Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aquisição de Gira-Discos

Ir para baixo 
+5
nbaptista
Ghost4u
Nuno Marques
José Miguel
Zeoliv
9 participantes
AutorMensagem
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 15:36

Olá a todos, sou novo por estas bandas e encontrei este forum porque andava a pesquisar sobre que gira-discos comprar para oferecer à minha mulher que faz anos brevemente, 2 setembro. Ela tem bastantes discos que herdou do pai e já anda há muitos anos a chatear-me para eu comprar um gira-discos para os voltar a ouvir. Pedia então a vossa ajuda. O gira discos será para acoplar num sistema constituído por recetor AV Pioneer vsx-923, colunas frontais Monitor Audio MR4, colunas traseiras Wharfedale Quartz Q1. Sei que o recetor não é o melhor para stereo mas de momento terá que ser com este.
O que me aconselham comprar, o mais barato possível mas com alguma qualidade?

Desde já obrigado pela vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 16:33

Boa tarde!

Não sei se já criou um tópico na secção de apresentação, se não o fez trate disso - a malta gosta de saber mais sobre quem entra. Wink

Em relação ao que pergunta: que orçamento tem para o gira-discos?

Eu creio que esse Pioneer não tem entrada de Phono (é sem o K, certo?), por isso terá que ter em consideração esse pormenor.

Para começar, já com pré de phono incorporado, tem este:
https://ultimate-audio.eu/product/rega-planar-pl-1-plus/

Para um orçamento comedido, pode ser uma aposta interessante.

Há ainda o Audio-Technica LP5:
https://www.joselopesmarques.com/product-page/at-lp5-1


Boas compras!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Marques
Membro AAP



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 48
Localização : Odivelas

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 16:54

Mantendo-se na Marca PIONEER tem o PLX-500 que pode ser ligado em LINE IN ou PHONO.

https://www.pioneerdj.com/pt-pt/product/turntable/plx-500/black/overview/
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 16:55

Falha minha não me ter apresentado, vou tratar disso.
Em relação ao recetor de facto não tem entrada Phono.
O orçamento ronda os 200/300, e esse rega parece-me bem, dado que já tem pre de Phono incluído.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 17:02

Nuno Marques escreveu:
Mantendo-se na Marca PIONEER tem o PLX-500 que pode ser ligado em LINE IN ou PHONO.

https://www.pioneerdj.com/pt-pt/product/turntable/plx-500/black/overview/

Desculpa a ignorância, line in significa que posso ligar a qualquer entrada do recetor?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Marques
Membro AAP



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 48
Localização : Odivelas

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 17:16

Zeoliv escreveu:
Nuno Marques escreveu:
Mantendo-se na Marca PIONEER tem o PLX-500 que pode ser ligado em LINE IN ou PHONO.

Desculpa a ignorância, line in significa que posso ligar a qualquer entrada do recetor?

Sim,ou seja, tem pre-amplificador de phono incorporado.

Este PLX também tem além de ligação USB, tem pitch control (DJ).

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 17:18

Isso significa que pode usar o pré de phono do gira discos ou outro (desligando o do gira-discos).

O Rega pode ser um bom partido e está dentro do orçamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 18:40

Sendo que se encontra o pioneer por cerca de 308€ qual dos dois seria a melhor compra?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 18:48

Eu nunca os ouvi lado a lado ou no mesmo sistema, não posso ajudar.

Ambos serão um bom primeiro passo, tente ouvir os dois com um disco que conheça bem e pense qual a linha estética que a esposa prefere. 

Vá experimentar, esse é mesmo o melhor caminho. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 19:08

Prezado Zeoliv,

De todos os exemplares sugeridos, o melhor é o Audio-Technica AT-LP5X. A meu ver, trata-se de um modelo superior ao real valor de aquisição.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 19:50

O Audio-Technica AT-LP5X só encontro um vendedor na internet e já fica um pouco acima do orçamento.
Infelizmente não vou poder experimentar antes de comprar, terá que ser brevemente e só conheço uma loja, em Vila do Conde, onde pudesse ouvir e lá não tem nenhum dos mencionados.
Eu não tenho grande audição, já ouço um pouco mal de um ouvido, já a minha esposa ouve bastante bem, como disse no meu tópico de apresentação ela até consegue ouvir o som da eletricidade nas tomadas à noite.

Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 19:53

Zeoliv escreveu:
O Audio-Technica AT-LP5X só encontro um vendedor na internet e já fica um pouco acima do orçamento.
Afinal vi que na amazon espanhola está a 339,00 com envio grátis. Sendo assim já é mais um para o barulho.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 20:03

A VilaSound tem o Rega P1, a versão sem phono incluído.
Ligue para lá e peça a opinião ao Gustavo, ele deverá permitir experimentar o que tem.


Em relação ao Audio Technica: o valor da Amazon é bom; mas para comprar cá ligue para a loja em Aveiro ou para a Bimotor e pergunte se há lugar a algum desconto (as lojas tendem a fazer).

A Bimotor está em Santa Maria da Feira, mas faz entregas gratuitas. O LP5X está lá a 379 Euros, talvez consiga um descontinho extra... e ajuda uma loja de cá. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 21:36

O LP5X tem pré Phono?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 20 2020, 21:44

https://bimotordj.com/index.php?route=product/product&product_id=36306

"THE AT-LP5X FEATURES A BUILT-IN SWITCHABLE MM/MC PHONO/LINE PREAMP THAT ENABLES IT TO CONNECT DIRECTLY TO A COMPUTER, HOME STEREO, POWERED SPEAKERS AND OTHER COMPONENTS THAT HAVE NO DEDICATED TURNTABLE INPUT."


Tem sim, para MM e MC - o gira-discos traz uma AT-VM95E.
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySex Ago 21 2020, 10:50

Então neste momento a decisão recairá sobre um destes 3, a não ser que entretanto surjam outras sugestões. Excluindo funcionalidades extra, que provavelmente nunca irei usar, como a gravação por USB, o pitch control e outras que poderão existir, olhando apenas para a qualidade dos aparelhos e do som que eles irão reproduzir, assumindo o casamento com o recetor que vai ter e que possivelmente castrará um pouco o seu potencial, qual é a melhor escolha?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySex Ago 21 2020, 11:12

Audio-Technica AT-LP5X, porquanto não se acanhará se, posteriormente, decidir evoluir na amplificação e nas Meninas Falantes.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySáb Ago 22 2020, 19:47

Já ouvi o Rega(tenho um Planar 2) e o Pioneer(na loja onde compro discos). Ambos são de boa qualidade, talvez o Rega seja superior, e esse Planar Plus por 300€ está a um bom preço.Ouvi o Pioneer, mas a qualidade das colunas da loja são muito más, portanto não posso ajudar muito. A construção do Pioneer é muito boa, e o Rui ferreira prop da loja, entendido de giradiscos) diz que para iniciados prefere os Pioneer aos Rega, por serem diret drive, e os Rega de correia.Os Rega são mais sensiveis aos riscos e mau estado dos dioscos, penso eu. O Audio Technica é muito recomendado, mas não ouvi!
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySeg Ago 24 2020, 00:24

Ghost4u escreveu:
Audio-Technica AT-LP5X, porquanto não se acanhará se, posteriormente, decidir evoluir na amplificação e nas Meninas Falantes.

Eu não hesitaria face a esta proposta, mesmo que ela ultrapasse um pouco o orçamento.
Mas afinal a esposa não merece esse pequeno esforço? E o dia de anos está a aproximar-se... E pode ser que ganhes uns pontos extra... Cool

_________________
Aquisição de Gira-Discos Signat10
Aquisição de Gira-Discos Vu-1_z10 Aquisição de Gira-Discos Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySeg Ago 24 2020, 19:35

Ponto da situação, Audio-Technica AT-LP5X comprado e a caminho.
Agora que a parte do gira discos está decidida, tenho andado a ler os artigos do Fórum e já vi que é necessário lavar os discos, ainda por cima já estão arrumados há mais de 20 anos. Sendo que não tenho máquina nem líquido específico como posso lavar sem os estragar?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Aquisição de gira-discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySeg Ago 24 2020, 20:58

Lavar os discos....Tudo depende do nº de discos e do estado em que se encontram. Claro que há várias máquinas para o efeito e há no forum quem conheça bem o tema. O mais simples, fácil e barato, é adquirir numa drogaria alcool isopropílico e lavar os discos com um tecido macio ( veludo por ex. ) ou com uma esponja apropriada.
Se tiver muitos discos talvez valha a pena adquirir uma máquina e utilizar um dos vários liquidos especificos para o efeito existentes no mercado.
Não faltarão sugestões...
Bom trabalho...e boas audições...
Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptySeg Ago 24 2020, 23:42

Zeoliv escreveu:
Ponto da situação, Audio-Technica AT-LP5X comprado e a caminho.
Agora que a parte do gira discos está decidida, tenho andado a ler os artigos do Fórum e já vi que é necessário lavar os discos, ainda por cima já estão arrumados há mais de 20 anos. Sendo que não tenho máquina nem líquido específico como posso lavar sem os estragar?

Está no bom caminho. É absolutamente necessário manter os discos limpos e, discos guardados há 20 anos, devem estar com colónias de fungos e resíduos.
A diferença é enorme entre um disco limpo e um disco sujo.
Por experiência própria, as máquinas de aspiração são o mínimo. Existem máquinas manuais (Record Doctor, por exemplo - tenho uma, da altura em que era comercializada como Nitty Gritty) que hoje são vendidas a preços razoáveis.
O topo da limpeza, hoje, está nas máquinas ultrasónicas (Nobosound/Douk Audio, por exemplo) mas são mais caras. O resultado é, no entanto, soberbo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyTer Ago 25 2020, 10:17

A lavagem com aspiração e ultrasons é outro nível, mas requer um investimentos que vai para lá do preço do gira-discos. Por isso, uma Knosti seria o ideal para começar. Wink

O líquido que a Knosti traz deverá chegar para os discos que tem, caso não chegue, haverá sempre água destilada e Dr. Wack para misturar (algumas pingas, creio que é do Norte, poderei ceder).

Limpeza com pano não é o ideal, mas no limite... a secagem deverá ser feita com os discos na vertical e longe do sol.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyTer Ago 25 2020, 18:30

Zeoliv escreveu:
Ponto da situação, Audio-Technica AT-LP5X comprado e a caminho.
Agora que a parte do gira discos está decidida, tenho andado a ler os artigos do Fórum e já vi que é necessário lavar os discos, ainda por cima já estão arrumados há mais de 20 anos. Sendo que não tenho máquina nem líquido específico como posso lavar sem os estragar?

Ponto de vista pessoal mas não menos objectivo ... se possui (ou vai possuir) um AT-LP5X então serà o feliz proprietario de um gira-discos (turntable na linguagem do nosso mais velho aliado)! A partir desse momento a lavagem dos discos é puramente um assunto pessoal e digno de discordia. Eu ... nunca lavei um unico disco de toda a minha vida, e nunca senti a necessidade, mesmo com os usados ou de segunda mão, então sò os toco com a agulha e jà me pareçe ser demasiado e na realidade é Laughing. A unica coisa que limpa bem um vinilo (e estraga ao mesmo tempo) é a agulha então a lavagem é danificar os discos precocemente ... na minha humilde opinião Embarassed

PS: Se é para escutar os Rolling Stones ou outros grupos com tendências libidinosas ... o disco sujo aumenta a dose de adrenalina que é previsivel e buscada durante a audição. Lavà-lo é como fazer sexo em baixo do chuveiro, ou seja ... um pecado (pedaço???) de carne sém gosto ném cheiro, ném nada de interessante  dvil

lol! ................................................ 2cclzes

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyTer Ago 25 2020, 18:40

rjbv17 escreveu:


... A diferença é enorme entre um disco limpo e um disco sujo. ...

Caro rjbv17 não posso estar de acordo com a sua afirmação em virtude da minha experiência ... mas posso o felicitar pela escolha do gira discos, no caso em que o que figura no seu avatar seja o seu! È tempo que neste forum (dito analogico) começe a existir pessoas (fora moi bien sur Cool ) com gira-discos e não com pratos de oleiro...

2cclzes ................................................................ lol!

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyTer Ago 25 2020, 23:12

TD124 escreveu:
rjbv17 escreveu:


... A diferença é enorme entre um disco limpo e um disco sujo. ...

Caro rjbv17 não posso estar de acordo com a sua afirmação em virtude da minha experiência ... mas posso o felicitar pela escolha do gira discos, no caso em que o que figura no seu avatar seja o seu! È tempo que neste forum (dito analogico) começe a existir pessoas (fora moi bien sur Cool ) com gira-discos e não com pratos de oleiro...

2cclzes ................................................................ lol!

(Declaração de princípio: não sei se não me vou arrepender de responder ao TD124/Paulo Marcelo, uma das minhas referências neste forum)

Meu caro, eu também achava que não valia a pena limpá-los até ao dia em que o fiz.
E até aquela pistola da Milty também comecei a usar e com resultados bem audíveis.
E a razão para ter mudado de opinião prende-se com o facto de ter evoluído para sistemas de maior resolução. De facto, quando utilizava os equipamentos ditos "normais", limpar ou não limpar levava ao mesmo, i.e., não se notava nada.
A maior parte do meu equipamento é feito em casa e, as peças são pouco referenciáveis com os equipamentos comerciais. A resolução é muito grande e qualquer alteração que faça, nota-se. A limpeza dos discos é apenas uma delas. Todos os vinis que adquiro, novos ou usados, passam pela limpeza. As pontas de leitura das cabeças são também limpas mas com "massa de vidraceiro" ou silicone. Nunca tive de substituir uma ponta de leitura por desgaste.

Quanto à imagem no meu avatar, é mesmo do meu adorado Pink Triangle LPT, totalmente reconstruído em casa, projecto que iniciei em 2003. Neste momento está "parado" porque a parte de tracção, um kit OL que instalei em 2005, não está a funcionar correctamente. Tenho estado em conversações com o Charles Melling da True Point Audio (http://www.true-point.audio/), na sequência de contactos que já vêm de há muito tempo, que está a desenvolver uma solução ajustada ao LPT para controlo da velocidade e que irei testar oportunamente.

Em substituição do LPT, está a funcionar um Oracle Delphi Mk I (1981/1982), que recuperei este ano e que tenho estado a descobrir (e a corrigir) com apoio da fábrica. É outra máquina, sem dúvida, mas, não substitui o LPT; apenas é diferente; melhor numas coisas e menos bom noutras. E estamos a falar de aparelhos em gamas de preço totalmente diferentes; um era a entrada de gama da marca e, o outro, o topo da respectiva marca.

No Oracle, a diferença de disco limpo ou não, é enorme. No entanto, com ambos os giradiscos, as pessoas menos preparadas para distinguir  sonoridades das fontes, confundem o vinil com o CD porque praticamente não existe ruído na reprodução.

Eu gosto (muito) de ambas as fontes, analógica e digital (o meu leitor de CD de serviço é um Marantz CD60 modificado, com menos "coisas" a complicar o som - opamps, etc.).
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Ago 26 2020, 08:14

Temos por aqui alguém experimentado e do Porto, é bom saber. Wink

Parabéns pela evolução do sistema com base no trabalho das suas mãos (não sei se algum dia o apresentou, mas as fontes prometem).

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Ago 26 2020, 10:20

rjbv17 escreveu:
... Meu caro, eu também achava que não valia a pena limpá-los até ao dia em que o fiz.
E até aquela pistola da Milty também comecei a usar e com resultados bem audíveis.
E a razão para ter mudado de opinião prende-se com o facto de ter evoluído para sistemas de maior resolução. ...

Antes de mais caro rjbv17 não se inquiete de me ter respondido pois eu não mordo  Wink ... aliàs, mesmo se aconteçe que não esteja de acordo com alguns principios enunciados por aqui no AAP, argumento sempre a minha posição e este caso não serà excepção! Efectivamente nunca lavei um disco, o que não quer dizer que não tenha nenhuma experiência dos discos lavados...

Hà varios anos atràs tinha pedido a um amigo grande amador de classica de me lavar um disco do Fausto (O Despertar dos Alquimistas) em muito mau estado pois era um exemplar da radio e hà poucos anos atràs pedi a um outro amigo de me lavar um exemplar original do Exile on Main Street que tinha comprado numa espécie de feira de bairro aqui no burgo. Nos dois casos os discos apresentavam um ruido de leitura (bruit de surface) demasiado elevado para uma escuta decente, mas de maneira diferente. O disco do Fausto sentia-se que era desgaste devido a inumeras leituras e não nas condições ideais ora que o dos Rolling Stones sentia-se que era a idade e a estàtica que tinha acumulado a poeira fina e que o disco não tinha sido muito lido. Nos dois casos, e apesar do ruido elevado as nuances audiveis da musica eram reproduzidas com microdinamica, controle e uma relativa precisão...

Apòs lavagem ambos os discos voltaram muito(issimo) mais silenciosos e no dos Rolling Stones o ruido de leitura tinha-se tornado quase inaudivel. Mas, porque existe sempre um mas, as qualidades de rapidez, microdinamica e precisão também tinham diminuido ... de uma maneira bem audivel e quase proporcionalmente à diminuição do ruido de leitura. Desde esse dia, vàrias vezes fiz experiências na casa de amigos ou clientes com uma escuta atentiva e analitica entre o antes e depois da lavagem ... sempre com a repetição do fenomeno independentemente da marca da maquina e dos produtos utilisados para a limpeza. Nunca experimentei uma maquina de ultra-sons e vai ser em breve ... talvez mude de ideia  Wink

Evidentemente que a diferença ao nivel da definição/transparência antes e apòs lavagem de um disco (sobretudo se estiver em mau estado de conservação) é incomparàvel ... isto pode aparecer como um beneficio prioritario para alguns e é mesmo o trunfo que é apresentado para a lavagem! Mas, seria esqueçer que a harmonia da escuta é um justo e delicado equilibrio entre definição, rapidez, coerência, relevo, banda e etc... e que amelhorar um ponto e estragar outro é uma maneira de andar às voltas. Isto explica, como outras coisas que no audio, que a lavagem é uma operação aonde todos estão de acordo que existe uma diferença entre o antes e o depois ... mas ném todos estamos de acordo que essa diferença seja uma amelhoração, é o meu caso  Wink

Quanto ao seu Little Pink Thing, uma vez mais bravo pela escolha desse aparelho pois fui possuidor de um PT2 com alimentação separada por bateria e tenho aqui ao lado na casa de um amigo um Export deveras modificado por mim ... Pink Triangle é uma marca que respeito e aprecio particularmente. Continue a partilhar essas suas historias connosco pois enriqueçe o AAP e por conseguinte cada um de nòs...

Aquisição de Gira-Discos Export10
Fica uma foto (desfocada) do PT Export a ler um disco


cheers

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Ago 26 2020, 15:45

Caros José Miguel e TD124,

Obrigado pelo feedback. Espero que tenhamos sensibilizado o companheiro Zeoliv para este tema da limpeza dos discos que era o que estava em causa. Ele está muito calado e, espero, que tenha compreendido que isto do áudio não é a preto e branco; existe uma infinidade de cinzentos entre estes dois extremos, para além das cores do arco-íris que é o que todos buscamos.

Rui Vranas (aka rjbv17)

P.S. - um amigo aqui do Porto que também afirmava nunca ter lavado um disco, nem com água, experimentou há cerca de um mês uma máquina de limpeza ultra-sónica daquelas com capacidade múltipla (ou 6 ou 8 discos em simultâneo). Penso que ainda está nas nuvens com os resultados ...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Ago 26 2020, 16:29

Deste lado a lavagem tem sido negligenciada, apesar de ser dos que acredita nos efeitos positivos da mesma. Talvez volte a essa prática em breve, os não lavados estão identificados e dessa forma será mais simples.

O uso de uma Knosti produz bons resultados, desde que usada com cuidado e tempo, os resultados aparecem.


É curioso como em conversa se levantam questões pertinentes, o Rui Vranas lembrou que o seu Oracle (belo gira-discos, eu apenas conheço um dos mais recentes) pode fazer pensar em CD e o Paulo lembra que a lavagem dos discos pode retirar algo como (ou faz sentir/percepcionar!?!) rapidez e micro-dinâmica... os defeitos do vinil são mesmo a sua maior qualidade!?! dvil

rjbv17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Ago 26 2020, 22:59

José Miguel escreveu:
...
É curioso como em conversa se levantam questões pertinentes, o Rui Vranas lembrou que o seu Oracle (belo gira-discos, eu apenas conheço um dos mais recentes) pode fazer pensar em CD e o Paulo lembra que a lavagem dos discos pode retirar algo como (ou faz sentir/percepcionar!?!) rapidez e micro-dinâmica... os defeitos do vinil são mesmo a sua maior qualidade!?! dvil

Eu deixei de comparar formatos há algum tempo porque eles são mesmo diferentes. Cada um tem os seus pontos fortes e fracos e, o necessário é obter equipamentos em que os primeiros sejam dominantes em relação aos segundos no ambiente em os escutamos, i.e., a sinergia com o restante equipamento, a sala onde estão, etc.. Em relação ao CD, por exemplo, estou a chegar à conclusão que os modelos originais da Philips me agradam muito mais que os mais recentes.

Em relação à questão da limpeza dos discos de vinil, eu concordo com aquilo que o Paulo Marcelo escreveu porque é possível chegar àquelas conclusões, sobretudo quando dispomos de sistemas de alta resolução (analógicos ou digitais, tanto faz). Em coerência com aquilo que disse antes, não se ganha tudo nem se perde tudo e, na minha opinião, o que se ganha com a limpeza dos vinis suplanta aquilo que se perde.


P.S. - Vou fazer um post sobre o meu LPT e outro sobre o Oracle
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 27 2020, 15:33

rjbv17 escreveu:

...P.S. - Vou fazer um post sobre o meu LPT e outro sobre o Oracle

Muito bem, ai està uma excelente ideia  Aquisição de Gira-Discos 754215
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQui Ago 27 2020, 15:37

José Miguel escreveu:
... os defeitos do vinil são mesmo a sua maior qualidade!?! dvil

Não é necessario o diabinho ... cada vez estou mais convencido que essa afirmação (ou possivel duvida) tém todos os fundamentos para ser uma realidade concréta  Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Set 02 2020, 22:31

Finalmente chegou o dia de oferecer o gd e fazer a sua instalação. Já montei tudo como descrito nas instruções mas na hora de afinar o braço estou com algumas dificuldades. Eu coloco o peso até o braço ficar em suspensão nivelado e em 0 gramas. Depois coloco 2 g e o braço em vez de baixar sobe, assim como o anti skating também coloco em 2 e o braço foge para a direita. O que estarei a fazer mal?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Set 02 2020, 22:37

A forma como explica, leva a pensar que em vez de colocar peso, o está a retirar.

Não vem uma balança analógica com o gira-discos?
Uma que parece um baloiço...

Em todo o caso, se acrescentar peso, obrigatoriamente o braço cairá.

Rode o contra-peso no sentido contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
Zeoliv




Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/08/2020

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Set 02 2020, 22:45

Já consegui, estava a rodar só a rodinha com os números em vez de rodar tudo junto. Já está a tocar, mas os discos precisam mesmo de uma limpeza faz muito ruído.
A proteção que vem na agulha é para manter, colocar depois de usar, ou não é necessário?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos EmptyQua Set 02 2020, 22:50

A protecção pode ser útil para transportar, mas tentar colocar sempre pode resultar em uma agulha partida... eu não uso.


Quanto a limpeza, tente ver uma Knosti:
https://www.olx.pt/anuncio/knosti-lavadora-anti-esttica-para-lps-IDFSeAH.html#b34418230e

Essa é usada, mas se tiver sido bem tratada e pouco usada, as escovas podem estar em bom estado.

Ou mais carota um pouco:
https://www.olx.pt/anuncio/knosti-mquina-de-limpeza-de-discos-de-vinil-IDCVMGx.html#b34418230e


Para uma colecção de poucas centenas de discos, a Knosti pode ser uma boa opção.

Zeoliv gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquisição de Gira-Discos Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de Gira-Discos   Aquisição de Gira-Discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquisição de Gira-Discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira discos, nova aquisição
» Dúvidas aquisiçao gira-discos manual/automático
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» 1º Gira Discos
» Gira-Discos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: