou limitado de ferramenta de corte.  Mas já me inspirei em alguns modelos assim e fica bem na mesma. E vai perfeitamente ao encontro do que pretendo.

EuricoB gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construção de colunas de 3 vias   Construção de colunas de 3 vias Empty

Construção de colunas de 3 vias
Ir para o topo 
Página 1 de 1