Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Ajuda compra GD

Ir em baixo 
AutorMensagem
filsjust97

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptyQui Jul 30 2020, 16:48

Boas malta!

Ando à procura de um novo gira-discos. Já tenho o atual (Sony PS-LX300USB) há já algum tempo e começo a sentir a necessidade de fazer um upgrade.

Posto isto, gostaria de saber a vossa opinião sobre 2 gira-discos que estou d'olho. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum deles, mas vou tratar disso o quanto antes.

Os gira-discos são:

1 - CEC BA-300 (braço/célula/agulha nova. Não sei os modelos)

2 - Thorens TD145 (célula Ortofon M15 E Super. Usada)

Têm o mesmo preço inicial. Em relação ao Thorens, não tenho problemas em gastar mais 50€ para mudar a célula (acredito que seja um valor um pouco baixo, contudo posso poupar mais um pouco e comprar outra célula apenas daqui a uns meses).

O que acham?

Desde já agradeço o vosso contributo. Sou um pouco noob por estas andanças.

PS: pelo mesmo preço, consigo adquirir o Audio Technica AT-LP120 novo, mas parece-me que está num patamar mais baixo.
fredy
Membro AAP
fredy

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptyQui Jul 30 2020, 17:32

Olá

O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Nunca ouvi nenhum dos 3 giras de que fala... pessoalmente acho que o AT não está num patamar abaixo, se calhar antes pelo contrário, mas essa dúvida só se tira ouvindo, ao longo dos anos e para o meu gosto pessoal prefiro um gira direct drive, no entanto existem em qualquer das tecnologias bons giras.

Fredie
filsjust97

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptyQui Jul 30 2020, 18:53

Pois. Também tinha ideia que DD fosse melhor escolha, principalmente para quem não se quer preocupar em trocar de correias.

Mas gostava de saber qual a opinião geral sobre estes gira-discos.
Sei que o CEC é algo raro. A CEC tinha por norma fazer os gira-discos e depois as marcas faziam rebrand. Já o Thorens, parece ser uma boa escolha, mas a agulha usada (e não saber o uso que teve), está a fazer-me alguma confusão.
Goansipife
Membro AAP
Goansipife

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 10:34

fredy escreveu:
Olá

O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Nunca ouvi nenhum dos 3 giras de que fala... pessoalmente acho que o AT não está num patamar abaixo, se calhar antes pelo contrário, mas essa dúvida só se tira ouvindo, ao longo dos anos e para o meu gosto pessoal prefiro um gira direct drive, no entanto existem em qualquer das tecnologias bons giras.

Fredie

Secundo esta opinião Ajuda compra GD 491368
nbaptista
Membro AAP

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 11:16

Qual é o problema da agulha usada? Elas fazem muitas horas, e de qualquer forma é só comprar a agulha e substituir.
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 12:15

Para tentar ajudar, permita-me a sugestão:

Esse Thorens tudo aponta que seja o da Imacustica. Se é, ligue ou passe na loja e tente experimentar. Não há nenhuma resposta que possa ser dada aqui que seja melhor do que ouvir por si.

Se não tem muita experiência com gira-discos, facilmente já percebeu que o som tende a variar mediante a tecnologia usada para a construção.

Não sei se o C.E.C. é raro, não me parece que seja. Há uns quantos no olx, não esse modelo em particular, mas vários da marca. Sim, eles faziam para outras marcas, desde Sony a Rotel, é só escolher.

Há um em Ovar, o BD-1000 (130 euros!?!), que me parece igual ao Rotel RP 1000.

Entre o novo e os usados, a equação tem que responder a pelo menos duas incógnitas: qualidade e estética.

Eu tentaria ouvir primeiro, se já tem colunas e amplificador (pré de phono também), tente escutar. Wink

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 12:49

nbaptista escreveu:
Qual é o problema da agulha usada? Elas fazem muitas horas, e de qualquer forma é só comprar a agulha e substituir.

Estive a ver se encontrava agulhas para aquela célula e parece que não é muito fácil de encontrar.

José Miguel escreveu:
Para tentar ajudar, permita-me a sugestão:

Esse Thorens tudo aponta que seja o da Imacustica. Se é, ligue ou passe na loja e tente experimentar. Não há nenhuma resposta que possa ser dada aqui que seja melhor do que ouvir por si.

Se não tem muita experiência com gira-discos, facilmente já percebeu que o som tende a variar mediante a tecnologia usada para a construção.

Não sei se o C.E.C. é raro, não me parece que seja. Há uns quantos no olx, não esse modelo em particular, mas vários da marca. Sim, eles faziam para outras marcas, desde Sony a Rotel, é só escolher.

Há um em Ovar, o BD-1000 (130 euros!?!), que me parece igual ao Rotel RP 1000.

Entre o novo e os usados, a equação tem que responder a pelo menos duas incógnitas: qualidade e estética.

Eu tentaria ouvir primeiro, se já tem colunas e amplificador (pré de phono também), tente escutar.   Wink

Em principio amanhã irei experimentar o Thorens na loja.
José Miguel
Membro AAP
José Miguel

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 13:02

Isso são boas notícias, vá e experimente com calma. Se conseguir, com as suas coisas. Leve álbuns que conheça muito bem, onde espere ouvir pormenores e tal.

Em relação à agulha, tem assim:
https://www.ebay.co.uk/itm/NEW-Ortofon-D15E-Super-Japanese-high-quality-stylus-needle-M15E-/192288925602

Da Ortofon, originais, será sempre mais caro, afinal terá que procurar algo de stock antigo. Mas procure opiniões dessas alternativas, há marcas de confiança e testadas por quem gosta das células.

Membro AAP
Ghost4u

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 16:56

O Thorens é um gira-bolachas apreciável. Quanto À célula que o equipa, optava por outra por desgostar desse exemplar.
Em matéria de gira-discos Audio-Technica, pondere o AT-LP5X.
nbaptista
Membro AAP

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD EmptySex Jul 31 2020, 18:30

filsjust97 escreveu:

Estive a ver se encontrava agulhas para aquela célula e parece que não é muito fácil de encontrar.

Isso já não sei.
Conteúdo patrocinado

Ajuda compra GD Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda compra GD   Ajuda compra GD Empty

Ajuda compra GD
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: