Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Em Tempos de Pandemia...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptyQui Dez 17 2020, 18:51

Em tempos de Pandemia

Nos anos 70 do século passado, quase sempre que ia a casa de um amigo, ouvia-se pela casa música... clássica. Era o pai dele a ouvir.
Ao contrário de hoje, eu nem era muito amante desse tipo de música, mas perante um som tão perfeito, algo que não era habitual na altura, um dia, indaguei que som era aquele… que me mostrasse o aparelho…?!  
Levou-me ao salão da casa, onde estava o dito: Bang & Olufsen… Beomaster 1900
Nunca tinha visto tal coisa... sem botões, bastava tocar com o dedo... as funções mudavam... naquele tempo era algo incrível... e que som...!!!
Ficou para sempre na minha memória….

Hoje, em tempos de pandemia e confinamento, com algum tempo de sobra, encontro-me a navegar por esses sítios onde se encontram aquelas coisas que nos apaixonam.
Por casualidade, encontro à venda (barato) algo que me fez recordar esses tempos idos…
Recebi o aparelho bem embalado e como descrito. Avariado.

Ligado o aparelho, era coisa pouca. Algumas lâmpadas de iluminação das funções não acendiam e um canal falhava. E claro, muita sujidade que se foi acumulando ao longo dos anos.


xvkG1mQ.jpg



Desmontado o aparelho e limpas as muitas sujidades, foram substituídas as lâmpadas. Por acaso tinha em stock com a mesma voltagem e tamanho...!!



5hVEaFG.jpg


CQ9PTOf.jpg


xk6gEC4.jpg



Depois, veio o pior: Porque um canal falhava quando se mexia na parte de cima, na zona dos comandos de Tone do amp por baixo da tampa?


M10C1Cy.jpg


Pensei que fosse algum switch com mau contacto, verifiquei, limpei, ressoldei... revi.. e revi todos e mais algum... ficou igual....!!!
Depois pareceu-me ser o Fader de "Balance"... desmontei, limpei... montei, ressoldei... igual...!!!
Depois mexia na board principal... falhava... voltava a dar... abanava de um lado, do outro, nos fios de ligação, sem ser nos fios... falhava... voltava a dar...
Até que cheguei a uma conclusão: É um componente dessoldado na Board. Onde?

A verdade é que este aparelho tem uma construção excelente.
Todos os componentes são de muito boa qualidade e muito bem soldados... mas... só pode!?

Lupa retro-iluminada em cima... e procurar pontos de soldadura... um por um...!!!

A4G83Xt.jpg

AKJBAEs.jpg


Passadas umas boas horas de vira e revira, BINGO. Aqui está o filho da ..... mãe do condensador mal soldado, só pode ser este...!!!
Toca a soldar.... ligar, UFAAA....!! Já está. Finalmente. Em Tempos de Pandemia... 2900351820

Pronto. Montar o aparelho e fazer o teste final.

bFHDjkm.jpg


Liguei a fonte de musica e as colunas...


Gwqvj6W.jpg


Continua a ser máquina... como há 40 anos... !!!


Uw97V1S.jpg


XK6AuSq.jpg

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptyQui Dez 17 2020, 19:13

Prezado Evan Oliveira,

Agradeço o relato desse episódio do belo Beomaster 1900, que quase se tornava em desventura. Agora, dê-lhe uso; o seu aparelho auditivo também agradece.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptySex Dez 18 2020, 10:30

eheheh... obrigado.

Pois sim... mas alguma volta seria sempre dada.
O que acontece por vezes nestas coisas, é que de repente estamos à procura de uma agulha num palheiro...!! perfeitamente normal.

Sim, claro, já está a alegrar o ambiente no meu atelier. E para que o menino não enjeitasse o biberon, ligueio-o a estas.

0CyO7kv.jpg

Reminiscências do passado... talvez...!!

Agora: Soa bem? Para mim, sim, ainda soa muito bem.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptySex Dez 18 2020, 11:00

Evan Oliveira escreveu:
eheheh... obrigado.

Pois sim... mas alguma volta seria sempre dada.
O que acontece por vezes nestas coisas, é que de repente estamos à procura de uma agulha num palheiro...!! perfeitamente normal.

Sim, claro, já está a alegrar o ambiente no meu atelier. E para que o menino não enjeitasse o biberon, ligueio-o a estas.

0CyO7kv.jpg

Reminiscências do passado... talvez...!!

Agora: Soa bem? Para mim, sim, ainda soa muito bem.

Cumprimentos.

Vibro sempre com estas aventuras de caça às avarias e quando têm um final tão feliz como este teve é caso de grande satisfação. Mais Ainda, VITÓRIA.

A "reportagem" está fantástica. Obrigado.

Quanto ao Beolab só posso dizer que é um privilégio ter uma peça dessas e ainda por cima a funcionar bem.

Parabéns.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptySex Dez 18 2020, 11:27

Evan Oliveira escreveu:
... Nos anos 70 do século passado, quase sempre que ia a casa de um amigo, ouvia-se pela casa música... clássica. Era o pai dele a ouvir.
Ao contrário de hoje, eu nem era muito amante desse tipo de música, mas perante um som tão perfeito, algo que não era habitual na altura, um dia, indaguei que som era aquele… que me mostrasse o aparelho…?!  
Levou-me ao salão da casa, onde estava o dito: Bang & Olufsen… Beomaster 1900
Nunca tinha visto tal coisa... sem botões, bastava tocar com o dedo... as funções mudavam... naquele tempo era algo incrível... e que som...!!!
Ficou para sempre na minha memória
….
...
Liguei a fonte de musica e as colunas...
...
Continua a ser máquina... como há 40 anos... !!!...

Bravo pela sua historia e pelo trabalho de recuperação e de restauração desse ancião! Ele faz parte da coleção permanente do MoMa e teve como pai o Jacob Jensen ... e ao contràrio do que as màs linguas disseram no passado, os aparelhos da B&O eram bons e bem concebidos ... no seu até jà hà um transformador torico numa época aonde era uma raridade e uma serigrafia "link" no circuito impresso para facilitar as reparações. Essa marca deixou belos padrões na historia do audio ... Bravo a si e faz prazer ler historias assim, agora aproveite dos 30watts do bébé a escutar Classica Wink

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... EmptySáb Dez 19 2020, 21:57

TD124 escreveu:


Bravo pela sua historia e pelo trabalho de recuperação e de restauração desse ancião! Ele faz parte da coleção permanente do MoMa e teve como pai o Jacob Jensen ... e ao contràrio do que as màs linguas disseram no passado, os aparelhos da B&O eram bons e bem concebidos ... no seu até jà hà um transformador torico numa época aonde era uma raridade e uma serigrafia "link" no circuito impresso para facilitar as reparações. Essa marca deixou belos padrões na historia do audio ... Bravo a si e faz prazer ler historias assim, agora aproveite dos 30watts do bébé a escutar Classica Wink



Muito Obrigado,

Sem duvida, era um aparelho avançado para a época...  e o circuíto com Roederstein, a maior parte de baquelite...!!
Sim, claro, ouço regularmente música clássica. Tem estado tocar a "Unvollendette"... e bem. Smile  

Boas Festas para todos.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Em Tempos de Pandemia... Empty
MensagemAssunto: Re: Em Tempos de Pandemia...   Em Tempos de Pandemia... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Em Tempos de Pandemia...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: