Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Short List de Amplificadores

Ir para baixo 
+11
neo_2018
luis carrilho
TD124
Ghost4u
reirato
masa
mannitheear
fredy
Goansipife
José Miguel
Alexandre Vieira
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP



Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:16

José Miguel escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


Para se determinar a transparência de um equipamento é necessário treino e uma metodologia eficaz.
E é indispensável que o examinador seja capaz de distinguir a diferença entre uma prova - que tem como objectivo determinar a preferência - e a análise objectiva pela escuta.

E porquê a avaliação analítica objectiva quando o propósito derradeiro é o prazer da escuta?

Bem, eu diria que aquilo que nos distingue audiófilos de uns meros melómanos é o nosso interesse pelo som. Ora a diferença entre a escuta analítica objectiva e a prova é que a primeira se destina a avaliar o som enquanto que a segunda se centra mais na música.
Os grandes melómanos com que me tenho cruzado não mudam de equipamentos mais do que uma ou duas vezes nas suas vezes e na maior parte dos casos adquirem sistemas com um desempenho pouco mais do que suficente, por vezes nem isso.

O Ricardo tem o lado objectivista bem presente, mas o que o leva a acreditar que alguém consegue ouvir de forma precisa depois de treino?

Eu quando chamei para aqui a questão filosófica do Conhecimento, não o fiz para lançar poeira. Há um vazio de conhecimento sobre a forma como nós processamos o que conhecemos. Hoje há um certo consenso que o "mundo" é regido pelo sujeito que conhece e não o contrário, faz séculos que assim é. O problema seguinte e que está longe de estar resolvido, é o que nos aparece quando perguntamos: então como é que eu sei que significado e referência o Outro dá ao mesmo que eu conheço?

Imagine-se que duas pessoas muito treinadas em escuta analítica (1) vão escutar um sistema. Imagine que o "som" escolhido para o teste é uma obra gravada a partir de um concerto que ambos presenciaram e que conhecem muito bem.
Agora pensemos: qual o peso das experiências de cada um no acto de conhecer que é a experiência de escuta analítica (1) e como tudo influenciará o resultado final/juízo?

Nem a Física explica isto, de resto, a Física está longe de explicar muita coisa. Não há mente treinada que escape à Vida!


Isto para dizer o seguinte, que não me quero desviar do tema: eu acredito que se deve perseguir um sistema com a maior fidelidade possível, acredito que as medições são uma parte importante do processo de fabricação e escolha, mas não consigo acompanhar a crença que por elas se chega lá.

As medições são úteis para o utilizador final (leia-se o audiófilo) quando correlacionadas com a escuta.

Como se manifesta audivelmente a distorção por intermodulação, qual o impacto que um nível elevado do ruído de fundo tem na reprodução, qual o efeito das reflexões das paredes laterais na escuta, a que soa a ressonância de um cone de altifalante, quais as características do choro e flutuação ou do jitter?
Todos os tipos de distorção eufónica produzem efeitos colaterais, uns mais outros menos pronunciados e/ou danosos (subjectivo, pois haverá quem aprecie até distorções desarmoniosas). Por exemplo, a distorção harmónica anda normalmente de mãos dadas com a distorção por intermodulação.

Julgo que é por a reprodução ficar aquém da realidade que uma grande percentagem de audiófilos aprecia os efeitos resultantes das distorções eufónicas. Aliás, as distorções eufónicas são usadas no estúdio durante a produção e mistura de gravações.


A escuta analítica objectiva não é mais do que observação. E observação é um dos pilares da ciência. Do treino resulta uma observação mais eficaz.


Última edição por ricardo onga-ku em Qua Set 16 2020, 17:25, editado 1 vez(es)

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:22

A Harman desenvolveu um programa freeware para treino de avaliação:

https://harmanhowtolisten.blogspot.com/
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:31

ricardo onga-ku escreveu:
A Harman desenvolveu um programa freeware para treino de avaliação:
https://harmanhowtolisten.blogspot.com/
Muito interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:34

ricardo onga-ku escreveu:
A Harman desenvolveu um programa freeware para treino de avaliação:

https://harmanhowtolisten.blogspot.com/

Enfim algo de novo e interessante no audio  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:52

luis carrilho escreveu:
Fora de brincadeiras,eu por acaso até vejo perfeitamente o Vieira a ficar muito interessado nas qualidades do Benchmark,porque é aquele amigo que vem a casa de um tipo e faz uma critica do genero..."epá isto está muito bom,está tudo no sitio certo e com o peso certo,se calhar no limite pode faltar aqui um bocadinho de musicalidade e emoção,porque puxa um bocadinho pró analitico"...e depois um gajo vai a casa dele e o som é do hifi mais esterelizado que há,ultra definido e altamente analitico,parece um laboratorio de som!!!! smedley

Mas não se bebe mal... Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 17:57

Alexandre Vieira escreveu:
luis carrilho escreveu:
Fora de brincadeiras,eu por acaso até vejo perfeitamente o Vieira a ficar muito interessado nas qualidades do Benchmark,porque é aquele amigo que vem a casa de um tipo e faz uma critica do genero..."epá isto está muito bom,está tudo no sitio certo e com o peso certo,se calhar no limite pode faltar aqui um bocadinho de musicalidade e emoção,porque puxa um bocadinho pró analitico"...e depois um gajo vai a casa dele e o som é do hifi mais esterelizado que há,ultra definido e altamente analitico,parece um laboratorio de som!!!! smedley

Mas não se bebe mal... Short List de Amplificadores  - Página 3 265963

Lá isso não!!! drunken drunken drunken
Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 18:15

TD124 escreveu:

Não estou de acordo José, simplesmente porque a prova de vinhos obedeçe a uma regra universalmente açeite, mesmo se ela me pareçe demasiado simplista.
(...)

ricardo onga-ku escreveu:


(...)
A escuta analítica objectiva não é mais do que observação. E observação é um dos pilares da ciência. Do treino resulta uma observação mais eficaz.

Por estes dias ando particularmente atento ao que se vai produzindo em Filosofia, novas obrigações profissionais... não quero arrastar muito a conversa, mas o que o Paulo e Ricardo dizem parte de uma premissa diferente da que estou aqui a colocar (diria que muito posterior).

É assim: nem os sommeliers nem os audiófilos são pessoas capazes de ultrapassar os nossos limites de conhecimento, nem são capazes de ultrapassar os muitos defeitos do método científico ou de prova, pois eles são Homem como qualquer outra pessoa.

Eu vou ao vosso encontro, querem ver?
As medições e treino são importantes, pois permitem-nos ir um pouco mais além na busca de conhecimento e nisso estamos de acordo. Alguém que se treine a provar vinhos ou a escutar sistemas, vai mais facilmente encontrar características que são necessárias e/ou a evitar, mas esse conhecimento não é imune ao tudo o que o rodeia.

Eu já referi um livrinho algures que se chama A Ciência Tal Qual se Faz, nesse livro além de gente ligada à Filosofia, também escreveu gente ligada às ciências ditas duras. A Ciência não evolui apenas a partir do trabalho feito em laboratório, ou então não se escreviam tão belos artigos. Não raras vezes, teses concorrentes encontram adesão pela apresentação escrita, artigos que vão para lá da apresentação de dados numéricos ou provas. No mundo da Física isso é visível, uma tese "apresentou" uma nova partícula, o caso dos quarks. Demorou dezenas de anos até se "provar" que eles existem, mas os modelos estavam de tal forma a evoluir por aquele caminho de crença, que mesmo se ainda não tivessem aparecido, haveriam de aparecer e a Ciência seguiria por ali mais uns anos. Hoje há mais teses/modelos com "contas" de partículas sub-atómicas que ainda não "vimos", outros físicos seguem estes modelos por conhecimento das teses e por muito mais do que isso.

Isto pode parece despropositado, mas assim também se evolui a escutar sistemas ou a provar vinhos, porque se conhece um pouco mais sobre nós - que no fundo é quem conhece. Wink

As medições são importantes, as tabelas de prova são importantes, mas não se esqueçam que há muito mais para lá disso e confiar na ciência ou tabelas é em tudo semelhante a confiar em deus ou nos astros - mas todos temos um lado metafísico, que é mais uma das características do Homem. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 18:32

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:

Não estou de acordo José, simplesmente porque a prova de vinhos obedeçe a uma regra universalmente açeite, mesmo se ela me pareçe demasiado simplista.
(...)

ricardo onga-ku escreveu:


(...)
A escuta analítica objectiva não é mais do que observação. E observação é um dos pilares da ciência. Do treino resulta uma observação mais eficaz.

Por estes dias ando particularmente atento ao que se vai produzindo em Filosofia, novas obrigações profissionais... não quero arrastar muito a conversa, mas o que o Paulo e Ricardo dizem parte de uma premissa diferente da que estou aqui a colocar (diria que muito posterior).

É assim: nem os sommeliers nem os audiófilos são pessoas capazes de ultrapassar os nossos limites de conhecimento, nem são capazes de ultrapassar os muitos defeitos do método científico ou de prova, pois eles são Homem como qualquer outra pessoa.

Eu vou ao vosso encontro, querem ver?
As medições e treino são importantes, pois permitem-nos ir um pouco mais além na busca de conhecimento e nisso estamos de acordo. Alguém que se treine a provar vinhos ou a escutar sistemas, vai mais facilmente encontrar características que são necessárias e/ou a evitar, mas esse conhecimento não é imune ao tudo o que o rodeia.

Eu já referi um livrinho algures que se chama A Ciência Tal Qual se Faz, nesse livro além de gente ligada à Filosofia, também escreveu gente ligada às ciências ditas duras. A Ciência não evolui apenas a partir do trabalho feito em laboratório, ou então não se escreviam tão belos artigos. Não raras vezes, teses concorrentes encontram adesão pela apresentação escrita, artigos que vão para lá da apresentação de dados numéricos ou provas. No mundo da Física isso é visível, uma tese "apresentou" uma nova partícula, o caso dos quarks. Demorou dezenas de anos até se "provar" que eles existem, mas os modelos estavam de tal forma a evoluir por aquele caminho de crença, que mesmo se ainda não tivessem aparecido, haveriam de aparecer e a Ciência seguiria por ali mais uns anos. Hoje há mais teses/modelos com "contas" de partículas sub-atómicas que ainda não "vimos", outros físicos seguem estes modelos por conhecimento das teses e por muito mais do que isso.

Isto pode parece despropositado, mas assim também se evolui a escutar sistemas ou a provar vinhos, porque se conhece um pouco mais sobre nós - que no fundo é quem conhece. Wink

As medições são importantes, as tabelas de prova são importantes, mas não se esqueçam que há muito mais para lá disso e confiar na ciência ou tabelas é em tudo semelhante a confiar em deus ou nos astros - mas todos temos um lado metafísico, que é mais uma das características do Homem. Smile


"A ciência desenha a onda; a poesia enche-a de água".

Assim falou Teixeira de Pascoaes, poeta e filósofo, 5 vezes nomeado para o Prémio Nobel.


O meu sistema é uma ferramenta cuja função é a de reproduzir música gravada. Nem mais nem menos. Tem estado em permanente mutação desde 1989, nem sempre em evolução no que se refere ao seu desempenho.
Parafraseando o já mencionado Floyd trata-se de engenharia ao serviço da arte, neste caso da música.

Não vejo lugar para a filosofia quando compro um secador de cabelo ou uma escova de dentes, e o mesmo se passa no que toca ao meu sistema.


Utilizo duas ferramentas ao meu dispor para pré-seleccionar equipamentos e avaliar o seu desempenho: as medições e a escuta. Não me sento e "provo" o som de um novo equipamento quando inserido no meu sistema: será que gosto ou não gosto? Bato o pé, sinto os pelos dos braços a eriçar, abano a cabeça, canto, levanto-me e ponho-me a dançar. Nada disso.
No início alterno entre escuta de música e avaliação analítica, usando para esta última faixas específicamente escolhidas para testar aspectos particulares do desempenho. Depois coloco de lado a bata de avaliador e aprecio a música...


Última edição por ricardo onga-ku em Qua Set 16 2020, 18:38, editado 1 vez(es)

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 18:37

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
A Harman desenvolveu um programa freeware para treino de avaliação:

https://harmanhowtolisten.blogspot.com/

Enfim algo de novo e interessante no audio  cheers

Podes usar as faixas pré-definidas ou as tuas. Mas já não me lembro como se faz isso... Short List de Amplificadores  - Página 3 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 19:25

ricardo onga-ku escreveu:

(...)
Não vejo lugar para a filosofia quando compro um secador de cabelo ou uma escova de dentes, e o mesmo se passa no que toca ao meu sistema.

(...)

O Ricardo pode não ver a Filosofia e estas coisas que estou para aqui a escrever, provavelmente também não verá (pensará) na engenharia de polímeros quando compra esses objectos. Compreendo que para a maior parte das pessoas o que eu estou a escrever é um disparate... faz parte.

O certo é que os limites do nosso Conhecimento e Modo de Conhecer existem e estão muito para lá da imensa vontade em os ultrapassar, são nossos, da nossa natureza.


Essa frase do Teixeira de Pascoaes, colocada assim, pode dizer coisas que justificam o que eu digo, repare: a ciência, essa bela criação do Homem, desenha o que ele quer conseguir explicar. Não satisfeito com a sua criação, o Homem preenche a onda desenhada com o que ele sente.

Em momento algum eu estou em desacordo com o Ricardo quando diz que o sistema é para cumprir a sua função, o que nos divide é a medida da crença numa parte que julga o sistema. As medições por norma permitem-nos a aproximação ao melhor desempenho, ajudam-nos, mas não espere que esse factor não o condicione na escuta tal como a outros condiciona o conhecimento e prazer de uma distorção em certas harmónicas. Como a ciência e curvas de hoje são incompletas, resta esperar que não deixem ficar mal no futuro.

Voltando à frase que cita, ela tem as duas vertentes, pois todos nós temos a necessidade delas e creio que estaremos de acordo se disser que mais nos aproximaremos da Música, quanto mais nos afastarmos (esquecermos) o sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 20:51

José Miguel escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

(...)
Não vejo lugar para a filosofia quando compro um secador de cabelo ou uma escova de dentes, e o mesmo se passa no que toca ao meu sistema.

(...)

O Ricardo pode não ver a Filosofia e estas coisas que estou para aqui a escrever, provavelmente também não verá (pensará) na engenharia de polímeros quando compra esses objectos. Compreendo que para a maior parte das pessoas o que eu estou a escrever é um disparate... faz parte.

O certo é que os limites do nosso Conhecimento e Modo de Conhecer existem e estão muito para lá da imensa vontade em os ultrapassar, são nossos, da nossa natureza.


Essa frase do Teixeira de Pascoaes, colocada assim, pode dizer coisas que justificam o que eu digo, repare: a ciência, essa bela criação do Homem, desenha o que ele quer conseguir explicar. Não satisfeito com a sua criação, o Homem preenche a onda desenhada com o que ele sente.

Em momento algum eu estou em desacordo com o Ricardo quando diz que o sistema é para cumprir a sua função, o que nos divide é a medida da crença numa parte que julga o sistema. As medições por norma permitem-nos a aproximação ao melhor desempenho, ajudam-nos, mas não espere que esse factor não o condicione na escuta tal como a outros condiciona o conhecimento e prazer de uma distorção em certas harmónicas. Como a ciência e curvas de hoje são incompletas, resta esperar que não deixem ficar mal no futuro.

Voltando à frase que cita, ela tem as duas vertentes, pois todos nós temos a necessidade delas e creio que estaremos de acordo se disser que mais nos aproximaremos da Música, quanto mais nos afastarmos (esquecermos) o sistema.

O sistema é a captação, a produção, a masterização, a leitura, a amplificação e transdução do sinal e a qualidade acústica da sala. Nós só temos controlo sobre a fase da reprodução.

Não tenho dúvidas de que as medições condicionam o conhecimento. Mas a meu ver condicionam-no de forma positiva; já a preferência aceito que possa ser afectada de forma negativa.

Em conjunto com as medições há também que ter em conta experiências auditivas anteriores com equipamentos da marca e com topologias semelhantes (especialmente com colunas).
Isto permite-nos efectuar uma lista dos equipamentos que vale a pena escutar.
Além disso as medições ajudam-nos, na fase da escuta analítica objectiva, a interpretar as características negativas ou positivas do desempenho de um equipamento e tratando-se de deficiências na busca de potenciais causas.
A capacidade de interpretar as medições e de as correlacionar com a escuta é indispensável.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 22:05

José Miguel escreveu:

... Isto pode parece despropositado, mas assim também se evolui a escutar sistemas ou a provar vinhos, porque se conhece um pouco mais sobre nós - que no fundo é quem conhece. Wink ...

Muito bem ... para que os audiofilos se conheçam melhor vamos obrigà-los a fazer uma Anàlise Freudiana, e depois fazêmos-lhes uma série de medidas. Assim a escuta serà mais objectiva e justa  Laughing

Quero todos a deitar-se no divâ e depressa ... uma anàlise dura vàrios anos e custa (muito) caro, então toca a mandar jà para aqui a guita Short List de Amplificadores  - Página 3 693932

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 22:19

Como é isso!?! Eu dou o corpo às balas e o Paulo já abriu o divã??? Evil or Very Mad

Para alguns poderia ser remédio e nem deveria ser necessários anos... bastava juntar uma pitadinha de Jung. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 22:48

José Miguel escreveu:

... Voltando à frase que cita, ela tem as duas vertentes, pois todos nós temos a necessidade delas e creio que estaremos de acordo se disser que mais nos aproximaremos da Música, quanto mais nos afastarmos (esquecermos) o sistema.

Diria em utilisando a psicologia como utilisas a filosofia ... que depende da fase neurotica ou da neurose principal do audiofilo. Uma pessoa que possui uma neurose obcessiva nunca se aproximarà demasiado da Musica de medo de perder o amor que possui pelo sistema ... no caso da neurose histérica o sistema não tém valor pois sò a Musica é importante, a musica é Arte ora que o sistema é matéria inerte. Visto que uma pessoa normal alterna as duas neuroses (espirito de contradição Mad ) então ela nunca se aproximarà demasiado ném da Musica ném do sistema, o seu prazer estando no inacabado, no caminho e na descoberta do novo ou simplesmente do diferente ... ela sentirà a necessidade de alternar o seu afecto entre os dois. O amigo Alexandre Vieira é um belo exemplo de uma pessoa normal Laughing

Para resumir ... sò um louco escolheria entre a Musica e o Sistema  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 22:54

José Miguel escreveu:

... Para alguns poderia ser remédio e nem deveria ser necessários anos... bastava juntar uma pitadinha de Jung. Smile

Naaa ... uma boa e velha Anàlise Freudiana feita para durar ao minimo cinco anos, é assim que se ganha guita!!!

Eu jà fiz a minha, então é a vossa hora ... toca a deitar no divâ!!!

 Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 23:01

O Alexandre a esta hora está a beber a sua garrafita de água com gás e a digerir o que originou aqui. 

Só ele para lançar a confusão sem falar de cabos...  Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQua Set 16 2020, 23:04

Short List de Amplificadores  - Página 3 21181 pelo  Short List de Amplificadores  - Página 3 369139 mas visto que o Alexandre Vieira  Short List de Amplificadores  - Página 3 707387  e mandou o topico  Short List de Amplificadores  - Página 3 809774 o que é  Short List de Amplificadores  - Página 3 57537   temos de ser nòs mesmos a  ontopic e a tomar conta da  Short List de Amplificadores  - Página 3 438006128. ...  Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 07:49

TD124 escreveu:
Short List de Amplificadores  - Página 3 21181 pelo  Short List de Amplificadores  - Página 3 369139 mas visto que o Alexandre Vieira  Short List de Amplificadores  - Página 3 707387  e mandou o topico  Short List de Amplificadores  - Página 3 809774 o que é  Short List de Amplificadores  - Página 3 57537   temos de ser nòs mesmos a  ontopic e a tomar conta da  Short List de Amplificadores  - Página 3 438006128. ...  Laughing

Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963

Vocês não imaginam o bem que têm feito na ajuda da escolha de um novo amplificador! Short List de Amplificadores  - Página 3 491368

É que já estou quase decidido!


Vou ficar quieto durante uns tempos! Short List de Amplificadores  - Página 3 824269
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 08:03

Alexandre Vieira escreveu:


... É que já estou quase decidido!


Vou ficar quieto durante uns tempos! Short List de Amplificadores  - Página 3 824269

Eu bem disse que eras uma pessoa normal ... sou um grande psicologo  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Não tens nada que agradeçer ... toca a fechar este topico e a abrir outro para debater das razões que nos levam a não mudar de amplificador, com medidas e relatorios de escuta, tudo  Short List de Amplificadores  - Página 3 693932 ... proponho como titulo Zero List de amplificadores   Short List de Amplificadores  - Página 3 843159

PS: E não esqueçer de apresentar a Certidão da Analise Freudiana feita pelo TD124 ... sob pena que os resultados das escutas não sejam açeites oficialmente como objectivos  Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 08:08

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


... É que já estou quase decidido!


Vou ficar quieto durante uns tempos! Short List de Amplificadores  - Página 3 824269

Eu bem disse que eras uma pessoa normal ... sou um grande psicologo  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Não tens nada que agradeçer ... toca a fechar este topico e a abrir outro para debater das razões que nos levam a não mudar de amplificador, com medidas e relatorios de escuta, tudo  Short List de Amplificadores  - Página 3 693932 ... proponho como titulo Zero List de amplificadores   Short List de Amplificadores  - Página 3 843159

PS: E não esqueçer de apresentar a Certidão da Analise Freudiana feita pelo TD124 ... sob pena que os resultados das escutas não sejam açeites oficialmente como objectivos  Short List de Amplificadores  - Página 3 933723


Vocês são o terror dos distribuidores de HIFI. O pessoal fica tão baralhado com as vossas variações e posteriormente deprimido, por perder o rumo, que o dinheiro que deveria gastar com o HIFI acaba a gastá-lo em "análises freudianas"! Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 09:56

TD124 escreveu:
Short List de Amplificadores  - Página 3 21181 pelo  Short List de Amplificadores  - Página 3 369139 mas visto que o Alexandre Vieira  Short List de Amplificadores  - Página 3 707387  e mandou o topico  Short List de Amplificadores  - Página 3 809774 o que é  Short List de Amplificadores  - Página 3 57537   temos de ser nòs mesmos a  ontopic e a tomar conta da  Short List de Amplificadores  - Página 3 438006128. ...  Laughing

Só prova que pedir conselhos sobre qual célula/braço/prato/prévio-de-phono/sintonizador/leitor-de-CDs/DAC/amplificador/colunas devo comprar não tem grande utilidade...

Mais vale fazer uma pergunta específica, por exemplo:

"não gosto do meu actual amplificador porque quero melhorar este aspecto e estas são as minhas colunas e a minha fonte, sugestões que resolvam o meu problema"

ou

"gostava de susbstituir as minhas colunas por umas cujo grave não esteja em conflito com a minha sala que tem Xm2 e o meu amplificador é tal".

Mas isso implica em primeiro lugar que o interessado consiga identificar os problemas e em seguida que aqueles que respondem consigam propor soluções, o que nem sempre acontece (José Miguel, aqui as medições ajudam).
Normalmente fazem-se sugestões de equipamentos que nos atraem visualmente, dos quais ouvimos/lemos falar bem, ou que nos agradam no nosso sistema (ou em xôs e lojas) pelas mais variadas razões... E a ideia de gastar o dinheiro dos outros tenha um apelo inegável. Razz

Passemos aos cabos.


Última edição por ricardo onga-ku em Qui Set 17 2020, 10:08, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 10:01

ricardo onga-ku escreveu:
TD124 escreveu:
Short List de Amplificadores  - Página 3 21181 pelo  Short List de Amplificadores  - Página 3 369139 mas visto que o Alexandre Vieira  Short List de Amplificadores  - Página 3 707387  e mandou o topico  Short List de Amplificadores  - Página 3 809774 o que é  Short List de Amplificadores  - Página 3 57537   temos de ser nòs mesmos a  ontopic e a tomar conta da  Short List de Amplificadores  - Página 3 438006128. ...  Laughing

Só prova que pedir conselhos sobre qual célula/braço/prato/prévio-de-phono/sintonizador/leitor-de-CDs/DAC/amplificador/colunas devo comprar não tem grande utilidade...

Mais vale fazer uma pergunta específica, por exemplo:

"não gosto do meu actual amplificador porque ou quero melhorar este aspecto e estas são as minhas colunas e a minha fonte, sugestões que resolvam o meu problema"

ou

"gostava de susbstituir as minhas colunas por umas cujo grave não esteja em conflito com a minha sala que tem Xm2 e o meu amplificador é tal".

Mas isso implica em primeiro lugar que o interessado consiga identificar os problemas e em seguida que aqueles que respondem consigam propor soluções, o que nem sempre acontece (José Miguel, aqui as medições ajudam).
Normalmente fazem-se sugestões de equipamentos que nos atraem visualmente, dos quais ouvimos/lemos falar bem, ou que nos agradam no nosso sistema (ou em xôs e lojas) pelas mais variadas razões...

Passemos aos cabos.

Isso é o cabo dos trabalhos! Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 10:21

Alexandre Vieira escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
TD124 escreveu:
Short List de Amplificadores  - Página 3 21181 pelo  Short List de Amplificadores  - Página 3 369139 mas visto que o Alexandre Vieira  Short List de Amplificadores  - Página 3 707387  e mandou o topico  Short List de Amplificadores  - Página 3 809774 o que é  Short List de Amplificadores  - Página 3 57537   temos de ser nòs mesmos a  ontopic e a tomar conta da  Short List de Amplificadores  - Página 3 438006128. ...  Laughing

Só prova que pedir conselhos sobre qual célula/braço/prato/prévio-de-phono/sintonizador/leitor-de-CDs/DAC/amplificador/colunas devo comprar não tem grande utilidade...

Mais vale fazer uma pergunta específica, por exemplo:

"não gosto do meu actual amplificador porque ou quero melhorar este aspecto e estas são as minhas colunas e a minha fonte, sugestões que resolvam o meu problema"

ou

"gostava de susbstituir as minhas colunas por umas cujo grave não esteja em conflito com a minha sala que tem Xm2 e o meu amplificador é tal".

Mas isso implica em primeiro lugar que o interessado consiga identificar os problemas e em seguida que aqueles que respondem consigam propor soluções, o que nem sempre acontece (José Miguel, aqui as medições ajudam).
Normalmente fazem-se sugestões de equipamentos que nos atraem visualmente, dos quais ouvimos/lemos falar bem, ou que nos agradam no nosso sistema (ou em xôs e lojas) pelas mais variadas razões...

Passemos aos cabos.

Isso é o cabo dos trabalhos! Short List de Amplificadores  - Página 3 265963

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 10:54

Só mesmo alguem que não conheça o Vieira para o considerar uma "pessoa normal",o que eu me ri com essa!!!
Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 14:03

Olá

És sempre o mesmo venenoso ó Luis Carrilho, o Alexandre já percebeu que tem de mudar de casa ,que não tem nada a ver com colunas ou amplificadores, ou cabos, ele comprou um desportivo mas só consegue andar ás voltinhas nas ruas apertadinhas junto da casa dele a 30 há hora, como tal tem que mudar para perto da autoestrada onde poderá aí sim conduzir há velocidade que quiser Short List de Amplificadores  - Página 3 758687

Quem conhece o Alexandre sabe que o som dele é Naim, o que lhe está a acontecer é ,comprou as colunas de impulso, não bateu certo, então agora precisa casar as colunas com um novo amplificador para perder o som limpo com muita resolução mas estéril ,difícil de ouvir muitas horas com aquela magia de , epá deixa cá ouvir este cd, epá e agora deixa ouvir aqui este, deixa cá ver onde tenho aquele cd que deve tocar muito bem aqui, essa magia ( distorção) poucos conseguem.
Tocar tudo bem é difícil, tocar tudo muito bem é dificílimo , tocar algumas coisas muitíssimo bem e outras nem por isso, é o mais comum.

Ainda não percebi porquê essa coisa das medidas ,dos gráficos, da distorção harmónica e do bla bla bla quanto tudo se resuma ao gosto e sensibilidade da pessoa que escuta simplesmente MÚSICA, que não tem nada de fiel na forma como nos chega aos ouvidos tanto digital como analogica, onde sofre de todo um trabalho dos engenheiros de som com mesas de mistura.

Não tirando a razão dos que defendem as sua visão ou análise da coisa , um audiófilo estar contente com o que tem é IMPOSSÍVEL, é como plantel dos clubes ,nunca está fechado Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Alexandre tens que comprar uma casa em Camarate   Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 14:06

ricardo onga-ku escreveu:

"gostava de susbstituir as minhas colunas por umas cujo grave não esteja em conflito com a minha sala que tem Xm2 e o meu amplificador é tal".

Um exemplo que espero que considerem interessante de dois subwoofers selados, 125L, usando um dos melhores drivers da actualidade, BMS 18N862.
Full review: https://data-bass.com/#/drivers/5b5f77b99e7e420004dab2f8?_k=q4vheu

Medição de dois drivers, nearfield, microfone a 10cm do centro do driver:
Short List de Amplificadores  - Página 3 2CqDWxX

Medição de um dos drivers, nearfield, microfone a 10cm do centro do driver, níveis de distorção a inferiores a 1%, mesmo com SPL entre os 90db e 110db:
Short List de Amplificadores  - Página 3 XKIOh71

Medição de ambos os subs isoladamente, no ponto de audição, a cerca de 4m de cada sub
Short List de Amplificadores  - Página 3 BbLa1Sp


Medição de ambos os subs em conjunto, no ponto de audição, a cerca de 4m de cada sub
Short List de Amplificadores  - Página 3 CoDdCRX [/B]

Medição após aplicação de Dirac Live:
Short List de Amplificadores  - Página 3 D9qkGsR

Como se pode verificar, o espaço têm uma influencia muitíssimo superior a qualquer tipo de electrónica, como se pode verificar pela resposta nearfield (perfeita), e a resposta no espaço de audição.

Um sistema avançado de calibração, pode não só corrigir o efeito do espaço, mas também adaptar a resposta aos nossos gostos pessoais, como por exemplo com a aplicação de uma House Curve, etc.

ricardo onga-ku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 14:40

JPEREIRA escreveu:
Olá

És sempre o mesmo venenoso ó Luis Carrilho, o Alexandre já percebeu que tem de mudar de casa ,que não tem nada a ver com colunas ou amplificadores, ou cabos, ele comprou um desportivo mas só consegue andar ás voltinhas nas ruas apertadinhas junto da casa dele a 30 há hora, como tal tem que mudar para perto da autoestrada onde poderá aí sim conduzir há velocidade que quiser Short List de Amplificadores  - Página 3 758687

Quem conhece o Alexandre sabe que o som dele é Naim, o que lhe está a acontecer é ,comprou as colunas de impulso, não bateu certo, então agora precisa casar as colunas com um novo amplificador para perder o som limpo com muita resolução mas estéril ,difícil de ouvir muitas horas com aquela magia de , epá deixa cá ouvir este cd, epá e agora deixa ouvir aqui este, deixa cá ver onde tenho aquele cd que deve tocar muito bem aqui, essa magia ( distorção) poucos conseguem.
Tocar tudo bem é difícil, tocar tudo muito bem é dificílimo , tocar algumas coisas muitíssimo bem e outras nem por isso, é o mais comum.

Ainda não percebi porquê essa coisa das medidas ,dos gráficos, da distorção harmónica e do bla bla bla quanto tudo se resuma ao gosto e sensibilidade da pessoa que escuta simplesmente MÚSICA, que não tem nada de fiel na forma como nos chega aos ouvidos tanto digital como analogica, onde sofre de todo um trabalho dos engenheiros de som com mesas de mistura.

Não tirando a razão dos que defendem as sua visão ou análise da coisa , um audiófilo estar contente com o que tem é IMPOSSÍVEL, é como plantel dos clubes ,nunca está fechado Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Alexandre tens que comprar uma casa em Camarate   Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Carissimo Jorge,concordo praticamente com tudo o que escreveste,menos na parte de ir morar pra Camarate,aqui na margem certa,há excelentes casas,perfeitamente adaptadas á classe social e á categoria do xôtor,mas na eventualidade de ele optar por ir prá margem errada,penso que haverá opções bem mais apropriadas que esse pardieiro de Camarate!!! smedley
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 16:16

JPEREIRA escreveu:
Ainda não percebi porquê essa coisa das medidas ,dos gráficos, da distorção harmónica e do bla bla bla quanto tudo se resuma ao gosto e sensibilidade da pessoa que escuta simplesmente MÚSICA, que não tem nada de fiel na forma como nos chega aos ouvidos tanto digital como analogica, onde sofre de todo um trabalho dos engenheiros de som com mesas de mistura.

Certamente que haverá quem ainda veja filmes em VHS num televisor CRT de ecrã convexo. Afinal para quê o Blu-Ray ou o HDTV em televisores 4K quando a imagem sofre de todo um trabalho dos engenheiros antes de nos chegar aos olhos bla bla bla... pirat


Última edição por ricardo onga-ku em Qui Set 17 2020, 17:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 17:07

ricardo onga-ku escreveu:
Certamente que haverá quem ainda veja filmes em VHS num televisor CRT de ecrã côncavo ...

É provavelmente a falta de um olhar metódico e objectivo que origina este perpétuo estado:

JPEREIRA escreveu:
um audiófilo estar contente com o que tem é IMPOSSÍVEL ...

Quando não se analisa objectivamente o problema, é quase impossível chegar à solução as cegas, ou no exemplo audiófilo, a procura constante de resolução de problemas através da experimentação de cabos, fontes, fichas de corrente, e tudo aquilo cujo resultado final é inconsequente, quando comparados com o efeito que a sala tem no efeito final. Daí nunca se estar contente, sempre equacionando o próximo upgrade.

Dado que o meu foco é o Home Cinema, o canal LFE é extremamente importante para transmitir a sensação de impacto e pressão de filmes.
Nem todas as frequências são iguais, por exemplo o impacto no peito (Chest slam), é dado pela região ~50 - ~80Hz, enquanto que a sensação táctil (Transient Response) é dada pelas frequências mais baixas ( ~< 20Hz).

A maior parte dos subwoofers comerciais não tem resposta nativa abaixo dos 20Hz, pois esta resposta depende do tamanho do drive, capacidade de deslocamento (xmax), do volume da caixa, etc. Já agora, esta é a razão pela qual os subwoofers de marcas audiófilas são "rápidos" e "precisos", pois drivers de 8" a 12", em caixas minúsculas, são incapazes de reproduzir SPL nas frequências inferiores a 30HZ. Um drive como o BMS 18N862, com o seu motor fortissimo, baixo MMS, Linearidade constante até aos 500Hz, é muitíssimo mais rápido e preciso do que qualquer drive de 10" Smile

Olhando para o gráfico que coloquei, pode ver-se que o meu espaço de mais de 50m2, com area aberta, não oferece nenhum ganho abaixo dos 20Hz, pelo que a resposta nessa zona de frequências é mais de 20db abaixo da resposta acima dos 30Hz.

Qual a forma correcta de atacar o problema?
Uma abordagem audiófila iria provavelmente trocar de cabos, fonte, ou fonte de alimentação ... que nada iria fazer.

Existem duas formas de corrigir o problema:
1 - Com DSP, o que estou a fazer com Dirac, mas que obriga a aplicar uma enorme correcção nessa zona, aumentando em muito os níveis de distorção. No meu caso, o volume desejado de SPL é facilmente atingido pelos dois subs de 18", pelo que a distorção mantém-se em níveis muito baixos.

2 - Com mais subwoofers, neste caso vou adicionar um subwoofer com 4 woofers de 12, localizados debaixo do sofá, a cobrir apenas a area dos 5-30Hz.

A falta de uma abordagem metódica de detecção e correcção de problemas acústicos, é o que leva a troca incessante de cabos, fontes, etc, over and over and over ...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 17:54

Pareceu-me que dois "miasmas" estariam a falar de mim.

Mas entretanto o meu telemóvel ficou sem bateria e não consegui ler...

Para a próxima prometo que compro um telemóvel com mais bateria só para vos ler. Short List de Amplificadores  - Página 3 491368

Mas imagino que ambos (por motivos diferentes) continuem a ouvir cerca, vá lá para não ser pauzinho) 30% do conteúdo dos conteúdos que compram para ouvir música.

Concluindo diria que vocês dão muito mais música que os vossos sistemas que aprisionam o som!

Uns verdadeiros carcereiros do audio! smedley
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 19:34

Alexandre Vieira olha que sei do que falo, pois vivi 40 anos na margem sul mais propriamente no deserto e aqui deste lado a música é outra smedley

on-ga-ku escreveu:
Certamente que haverá quem ainda veja filmes em VHS num televisor CRT de ecrã convexo. Afinal para quê o Blu-Ray ou o HDTV em televisores 4K quando a imagem sofre de todo um trabalho dos engenheiros antes de nos chegar aos olhos bla bla bla...
Com o devido respeito não percebi a comparação, do sentido Audição com a Visão Short List de Amplificadores  - Página 3 317942 até porque está provado que não ouvimos todos de igual modo.
Atá porque existe na actualidade quem pague fortunas por aparelhos construidos há mão, ponto a ponto com componentes todos xpto de uso militar ou feitos em 1900 e carqueja pelo guru do monte não sei de onde.
Os fundamentalistas dos gráficos e medições dão a sensação de que quem ouve música  com aparelhos que não medem bem é tudo uma cambada de surdos e ainda estão a ouvir o som da idade da pedra Short List de Amplificadores  - Página 3 447836
 
Presunção e água benta cada um toma a que quer Short List de Amplificadores  - Página 3 271350

Caro NEO_2018, ainda bem que o meu amigo está satisfeito com o resultado do seu sistema AV e a medir bem como relata, esse é o objectivo de todos quantos andam neste meio, mas essa realidade por si vivida é sua, não consegue reproduzi-la na casa de outra pessoa nem replica-la em outra pessoa, que por si só, é diferente.
Caro NEO_2018, permite-me saber a sua idade? eu passo a explicar, o meu filho com 30 anos também é assim, todo veemente e pouco tolerante com as opiniões contrárias e convencido de que a razão dele é maior que a dos outros, você têm razão em muitas das suas afirmações e escreve bem a explanar o seu ponto de vista mas outras pessoas têm direito a ver e pensar de forma diferente, sem estar certas ou erradas , só diferentes.
Nós todos os que aqui participam têm sistemas diferentes ,acústicas diferentes, móveis na sala de audição a estragar o som, a mulher a dizer ,não gosto disto,podias ter escolhido mais bonito e a condizer com os móveis.
Depois tem outro problema, quando você diz ou aconselha um determinado aparelho a uma amigo ou conhecido, 99% das vezes ele compra outro de que você não falou, o EGO é tramado  smedley


Apesar de toda a evolução da humanidade, tudo se resume ao tentar que o consumidor gaste o seu dinheiro, ou seja, fazer o dinheiro mudar de carteira

Alexandre Vieira escreveu:
Mas imagino que ambos (por motivos diferentes) continuem a ouvir cerca, vá lá para não ser pauzinho) 30% do conteúdo dos conteúdos que compram para ouvir música.

Tu não tens só o Doirado o teu aparelho auditivo também é doirado, e depois dizes que ouves coisas na música que mais ninguém ouve Short List de Amplificadores  - Página 3 758687

No santuário audiófilo de Camarate City tens ajuda caso pretendas, ouvir menos Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 19:35

JPEREIRA escreveu:


Tu não tens só o Doirado o teu aparelho auditivo também é doirado, e depois dizes que ouves coisas na música que mais ninguém ouve Short List de Amplificadores  - Página 3 758687

No santuário audiófilo de Camarate City tens ajuda caso pretendas, ouvir menos Short List de Amplificadores  - Página 3 933723


Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 19:42

Estimado Administrador,

Ousaria V.Exa confrontar as suas glamorosas dinamarquesas, pois são dinamarquesas, salvo erro, as suas nóveis colunas(?), com este cavalo de trabalho, chinês mas cópia dos Amplificadores do sueco Peter Forsell, caídos no domínio público por falta de protecção de patente!?…

Short List de Amplificadores  - Página 3 Duro-8Short List de Amplificadores  - Página 3 Duro-intro-1
Jungson Hedo/Duro Power Amplifier

http://www.troelsgravesen.dk/Duro.htm

Só precisa de fornecer mão de obra para o desarrumar do ninho!?…
Short List de Amplificadores  - Página 3 EkohbuoVFfLCKJDbjHP6WLTAI6jyQHcFaw1EPY1DxoNsOxC8K0gXRsGbZaOJbMlNfuNkRq7jWGw2CNicYbuwg82oVef8Fb-k1m9w-QGAHdlSfqERq3XcxVT5Uq351RgoFGFaK3TuvAucet4dcm06ju82SFcPVcqRybZBgPiecb5YKHT1FsP5Zlc1xkQ2TYs8ZPSFTFOAHQNsl7J7GMyKQ2Kf4wWSB84Fj1blM2mMrvzRJS4qjFhoYQtnplIp7fIw52emcG7uynRXzqnG4JJnBCJ21JqersO0d8cxNnFZUw86iFBAXzI4nu90kxyhiSapaUrxMDiGR4qQTBLusilmpsc_1Mf3_LXqndDrb2sU33-7TV6ei-Y3GQsjBidXB8cQOX2cih4ViP2bSvQhrZg8OJrxBxZVt_oaGXsycaCWB3XC8F-vyxfmYg6ghPwZalKXgXAb-yUQi4pvp5UEjd-sUkyueXtUd7tYsaN4IRG7mgJLfEkCnuxYwyTJTdDhHdoyM6geQB7lR_nkXRA4kS4dbGGM08dDFxskL44U3jqt7ECHU7P-boLxQkar1en66aiNxCV-JkyEn95wjnW7yLqo-8TQ8Z_lMvc42FIB4_a6pD49dTRD8LIpTc6gv4L1HyyXo8M-wdG0Bqcme8EKcfboiEd_qHyu0PIDcvh5L8H506p0tBX8EIMK0hgnJIlp=w1355-h903-no?authuser=0

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 19:48

JPEREIRA escreveu:
Caro NEO_2018, permite-me saber a sua idade? eu passo a explicar, o meu filho com 30 anos também é assim, todo veemente e pouco tolerante com as opiniões contrárias e convencido de que a razão dele é maior que a dos outros, você têm razão em muitas das suas afirmações e escreve bem a explanar o seu ponto de vista mas outras pessoas têm direito a ver e pensar de forma diferente, sem estar certas ou erradas , só diferentes.

Provavelmente terei uma idade muito aproximada do Sr. JPEREIRA Wink
Quanto ao resto não vejo onde está a intolerância, não fiz nenhuma referencia pessoal ou juízo de valor sobre a opinião de outro.

Procuro apenas fundamentar as minhas opiniões de forma objectiva ... não me diga no entanto que não tem suporte para aceitar uma opinião diferente da sua, principalmente quando essa opinião é dada de forma educada e cordial?

Já reparou que eu poderia escrever exactamente o que escreveu em cima? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 20:26

reirato escreveu:
Estimado Administrador,

Ousaria V.Exa confrontar as suas glamorosas dinamarquesas, pois são dinamarquesas, salvo erro, as suas nóveis colunas(?), com este cavalo de trabalho, chinês mas cópia dos Amplificadores do sueco Peter Forsell, caídos no domínio público por falta de protecção de patente!?…

Short List de Amplificadores  - Página 3 Duro-8Short List de Amplificadores  - Página 3 Duro-intro-1
Jungson Hedo/Duro Power Amplifier

http://www.troelsgravesen.dk/Duro.htm

Só precisa de fornecer mão de obra para o desarrumar do ninho!?…
Short List de Amplificadores  - Página 3 EkohbuoVFfLCKJDbjHP6WLTAI6jyQHcFaw1EPY1DxoNsOxC8K0gXRsGbZaOJbMlNfuNkRq7jWGw2CNicYbuwg82oVef8Fb-k1m9w-QGAHdlSfqERq3XcxVT5Uq351RgoFGFaK3TuvAucet4dcm06ju82SFcPVcqRybZBgPiecb5YKHT1FsP5Zlc1xkQ2TYs8ZPSFTFOAHQNsl7J7GMyKQ2Kf4wWSB84Fj1blM2mMrvzRJS4qjFhoYQtnplIp7fIw52emcG7uynRXzqnG4JJnBCJ21JqersO0d8cxNnFZUw86iFBAXzI4nu90kxyhiSapaUrxMDiGR4qQTBLusilmpsc_1Mf3_LXqndDrb2sU33-7TV6ei-Y3GQsjBidXB8cQOX2cih4ViP2bSvQhrZg8OJrxBxZVt_oaGXsycaCWB3XC8F-vyxfmYg6ghPwZalKXgXAb-yUQi4pvp5UEjd-sUkyueXtUd7tYsaN4IRG7mgJLfEkCnuxYwyTJTdDhHdoyM6geQB7lR_nkXRA4kS4dbGGM08dDFxskL44U3jqt7ECHU7P-boLxQkar1en66aiNxCV-JkyEn95wjnW7yLqo-8TQ8Z_lMvc42FIB4_a6pD49dTRD8LIpTc6gv4L1HyyXo8M-wdG0Bqcme8EKcfboiEd_qHyu0PIDcvh5L8H506p0tBX8EIMK0hgnJIlp=w1355-h903-no?authuser=0

king

Excelso ImperadorRato

Quem me dera...quem me dera!

Isso parece ser uma máquina muito competente.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 20:32

@Alexandre Vieira, as colunas parecem ser muito interessantes ... São um modelo comercial, ou DIY?
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 20:33

neo_2018 escreveu:
@Alexandre Vieira, as colunas parecem ser muito interessantes ... São um modelo comercial, ou DIY?


As Colunas são do imperador não são minhas.

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 22:57

neo_2018 escreveu:
@Alexandre Vieira, as colunas parecem ser muito interessantes ... São um modelo comercial, ou DIY?

Se não me engano são da https://www.blumenhofer-acoustics.com/Products/Products.php

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 23:00

Alexandre Vieira escreveu:
Isso parece ser uma máquina muito competente.

Faz o que pode!... Depende sempre da boa vontade e disposição do utente!?….

Das spec´s, para satisfazer a curiosidade das gentes:

Power Output: 80W x 2 (Pure Class A RMS / 8 0hms)
THD: ≤ 0.02% (1kHz/W pre/power balanced output) <--Pormenor importante para a excelência do resultado!!
S/N Ratio: ≥ 100db (A weighted)
Frequency Response: 20Hz - 20kHz (±0.5db)
Input Impedance: 100K 0hms
Output Load Impedance: 4 - 8 0hms
DIMENSIONS: 440L×430W×170H MM
Voltage: 220-240V 50/60Hz
Peso 23kg


king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptyQui Set 17 2020, 23:23

neo_2018 escreveu:
@Alexandre Vieira, as colunas parecem ser muito interessantes ... São um modelo comercial, ou DIY?

Blumenhofer Acoustics, big Fun 17

Descontinuadas em 2016.

Short List de Amplificadores  - Página 3 KITQsbEvcoeDs9WL7ePW0ITmYfk-jYrj_jyRsIuyc-wOvRxamdYNU_7nz7gaeQHtK2huM0toXqfzPu-8tk6To9o75b-06-bZBy6VQy_gTxZigk2entqSTf0zuOVMiZREkuGt3QwnxpMs7u3xQwI=s0-d
Aqui associadas ao UNO do Rui Borges, no show Analog Audio Forum, Krefeld, 2011.

king

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 08:25

Pensei que o topico jà estivesse fechado e enganei-me ... ainda està vivo  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Short List de Amplificadores  - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 08:44

TD124 escreveu:
Pensei que o topico jà estivesse fechado e enganei-me ... ainda està vivo  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Short List de Amplificadores  - Página 3 933723

Parece que as causadoras do problema já foram identificadas e estão a ser sugeridas potenciais substitutas:

Short List de Amplificadores  - Página 3 60b97Y4
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 10:06

ricardo onga-ku escreveu:



... Parece que as causadoras do problema já foram identificadas e estão a ser sugeridas potenciais substitutas:

Short List de Amplificadores  - Página 3 60b97Y4

Então o topico passou para Short List of Speakers ou para Short Speakers List   Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Short List de Amplificadores  - Página 3 707387

ricardo onga-ku gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 10:34

TD124 escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:



... Parece que as causadoras do problema já foram identificadas e estão a ser sugeridas potenciais substitutas:

Short List de Amplificadores  - Página 3 60b97Y4

Então o topico passou para Short List of Speakers ou para Short Speakers List   Short List de Amplificadores  - Página 3 447836

Short List de Amplificadores  - Página 3 707387

Nááá...as colunas já estão compradas e têm qualidade,mas estão claramente sobredimensionadas para a sala dele e não foi por acaso,sei bem o manhoso e manipulador que aquele Vieira consegue ser,aquilo é tudo um plano bem orquestrado pra convencer a mulher a trocar de casa!!! Short List de Amplificadores  - Página 3 693932

Faz-me lembrar aquela anedota do gajo que chega a casa e diz á mulher..."Querida,comprei um auto-radio novo e queres saber a melhor?!...Já traz o carro agarrado!!!" Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963 Short List de Amplificadores  - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 13:55

luis carrilho escreveu:
...as colunas já estão compradas e têm qualidade,mas estão claramente sobredimensionadas para a sala dele

As colunas parecem fantásticas Smile

Perdoem a "heresia", mas já equacionaram uma solução como estas?
- https://www.minidsp.com/products/dirac-series/ddrc-24
- https://www.minidsp.com/dirac-series/ddrc-22d

Um DSP com Dirac live faz maravilhas por quaisquer colunas ...


Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 14:04

As colunas do Alexandre não são as Blumenhofer Acoustics! 


Também há a possibilidade das colunas não estarem sobredimensionadas... o Alexandre não diz nada, talvez esteja mesmo a pensar trocar de colunas novamente.  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836




Porque o Neo_2018 referiu várias vezes a Purifi, vi hoje que a Nad tem um amplificador em parceria com essa tecnológica. 
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 14:11

José Miguel escreveu:
Porque o Neo_2018 referiu várias vezes a Purifi, vi hoje que a Nad tem um amplificador em parceria com essa tecnológica. 

Como sei o quanto gostam de reviews, aqui está ela, saiu à uns dias:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/nad-m28-7-channel-purifi-amplifier-teardown.15981

É pena que a NAD tenha conseguido piorar o desempenho base dos módulos Purifi, para poupar uns tostões aqui e ali Sad

Conclusions
Mechanically the NAD M28 is beautifully put together. Should any of the amplifiers fail, you can swap parts to find out if it is the buffer board or the Purifi module. And possibly source Purifi modules in the open market to fix.

The power supply is a different matter as it seems to be a custom product. And sadly it uses less than ideal parts for long term longevity. Someone was pinching pennies for no reason here. What is another $50 in material cost in the power supply with better branded/temperature rated capacitors?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 19:51

Eu li uma notícia sobre esse amplificador, não reparei na data da mesma. Caso seja como aí se diz, tendo em conta o preço do amplificador, é uma pena terem pensado mal o projecto.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 20:57

José Miguel escreveu:
Eu li uma notícia sobre esse amplificador, não reparei na data da mesma. Caso seja como aí se diz, tendo em conta o preço do amplificador, é uma pena terem pensado mal o projecto.  

Já não sei onde li que o segredo de sucesso é conceber um êxito de vendas (p.ex. o 3020) e passar o resto da vida a tentar produzi-lo cada vez mais barato.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 21:13

ricardo onga-ku escreveu:
José Miguel escreveu:
Eu li uma notícia sobre esse amplificador, não reparei na data da mesma. Caso seja como aí se diz, tendo em conta o preço do amplificador, é uma pena terem pensado mal o projecto.  

Já não sei onde li que o segredo de sucesso é conceber um êxito de vendas (p.ex. o 3020) e passar o resto da vida a tentar produzi-lo cada vez mais barato.
Essa deve ser uma daquelas máximas das Ted Talks... Evil or Very Mad

As marcas ditas tradicionais estão a colocar soloções híbridas no mercado, acredito que mantenham a ideia de apresentar o "som da casa" e talvez essa ideia de poupar seja apenas uma forma de "criar"... não sei, é apenas um pensamento solto.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 EmptySex Set 18 2020, 21:20

José Miguel escreveu:



Também há a possibilidade das colunas não estarem sobredimensionadas... o Alexandre não diz nada, talvez esteja mesmo a pensar trocar de colunas novamente.  Short List de Amplificadores  - Página 3 447836



 

O sistema está a tocar muito bem, mas penso que ainda poderá ser melhor. Embora até agora os candidatos que passaram por aqui não conseguissem tornar o primar obsoleto, pelo contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Short List de Amplificadores    Short List de Amplificadores  - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Short List de Amplificadores
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» The Big Short
» Amplificadores até 300€
» Amplificadores de eleição
» Amplificadores da Dayens
» "Som" dos amplificadores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: