Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Ligação 2 Amplificadores integrados

Ir para baixo 
AutorMensagem
Riskas
Membro AAP
Riskas

Ligação 2 Amplificadores integrados Empty
MensagemAssunto: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 02:42

Boa noite meus caros,
Tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda/opinião:

Tenho dois amps dos quais gosto bastante. Como tal, alterno a audição entre eles o que me leva a ter de ligar os módulos ora a um, ora a outro. Quanto às colunas apenas basta ligar os cabos correspondentes ao amp através do qual quero ouvir, pois tenho um par deles ligados a cada um.
Ora bem, para evitar a trabalheira de estar sempre a trocar as ligações dos módulos de um amp para o outro e visto que nenhum deles tem entradas ou saídas de pré-amp, lembrei-me de fazer o seguinte: liguei os módulos ao amp1 e liguei um cabo à saída REC que em vez de ir para onde devia que era a entrada IN do gravador, vai para uma entrada de linha no amp2.
Assim sendo, quando quero ouvir pelo amp1 basta ligá-lo, conectar os cabos das colunas às mesmas e pronto (apenas fico sem a função de gravação pois o cabo REC está ligado ao amp2).
Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).
Não sei se é correcto o que fiz, mas não me pareceu descabido de todo. Não noto qualquer mau funcionamento ou perca de qualidade sonora, mas gostava de ouvir a vossa opinião. Pode-se considerar que o amp1 esteja a funcionar como um pré-amp passivo, ou como um pré-amp activo? É uma dúvida que me assiste. Estarei a "dobrar" a amplificação?
Desde já agradeço a vossa atenção para com esta minha dúvida.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 09:20

Riskas escreveu:
Boa noite meus caros,

Tenho dois amps dos quais gosto bastante. Como tal, alterno a audição entre eles o que me leva a ter de ligar os módulos ora a um, ora a outro. Quanto às colunas apenas basta ligar os cabos correspondentes ao amp através do qual quero ouvir, pois tenho um par deles ligados a cada um.
Ora bem, para evitar a trabalheira de estar sempre a trocar as ligações dos módulos de um amp para o outro e visto que nenhum deles tem entradas ou saídas de pré-amp, lembrei-me de fazer o seguinte: liguei os módulos ao amp1 e liguei um cabo à saída REC que em vez de ir para onde devia que era a entrada IN do gravador, vai para uma entrada de linha no amp2.
Assim sendo, quando quero ouvir pelo amp1 basta ligá-lo, conectar os cabos das colunas às mesmas e pronto (apenas fico sem a função de gravação pois o cabo REC está ligado ao amp2).
Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume  e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).
Não sei se é correcto o que fiz, mas não me pareceu descabido de todo. Não noto qualquer mau funcionamento ou perca de qualidade sonora, mas gostava de ouvir a vossa opinião. Pode-se considerar que o amp1 esteja a funcionar como um pré-amp passivo, ou como um pré-amp activo? É uma dúvida que me assiste. Estarei a "dobrar" a amplificação?

Parece que sim está a duplicar a amplificação, porque na função de pré-amplificador o sinal sai directamente do pré-amplificador nunca passa pelo amplificador.

Nunca vi ninguém que tivesse feito algo assim, e até acho que isso pode ter maus resultados se a corrente for bastante forte do primeiro para o segundo. O que já fiz quando o amplificador não tem saída de pré especifica, é aproveitar a saída dos auscultadores do amplificador que faz de pré e ligar para ligar ao amplificador.
Riskas
Membro AAP
Riskas

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 12:04

Alexandre Vieira escreveu:
Parece que sim está a duplicar a amplificação, porque na função de pré-amplificador o sinal sai directamente do pré-amplificador nunca passa pelo amplificador.

Nunca vi ninguém que tivesse feito algo assim, e até acho que isso pode ter maus resultados se a corrente for bastante forte do primeiro para o segundo. O que já fiz quando o amplificador não tem saída de pré especifica, é aproveitar a saída dos auscultadores do amplificador que faz de pré e ligar para ligar ao amplificador.

Obrigado Alexandre.
Infelizmente o amp1 não tem saída de auscultadores. Pelo que tenho lido por aí é desaconselhado quando de trata de amplificadores não integrados, devido ao facto de não se ter controle sobre o volume, graves agudos, etc. quer no amp que faz de pré, quer no amp ao qual está ligado. Diz-se que desde que haja controle de volume no integrado que recebe o sinal, não haverá problema de estourar com as colunas ou danificar os componentes. Li também que a saida REC é de 150mV e a do pré-out de 316mV (não sei se é pertinente na equação). Ora de facto sendo os dois amplificadores integrados e tendo eu disponível o controle de volume......enfim, vale o que vale. Posso ainda acrescentar que o amp1 debita 2x40w e o amp2 2x70w. Tenho esta ligação há quase 2 anos sempre com boa prestação sonora, daí as minhas interrogações.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 16:49

Riskas escreveu:
Boa noite meus caros,

Quando quero ouvir pelo amp2, tenho de ligar os dois amps, trocar apenas os cabos das colunas, selecionar a fonte no amp1 e controlar o volume  e equalização no amp2 ( que no amp1 deixam de funcionar).

Não está a dobrar a amplificação uma vez que apenas está a usar entradas e saídas de linha. Também não está a usar a pré-amplificação do amp 1, pelas mesmas razões e a prova está em que o potenciómetro de volume e a equalização neste amplificador não estão ativos para as saídas de linha - por isso não funcionam...
O que está a fazer é usar o amplificador 2 como pré-power (uma vez que é um integrado) e o amp 1 como selector de fontes de sinal.
Inconvenientes: 1 - o caminho do sinal é muito mais longo e com mais componentes no percurso, o que se poderá traduzir numa ligeira perda de fidelidade. 2 - Alguns amplificadores não se dão bem sem carga na saída das colunas (tanto quanto sei os de válvulas não se dão nada bem).
No caso de usar gira-discos ligado no amp. 1 aí sim, está a usar o pré de phono deste amplificador mas apenas isso.
Riskas
Membro AAP
Riskas

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 19:19

agorgal escreveu:

Não está a dobrar a amplificação uma vez que apenas está a usar entradas e saídas de linha. Também não está a usar a pré-amplificação do amp 1, pelas mesmas razões e a prova está em que o potenciómetro de volume e a equalização neste amplificador não estão ativos para as saídas de linha - por isso não funcionam...
O que está a fazer é usar o amplificador 2 como pré-power (uma vez que é um integrado) e o amp 1 como selector de fontes de sinal.
Inconvenientes: 1 - o caminho do sinal é muito mais longo e com mais componentes no percurso, o que se poderá traduzir numa ligeira perda de fidelidade. 2 - Alguns amplificadores não se dão bem sem carga na saída das colunas (tanto quanto sei os de válvulas não se dão nada bem).
No caso de usar gira-discos ligado no amp. 1 aí sim, está a usar o pré de phono deste amplificador mas apenas isso.

Obrigado agorgal.

Esqueci-me de mencionar que o amp1 tem o modo "standby" no qual se mantém enquanto está ligado ao amp2.
Quanto ao 1º incoveniente, concordo mas de facto a perda de qualidade sendo lógica e a ocorrer, não será perceptível para o ouvido humano, pelo menos para o meu.
Quanto ao 2ª inconveniente as opiniões dividem-se, sendo maioritárias as que vão no sentido de os "solid sate" não padecerem desse perigo de funcionarem sem carga, podendo até como precaução ter os cabos de coluna ligados ás saídas correspondentes (o que é o meu caso). Julgo que a função standby poderá ter também alguma suavização no processo.
E sim, tenho o gira-discos ligado ao pré de phono do amp1.
agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 20:59

Pois, assim o amp 1 funciona mais ou menos em "by-pass" do sinal.
Curiosamente há uns anos atrás estava a experimentar um amplificador e, por pura preguiça, usei a sua técnica, volume a zero no amplificador residente e este ligado pela REC-OUT ao AUX IN do amplificador recém-chegado. A coisa funcionou durante dois ou três dias. Quando voltei a ligar as colunas ao amplificador residente este já não amplificava. E assim ficou, encostado e à espera de assistência técnica. É solid-state mas não se deu bem com o método. Ou foi pura coincidência, o que por vezes acontece. Confesso que prefiro pensar nesta última hipótese, pela simples questão de ter a consciência mais tranquila.
Riskas
Membro AAP
Riskas

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados EmptyDom Fev 14 2021, 22:14

Bom, no meu caso pelo menos já lá vão quase dois anos assim, de modo que se algo acontecer, também fico com a consciência tranquila Smile
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ligação 2 Amplificadores integrados   Ligação 2 Amplificadores integrados Empty

Ligação 2 Amplificadores integrados
Ir para o topo 
Página 1 de 1