Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Construção de móvel para wifi

Ir em baixo 
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP
PedroH

Construção de móvel para wifi Empty
MensagemAssunto: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptySex Abr 09 2021, 22:34

Boas

Estou a retomar o meu gosto por sistemas de som, uma paixão que tive desde sempre mas há mais de 20anos que está digamos "adormecida", vendi equipamento e outro deixei-o estragar, hoje estou a tentar recuperar alguma coisas e irei adquirir outra.

Um das coisas é o móvel para colocar tudo isto, já tive vários no passado e hoje tenciono ter outro novo.

Não me agrada comprar ou ter móveis igual a todos, quero algo diferente e irei construi-lo de raiz.

O objectivo é ser agradável á vista e funcional,  ter um aspecto entre o rustico e o industrial

Resolvi colocar aqui o desenvolvimento do meu projecto, já pedi opiniões do tipo de móvel mas a execução essa posso partilhar e poderá ser util para alguem  que tencione construir algo tambem.

Alem de pedir opiniões , resolvi fazer uns esboços, de mais ou menos o que pretendo.

Construção de móvel para wifi 1_210

Na verdade será mais baixo, mais largo, e terá rodas, portanto já diferente do estudo inicial.

Estive a ver que madeiras disponho e lembrei-me de umas janelas antigas que tinha guardadas , na verdade achei elas  no lixo há uns anos atrás,  são de uma madeira muito boa de alta qualidade , uma especie de um mogno mas mais duro.

As janelas hoje depois de bem observadas  servem bem para as laterais do móvel.

Construção de móvel para wifi Projec11

Aqui já em cima da minha bancada á espera de serem trabalhadas em breve

Construção de móvel para wifi Projec10

Espero que gostem, irei atualizando, á medida da evolução e dicas e opiniões serão sempre bem vindas.

Alexandre Vieira, pr3t0 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptyDom Abr 11 2021, 01:26

Boas

Hoje consegui dar um avanço na preparação das ilhargas laterais.

Começei por retirar as ferragens,  e cortei as janelas para aa medida pretendida, e já estão rectangulos e não janelas.

Como não tenho alguma ferramentas fiz pelo processo mais longo, marcar, colocar régua e cortar, no final tem de ser retificado pois este tipo de corte não tem a precisão desejada que se obtem com uma ferramenta profissional, mas trabalha-se com o que se tem.

Construção de móvel para wifi Img_2013

Mas não ficou muito mal, pelo menos está á esquadria, depois terei de alinhar as 2 ao milimetro.

Construção de móvel para wifi Img_2012

uma das laterais de um lado tem a marca de 2 fechos, esta situação tem de ser tapada com um enxerto de madeira  e ficará do lado de dentro de forma não visivel

Construção de móvel para wifi Img_2011

A medida ficou esta está excelente como eu quero.

Construção de móvel para wifi Img_2014

Entretanto já lixei a moldura do vidro, teve de ser de forma manual que é rapido, é só para retirar o verniz,  o resto será com lixadora.

Construção de móvel para wifi Img_2015

Nesta fase de salientar a formidável qualidade desta madeira, nem sei o que será, parece castanho ou um mogno pesado e duro,  com uma qualidade que hoje não se arranja, se salientar que isto ia para o lixo, e é um luxo mesmo.

Se arranjar um tempinho amanhã dou mais um avanço na preparação destas 2 ilhargas,   se alguem tiver duvidas ou opiniões está á vontade.
Julgo que servirá mais a quem gosta destas coisas e não tem experiência neste tipo de construção.

Até breve.

Fernando Salvado gosta desta mensagem

luis lopes
Membro AAP
luis lopes

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptyDom Abr 11 2021, 21:38

Construção de móvel para wifi 754215
Uma só pequena opinião, fazer o dito o mais arejado possivel.

PedroH gosta desta mensagem

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptyDom Abr 11 2021, 22:44

luis lopes escreveu:
Construção de móvel para wifi 754215
Uma só pequena opinião, fazer o dito o mais arejado possivel.

Caro Luis grato pelo seu comentário, Construção de móvel para wifi 754215 na verdade vai ficar aberto na traseira e na frente, portanto será arejado, no entanto na zona inferior terá uma porta e nessa parte a traseira será fechada mas a porta vai deixar de ser em vidro e será de rede precisamente para ser arejado.

Hoje pouco fiz, na verdade já tenho as ilhargas com os frisos lixados que era a parte que teve de ser manualmente.

Estive foi a ver que madeiras tenho, e descobri que sim, consigo fazer tudo em madeiras nobres reaproveitadas o que é excelente.

Um dos objectivo alem da qualidade e originalidade das linhas é fazer de ecológica e low cost com o máximo de material reaproveitado.

Construção de móvel para wifi Whatsa11
Aqui as ilhargas prontas para o pré acabamento, e madeiras que cortei hoje para fazer o tampo superior.

Este fim de semana foi mais a preparar o projecto a ver se era possivel com o material disponível, já vi que sim, mas durante a semana tenho de comprar lixas e preparar para o pré acabamento e fazer o tampo a base e a prateleira fixa.
Se tudo correr bem e conseguir arranjar tempo o que por vezes é complicado era bom para a semana já começar a montar.

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Construção de móvel para hi-fi   Construção de móvel para wifi EmptyQua Abr 14 2021, 00:02

As medidas da estrutura ou o  "esqueleto" do móvel , já perto das medidas reais,   falta somar ainda os pés(serão rodas) e o tampo mas vai ficar mais pequeno em altura do que a ideia inicial, e ligeiramente mais largo.
Os 34cm da zona de baixo é para caber um vinil,  na verdade não tenho giradiscos , nos anos 90 vendi o que tinha e os discos, hoje não sei se vou voltar a ter...mas também não tenho discos...seja como for se um dia voltar a ter terei espaço no móvel para os guardar.

Construção de móvel para wifi 210

Que acham das novas medidas?, perece-me mais funcionais e versáteis .

Última edição por PedroH em Qua Abr 14 2021, 21:42, editado 2 vez(es)

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

jorgemachado5

jorgemachado5

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptyQua Abr 14 2021, 19:16

Caro Pedro
Se me permite só um reparo, que não tem a ver com a sua construção, mas sim com o título do post.
Espero que não me leve a mal, mas passe para "...móvel para Hi-Fi" em vez de "wifi" porque senão corre o risco de muitos foristas não serem atraídos para o excelente post.
Abraço e vou continuar a seguir a aventura

Obrigado

Jorge

PedroH gosta desta mensagem

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptyQua Abr 14 2021, 22:07

Caro Jorge, obrigado pela dica,  se nada dissesse nunca mais reparava nesse erro, tento alterar mas não estou a conseguir e a 1ª mensagem não permite edição... Mad

Outro erro  aconteceu com o ultimo desenho , a base não é assim e a altura da estrutura ficara mais alta 3cm...  

outro pormenor será uma abertura na zona dos vidros entre a parte de baixo e a parte de cima.

Mas depois quando der um avanço mostrarei.

Abraço

jorgemachado5 gosta desta mensagem

PedroH
Membro AAP
PedroH

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi EmptySeg Maio 03 2021, 22:50

Boas

Como só aos bocadinhos e ao fds posso adientar e ainda por cima a preparar madeiras usadas,  a "coisa" tem avançado lentamente, mas já existe "móvel"  já consegui colar algumas partes, está a faltar a base e tampo que tambem serão madeiras usadas.

Aqui a colagem.

Construção de móvel para wifi 111110

Esta peça era de uma prateleira que já está a ser preparada para depois posteriormente ser colada.

Construção de móvel para wifi Whatsa12

E pronto ainda não se parece com nada, mas lentamente devido á minha disponibilidade está  a avançar. Construção de móvel para wifi 491368

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construção de móvel para wifi   Construção de móvel para wifi Empty

Construção de móvel para wifi
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: