Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Mais uns OTL

Ir para baixo 
+2
Fernando Salvado
jsmartins
6 participantes
AutorMensagem
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySex Mar 12 2021, 21:45

Olá a todos,

Estão na fase de testes uns monos OTL Ciclotron que podem levar até 16 lâmpadas 6N13S, totalmente balanceados e sem realimentação.  
Ainda não têm caixa e não sei se algum dia terão. Gosto deles assim!
O som? A primeira impressão nas colunas da bancada sem rodagem é muito positiva, acho esta configuração bastante superior à montagem de saída em "totem pole" do Julius Futterman. Com o máximo das válvulas (16) têm potência de sobra, mais de 150W. No verão com metade das válvulas, ou menos ainda, são o par ideal para as ESL57.
Quando saltarem para a sala de musica vamos ver o que valem com umas eletrostáticas fullrange ou com as minhas Quad ESL63
Mais uns OTL Dsc04512
Mais uns OTL Dsc04513

Ficam algumas fotos de uma das peças

Boas audições

JM

TD124, JPEREIRA, reirato, masa, ricardo.canelas e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 13 2021, 01:32

Muito boas noites caro amigo,
É sempre um prazer ver as suas novidades...Pena é que as não possamos ouvir... para já !!!
Melhores dias virão, esperemos que seja em breve.
Um abraço e boas audições.

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 13 2021, 17:24

Olá Sr. Fernando Salvado.

Agradeço os seus comentários.

Vai ouvi-los com certeza, e com as minhas colunas eletrostáticas com uma nova versão de paineis eletrostáticos que estou atualmente a construir.

Para já, ainda não tenho os dois prontos, até porque tive que pré-condicionar o lote das 32 válvulas de potência, operação que leva no minímo cerca de 72 horas, mas que é essêncial para que estas válvulas, novas de stoks antigos, tenham fiabilidade e durabilidade.
Espero durante esta semana já ter os dois a tocar na minha sala de audição. O que está a tocar na bancada mesmo ligado diretamente a um minidisc e sem preamplificação tem um som fantástico.
Tenho muitas horas investidas nestes amplificadores, mas acho que vão valer a pena, pelo que já ouvi.

Forte abraço
JM

reirato, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 13 2021, 20:41

Prezado jsmartins,

É sempre agradável constatar as suas criações e verificar que anda por estas paragens.

Forte abraço,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 13 2021, 21:49

Obrigado!

Na verdade, nunca deixei estas paragens, mas já há alguns anos que estou do lado mais interessante! De quem faz os próprios equipamentos para ouvir música.

Com a exceção do DAC, das células e do equipamento de som para cinema, os restantes equipamentos são de construção própria, desde o gira discos, alguns cabos, preamplificadores de phono, e de linha a válvulas, amplificadores de potência e integrados, transporte de CD's, Colunas, sobretudo eletrostáticas, que sou apreciador.

Em termos de amplificação, a minha última criação foi um amplificador de potência híbrido com válvulas na entrada e Mosfets da Exicom na saída com uns impressionantes 300W, para casar com as minhas Amphion Kripton que precisam de algum alimento para mostrar do que são capazes.

As topologias vão variando, deste os amplificadores single end unicamente com tríodos de aquecimento direto de pouca potência, 1,5W por canal, com os tríodos 45, 46; amplificadores pushpull a válvulas, quase todos balanceados, com 300B, EL156, EL34, KT90; amplificadores OTL do tipo "Totem pole" e agora Ciclotron com estes monos que estou a acabar, amplificadores single end classe A2 do género Nobu Shishido/WAVAC com tríodos 805 na saída, Amplificadores single end com 211, 845, GM70, 300B, etc....uns com acoplamento por condensador, outros com acoplamento por transformador e até acoplamento direto sem condensadores nem transformadores. Fiz um modelo Single end com acoplamento direto, com tríodos 26 na entrada diretamente acoplados as uns tríodos Ca diretamente acoplados a umas 300B. O som é sublime com as colunas certas.
Um dia destes vou fazer outro, gostava de testar este projeto com outras válvulas que tenho ideia, mas desta vez sem serem de aquecimento direto para ficar menos dispendioso. Os projetos com válvulas de aquecimento direto saem caros. Gosto dos amplificadores sem ruído de fundo (hum) e invisto em diversas soluções para eliminar qualquer nível de ruido/riple na alimentação dos filamentos.

Fiz também alguns prévios com alguns tipos diferentes de válvulas, sobretudo com tríodos de aquecimento direto, tais como: 4P1L, 26, VT-25/801A, 01A, 2N29P, aqui o ruído ainda é mais critico.

Além destes tenho o meu prévio a válvulas de referência, que é um projeto totalmente balanceado, do falecido Allen Wrigth, o RTP-3D.

O único problema começa a ser o espaço para acomodar tanta coisa. Finalmente há pouco tempo atrás ganhei coragem de vendi alguns para fora para libertar espaço e conseguir verba para investir noutros, mas tenho que perder o amor a mais alguns projetos, para conseguir andar na minha sala de audição à vontade sem receio de pisar um amplificador ou partir umas válvulas.


Forte abraço
JM

reirato e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Mais um OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 13 2021, 23:09

Amigo José Martins
...Isto só de palavras sabe a pouco... Seria bom , se publicasse as fotos daquele gira-discos que vi em sua casa e do amplificador que utilizava as 845 salvo erro...
E tem outras maravilhas para mostrar e nós gostariamos de vêr...
Fico à espera...

reirato, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 12:05

Compadre e vizinho Zé fico contente por ver que continua (muito) activo e a projectar peças espectaculares . Os meus préstimos são poucos mas de precisar mais de um par de orelhas para apreciar disponha .É logo ao virar da esquina .
1 abraço

reirato e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 16:20

jsmartins escreveu:
... Estão na fase de testes uns monos OTL Ciclotron que podem levar até 16 lâmpadas 6N13S, totalmente balanceados e sem realimentação.  
Ainda não têm caixa e não sei se algum dia terão. Gosto deles assim!...
Mais uns OTL Dsc04512...

Impressionante ... 21 vàlvulas num amplificador jà faz uma bela corrente de filamento e isso apenas para um canal! Excelente projecto cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 17:12

Com um consumo de 2,5A de corrente de filamento cada válvula 6N13S, só para alimentar as 16 válvulas de potência, são necessários uns 40A e uns simpáticos 252Watt.
Com colunas fáceis de amplificar com impedâncias que não desçam muito abaixo dos 8ohm, os amplificadores podem funcionar com menos válvulas, mas para colunas mais exigentes as 16 válvulas na saída fazem falta.

Os dois transformadores de filamento que mandei fazer estão sobre dimensionados, e posso ter os amplificadores todo o dia ligados, que os transformadores de filamento nem mornos ficam.
Fica uma foto da fonte e dos restantes condensadores de filtragem de alta tensão que ficam na placa do amplificador. A capacidade disponível para a alimentação de alta tensão de cada conjunto de 8 válvulas é de aprox 35000uF, que considerei mais do que suficiente para as colunas que vou utilizar.

O transformador maior na fotogradia é da alta tensão das válvulas de potência.

Mais uns OTL Dsc04611
Mais uns OTL Dsc04610

reirato, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 18:10

Sr. Fernando Salvado,

Julgo que estava a referir a este amplificador com as 211

Mais uns OTL 20160310
Mais uns OTL 20160311
Mais uns OTL Dsc00210Mais uns OTL Dsc00211
Mais uns OTL Dsc00212

reirato, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 18:28

Aqui vão umas fotos do gira discos

Mais uns OTL Dsc04612
Mais uns OTL Dsc04710

Este é o meu Garrard 301, que estou a fazer um upgrade ao braço da SME.
Mais uns OTL Dsc04613



E aqui está o mono OTL já na sala de audição a aguardar a chegada do irmão. Acho que ainda é hoje que vão tocar juntos...

Mais uns OTL Dsc04711

reirato, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 14 2021, 18:46

Gosto do aspecto do gira-bolachas com braço tangencial. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySeg Mar 15 2021, 08:07

jsmartins escreveu:
... A capacidade disponível para a alimentação de alta tensão de cada conjunto de 8 válvulas é de aprox 35000uF, que considerei mais do que suficiente para as colunas que vou utilizar. ...

35000µF numa alimentação simetrica de 120/150 volts jà faz cocegas nos dedos affraid

Bravo pelo Trabalho cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jsmartins




Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/04/2016

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 20 2021, 19:25

Boa noite,

Depois de umas primeiras horas de rodagem ligados às minhas Amphion Kripton, apenas para perceber como estes OTL se aguentam com umas colunas que não são fáceis para qualquer amplificador e sem ter grandes expectativas, fui agradavelmente surpreendido com um som absolutamente espetacular, apesar das poucas horas de rodagem.
Efetivamente estes amplificadores controlam os graves das colunas com a mesma segurança do meu amplificador híbrido. Ligados ao meu prévio a válvulas balanceado, o som é grande, dinâmico com uma presença que nos agarra ao sofá e puxa para ouvir musica e disco atrás de disco. O som destes amplificadores é mesmo especial. As 16 válvulas de potência fazem bem a função e até não aquecem por ai além, embora no verão terei que reduzir o contingente para não ter que instalar ar condicionado na sala.
Ainda sem os ter ligado às minhas colunas eletrostáticas, acho que valeu apena todo o esforço financeiro e o tempo empregue na construção destes monoblocos. São uns amplificadores verdadeiramente especiais. Daqui a mais uns dias de trabalho intensivo vamos ver como evoluem.

reirato, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 20 2021, 19:38

Quando o resultado é convincente e nada folclórico, ficamos em estado de contemplação. Quando esse resultado se obtém com apreciáveis Meninas Falantes gulosas, o desfecho ganha contornos de fascinante seduzimento. Mais uns OTL 1f44d
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 20 2021, 20:47

Olá amigo José!
Vejo que conservou algumas recordações dos seus tempos Amphion que saudades daquelas cornetas esculpidas na madeira…
Quando você se confessa aqui mostrando as suas realizações deixa-me sempre cheio de água na boca!!
Nem me esqueço nunca mais daquele mais à minha dimensão com as GM70:::
Parabéns!!!

P.S: Ainda conservo muito bem guardadinhas aquelas 8 x 6SN7 Westinghouse mais as 8 x E88CC Siemens para os meus BAT´s!...

king

Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptySáb Mar 20 2021, 22:26

Ante o avivamento da memória pelo companheiro reirato, publico um boneco que fiz num certame.
Mais uns OTL Jm_zau10

reirato, Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Mais um OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 21 2021, 00:06

...e, já que o "nosso Fantasma" nos quiz recordar o Audio Show de 2003, também eu tenho todo o prazer em partilhar o de 2004 ...e de um colecionador de válvulas...Mais uns OTL Img_9513
Mais uns OTL Img_9811

reirato, Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL EmptyDom Mar 21 2021, 17:22

jsmartins escreveu:
... acho que valeu apena todo o esforço financeiro e o tempo empregue na construção destes monoblocos. São uns amplificadores verdadeiramente especiais. Daqui a mais uns dias de trabalho intensivo vamos ver como evoluem.

Do que ouvi até hoje não sou aficionado dos OTL de sala ... mas estou sempre contente quando um projecto nasce e dà prazer ao seu criador! Aproveite e deleite-se com o que os seus aparelhos lhe dão cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mais uns OTL Empty
MensagemAssunto: Re: Mais uns OTL   Mais uns OTL Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mais uns OTL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais 2... e mais 2... e ainda mais 2...
» Mais KT-120
» Mais um ano, mais um Frickelfest
» Mais um...
» Mais um!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: