Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptySeg Set 20 2021, 17:20

Boas

Estou a pensar um construir umas colunas para colocar na sala, tem de ser pequenas, cerca de 40cmx25cm

Estava a pensar em 3 vias um tweeter , um altifalante médio de 5" e um woofer de 8", aqui começa a duvida, é preferivel ter um sub-woofer de 8" ou um woofer? Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 447836


Estive a ver altifalantes e muitos tem 4 ohms , será que servem para um amplificador marantz PM 230? (dos anos 80) as colunas que tenho são 8 ohm , não sei o que ganho ou perco em umas de 4ohm Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 447836


O que me aconselham?







Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyTer Set 21 2021, 16:51

Para umas colunas pequenas 3 Vias não será de mais?

A impedância de uma coluna não é muito linear e não é só o valor nominal que o fabricante dos altifalantes indica, se reparar nas especificações de um altifalante a impedância aparece em um gráfico pois não é constante em todo o espectro de frequências. A complicar ainda mais os gráficos foram medidos fora de qualquer caixa, ao colocar o altifalante numa caixa tanto a sua impedância vai sofrer alterações como a sua resposta, principalmente nas baixas frequências. O desenho do Crossover também tem uma grande influencia na impedância final da coluna.

Pesquise na NET pois existem vários sites de DIY que explicam e debatem a construção caseira de colunas de som. Um exemplo:

https://www.diyaudio.com/forums/multi-way/332688-design-own-speaker-scratch.html

Alexandre Vieira e PedroH gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyTer Set 21 2021, 22:50

jpinto escreveu:
Para umas colunas pequenas 3 Vias não será de mais?

Obrigado caro jpinto pelas dicas. Wink

Eu sou um leigo em eletronica,  e som,   mas pela experiência sempre gostei de colunas grandes, de 3 vias com uma boa caixa de ar,  a ideia era estas serem assim, terem um woofer de 12" ou 15"

Mas aqui em casa estou proibido de meter caixotes na sala Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 524928826  , já tenho 2 pares de colunas grandes noutras divisões mas nesta sala "só fica bem colunas pequenas"  diz ela... Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 675116    então tem de ser de um tamanho reduzido e estarem em cina de uns suportes que fiz em madeira,  eu tenho umas de 2 vias e queria de 3 , pois gosto 3 vias.  

Então reduzi o woofer de 12" ou 15" para 8" o médio para 5" e depois um tweeter,  e aí consigo encaixar tudo.

Claro que não vou poder contar com caixa grande, terrei de colocar entradas de ar para o woofer de 8" nas traseiras e fazer uma caixa que não tenha vibrações.

Mas respondendo á pergunta , sim não é demais, é mesmo que uma coluna grande mas numa caixa mais pequena. Desde que tudo bem feito e sem vibrações e que permita ar suficiente para o woofer trabalhar acho que ficará bem Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 693932





Citação :

A impedância de uma coluna não é muito linear e não é só o valor nominal que o fabricante dos altifalantes indica, se reparar nas especificações de um altifalante a impedância aparece em um gráfico pois não é constante em todo o espectro de frequências. A complicar ainda mais os gráficos foram medidos fora de qualquer caixa, ao colocar o altifalante numa caixa tanto a sua impedância vai sofrer alterações como a sua resposta, principalmente nas baixas frequências.

Pois essa parte eu não percebo grande coisa mas tenho essa noção, o tamanho e uma carrada de pormenores toram a coisa relativa.

Eu se calhar vou optar pelos 8ohms , não tenho conhecimentos para andar a inventar, prefiro jogar pelo seguro que no meu caso já é uma aventura  Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 933723




Citação :

O desenho do Crossover também tem uma grande influencia na impedância final da coluna.

O que se entende por "desenho" do crossover?  no meu caso que não percebo nada de eletronica, o crossover será comprado numa loja  um para 3 vias e com a potencia desejada.... lol!  não tenho conhecimentos de eletronica para desenhar e projetar um crossover ,   é comprar um feito e adequado ao que pretendo.


Citação :

Pesquise na NET pois existem vários sites de DIY que explicam e debatem a construção caseira de colunas de som. Um exemplo:

https://www.diyaudio.com/forums/multi-way/332688-design-own-speaker-scratch.html


Eu tenho alguma experiencia com madeiras,  é um hobby antigo que levo bastante a sério, portanto fazer a caixa das colunas para mim será teoricamente o mais facil, apesar de a minha experiência em  acústica ser apenas empírica  Rolling Eyes  , mas como sempre tive colunas irei fazer de forma a não criarem ruídos parasitas.



As grandes duvidas serão nos altifalantes a escolher, mas se calhar deixo de lado essa do subwoofer e opto mesmo por um woofer normal de 8"
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyTer Set 21 2021, 23:41

o processo para desenhar colunas é o seguinte:

1- escolha de critérios (tamanho, impedância, sensibilidade, frequência de resposta)
2- escolha de altifalantes (que cubram os critérios)
3- desenho da caixa (não é uma caixa qualquer. Tem que ser calculada para permitir a expressão dos altifalantes, afecta a resposta e a impedância dos mesmos)
4- construção da caixa e colocação de altifalantes
5- medição
6- desenho do crossover (usando as medições de cada driver na caixa)
7- medição do resultado final
8- iterar entre os passos 2 - 7 até sair algo de jeito

Ignorar qualquer um destes passos é um salto para o vazio. Para ter o mínimo de fidelidade é mesmo o que é mecessário.

A minha melhor sugestão é que procure um bom kit num site de diy e que implemente isso. As pessoas já fizeram o trabalho de design e é só seguir o plano/montar as peças.

Deverão surgir mais recomendações, eu sugiro GR-Research na categoria do pequeno mas muscular e bem desenhado, embra sejam duas vias.
https://www.gr-research.com/store/p102/X-Bravo.html
https://www.gr-research.com/store/p114/Desktop_%22Mini%22.html

jpinto, Alexandre Vieira, neo_2018 e PedroH gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyQua Set 22 2021, 00:04

Reunimos aqui um conjunto enorme de recursos diy, certamente encontrará um projecto que lhe agrade Smile
-https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13716-repositorio-de-projectos-diy

jpinto e PedroH gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyQua Set 22 2021, 15:56

Eu concordo com tudo mas acrescento mais esta conversa que pouco tem como já foi dito de linear

Temos de ter noções de acústica pela experiência , por exemplo numa caixa de som, tipo uma guitarra esta tem de vibrar criando a acústica desejada, nas colunas é o posto, a caixa tem de ser solida para não vibrar, tem de ter isolamento, e ter tudo o que seja possivel para criar uma caixa de ar sem vibrações.

Na verdade nada disto é 100% linear... cada um inventa as suas colunas , de acordo com a sua cabeça.

Há quem queira tanta solidez que faça em cimento

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 8064cb10

Outros fazem uma caixa bem forte , reforçada e isolada para não vibrar

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? V5ialf10

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 38acd310

Outros vão mais longe e acham que o desenho interno da caixa pode melhorar o som.

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 93644b10

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Iwista10

Já outros gostam do som puro sem caixa nenhuma...

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 4c7dc610

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? C7503c10


E todos estes são supostamente entendidos... Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 675116


Mas uma coisa é certa, sem caixa ou com caixa esta não pode vibrar e criar ruídos parasitas.




3 vias numas colunas pequenas é possivel , bem arrumadinhas...

Estas tem claro a entrada de ar nas traseiras, é uma ideia que tenho tambem.




Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 1bfd1510

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 10030910

ou esta que vai mais longe e usa a lateral , já não me agrada tanto mas é interessante tambem.

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 1c510f10


Portanto a ideia no meu caso é fazer umas caixas solidas e resistentes, claro que numas colunas pequenas nunca poderei esperar que a caixa melhores muito o som como numas colunas grandes.


Acho que a caixa no meu caso não será o problema, mas a escolha do material sim, estou ainda um pouco ás cegas... Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 447836















Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptyQui Set 23 2021, 12:40

Ainda sobre as colunas, depois de alguma investigação, acho que já tenho uma ideia alinhavada,  3 vias 8ohm potência na ordem dos 120-150W sem inventar...  e dentro de um estilo classico, retro em madeira natural ou folheada com grelha frontal preta

A ideia seria umas colunas com uma qualidade de construção elevada em estilo classico vintage com um tamanho a rondar os 45centimetro maximos de altura por 30centimetro de largura e 30centrimetros de fundo.


Qualquer coisa tipo isto...mas mais bonito Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 491368

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 438-111


Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? 41310


Neste desenho já com umas dimensões de 43cm x 30cm x 30cm que serão mais ou menos realistas para o pretendido, ainda permite uma parede de 2,5centimetros mais o isolamento e os reforços no interior será bastante bom.  
As 2 entradas de ar seriam por falta de espaço em principio nas traseiras.

No desenho os altifalante também tem as medidas realistas, o woofer de 8" o médio de 5" e o tweeter é esquerda  também corresponde ao tamanho que tenciono comprar.

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Esquem10


O que acham?

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
esteriofonico

esteriofonico


Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/11/2021
Idade : 46
Localização : Lisboa

Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? EmptySeg Out 16 2023, 05:06

Bom dia a minha sugestão é comprar estas colunas por 100€ e se não gostar do som ainda pode actualizar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty
MensagemAssunto: Re: Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?   Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Woofer ou sub-woofer , 4 ou 8 ohm?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Introdução ao desenho de um crossover sem medições nem cálculos complexos
» Reparar Woofer
» Woofer rotativo !?!
» Sala do Luke

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: