Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Criação de um polo audio português...

Ir para baixo 
+7
Ghost4u
Goansipife
Rstuyvesant
Alexandre Vieira
masa
José Miguel
TD124
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
TD124
Membro AAP

Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 11:59

Goansipife escreveu:
... A minha ideia passa um pouco por este tipo de equipamento disruptivo. Mesmo aceitando que se consiga um equipamento de excelência, que venha, por ele, gerar o apelo e a necessidade de aquisição.

Sê mais claro Gonçalo, estàs a pensar num aparelho budget, para utilisar no universo do computador, disruptivo na estética, pequeno formato?... ou pensas num produto mais orientado high-end?...

Rstuyvesant escreveu:
... Hulala! Amigo TD124, essa designação é mesmo dB (damn Boa).
Grato pelo convite e, claro está, aceite. ...

Cà o esperamos com um branquito da La Clape apenas fresco e une tartine de brandade de morue  Wink

José Miguel escreveu:
... O Paulo tem esse belo projecto para abrir, mas com certeza quererá algo com que se identifique. Eu quando me identifico com algo, vendo melhor... pois não venderei um produto, venderei uma ideia/conceito, uma história. ...

José eu não estou sozinho nesta historia, estamos todos, e ném quero estar no centro dela ... são voçês que estão mais proximos do centro! Efectivamente gosto de me identificar com algo, não teria feito a anTiTon senão, mas aqui não se trata das minhas convições e ou desejos, mas das nossas! Eu posso tão bem me identificar com um SMSL ou um Moon intelectualmente ... mas não teria o mesmo prazer a possuir um ou outro, é aqui que està o eixo central das coisas e ao qual devemos reflectir...

Para a minha empresa eu estabeleci-me como norma de fabricar produtos "que eu mesmo gostaria de possuir" e isto conduz-me a uma linha directora que vai no sentido do que dizes: uma ideia, um conçeito, uma historia ... e a singularidade, raridade! Aqui não é a mesma coisa e os "actores" podem ter uma outra visão do mercado, ou em discutindo podemos ser nòs a decidir qual o publico alvo desse futuro aparelho e efectivamente pareçe-me ser o começo. Se nos enganamos aqui tudo nascerà torto...

Depois o resto é a continuidade de isto! Fora raros casos, eu nunca penso na tecnologia antes de imaginar como quero que o produto seja ... é o conçeito global do produto que vai decidir a sua tecnologia! Para um phono posso imaginà-lo minimalista e nesse caso escolher uma tecnologia X ou imaginà-lo com selectores de carga, de capacidade, com correctores frequenciais e de phase e nesse caso visto que é um aparelho muito mais complexo escolher uma tecnologia Y ... ora que ambos são phonos! O preço final também determina a tecnologia pois estas não custam o mesmo preço e determina o tamanho ... um Dac SMSL é pequenote porque utilisa em saida amplificadores operacionais, se ele tivesse transistores discretos em saida jà teria que ser mais grande e mais caro ... e se tivesse 4 vàlvulas em saida com um Sonic Frontiers seria ainda mais grande e caro!...

Eu jà disse o meu pensar no que diz respeito aos forums no sentido em que o publico dos iFi ou SMSL anda por aqui mas não o publico dos produtos novos de media e alta gama ... ora que é esse o nosso alvo não ???...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:28

TD124 escreveu:

Sê mais claro Gonçalo, estàs a pensar num aparelho budget, para utilisar no universo do computador, disruptivo na estética, pequeno formato?... ou pensas num produto mais orientado high-end?...

Paulo, eu não estou ainda a falar de "aparelho", da sua classificação em gama ou outro tipo de classificação.

O que estou a falar é em lançar desafios, para aqueles com competências técnicas, para idealizarem um produto, que não seja mais do mesmo.

Quero com isto dizer, se estivermos a falar do exemplo lançado pelo José Miguel de um pré de fono, para mim... e no sentido que eu vejo como melhor... Enfim..., tudo poderá ser possível.

Mas pegando neste exemplo, eu apostaria em algo do género de DSP Phono Preamp, que é algo que, com qualidade, vejo pouco explorado, no mercado.

Quando dei exemplos como a Topping, SMLS e iFi, significam tão só marcas que trouxeram novas abordagens e novas facilidades, abrindo novos caminhos, como por exemplo a utilização com computadores e versando, inicialmente, mais o mercado global de utilizadores de IT do que amantes de Alta-Fidelidade, mas que hoje andam na boca de todos. Nisso foram inquestionavelmente disruptivos.

Fazer um equipamento de reconhecida qualidade, de média, ou alta gama, como outros tantos que já existem no mercado... Não me parece ser o caminho. O mercado já tem de sobra.

cheers
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:34

Goansipife escreveu:
... Paulo, eu não estou ainda a falar de "aparelho", da sua classificação em gama ou outro tipo de classificação.

O que estou a falar é em lançar desafios, para aqueles com competências técnicas, para idealizarem um produto, que não seja mais do mesmo. ...

Ok, ficou claro cheers
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 12:40

Rstuyvesant escreveu:

(...)
José Miguel escreveu:
Soundaude Limited Editions. Laughing

Caro José Miguel, boa poética, o problema é o acrónimo soar a SME.

(...) 

Eu não penso em acrónimos, nem gosto deles para ser honesto, essa relação tinha-me escapado. Proponho uma alternativa a pensar o nome sugerido:
Soundade, keep present what you miss from the past and wish from the future, all your Music.

Em vez de um acrónimo, um slogan (já a pensar na internacionalização). Smile

TD124 escreveu:

(...)
Depois o resto é a continuidade de isto! Fora raros casos, eu nunca penso na tecnologia antes de imaginar como quero que o produto seja ... é o conçeito global do produto que vai decidir a sua tecnologia! Para um phono posso imaginà-lo minimalista e nesse caso escolher uma tecnologia X ou imaginà-lo com selectores de carga, de capacidade, com correctores frequenciais e de phase e nesse caso visto que é um aparelho muito mais complexo escolher uma tecnologia Y ... ora que ambos são phonos! O preço final também determina a tecnologia pois estas não custam o mesmo preço e determina o tamanho ... um Dac SMSL é pequenote porque utilisa em saida amplificadores operacionais, se ele tivesse transistores discretos em saida jà teria que ser mais grande e mais caro ... e se tivesse 4 vàlvulas em saida com um Sonic Frontiers seria ainda mais grande e caro!...

Eu jà disse o meu pensar no que diz respeito aos forums no sentido em que o publico dos iFi ou SMSL anda por aqui mas não o publico dos produtos novos de media e alta gama ... ora que é esse o nosso alvo não ???...

Cortei a mensagem, mas toda ela ajuda a enquadrar este tema. Wink

A frase final é o espelho para onde devemos olhar, verificar o que surge reflectido. Como o próprio Paulo disse sobre as suas criações e marca, a linha orientadora, o horizonte que cada um tem, permitirá definir o percurso. Eu não creio que seja desejável entrar pelo território já muito ocupado dos produtos baratos, creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, mas pouco quero adiantar em conversa sem nenhuma informação adicional (objectivos concretos). Apontar a uma marca de produtos exclusivos (pequena produção) ou apontar a uma marca de produção em série não é a mesma coisa, pensar o mercado também não.

Estes dias falava-se aqui em casa sobre a hierarquia das necessidades e no topo estão sempre as ligadas às emoções... ou menos racionais. Eu já disse que gosto da ideia da exclusividade sem se perder qualidade, da história sem se perder a função, da experiência total sem se perder o acompanhamento.
TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 13:41

José Miguel escreveu:
... Eu não creio que seja desejável entrar pelo território já muito ocupado dos produtos baratos, creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, ...

Estes dias falava-se aqui em casa sobre a hierarquia das necessidades e no topo estão sempre as ligadas às emoções... ou menos racionais. Eu já disse que gosto da ideia da exclusividade sem se perder qualidade, da história sem se perder a função, da experiência total sem se perder o acompanhamento.

Também não creio que o territorio do barato seja a melhor via e por duas razões:

1) È dificil bater a China nesse campo e eles tornaram-se verdadeiramente bons pois jà não fazém barato por barato ... mas fazém muito bom e barato! Isso exige uma experiência industrial e uma logistica internacional que ainda não temos, aliàs poucos téem, assim que uma produção intensiva e massivamente automatisada...

2) Seria alimentar a ideia que Portugal sò pode penetrar nos mercados exigentes com produtos baratos ou de boa relação qualidade preço ... ora que o objectivo é de mostrar que é possivel fazer produtos equivalentes ou mesmo superiores. Eu vejo este projecto como algo de ponderado, mas também ambicioso e sém complexos...

Quanto à segunda frase não poderia estar mais de acordo e visto que estamos num campo de "paixão" não posso deixar de fazer um paralelo com o vinho de novo:

Eu quando compro um bonito vinho a 7€ é uma compra racional ... mas quando compro uma garrafa a 70€ ou mais jà hà algo de passional. Gosto de descobrir pequenos vinhos a partilhar no dia a dia ... mas adoro degustar uma grande garrafa que me vou lembrar toda a vida, é a diferença entre o bom e o excepcional. Qualquer amador de alta-fidelidade busca esses momentos aonde a escuta pode criar sensações raras e profundas ... se a musica é evidentemente o objectivo e por natureza o inicio e fim, a realidade é que o transporte da musica até ao auditor é feito pelos aparelhos ... por isso gostamos tanto deles!

Penso que um aparelho que reune como o José Miguel diz, um conçeito, uma historia, um artesanato, um saber fazer, um desempenho e finalmente por tudo isto um respeito e compreensão do cliente final é muito mais evocador e tocante do que uma "simples" màquina tecnologica! È algo que os "designers" esqueçem muitas vezes e depois queixam-se ... o Pininfarina disse vàrias vezes que o objectivo não é que o publico goste do "designer" mas do "design". Isto é um excelente conselho que deveria estar afichado no atelier de R&D de qualquer marca de audio  Wink
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Mar 08 2021, 16:06

José Miguel escreveu:
... [/b], creio que há um mercado intermédio que pode ser tocado, ...

TD124 escreveu:
Também não creio que o territorio do barato seja a melhor via...

Expressando-me de uma maneira generalista, Portugal não tem lugar na colocação de produtos nas faixas do barato nem na alta gama, tem o seu mercado que se encontra no intermédio e intermédio alto com grande qualidade.

Um bom exemplo é o vinho, garrafas até 100€ que são um produto de que se situa na zona do intermédio alto que dão cartas em todo o mundo.

É claro que também temos vinho como o Quinta do Crasto Honore Porto a custar 5 890,00 €, mas a maioria dos vinhos que a empresa produz está bem abaixo desses valores.
Fernando Salvado
Membro AAP

MensagemAssunto: Criação de um Polo Audio Português   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 01:31

Ora, aquí está um tema deveras interessante que tem merecido assinalável relêvo e entusiástica participação.

Proponho os seguintes passos:

1º - (De imediato )
Contactar pessoalmente todos os criadores nacionais, conhecidos do AAP, quer tenham ou não participado em anteriores edições do Portugáudio e colher deles a informação, se estarão interessados nesse projecto.

2º - ( A curto prazo )
Criação no AAP de um " Auditório Virtual", onde estivessem presentes os criadores nacionais, dando a conhecer as suas realizações e com um link para as páginas pessoais de cada um deles ( os que as tiverem )
dando assim visibilidade aos que se dedicam a esta arte.

...E que venham cada vez mais e melhores contributos !!!

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

TD124
Membro AAP
TD124

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 08:21

Bom, isto toma ao menos uma forma embrionaria ... vamos esperar que aqueles que conheçem pessoalmente as pessoas que fazém aparelhos os contactém e que os "actores" digam o seu pensar sobre tudo isto cheers
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptyTer Mar 09 2021, 17:40

O que o Fernando diz é essencial. A divulgação dos que estão para "extrair" os outros!
Rstuyvesant
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 EmptySeg Abr 19 2021, 23:48

Meus caros, este "espaço de representação" estar de portas fechadas é realmente sintomático.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Criação de um polo audio português...   Criação de um polo audio português... - Página 2 Empty

Criação de um polo audio português...
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2