Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Maquina de lavar discos de vinil (LP)

Ir para baixo 
+8
JPEREIRA
reirato
antpaubarcar
ricardo.canelas
José Miguel
Alexandre Vieira
Ghost4u
domingos
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 13 2020, 19:48

Antes de mais boa noite.
Após uma demasiado longa ausência da minha parte, aqui estou de novo com o intuito de colher os vossos conhecimentos e, se puder, partilhar alguns dos poucos conhecimentos que tenho com vocês.
Gostaria da vossa opinião sobre a aquisição de uma maquina de lavar vinil. A que eu tenho comprei à já alguns anos em 2ª mão e agora está a chegar ao fim de validade e na minha opinião já não compensará mandar reparar. A maquina em questão é uma Nitty Gritty 1.5 (salvo erro).
Agora pretendia ou algo semelhante ou a limpeza atraves de ultrasons. O que sugerem?
Gostaria que a maquina lavasse e tambem que secasse (não me agrada muito por os discos no"estendal".
Na minha maquina (que ainda estou a usar) aplico para lavar os discos uma solução que já aprendi aqui que é composta por Agua destilada/ alcool isopropilico e isofelol (salvo erro) a minha pergunta é se com a futura maquina nova ou usada mas em perfeito estado de funcionamento poderei continuar a aplicar esta solução em detrimento do liquido "oficial" da marca da maquina (seguramente mais dispendiosa)?
Relativamente à maquina de aspiração (semelhante a actual) ou por ultrasons?
poder-me-ao sugerir alguns modelos/marcas?
Quanto precisarei de gastar? (obviamente que não quero nem posso gastar demasiado, mas a minha colecção de +/- 1500 discos reclama por uma maquina) por isso ...
Preciso da vossa ajuda.
Grato desde já
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 13 2020, 20:27

Prezado domingos,

Ao deparar com quilómetros de narrativas filosóficas nesta praça, por vezes, é real a vontade de me tornar ausente por uma temporada considerável. Por esse motivo, sem supor que tal se aplique a si, compreendo quem se afaste desta lide.

Quanto a máquinas de lavagem/aspiração de bolachas, recomendo duas:
- Nessie VinylCleaner Pro (https://audioteam.pt/product/nessie-vinylcleaner-pro/);
- Clearaudio Smart Matrix Silence (https://audioteam.pt/product/clearaudio-smart-matrix-copia/).

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 13 2020, 21:27

Lavar discos não é uma questão filosófica. É uma enorme esforço mas plenamente compensatório! Maquina de lavar discos de vinil (LP) 58893
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 13 2020, 22:41

A filosofia (prática de) é um caminho tendencionalmente mais longo, mas não necessariamente mais chato ou aborrecido. É verdade que é daquelas coisas que tende a afastar, mas é caso para dizer que dá trabalho e é bom.

É como lavar discos, quem se dá ao trabalho de o fazer acredita que no final recebe algo extra. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 02:06

Obrigado pelas respostas.
De facto as sugestões do Ghost4u parecem muito ... muito boas.
Apesar de não poder gastar uma quantia tão alta por curiosidade gostaria de saber se numa maquina como estas se poderá aplicar aquela solução à base de agua destilada / alcool isopropilico ... ou se se ficará "amarrado" ao produto vendido pela respectiva marca?
Vou estar atento em relação a estas maquinas. Nunca se sabe se não poderá surgir uma oportunidade. No entanto gostaria, se fosse possivel, que me indicassem outras alternativas mais economicas.
Obrigado.
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 10:08

Olá,

A qualidade/preço de uma ultrasons adaptada é imbatível, por ordens de magnitude. A capacidade de lavar vários ao mesmo tempo compensa o não ter secagem incluida, que se resolve facilmente com uma sala limpa e um termoventilador pequeno. Basta pedir um conjunto extra de eixo e espaçadores e pode montar uma operação non-stop. Facilmente se lavam 30-60 discos por hora.

fica aqui o modelo completo mais simples e económico

https://www.ebay.co.uk/itm/ULTRASONIC-RECORD-CLEANER1-ARC-02-DIY-with-automatic-drive/303691801618?hash=item46b5712412:g:8iUAAOSwgXZfWx37

pode comprar uns mais caros com mais opções, ou pode arranjar uns mais baratos só com o kit e comprar a máquina em si à parte

Cumprimentos

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 12:13

José Miguel escreveu:
A filosofia (prática de) é um caminho tendencionalmente mais longo, mas não necessariamente mais chato ou aborrecido. É verdade que é daquelas coisas que tende a afastar, mas é caso para dizer que dá trabalho e é bom.

Presencialmente, agrada-me observar, explorar e explanar os enunciados e equações filosóficas. Em diferido, mediante teclado ZX Spectrum e monitor Black Trinitron, a agradabilidade esvai-se, passando a fastio.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 12:33

José Miguel escreveu:


É como lavar discos, quem se dá ao trabalho de o fazer acredita que no final recebe algo extra. Wink

Não recebe?

É um placebo?

Tenho sido enganado pelos meus sentidos todo este tempo?

BUÀAAAAAAAAAA Maquina de lavar discos de vinil (LP) 424293
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 12:40

domingos escreveu:
(...) gostaria de saber se numa maquina como estas se poderá aplicar aquela solução à base de agua destilada / alcool isopropilico ... ou se se  ficará "amarrado" ao produto vendido pela respectiva marca?
(...) gostaria, se fosse possivel, que me indicassem outras alternativas mais economicas.

Em nenhuma das máquinas sugeridas, fica aprisionado ao líquido de limpeza que as marcas comercializam. É possível aplicar a solução que sugere, sem receio de danificar a máquina.

Outra proposta, passa pela Pro-Ject Vinyl Cleaner VC-S.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 13:04

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:


É como lavar discos, quem se dá ao trabalho de o fazer acredita que no final recebe algo extra. Wink

Não recebe?

É um placebo?

Tenho sido enganado pelos meus sentidos todo este tempo?

BUÀAAAAAAAAAA Maquina de lavar discos de vinil (LP) 424293

Cada vez mais percebo a razão da "filosofia", ou melhor, participações mais longas que uma pequena frase, ser um problema... então eu afirmo que o caminho mais longo é procurado por revelar resultados e o Alexandre questiona como se tivesse dito o oposto!?! Maquina de lavar discos de vinil (LP) 447836

Lavar discos é altamente positivo, ultrasons, para quem pode, uma forma eficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 13:12

Ghost4u escreveu:
José Miguel escreveu:
A filosofia (prática de) é um caminho tendencionalmente mais longo, mas não necessariamente mais chato ou aborrecido. É verdade que é daquelas coisas que tende a afastar, mas é caso para dizer que dá trabalho e é bom.

Presencialmente, agrada-me observar, explorar e explanar os enunciados e equações filosóficas. Em diferido, mediante teclado ZX Spectrum e monitor Black Trinitron, a agradabilidade esvai-se, passando a fastio.

Enunciados ou questões filosóficas só têm sentido se praticados e partilhados, a via escrita é a que mais possibilidades abre (até a possibilidade de questionamento).

Não me vou alongar, apenas partilho a breve ideia. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 15:07

Obrigado pelas ajudas (filosofias à parte)
As opções apontadas pelo Ricardo.Canelas e a solução apontada pelo Ghost4u agradam-me. Não sei qual será a melhor? Os preços são +/- semelhantes o risco na compra é menor na solução apontada pelo Ghost4u porque é um fornecedor nacional e não no Ebay (nada contra o ebay. faço varias compra aqui nomeadamende de vinil. Mas o risco é sempre maior).
Parece-me que a solução apontada pelo Ghost4u (pro-ject) é semelhante à maquina que tenho actualmente (nitty gritty) lava/ aspira e seca. Já a maquina aconselhada pelo Ricardo.Canelas penso que apenas lava (lavará melhor por ser atraves de ultrasons?) e não seca. Qual será a melhor opção?
Outra duvida na maquina de ultrasons ao ver a descrição diz que o conversor deverá debitar no minimo 400W isto para uso em habitação particular cria algum problema ? é muita potencia? Peço perdão pela ignorancia.
Em suma as primeiras opções do Ghost4u parecem-me defacto as melhores mas o preço está manifestamente acima do que posso gastar. os preços das segundas opções (ricardo.canelas - maquina de ultrsons +/- 340 euros vs a maquina sugerida pelo Ghost4u -Pro -ject +/- 400euros estára mais dentro daquilo que pretendo gastar (+/-) novo ou usado. das duas ou outras com qual ficarei melhor servido?
Obrigado
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 15:40

Olá,

quanto à qualidade absoluta da lavagem, pela minha experiência a ultrasons é considerávelmente superior. O método é claramente superior do ponto de vista técnico, sendo o objectivo remover tudo da superfície do disco. Não se preocupe com a potência, é um aviso para os americanos que têm tensões e frequências diferentes das europeias e em muitos casos uns dos outros, estranhamente. Esta máquina é ligar à tomada.

A nível de barulho são semelhantes, ambas parecem uma máquina de costura indutrial a morrer.

O que a de aspiração oferece em conveniência (não há litros de água destilada, não tem que se meter a secar) o ultrasons oferece em capacidade de lavagem superior, quantidade de discos de uma vez, e não precisar de comprar e lavar feltros para o aspirador.

Boas escolhas!
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 16:35

Ghost4u escreveu:
Prezado domingos,

Ao deparar com quilómetros de narrativas filosóficas nesta praça, por vezes, é real a vontade de me tornar ausente por uma temporada considerável. Por esse motivo, sem supor que tal se aplique a si, compreendo quem se afaste desta lide.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Não esquecendo os ''Racismo, Nacionalismo e outros ismos... '' Maquina de lavar discos de vinil (LP) 675116
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 16:53

antpaubarcar escreveu:
Ghost4u escreveu:
Prezado domingos,

Ao deparar com quilómetros de narrativas filosóficas nesta praça, por vezes, é real a vontade de me tornar ausente por uma temporada considerável. Por esse motivo, sem supor que tal se aplique a si, compreendo quem se afaste desta lide.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Não esquecendo os ''Racismo, Nacionalismo e outros ismos... '' Maquina de lavar discos de vinil (LP) 675116

Com toda a honestidade, digo-vos que lamento ler que dois participantes apontam baterias a um tipo de conteúdo ou forma de escrita.

Pessoalmente peço-vos (não só a vós, mas a todos) que partilhem de forma mais extensa o que pensam aqui:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13112-livro-de-reclamacoes-ou-de-ideias-do-aap

Não irei alongar-me neste pedido, desde logo por não querer condicionar. Num espaço como este, a partilha só poderá ajudar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 17:17

Bom estou completamente de acordo com as considerações do Ghost4u e do antpaubarcar nomeadamentee quanto a "...ismos". Excluiria apenas o pragmatismo que num forum como este na minha opinião é desejavel e aconselhavel. Quanto a desertações e tendencias literarias/filosoficas ficarão melhor, uma vez mais na minha opinião, noutros foruns.
eu por não saber ou ter duvidas recorro a quem me possa ajudar a decidir melhor. Uma vez mais pragmatismo. bom já chega.
Relativamente à maquina de limpeza atraves de ultrasons o liquido é apenas agua destilada ou é a solução de agua destilada / alcool isoprofilico e ilfotol (ou outro tipo de solução)?
como a quantidade de liquido é muito maior ao limpar, por exemplo, 6 vinis esse liquido pode ser novamente guardado e reutilizado mais tarde? em caso afirmativo qquantas vezes e por quanto tempo (15 dias / 15 meses)?
Obrigado
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 17:48

José Miguel escreveu:
antpaubarcar escreveu:
Ghost4u escreveu:
Prezado domingos,

Ao deparar com quilómetros de narrativas filosóficas nesta praça, por vezes, é real a vontade de me tornar ausente por uma temporada considerável. Por esse motivo, sem supor que tal se aplique a si, compreendo quem se afaste desta lide.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Não esquecendo os ''Racismo, Nacionalismo e outros ismos... '' Maquina de lavar discos de vinil (LP) 675116

Com toda a honestidade, digo-vos que lamento ler que dois participantes apontam baterias a um tipo de conteúdo ou forma de escrita.

Pessoalmente peço-vos (não só a vós, mas a todos) que partilhem de forma mais extensa o que pensam aqui:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13112-livro-de-reclamacoes-ou-de-ideias-do-aap

Não irei alongar-me neste pedido, desde logo por não querer condicionar. Num espaço como este, a partilha só poderá ajudar. Wink

Pela minha parte não vou fazer mais qqer comentário nem reclamação no AAP, com o consequente devido distanciamento do mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 17:58

Eu uso água destilada e umas gotas de limpa vidros sem perfume, é o suficiente para quebrar a tensão de superfície e não danifica o plástico nem deixa resíduos.

Um garrafão de água destilada dá para dezenas e dezenas de lps em condições normais. A sujidade mais densa particula no fundo do depósito e por lá fica, no fim da sessão ou reciclo a água e tenho cuidado a verter e separo o fundo, ou vai tudo ralo abaixo porque o valor é irrisório, depende do dia.

Se houver gorduras ou outros depósitos nos lps faço um banho de cada vez. Esses também são os que nunca metiria numa máquina de aspiração.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 18:15

A maqª de "ultrassons "polaca", em bom tempo disseminada aqui pelo forum AAP, ficou, se bem me recordo, muito mais acessível creio que rondava os 150,0€ e as primeiras encomendas ainda beneficiaram dum upgrade inventado pelo Fernando  Mota!?…

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 18:33

Obrigado reirato pela informação.
Isso seria metade do preço indicado no ebay. Optimo. E aonde a poderia adquirir em Portugal a esse preço (+/-)?
Da informação recolhida e pesando pros e contras, no qual o preço está obviamente incluido, caso contrario iria provavelmente para a Nessie estou muito indeciso entre a maquina "polaca" como lhe chama o reirato e a pro-ject indicada pelo Ghost4u.
Com qual ficarei melhor servido?
Mais opiniões serão ben vindas.
Obrigado
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 19:12

domingos escreveu:
Bom estou completamente de acordo com as considerações do Ghost4u e do antpaubarcar nomeadamentee quanto a "...ismos". Excluiria apenas o pragmatismo que num forum como este na minha opinião é desejavel e aconselhavel. Quanto a desertações e tendencias literarias/filosoficas ficarão melhor, uma vez mais na minha opinião, noutros foruns.
eu por não saber ou ter duvidas recorro a quem me possa ajudar a decidir melhor. Uma vez mais pragmatismo. bom já chega.
(...)
Domingos

Caro Domingos, continue a participar e a trocar as suas experiências, os resultados que conseguir com a máquina que virá. Maquina de lavar discos de vinil (LP) 22692


O seu tópico foi invadido por esta conversa paralela, mas é assim que se cresce. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 19:30

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:


É como lavar discos, quem se dá ao trabalho de o fazer acredita que no final recebe algo extra. Wink

Não recebe?

É um placebo?

Tenho sido enganado pelos meus sentidos todo este tempo?

BUÀAAAAAAAAAA Maquina de lavar discos de vinil (LP) 424293

Cada vez mais percebo a razão da "filosofia", ou melhor, participações mais longas que uma pequena frase, ser um problema... então eu afirmo que o caminho mais longo é procurado por revelar resultados e o Alexandre questiona como se tivesse dito o oposto!?! Maquina de lavar discos de vinil (LP) 447836

Lavar discos é altamente positivo, ultrasons, para quem pode, uma forma eficiente.

Maquina de lavar discos de vinil (LP) 317942 Pois tal não tinha percebido mesmo! Mea Culpa!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 19:35

domingos escreveu:

como a quantidade de liquido é muito maior ao limpar, por exemplo, 6 vinis esse liquido pode ser novamente guardado e reutilizado mais tarde? em caso afirmativo qquantas vezes e por quanto tempo (15 dias / 15 meses)?
Obrigado
Domingos

Eu guardo depois de filtrar em um ou mais guardanapos de papel. Através da quantidade de resíduos vejo como ela está. Desde que seja filtrada dá para algumas utilizações.

Depois guardada durante algum tempo a sujidade fica depositada no fundo do frasco, tiro o liquido sem lhe chegar e volto a lavar o frasco e repito o processo.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 20:06

José Miguel escreveu:
(...) Pessoalmente peço-vos (não só a vós, mas a todos) que partilhem de forma mais extensa o que pensam aqui:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13112-livro-de-reclamacoes-ou-de-ideias-do-aap

À semelhança de não participar em debates filosóficos nesta praça, igualmente não tecerei mais nenhum comentário neste tópico ou no supracitado, porquanto, tendo expresso o meu parecer, recuso conceder combustão à fogueira; esta foi uma lição que em determinada altura extraí deste fórum, muito antes do prezado José Miguel andar por estas paragens.

Grato pela comprensão,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 14 2020, 21:14

Olá

Eu pessoalmente lavo os discos com uma máquina semelhante, com um motor chinês de 5€ de uma rotação por minuto.
A mistura é Ilfotol mais álcool isopropilico e água desmineralizada, a mesma quantidade de mistura tenho lavado 40 a 50 LPs

esta aqui está um bom preço

https://www.ebay.co.uk/itm/6L-Digital-Ultrasonic-Cleaner-Ultra-Sonic-Bath-Tank-Cleaning-Heater-Timer-UK/313214848984?hash=item48ed0f4fd8:g:g9wAAOSwHUdfW0O8

O método de lavagem é extremamente eficaz e acho que quem tem um sistema bom a tocar vinilo, com uma colecção razoável de discos, é de todo recomendável fazer o investimento na máquina e os benefícios são só fantásticos Maquina de lavar discos de vinil (LP) 22692

De notar que mesmo o líquido saturado de sujidade, o depósito que fica nos discos, depois de secos saem com a passagem da escova de cerdas de carbono ou outra , com facilidade, e por 140€ é só uma pechincha  Maquina de lavar discos de vinil (LP) 491368

Mais barata que um cabo smedley

Luis Filipe Goios, masa, ricardo.canelas, ruife e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQui Out 15 2020, 14:07

São raras as minhas intervenções como administrador neste espaço, e portanto ando por aqui praticamente desde o começo. Como membro, não compreendo como este topico aparentemente inofensivo descambou desde o inicio e tomou o rumo da ambiguidade e dos ataques indirectos. Como adulto, pergunto-me aonde passou a benevolência e respeito devidos aos colegas duma mesma comunidade. Como administrador, assisto e constato penado as consequências logicas destas derivas. Penso que algumas das trocas efectuadas neste topico mereçem reflexão e levantam um problema bem mais grave do que a limpeza dos discos...
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQui Out 15 2020, 17:05

Agradeço desde já o contributo, pois penso estar agora mais esclarecido. Se o orçamento familiar não fosse um problema então penso que a opção recairia sobre a maquina Nessie.
Mas como conta ficou excluida.
A maquina"polaca" de ultrasons tem a vantagem de lavar varios discos em simultaneo. Mas para mim não representa muito porque normalmente lavo disco a disco quando precisam e normalmente ouço de seguida. Tem o inconveniente(para mim porque normalmente ouço de seguida) de não secar o disco.
Assim sendo acho que vou optar pela solução mais economica que o Ghost4u me sugeriu, isto é vou optar pela Pro.Ject VC-S.
Quero uma vez mais agradeçer a todos o contributo.
Obrigado
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Out 17 2020, 01:37

Viva

A Nitty Gritty 1.5 que tem está em tão mau estado que não vale a pena reparar? Estive a pesquisar no site deles e parece que têm peças para reparação.
A grande vantagem que a Nitty Gritty tem é que me parece ocupar muito menos espaço que a Pro-ject VC-S mas tem a desvantagem de custar quase o dobro da Pro-ject.

Relativamente às máquinas de ultra-sons há quem depois de lavar os discos use a parte de aspiração de outra máquina como a Nitty Gritty.
Se os discos estiverem muitos sujos uma passagem por uma Knosti primeiro pode ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Out 17 2020, 12:27

Boa tarde,
Obrigado pelo contributo jpinto.
agradeço a sua ajuda/opnião.
Inicialmente tambem ponderei essa hipotese pois tratasse de uma boa maquina (tenho-a `12 anos e já a comprei usada). mas não sei se compensará porque teria de por uma estrutura exterior nova porque na parte de madeira as uniões cederam (estão tipo meio descoladas) a parte de cima de plastico duro esta num local aberto (ter ter sido do calor talvez excessivo do moto, não sei. O rodizio pequeno que faz girar o disco está precisar no minimo de ser substituido e a bomba já há muito pempo que deixou de puxar o liquido pelo que actualmente a colocação do liquido faço à parte e esfrego o liquido com um pincil de qualidade no disco e depois sim utilizo a maquina para a secagem.
Atendendo a tantas enfermidades e havendo uma maquina nova talvez a rondar os 450 euros (não sei se com a mesma qualidade, mas de qualidade) não sei se compensará o arranjo.
que haja?
De qualquer forma o meu muito obrigado.
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Out 17 2020, 18:47

Viva,

Pela sua descrição deve ter uma Nitty Gritty 2.5Fi. As peças não são caras mas caso não se queira aventurar a repara-la há que acrescentar a mão de obra.

Posso deixar o site para o caso de estar interessado. http://www.nittygrittyinc.com/repair_parts.htm

O representante em Portugal é a Ajasom (https://www.ajasom.net/marcas/nitty-gritty).

Na verdade também estaria na dúvida se repararia a Nitty Gritty ou compraria uma nova.
Se for uma Nitty Gritty 2.5Fi o preço nova é de 1.661€ dá que pensar  Maquina de lavar discos de vinil (LP) 447836
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Out 17 2020, 20:30

Boa noite,
Obrigado jpinto pelo preciosa ajuda.

Como disse eu já comprei esta maquina usada (há +/- 12 anos) mas penso que é uma 1.5F.
Vou ver os sites que me indicou. Pois dá que pensar.
Uma vez mais obrigado
Domingos
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyDom Out 25 2020, 15:23

ricardo.canelas escreveu:
Olá,

A qualidade/preço de uma ultrasons adaptada é imbatível, por ordens de magnitude. A capacidade de lavar vários ao mesmo tempo compensa o não ter secagem incluida, que se resolve facilmente com uma sala limpa e um termoventilador pequeno. Basta pedir um conjunto extra de eixo e espaçadores e pode montar uma operação non-stop. Facilmente se lavam 30-60 discos por hora.

fica aqui o modelo completo mais simples e económico

https://www.ebay.co.uk/itm/ULTRASONIC-RECORD-CLEANER1-ARC-02-DIY-with-automatic-drive/303691801618?hash=item46b5712412:g:8iUAAOSwgXZfWx37

pode comprar uns mais caros com mais opções, ou pode arranjar uns mais baratos só com o kit e comprar a máquina em si à parte

Cumprimentos

Lá me decidi e mandei vir uma da Polónia.
Bom, os resultados sónicos são incríveis. E eu tenho uma Nitty Gritty por onde passaram todos os meus discos anteriormente.  Maquina de lavar discos de vinil (LP) 447836

Cerca de 100 discos limpos, resolvi reciclar a água de limpeza (5 litros de água desmineralizada + (metade da dose) do fluído de limpeza recomendado):
Maquina de lavar discos de vinil (LP) Img_0231

O filtro (das máquinas de café) colmatou.
Maquina de lavar discos de vinil (LP) Img_0232

Já só me falta limpar os restantes 500 discos ...

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Out 26 2020, 08:56

Obrigado pela partilha do resultado Maquina de lavar discos de vinil (LP) 754215


Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Out 26 2020, 16:18

Aquilo que é visível no filtro são as partículas escuras. Ao segundo enchimento do funil a água já passava com dificuldade. O processo levou cerca de 30 minutos (para cerca de 5 litros de água).
A Nitty Gritty está agora a servir de secador se não tiver paciência para esperar 30 minutos para a secagem natural. A secagem natural deixa os discos "como novos".
Estou agora a ouvir os resultados da limpeza e, são impressionantes. Em alguns dos discos, parece que estou a ouvir outra gravação. Os instrumentos possuem um timbre incrível, muito natural e em escala completa.
Ajustei a temperatura de limpeza para 30ºC coma duração de 5 minutos. Estou a utilizar o aditivo "Groove Cleaner" da própria Audiorevita.
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 27 2020, 14:54

Boa tarde,

Obrigado a todos.

Todos dizem maravilhas da limpeza por ultrasons. Eu sem por em causa e sem ter conhecimento de causa, tendo a ser mais conservador e pergunto-me porque é que a Clearaudio a Nitty Gritty e a VPI não têm maquinas por ultrasons (que eu saiba não têm)?

Depois para mim estas maquinas, pelo que eu tenho lido e aprendido com todos vós, não têm secagem, o que para mim é um inconveniente relevante porque antes de ouvir um disco, se ele precisar, efectuo a sua lavagem e secagem.

Por outro lado uma das grandes vantagens commumente apontadas e a lavagem em simultaneo de (regra geral) seis discos. Como normalmente, em caso de necessidade, eu procedo à lavagem do disco que vou ouvir essa vantagem não existe mas existe o inconveniente de para lavar um disco ter de encher a "banheira" com cinco ou seis litros de liquido, o que para mim volta a ser um inconveniente.

Salvo raras excepções por regra geral o que eu preciso é manter os discos limpos porque não digo a totalidade, mas quase, todos eles já foram ao "banho" pelo menos uma vez.

Por tudo isto sem querer dizer que são melhores, no meu caso penso que será mais ajustavel a aquisição de uma maquina com lavagem e secagem por aspiração incluida no processo.

Só falta encontrar a maquina.

Obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Out 27 2020, 19:32

Se adquirir uma quantidade razoável de discos em segunda mão com alguma sujidade acumulada a lavagem por ultra-sons com a capacidade para 6 discos de cada vez já não lhe parecia nada mal Maquina de lavar discos de vinil (LP) 843159

Concordo que para quem lave um disco de cada vez e pretenda ouvir logo de seguida uma máquina de lavagem com aspiração é a melhor opção.

Felizmente existem opções para todas as necessidades e gostos Maquina de lavar discos de vinil (LP) 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 28 2020, 00:06

domingos escreveu:
(...)Todos dizem maravilhas da limpeza por ultrasons. Eu sem por em causa e sem ter conhecimento de causa, tendo a ser mais conservador e pergunto-me porque é que a Clearaudio a Nitty Gritty e a VPI não têm maquinas por ultrasons (que eu saiba não têm)?
(...) sem querer dizer que são melhores, no meu caso penso que será mais ajustavel a aquisição de uma maquina com lavagem e secagem por aspiração incluida no processo.
Só falta encontrar a maquina.

Prezado domingos,

Tendo entendido a sua narrativa, entrar pelo prisma de marcas que fabricam máquinas de limpeza de bolachas sem disponibilizarem a tipologia de ultra sons, em nada revela que uma tipologia é inferior/superior à outra. Ante essa vertente, se tivermos em conta que fabricantes de gira-bolachas, como a SME ou Clearaudio, só fabricam essa fonte, será correcto supor que um gira-discos é superior ao leitor de CD?

Quanto à máquina que deseja, eis uma opção em conta: https://www.olx.pt/anuncio/mquina-de-limpeza-de-discos-de-vinilo-clearaudio-smart-matrix-IDG0Re5.html#c853184789.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 28 2020, 12:05

Ghost4u escreveu:

… … …
Quanto à máquina que deseja, eis uma opção em conta: https://www.olx.pt/anuncio/mquina-de-limpeza-de-discos-de-vinilo-clearaudio-smart-matrix-IDG0Re5.html#c853184789.
Com melhores cumprimentos,
What a Face


E quem a apresenta é o nosso estimado confrade selavy,  consumado artista do traço e que também tem feito umas habilidades com células à volta das Shure M75!?…
Será uma aposta com muito futuro!...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 28 2020, 18:52

Boa noite,

É isso mesmo JPinto, ainda bem que existem varias opções para os vários gostos. Eu já referi qual a minha opção que passa de facto pela secagem logo a seguir à lavagem, independentemente de ter muitos discos ou não para lavar. Ao ouvir previamente procedo à lavagem. Mas isso sou eu.

Obrigado Ghost4u / Reirato pela sugestão e tambem pela informação relativamente ao voto de confiança que o vendedor vos mereçe. Isso só por si já é muito tranqualizador porque nestas coisas de compras de usados, especialmente neste tipo de equipamentos pode ser problematico. Assim se pensar em avançar já vou mais tranquilo.

De facto a maquina pareçe em muito bom estado e até me agrada. Estou ainda hesitante pelo facto de me parecer que a aplicação do liquido ser 100% manual, ou seja a maquina parece que não tem deposito de liquido nem bomba para aplicar no disco. Parece-me que esta fase será manual e depois a maquina aspira. Reconheço que pode ser um pormenor mas como a minha Nitty Gritty 1.5 efectua essa operação, a pessoa habitua-se. Mas estou a pensar, não está fora de questão principalmente agora que tenho a vossa opinião.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyQua Out 28 2020, 19:50

domingos escreveu:
(...) a aplicação do liquido ser 100% manual, ou seja a maquina parece que não tem deposito de liquido nem bomba para aplicar no disco. Parece-me que esta fase será manual e depois a maquina aspira. Reconheço que pode ser um pormenor mas como a minha Nitty Gritty 1.5 efectua essa operação, a pessoa habitua-se. (...)

No meu caso, a Nessie VinylCleaner que possuo é da primeira geração; a aplicação do líquido é manual. Por estar habituado, não me causa transtorno.
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySex Out 30 2020, 19:54

Boa noite,
Ghost4u, portanto colocas o risco na maquina, aplicas o liquido , pois o rdisco a rodar e com a escova espalhas o liqudo e depois vem a secagem. Sim não me pareçe nada demais. Será defacto uma questão de habito.
Provavelmente será tambem o procedimento que irei ter.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Out 31 2020, 11:47

Após colocar o disco na máquina e antecedendo a aplicação do líquido, mediante uma escova limpo o disco com o prato a rodar.
Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Nov 02 2020, 18:32

Boa noite,

Certo Ghost4u, de facto é uma questao dehabito e não é nada de transcendente, até eu na pratica já faço assim agora já que a minha maquina já não bombeia o liquido, portanto agora eu tambem cooloco o liquido e espalho-o com um pincel macio no disco e depois levo-o à maquina para aspirar.
Não será dificil habituar-me. Ao utilizar a escova com a maquina a rodar só receio que possa estar a forçar o motor fazendo ele menos rotações.
Obrigado pela informação.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Nov 02 2020, 19:33

Se a escova for de fibras de carbono, jamais necessitará de exercer pressão; basta encostar à bolacha.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Nov 23 2020, 00:38

Chegou-me ao conhecimento esta máquina:

https://degritter.com

Ultra-sons com secagem, mas sem aspiração.

Parece ter algumas vantagens para quem não pretende lavar muitos discos de uma vez. O facto de recolher a água para um tanque removível pode ter uma certa vantagem. Também me parece ocupar menos espaço que as tradicionais.

Fica o registo para quem interessar.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Nov 23 2020, 07:58

jpinto escreveu:
Chegou-me ao conhecimento esta máquina:

https://degritter.com

Ultra-sons com secagem, mas sem aspiração. ...

Olà, mesmo se a limpeza dos vinis não é, ném nunca foi, uma preocupação pessoal ... não deixo de seguir com interesse a amelhoração e evolução dessas màquinas. Acho que essa "lavadora" é um produto bem pensado e que destoa estéticamente com o aspecto industrial da maioria das màquinas a ultra-sons. Subsiste o preço que me pareçe demasiado elevado para um produto que nmho é um acessorio e não um elemento do sistema. Pelo preço pedido é possivel de comprar um sistema de leitura de vinis de qualidade novo e que "talvez" seja mais eficaz no resultado de leitura do que um vinilo limpinho! Também me pergunto a quém se destina uma màquina desse tipo quando uma màquina tradicional pode custar sete vezes mais barato, fica-me o sentimento de um produto bem pensado, bonito mas demasiado caro, é pena...
Maquina de lavar discos de vinil (LP) Sans_t18

jpinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySeg Nov 23 2020, 12:43

TD124 escreveu:
Subsiste o preço que me pareçe demasiado elevado para um produto que nmho é um acessorio e não um elemento do sistema. Pelo preço pedido é possivel de comprar um sistema de leitura de vinis de qualidade novo e que "talvez" seja mais eficaz no resultado de leitura do que um vinilo limpinho!

Totalmente de acordo com o que dizes em todo o teu post. Acrescento imaginem a quantidade de disco que se pode comprar com o preço deste acessório.

Decerto que haverá quem tenha posses para comprar uma máquina destas e que possivelmente já terá um sistema de leitura de vinil que faz parecer o custo desta máquina barato. Não é o meu caso...
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Nov 24 2020, 15:42

Caros jpinto e TD124,
O que eu posso atestar (agora tenho a experiência necessária) é que a limpeza por ultrassons é a que melhores resultados produz, haja sistema que os possa revelar.

O salto dado da não-limpeza para a Knosti foi enorme.
Da Knosti para a Nitty Gritty, nem dava para acreditar.
Da Nitty Gritty para a Audiorevita por ultrassons, ainda não consigo caracterizar porque, parece, estou a ouvir outros discos. A estática foi-se. Os pormenores todos da gravação, sobretudo os de baixo nível, e o "ambiente" em que a mesma foi feita aparecem de forma espontânea.

É claro que em algumas gravações, sobretudo recentes, o pós-produção também fica patente pois parece tudo muito "artificial".
Mas por €252,00 não podia pedir mais. Tem sido uma revelação descobrir a nova-velha colecção de vinil. Mas dá trabalho e é necessário estar "in the mood" para encher a máquina de água e executar os passos todos. Por esse motivo, as séries de lavagem estendem-se por horas e a quantidade de discos lavados anda na casa das centenas. Depois fico umas semanas a ouvir o resultado e à espera de ter vontade de lavar mais uma série deles.

Não é para todos e, para quem tem poucos discos e/ou um sistema que não permita revelar as diferenças, talvez não se justifique os ultrassons.

jpinto e cmg gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptyTer Nov 24 2020, 16:03

rjbv17 escreveu:
... O que eu posso atestar (agora tenho a experiência necessária) é que a limpeza por ultrassons é a que melhores resultados produz, haja sistema que os possa revelar.
...
Mas por €252,00 não podia pedir mais. Tem sido uma revelação descobrir a nova-velha colecção de vinil. ...

Caro rjbv17, tenho a certeza que é um excelente metodo de limpeza pois utiliso-o para lavar alguns contactos e peças metalicas! Jà expliquei vàrias vezes que não sou um adepto da lavagem dos vinis então não a pratico ... isto não quer dizer que seja séptico em relação à qualidade da lavagem pelos ultra-sons...

A minha intervenção foi em relação ao preço da maquina e não em relação ao seu desempenho ... coisa que não poderia criticar sém ter experimentado! A sua màquina custou dez vezes mais barata e o preço pareçe-me razoàvel para um acessorio que dê os resultados esperados ... ora 2700€ jà me pareçe um preço "elitista" para um acessorio, mas é apenas o meu ponto de vista é claro ... e é de certeza falseado pelo facto de não praticar a limpeza dos discos Wink

cheers

jpinto e rjbv17 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
domingos
Membro AAP



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/04/2013

Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) EmptySáb Nov 28 2020, 16:55

Boa tarde,
Apos uma ausencia de cerca de um mês, estou de volta para atodos agradecer o contributo atraves das vossas opiniões.

Finalmente conclui o processo. Decidi dar reforma vitalicia e permanente à minha velhinha Nitty Gritty 1.5 que apesar de estar a aspirar bem tinha outros aspectos que careciam de reparação / manutenção / substituição de algumas peças. Cheguei à conclusão que mais valia pagar-lhe a reforma alias bem merecida.

Acabei por adquirir no mercado de usasos (Ebay) uma VPI 17F que me parece muito boa, sem menosprezar a Nitty Gritty, e que me parece ainda bastante jovem portanto longe de atingir a idade de reforma.

Ainda não a testei porque acabou de chegar mas brevemente irei faze-lo e deixarei aqui o meu testemunho.

O meu muito obrigado a todos

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty
MensagemAssunto: Re: Maquina de lavar discos de vinil (LP)   Maquina de lavar discos de vinil (LP) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maquina de lavar discos de vinil (LP)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina PHK em Braga
» Máquina de lavar vinil
» maquina lavar vinil ultrasons
» Maquina para limpar discos de vinil - ajuda
» Compra conjunta de máquina de lavar por ultrasons

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: