Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Upgrade célula audio technica at-lp120xusb

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
vinyl85




Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/11/2020

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySex maio 14 2021, 20:28

Boa noite a todos

O que recomendam para upgrade de célula no audio technica at-lp120xusb?

Já vi que tem de ser algo que seja compatível com o braço, podem dar algumas dicas tendo em conta qualidade e preço? A celula original o som nao me deixa satisfeito, acho baixo o som.

Obrigado desde já

Nightwish76 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySex maio 14 2021, 22:36

Boa noite!

Não sei se já fez a sua apresentação, mas caso não tenha feito, não deixe de fazer. Wink

Permita-me as perguntas para ajudar:
Que amplificador usa?
Está a usar o pré de phono do próprio gira-discos ou outro?

Pergunto isto pois acredito que o problema não seja a célula, longe disso.

É normal que o volume do gira-discos seja mais baixo em relação a outros equipamentos, a questão da qualidade vê-se assim: igualando o volume (pode usar uma aplicação de telefone para medir em DBs), a qualidade do som está lá ou não (detalhe, timbre, extensão, ...)?
Ir para o topo Ir para baixo
vinyl85




Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/11/2020

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySex maio 14 2021, 23:05

José Miguel escreveu:
Boa noite!

Não sei se já fez a sua apresentação, mas caso não tenha feito, não deixe de fazer. Wink

Permita-me as perguntas para ajudar:
Que amplificador usa?
Está a usar o pré de phono do próprio gira-discos ou outro?

Pergunto isto pois acredito que o problema não seja a célula, longe disso.

É normal que o volume do gira-discos seja mais baixo em relação a outros equipamentos, a questão da qualidade vê-se assim: igualando o volume (pode usar uma aplicação de telefone para medir em DBs), a qualidade do som está lá ou não (detalhe, timbre, extensão, ...)?

Já fiz a apresentação sim quando me tornei membro do forum 😁

Não uso nenhum amplificador, uso no modo line, tenho ligado a um aparelhagem Philips FX25 através de aux.

Iniciei-me neste mundo não há muito tempo, confesso ainda ser "verde" na matéria 😊

Se
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySex maio 14 2021, 23:18

Peço desculpa, a sua apresentação deve ter-me escapado. Embarassed

No gira-discos deverá estar tudo bem, a diferença de volume deve-se ao ganho do pré interno. Rode o botão de volume sem receio e verifique se o som está bem.

Diria que mais depressa precisa de um pré de phono dedicado do que mudar de célula.

Estas coisas do vinil dão algum trabalho, mas valem a pena.

Está a usar essa aparelhagem com as colunas originais?
Ir para o topo Ir para baixo
vinyl85




Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/11/2020

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySex maio 14 2021, 23:26

Sim as colunas da aparelhagem são originais.

Comprei há tempos um Hama "PA 506" na Amazon mas não vi diferença alguma de som...

Rodar o botão do volume da aparelhagem? O som parece-me bem mas o volume em si que vem do gira discos não parece alto suficiente para que não tenha de colocar a aparelhagem no máximo quase, por exemplo 😁
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 10:20

Bom dia!

Eu gostava de lhe poder dizer que ouvir Música com vinil é uma coisa simples, mas não é. Não estou a dizer que é preciso um curso de electrotécnico, mas é preciso compreender algumas coisas.

Se estiver a repetir algo que já sabe, perdoe-me... mas aqui vai:

O sinal que a célula (essa que tem é boa, creio ser uma verdinha ATVM95e) produz é muito baixo/pequeno, então é necessário um amplificador (o pré de phono) para elevar esse pequeno sinal até ao tamanho de "linha" (como o de um leitor de CDs, por exemplo). Isto de forma simples!
Os pré amplificadores de phono não são todos iguais, uns permitem mais ganho e outros menos, isso vai reflectir-se no som e necessidade de subir o botão de volume. O tal Hama que comprou não deverá ser melhor do que o que traz o seu gira-discos, por isso não notou grandes diferenças.

Outra coisa importante é o amplificador onde se liga o gira-discos, as colunas e a sala onde tudo está montado. Eu não conheço a aparelhagem que tem, imagino que seja muito prática, mas não sei se será suficiente para o que deseja - ou parece desejar.
A relação do amplificador com as colunas é muito importante, ele vai fazer com que elas recebam um sinal que depois será transformado em som. As colunas são como um peso para o amplificador, se ele não tiver força suficiente, elas ou não tocarão alto ou, tocando alto, tocarão com distorção.
As colunas relacionam-se com a sala, caso a sala seja grande, as colunas terão mais dificuldade a encher o espaço com som... o tamanho das colunas não diz tudo, mas conta.
Tudo isto de forma simples. Smile


Eu já tive uma célula AT95e (a anterior a essa que tem) num gira-discos velhote ligado a um amplificador também ele velhote - tudo dos nos 70. Não precisava de subir 1/4 do volume para tocar alto numa sala de estar média.

Conto-lhe isto para compreender que o seu problema não é mesmo da célula, não lhe vou dizer para trocar de aparelhagem e colunas, mas deixo um conselho honesto que espero que entenda: se quer tirar o melhor partido do seu gira-discos e discos de vinil, talvez seja necessário considerar algo diferente.

Até sentir que esses passos são para si, rode o botão de volume e aproveite, sem problemas. Wink

vinyl85 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 10:24

Experimenta desconectar o voltar a conectar o cabo ente o GD e o amp
Se tiver tudo na mesma experimenta mudar de cabo
Muda para outra entrada do amp que não seja o phono (se o amp tiver outra entrada além do aux)
Se o amp tem phono incluído passa para phono no GD e liga então à entrada do phono do amp
Para tentar perceber onde é o problema
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 10:44

anibalpmm escreveu:
Experimenta desconectar o voltar a conectar o cabo ente o GD e o amp
Se tiver tudo na mesma experimenta mudar de cabo
Muda para outra entrada do amp que não seja o phono (se o amp tiver outra entrada além do aux)
Se o amp tem phono incluído passa para phono no GD e liga então à entrada do phono do amp
Para tentar perceber onde é o problema

A aparelhagem referida em cima não tem Phono Aníbal, apenas uma conectividade AUX.
Não me parece que existam problemas, ainda por cima já foi testado um pré externo. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 11:22

José Miguel escreveu:
anibalpmm escreveu:
Experimenta desconectar o voltar a conectar o cabo ente o GD e o amp
Se tiver tudo na mesma experimenta mudar de cabo
Muda para outra entrada do amp que não seja o phono (se o amp tiver outra entrada além do aux)
Se o amp tem phono incluído passa para phono no GD e liga então à entrada do phono do amp
Para tentar perceber onde é o problema

A aparelhagem referida em cima não tem Phono Aníbal, apenas uma conectividade AUX.
Não me parece que existam problemas, ainda por cima já foi testado um pré externo. Rolling Eyes
ok obrigado José
A saída de linha do GD tem 240 mV nominal a 1 kHz, 5 cm/s
A agora é  ver a sensibilidade de entrada do aux do amp se tudo o resto está ok
O NAD PP2 tens uns saudáveis 5,3V por ex.
Pode estar aí o problema e não na agulha
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 11:46

As especificações do sistema são estas (não sei se o sistema da Philips que tem é o mais atual)
Upgrade célula audio technica at-lp120xusb 044b2710
Ir para o topo Ir para baixo
vinyl85




Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/11/2020

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 12:21

anibalpmm escreveu:
As especificações do sistema são estas (não sei se o sistema da Philips que tem é o mais atual)
Upgrade célula audio technica at-lp120xusb 044b2710

certo, exatamente isso
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb EmptySáb maio 15 2021, 12:44

vinyl85 escreveu:
anibalpmm escreveu:
As especificações do sistema são estas (não sei se o sistema da Philips que tem é o mais atual)
Upgrade célula audio technica at-lp120xusb 044b2710

certo, exatamente isso
Então se os cabos estão bem ligados parece-me a mim que a saída do line do GD é baixinha para a sensibilidade do Aux do amp (240mV para 2000mV), daí o volume ser baixo, mas venham daí os mais entendidos no assunto
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb   Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Upgrade célula audio technica at-lp120xusb
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Technica 440 MLa - Célula MM
» Célula MM - Audio-Technica AT 440 MLA
» Célula Audio Technica AT-440Mla
» Upgrade Célula....Help!!!!!!
» Upgrade de célula

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: