Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Grundig RT - 40 M

Ir para baixo 
+2
Ghost4u
Mário Franco
6 participantes
AutorMensagem
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Dez 30 2020, 15:33

A última aquisição.

A história é esta, o meu tunner Sanyo plus t35 onde habitualmente ouvia rádio avariou e substitui-o por um digital que estava guardado.

Não me agradou e substitui-o outra vez por um outro marca "Standard" que me agradou e ficou (é um aparelho pequenino e modesto construído por uma marca japonesa que viria depois a ser integrada na Marantz).

Entretanto entusiasmei-me e quando me entusiasmo dá-me a febre dos aparelhos.

Como tinha acabado de comprar umas colunas Grundig e tenho um amplificador Grundig SV-80 encostado para arranjar desde que o comprei há muitos anos fui há procura de um tunner a condizer.

E foi assim que adquiri este aparelho que tinha a caixa com uma cobertura de verniz dado a pincel, os veios dos condensadores variáveis calcinados e portanto não sintonizava, mais umas sujidades, não tinha cabo de alimentação nem ficha.

Ficou assim:

Grundig RT - 40 M  Img_2055
Grundig RT - 40 M  Img_2056
Grundig RT - 40 M  Img_2058
Grundig RT - 40 M  Img_2059
Grundig RT - 40 M  Img_2060
Grundig RT - 40 M  Img_2061

Alexandre Vieira, masa, Fernando Salvado e Correia676 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Dez 30 2020, 21:11

E, ficou muito bem! Escutar rádio nesses sintonizadores, é aprazível.cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Dez 30 2020, 21:57

Ghost4u escreveu:
E, ficou muito bem! Escutar rádio nesses sintonizadores, é aprazível.cheers
Obrigado.
Está sempre na Antena 2. cheers

Correia676 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Correia676




Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/11/2020

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySáb Jan 23 2021, 00:02

Parabéns pelo RT40 M. Também tenho um RT40 M e um SV 80 que finalmente foi para reparar há um mês. Esteve algum tempo parado pois não foi fácil encontrar os transistores de germânio equivalentes ao ad166.

O meu RT 40 M não dá stereo. Tem uma bobine do descodificador partida e talvez tenha que comprar outro RT40M pois não sei onde poderia encontrar outro descodificador ou bobine. Estes descodificadores são um problema. Tenho 3 rádios Grundig sem stereo por causa dos decoders. O som destes grundigs é, quanto a mim, fenomenal. Tenho um Stereomeister 300 com umas colunas de 15 watts da época e o som é maravilhoso.

Chegou a ouvir o SV80 a tocar? Qual foi a sua impressão? Com colunas Grundig?
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySáb Jan 23 2021, 10:01

Olá

Parabéns Mário mais uma vez fizeste aquilo que te dá prazer...

Citação :
Mário Franco escreveu...
.........só estou aqui para me divertir...

Bom trabalho.

Fredie

O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySeg Jan 25 2021, 21:15

Correia676 escreveu:


O meu RT 40 M não dá stereo. Tem uma bobine do descodificador partida e talvez tenha que comprar outro RT40M pois não sei onde poderia encontrar outro descodificador ou bobine. Estes descodificadores são um problema. Tenho 3 rádios Grundig sem stereo por causa dos decoders.

No Porto, existe uma loja da grundig, quem sabe eles lhe conseguem resolver o problema:

Os Classicos GRUNDIG que estavam na rua Firmesa estão agora na RUA FERNANDES TOMÁS, 54 - 4000- 208, PORTO. Loja com Classicos fantásticos, digna de uma visita.

22 492 8767 deve ainda ser o telefone deles.
Ir para o topo Ir para baixo
Correia676




Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/11/2020

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySeg Jan 25 2021, 23:37

joevalve escreveu:
Correia676 escreveu:


O meu RT 40 M não dá stereo. Tem uma bobine do descodificador partida e talvez tenha que comprar outro RT40M pois não sei onde poderia encontrar outro descodificador ou bobine. Estes descodificadores são um problema. Tenho 3 rádios Grundig sem stereo por causa dos decoders.

No Porto, existe uma loja da grundig, quem sabe eles lhe conseguem resolver o problema:

Os Classicos GRUNDIG que estavam na rua Firmesa estão agora na RUA FERNANDES TOMÁS,  54 - 4000- 208, PORTO. Loja com Classicos fantásticos,  digna de uma visita.

22 492 8767 deve ainda ser o telefone deles.

Obrigado. Eu conheço a loja que é fantástica. Tenho uns amigos que são bons técnicos e que me têm ajudado nas reparações. Tenho comprado bastantes artigos ultimamente, nem todas a funcionar, porque normalmente compro na internet e raramente as coisas a bom preço não estão a 100% e quando estão o preço é demasiado elevado. Os descodificadores estão na lista de espera para reparar mas já antecipo o problema em dois deles das bobines. Quando aparece um descodificador para venda o preço é mais alto que um rádio inteiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Jan 27 2021, 18:21

Correia676 escreveu:
Parabéns pelo RT40 M. Também tenho um RT40 M e um SV 80 que finalmente foi para reparar há um mês. Esteve algum tempo parado pois não foi fácil encontrar os transistores de germânio equivalentes ao ad166.

O meu RT 40 M não dá stereo. Tem uma bobine do descodificador partida e talvez tenha que comprar outro RT40M pois não sei onde poderia encontrar outro descodificador ou bobine. Estes descodificadores são um problema. Tenho 3 rádios Grundig sem stereo por causa dos decoders. O som destes grundigs é, quanto a mim, fenomenal. Tenho um Stereomeister 300 com umas colunas de 15 watts da época e o som é maravilhoso.

Chegou a ouvir o SV80 a tocar? Qual foi a sua impressão? Com colunas Grundig?

Lamento o atraso na resposta.
Relativamente à dificuldade na substituição dos transístores é comum mas há equivalentes para quase tudo.
Também compartilho consigo o gosto por estes Tuner.
O meu sv80 aí dá está em reparação por isso não ouvi o conjunto mas tem tocado com um Philips ag 9016 e para mim está no ponto.

Abraço e boas audições.

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Jan 27 2021, 18:22

fredy escreveu:
Olá

Parabéns Mário mais uma vez fizeste aquilo que te dá prazer...

Citação :
Mário Franco escreveu...
.........só estou aqui para me divertir...

Bom trabalho.

Fredie

O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Grande abraço Fredy e que venha a vacina para ver se nos encontramos.

reirato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyQua Jan 27 2021, 20:01

bela peça
Grundig RT - 40 M  754215
mas fica mesmo bem com umas cabeças de alho por cima
Grundig RT - 40 M  758687
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySáb Jan 30 2021, 16:03

luis lopes escreveu:
bela peça
Grundig RT - 40 M  754215
mas fica mesmo bem com umas cabeças de alho por cima
Grundig RT - 40 M  758687

Comigo é tudo informal, sem ares audiofilos, diria até familiar.

Bem observado mas estava em trânsito, ali não era o lugar dele.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptySáb Jan 30 2021, 16:22

Bem visto! Aliás, os audióóóóóóóóóóóóóóóóóóóoóóóóóóóóóóóóoóóóoóóóóóóóóóóóoóóóóóóoóóóóóóóóóoóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóófiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilos jamais colocariam cabeças de alhos. Possivelmente, descaracterizavam o aparelho, equipando com fichas XPTGaita...
Ir para o topo Ir para baixo
Correia676




Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/11/2020

Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  EmptyDom Abr 11 2021, 15:47

Mário Franco escreveu:
Correia676 escreveu:
Parabéns pelo RT40 M. Também tenho um RT40 M e um SV 80 que finalmente foi para reparar há um mês. Esteve algum tempo parado pois não foi fácil encontrar os transistores de germânio equivalentes ao ad166.

O meu RT 40 M não dá stereo. Tem uma bobine do descodificador partida e talvez tenha que comprar outro RT40M pois não sei onde poderia encontrar outro descodificador ou bobine. Estes descodificadores são um problema. Tenho 3 rádios Grundig sem stereo por causa dos decoders. O som destes grundigs é, quanto a mim, fenomenal. Tenho um Stereomeister 300 com umas colunas de 15 watts da época e o som é maravilhoso.

Chegou a ouvir o SV80 a tocar? Qual foi a sua impressão? Com colunas Grundig?

Lamento o atraso na resposta.
Relativamente à dificuldade na substituição dos transístores é comum mas há equivalentes para quase tudo.
Também compartilho consigo o gosto por estes Tuner.
O meu sv80 aí dá está em reparação por isso não ouvi o conjunto mas tem tocado com um Philips ag 9016 e para mim está no ponto.

Abraço e boas audições.

Infelizmente o meu SV80 foi impossível de ser reparado. Segundo o técnico, que entretanto já se reformou, estava demasiado queimado para poder ser reparado.
Entretanto consegui encontrar outro conjunto SV80/RT40 em que o SV80 está a funcionar, tendo apenas uns problemas com os botões de seleção de entrada. O RT veio sem funcionar e pensei que talvez possa aproveitar o descodificador para passar para o meu que tem uma bobine partida.
Entretanto já pude testar o SV 80 com umas colunas da Grundig, umas 12a de 3 vias da mesma época. Posso dizer que o som é realmente formidável! Nunca ouvi nada assim. É uma sonoridade difícil de descrever próxima do som a válvulas mas talvez ainda mais vibrante. Eu diria, como li em algum sítio, é um som "gordo",, com peso e muito vibrante ao mesmo tempo. É um enorme prazer ouvir nesta aparelhagem.
Resta agora tentar colocar o RT 40 a tocar e testar o SV80 com um giradiscos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grundig RT - 40 M  Empty
MensagemAssunto: Re: Grundig RT - 40 M    Grundig RT - 40 M  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grundig RT - 40 M
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Grundig R45/R48
» Grundig T-301
» leitores cd venda ou troca
» Restauro de Grundig TK 14 RTR
» Amplificador Grundig

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: