Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joydivision




Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/06/2020
Localização : Vila Real de Santo António

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos EmptyDom Set 20 2020, 00:15

Tenho um leitor cd Cambridge que tinha o DAC "queimado" (um CS4391, saída digital a funcionar mas a analógica não tinha som - descobri que a Crystal produziu um lote de ICs defeituosos na altura, queimavam sozinhos) e decidi fazer um upgrade para CS4398 em vez de simplesmente substituir o chip. Até porque esse é SMT e seria difícil de trocar (ainda por cima as PCBs são de pouco qualidade). Encontrei um módulo do C4398 montado em adaptador para DIP28 à venda no EBay, vindo da China, foi uma óptima compra.
Segue a minha primeira versão da implementação caseira do CS4398 (esta pequena placa fica perto da placa original e é ligada a todas as entradas digitais e saídas analógicas bem como linhas de alimentação).
A placa foi feita em casa, daí que o layout seja algo simplificado, mas tentei o meu melhor com os ground planes e alguns outros detalhes de design recomendados para este dac.
Baseei-me no datasheet e em diversos designs que se encontram pela net.
A secção de alimentação do leitor foi também melhorada e fiz um recap parcial.
A secção de filtragem de saída emprega o opamp de elevada qualidade LM4562.

A reparação foi um sucesso, o módulo DAC ficou impecável e o leitor está novamente a funcionar lindamente. Seguem algumas fotos. A qualidade de som é óptima. Para mim, o trabalho compensou. Mas é porque o leitor fica para mim. Claramente isto não é uma "reparação comum", não iria compensar, fica aqui apenas como exemplo do que se pode fazer para dar nova vida a um aparelho que vale a pena (neste caso ficou melhor que o original). Só é pena que o leitor use o mecanismo algo "barato" KSS-213, fica mt aquém dos épicos CDM da Philips, por exemplo, mas em termos de som consegue competir com o meu Marantz CD40 que está bastante modificado, só para dar uma ideia. O som é super cristalino, natural, equilibrado e "vivo". Pessoalmente prefiro ouvir música acústica neste leitor, só Rock e Metal continua a soar-me melhor quando lido com o meu Marantz.

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Dac%20and%20output%20stage

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Board

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos DSC_2507

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos DSC_2506

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos EmptySeg Set 21 2020, 17:37

joydivision escreveu:

... A reparação foi um sucesso, o módulo DAC ficou impecável e o leitor está novamente a funcionar lindamente. Seguem algumas fotos. A qualidade de som é óptima. Para mim, o trabalho compensou. ...

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos DSC_2506

Muito bem, tém bom aspecto e o principal é que esteja contente ... salvou um Cambridge Audio da morte  cheers

joydivision gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos EmptySeg Set 21 2020, 21:00

Muitos parabéns!

Já agora qual é o DAC que trás esse aparelho de origem?

Abraços

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos 754215

joydivision gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
joydivision




Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/06/2020
Localização : Vila Real de Santo António

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos EmptySáb Set 26 2020, 23:05

Thanks ppl Smile

O DAC de origem era o CS4391, também um bom DAC, mas o que lhe montei agora ainda é melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos EmptyDom Set 27 2020, 01:19

joydivision escreveu:
Thanks ppl Smile

O DAC de origem era o CS4391, também um bom DAC, mas o que lhe montei agora ainda é melhor.

E qual é? O C S4398? E faz assim uma diferença tão grande? Eu tenho tido mais sucesso a pedir para mudarem a fonte de alimentação do leitor de cd´s que o dac ou as suas configurações.

Se calhar já o disse mais não li, já lhe colocou uma melhor fonte de alimentação, fusível de corrente?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty
MensagemAssunto: Re: Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos   Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reparação e upgrade de Cambridge Audio D500SE bem sucedidos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: